15 coisas para fazer em Veneza

Máquina fotográfica, t-shirt às riscas e muito entusiasmo... Vamos juntos para Itália!

Vicky Del Moral

Vicky Del Moral

leitura de 10 minutos

15 coisas para fazer em Veneza

Vista panorâmica de Veneza | ©Tom Podmore

Veneza é a capital da região do Véneto, no nordeste do país, e uma das suas cidades mais bonitas e visitadas, com 50.000 habitantes e uns impressionantes 25 milhões de turistas por ano.

Se quiser desfrutar da cidade sem cair nas típicas armadilhas para turistas ou perder-se nas multidões, aqui está uma lista de visitas obrigatórias para uma viagem única que será útil quer visite Veneza num dia ou passe uma semana em Veneza.

1. Visitar o majestoso Palácio Ducal

Pormenor da fachada do Palácio Ducal| ©Roy Luck
Pormenor da fachada do Palácio Ducal| ©Roy Luck

Situado na grandiosa Piazza San Marco, o Palácio Ducal é um dos monumentos mais importantes de Veneza, símbolo do seu maior período de poder e esplendor e residência dos poderosos Doges durante quase um século.

Mais de 120 duques decidiram o destino da cidade no interior do Palácio Ducal, nas suas majestosas salas e aposentos decorados com obras de arte e pinturas de artistas renascentistas como Ticiano, Veronese e Tintoretto, que podem ser admiradas atualmente.

Há muitas formas de visitar o Palácio Ducal, mas recomendo comprar os bilhetes para o Palácio Ducal com antecedência para evitar as longas filas na entrada. Aqui está um post sobre os preços do Palácio Ducal em Veneza que vai resolver qualquer dúvida que possas ter.

Comprar bilhetes para o Palácio Ducal

2. Entrar na magnífica Basílica de São Marcos

Basílica de São Marcos| ©Pablo Fernández
Basílica de São Marcos| ©Pablo Fernández

A impressionante Basílica de São Marcos é outra visita obrigatória em Veneza. Também localizada na Praça de São Marcos, este templo bizantino, o único do género em Itália, foi erigido em 828 para albergar as relíquias deste santo.

Se é impressionante por fora, espera até o veres por dentro e, sobretudo, as vistas da praça a partir do seu miradouro. Recomendo que faça uma visita guiada à Basílica de São Marcos, mas se tiver pouco tempo, reservar os bilhetes para a Basílica de São Marcos será suficiente.

E se estiver à procura de um lugar para comer depois da sua visita, aqui estão alguns restaurantes perto da Basílica de São Marcos para que possa desfrutar da comida italiana como ela merece.

Reservar bilhetes para a Basílica de São Marcos

3. Tomar uma chávena de café na Praça de São Marcos

Concerto noturno no terraço de um café na Praça de São Marcos.| ©Mikel Iturbe Urretxa
Concerto noturno no terraço de um café na Praça de São Marcos.| ©Mikel Iturbe Urretxa

Para além de entrar no Palácio Ducal e na Basílica de São Marcos, a imponente Praça de São Marcos, do século IX, alberga alguns dos mais importantes museus e edifícios para ver em Veneza, como a Torre do Relógio, o Campanário, o Museu Correr e as salas monumentais da Livraria Sansoviniana.

Muitos deles podem ser vistos quando se reserva uma visita guiada à Praça de São Marcos, que o ajudará a aprender tudo sobre a sua história.

Apelidada de "A mais bela sala da Europa" pelo próprio Napoleão quando invadiu a cidade e ficou encantado com a sua beleza, a Praça de São Marcos é imperdível pela sua animada vida diurna e nocturna e pode mesmo entrar num dos seus cafés históricos, como o Café Florian ou o Café Quadri.

A Acqua alta na Praça de São Marcos

Se viajar para Veneza no inverno, poderá ficar surpreendido com a chuva e, com ela, o aumento do caudal dos canais. Este fenómeno é conhecido como Acqua alta e dura apenas algumas horas, mas se o presenciar, não hesite e pegue na sua máquina fotográfica.

É muito provável que o veja se visitar a cidade em novembro ou dezembro, mas praticamente impossível se o fizer em agosto ou setembro e improvável mas não impossível se viajar para Veneza em outubro, janeiro ou fevereiro.

Pessoalmente acho que é uma experiência e tanto, mas se quiser evitá-lo deixo-lhe este post sobre a melhor altura para viajar para Veneza.

Reservar uma visita guiada à Praça de São Marcos

4. Fazer um passeio de gôndola pelos pequenos canais de Veneza

Passeio de gôndola pelos canais de Veneza| ©Jack Ward
Passeio de gôndola pelos canais de Veneza| ©Jack Ward

Fazer um passeio de gôndola pelos canais de Veneza é uma atividade romântica, super agradável e já icônica em Veneza.

Recomendo que não percam esta experiência única na vida, mas acima de tudo aconselho que reservem o vosso passeio de gôndola em Veneza com antecedência e online para não perderem tempo lá dado a elevada procura e a dificuldade em distinguir os gondoleiros "oficiais" dos "piratas", que são muito comuns na cidade.

Dada a procura desta atividade, existem diferentes combinações com as quais pode reservar o seu passeio de gôndola juntamente com uma visita guiada à cidade ou aos seus edifícios mais importantes, o que significará uma boa poupança na viagem, especialmente em épocas especiais como o Natal em Veneza, quando o passeio de gôndola costuma subir de preço.

Reserve o seu passeio de gôndola

5. Partir em busca das pontes mais importantes e antigas de Veneza

A Ponte de Rialto vista da gôndola| ©Vincenzo Landino
A Ponte de Rialto vista da gôndola| ©Vincenzo Landino

Com mais de 400 pontes, é impossível passear por Veneza sem atravessar muitas delas ou mesmo passar por baixo da grande maioria, reservando um cruzeiro no Grande Canal.

Mas um cruzeiro no Grande Canal de Veneza não é a única maneira de ver as várias pontes imperdíveis de Veneza, cuja história pode ser descoberta graças a algumas das visitas guiadas a pé da cidade. Estas são as pontes mais importantes:

  • A Ponte Rialto: é a mais antiga e famosa das quatro pontes que atravessam o Grande Canal e foi construída em pedra entre 1588 e 1591. Ao pôr do sol, desfrutará do melhor pôr do sol de Veneza. Numa das ruas que descem da ponte, pode descobrir-se o Mercado de Rialto, com dezenas de bancas que vendem comida, máscaras venezianas e vidro de Murano.
  • Ponte dos Pés Descalços: também chamada Ponte da Estação devido à sua proximidade da estação ferroviária de Santa Lucia, foi construída em 1932 em pedra com um único arco.
  • A Ponte Accademia: construída em madeira, tem 48 metros de comprimento e foi erguida para substituir a anterior de ferro, tendo sido inaugurada em 1933.

Reservar um passeio ao longo do Grande Canal

6. Explorar outras igrejas importantes em Veneza

Pôr do sol em Santa Maria della Salute| ©kuhnmi
Pôr do sol em Santa Maria della Salute| ©kuhnmi

Para além da majestosa Basílica de São Marcos, Veneza tem outros templos importantes que pode visitar através de alguns dos bilhetes que incluem visitas guiadas a Veneza e que se destacam pela sua arquitetura e pelos tesouros artísticos escondidos nos seus interiores. Alguns dos mais importantes são:

  • Santi Giovanni e Paolo: uma das igrejas mais bonitas de Veneza e a maior de todas, abrigando os restos mortais de 27 duques e notáveis obras de arte.
  • Santa Maria della Salute: possui obras de Tintoretto e outras do genial Ticiano. Esta igreja foi construída após a trágica epidemia de peste que matou mais de 80.000 habitantes.
  • Santa Maria Gloriosa dei Frari: o seu exterior ornamentado exibe grandes obras de Ticiano, como "A Assunção", e alberga o seu mausoléu e o de outro génio, Antonio Canova.
  • Igreja de São Barnabé: situada no interessante bairro de Dorsoduro, tornou-se mundialmente famosa por ter sido protagonista do filme "Indiana Jones e a Última Cruzada".

Algumas destas igrejas estão incluídas na reserva do Venice Chorus Pass, um passe que lhe dá acesso sem filas a cerca de 14 igrejas, permitindo-lhe apreciar a arte e a arquitetura venezianas enquanto aproveita ao máximo o seu tempo na cidade.

Reservar o Venice Chorus Pass

7. Descubra Murano e Burano a partir de Veneza

Canal de Murano| ©kevin charit
Canal de Murano| ©kevin charit

Se passar pelo menos dois dias em Veneza, recomendo que guarde meio dia para uma excursão às ilhas de Murano, Burano e Torcello.

Visitar uma das muitas e famosas fábricas de vidro de Murano e aprender como é feito por um mestre vidreiro (especialmente interessante se viajar para Veneza com crianças), passear pelas casas coloridas dos pescadores e pelas bancas de rendas feitas à mão de Burano e descobrir o património arquitetónico e histórico de Torcello são experiências inesquecíveis.

Chegar às ilhas de Murano e Burano a partir de Veneza é fácil, mas se quiser aproveitar ao máximo o seu tempo e ver todos os pontos turísticos de Murano, bem como tudo o que há para fazer em Burano, recomendo uma excursão organizada.

Excursões a partir de Veneza

Estas ilhas são duas das escapadelas obrigatórias a partir de Veneza, sempre que tiver oportunidade.

Se está a pensar em quantos dias passar em Veneza, a cidade pode ser vista em dois dias, mas no máximo pode passar três dias em V eneza se quiser vê-la em profundidade. A partir de uma viagem de quatro dias a Veneza, não hesite e reserve uma viagem a Murano e Burano, entre outras cidades próximas.

Reservar uma excursão a Murano e Burano

8. Utilizar o Vaporetto sempre que possível

Vaporetto em Veneza| ©Trollinho
Vaporetto em Veneza| ©Trollinho

Andar por Veneza pode ser cansativo, mas felizmente o Vaporetto veneziano está ao serviço dos cidadãos e dos turistas para o levar de um lado ao outro da cidade com todo o conforto, enquanto aprecia a vista dos majestosos palácios que rodeiam os seus canais.

Um conselho para visitar Veneza? Fazer um percurso completo ao longo do Grande Canal. É definitivamente a forma mais económica de atravessar a água e, embora a experiência não seja tão exclusiva como a gôndola, as vistas são as mesmas e é uma das principais formas de se deslocar em Veneza.

Reservar uma viagem no Grande Canal

9. Ver o bairro judeu de Veneza

O Gueto de Veneza| ©richard evea
O Gueto de Veneza| ©richard evea

Muitas vezes esquecido pelos visitantes da cidade, este bairro judeu é um dos guetos mais bem conservados da Europa atual. As suas ruas são, se possível, mais delicadas e estreitas do que as do resto da cidade, e vale a pena conhecer a história dentro dos seus muros.

Para o conhecer, recomendo que reserve uma visita guiada ao Bairro Judeu de Veneza, não se vai arrepender!

Reservar uma visita guiada ao bairro judeu de Veneza

10. Reservar um transfer do aeroporto

As pistas que emergem da lagoa no aeroporto Marco Polo| ©Hindol Bhattacharya
As pistas que emergem da lagoa no aeroporto Marco Polo| ©Hindol Bhattacharya

A cidade de Veneza vai provavelmente conquistá-lo de tal forma que não vai querer deixá-la, mas como infelizmente todas as coisas boas têm um fim, tem de ir para o aeroporto.

Os transferes do aeroporto de Veneza para o centro da cidade e vice- versa podem ser uma mera formalidade ou deixá-lo com um mau gosto na boca.

Veneza é uma cidade cara e turística, pelo que não é raro que as pessoas tentem enganá-lo no trajeto de e para o aeroporto. Para evitar isso e, claro, para aproveitar ao máximo o seu tempo na cidade, o meu conselho é reservar o seu transfer do aeroporto de Veneza com antecedência.

Reserve o seu transfer do aeroporto de Veneza

11. Os melhores miradouros de Veneza

Vista dos telhados de Veneza a partir do Campanário de São Marcos| ©Kristina D.C. Hoeppner
Vista dos telhados de Veneza a partir do Campanário de São Marcos| ©Kristina D.C. Hoeppner

Uma das experiências mais gratificantes para fazer em Veneza é subir aos seus espectaculares miradouros, situados em terraços ou em torres antigas, para obter fotografias maravilhosas da vista panorâmica desta bela cidade. Recomendo especialmente:

  • Scala Contarini del Bovolo: a famosa escada em espiral deste palácio veneziano é outro dos pontos mais bonitos para apreciar Veneza, com vistas únicas dos telhados avermelhados da cidade e das igrejas do centro.
  • Campanário de São Marcos: é o campanário mais alto de Veneza e está situado na Praça de São Marcos. Oferece-lhe as melhores vistas do centro histórico.
  • Campanário de San Giorgio Maggiore: para apreciar a lagoa veneziana. No interior, esta igreja alberga obras-primas de Tinttoreto, como "A Última Ceia", "A Deposição" e a "Recolha do Maná".

12. Visitar a praia do Lido no verão

Praia do Lido| ©Serge Le Strat
Praia do Lido| ©Serge Le Strat

O Lido de Veneza é uma área desconhecida dos turistas, mas adorada pelos cidadãos de Veneza por ser a praia para onde fogem aos fins-de-semana (especialmente com bom tempo) para se desligarem da azáfama do centro da cidade.

Se estiveres num desses dias quentes de verão em Veneza e quiseres um local mais "local", podes chegar lá de Vaporetto e dar um mergulho como um local. Aí encontrará também uma zona residencial com bares e restaurantes onde poderá passar uma tarde relaxante.

13. Ver a Ponte dos Suspiros

Ponte dos Suspiros| ©Jorge Franganillo
Ponte dos Suspiros| ©Jorge Franganillo

A Ponte dos Sus piros merece uma menção especial, não só pela sua beleza mas também pela história que lhe está subjacente, pois era a ponte utilizada para aceder às masmorras da prisão do Palácio Ducal.

Encontra-se muito perto da própria Praça de São Marcos e recomendo que a vejam tanto de dia como de noite. Reconhecê-lo-á imediatamente porque é o alvo dos flashes dos turistas que passeiam pela zona.

14. Tomar um aperitivo e jantar em Canareggio.

Terraço de uma pizzaria| ©Paul VanDerWerf
Terraço de uma pizzaria| ©Paul VanDerWerf

Canareggio é uma das zonas mais autênticas de Veneza. Passeando pelas suas ruas, pode ver como vivem realmente os venezianos, como são as suas casas e até as oficinas onde reparam os seus barcos.

À noite, as ruas venezianas têm sempre um ambiente festivo, com muitas esplanadas e grupos de jovens a tomar um aperitivo ou a comer uma boa pizza.

Acredita em mim quando te digo que não vais querer perder esta parte da cidade. Aqui está uma lista de restaurantes baratos para comer em Veneza.

15. Tomar um cocktail com vista para Santa Maria della Salute

Santa Maria della Salute| ©Ștefan Jurcă
Santa Maria della Salute| ©Ștefan Jurcă

Aqui vem o presente do dia: se depois de horas de intensa visita turística precisar de descansar, mas estiver relutante em voltar para o seu hotel, recomendo que se delicie com um cocktail (ou um café) no terraço de um dos luxuosos hotéis no final do Grande Canal, que oferecem vistas maravilhosas de Santa Maria della Salute.

O Palazzo Gritti (que, como edifício em si, vale a pena ver) ou o St. Regis são os meus preferidos. Mas se preferir ter a vista do lado oposto, vai adorar o terraço do Palácio Sina Centurion. O terraço tem uma vista incrível e fica mesmo em cima da água.