10 Melhores Restaurantes para Refeições Baratas em Veneza

Numa viagem a Veneza, não se pode perder a sua comida tradicional. A cidade, com a sua reputação de ser cara, não facilita a procura de lugares para comer bem e barato, mas aqui vou tentar dar algumas dicas.

Joaquín Montaño

Joaquín Montaño

leitura de 10 minutos

10 Melhores Restaurantes para Refeições Baratas em Veneza

Salada de camarão, | ©Terje Sollie

Se cidades como Roma e Florença têm a reputação de serem caras quando se trata de comer fora, Veneza ultrapassa-as frequentemente neste aspeto. A cidade de Veneza tem inúmeras atracções e, embora a comida seja uma delas, é por vezes muito difícil desfrutar de uma boa refeição italiana sem gastar uma grande parte do seu orçamento.

Para evitar armadilhas para turistas, compilei uma pequena lista de lugares baratos para comer bem. Em geral, estes locais dividem-se em quatro categorias: trattorias (restaurantes tradicionais de estilo caseiro), bacari (semelhantes a bares de tapas e muito típicos de Veneza), osterias (que oferecem menus fixos e refeições casuais) e restaurantes de comida rápida (neste caso, pizzas e massas).

1. Bacareto da Lele, um dos restaurantes mais populares de Veneza.

Bacareto da Lele, Veneza| ©Piotr Rokita
Bacareto da Lele, Veneza| ©Piotr Rokita

Estudantes, venezianos e turistas concordam que o Bacareto da Lele é um dos restaurantes mais populares de Veneza. Esta unanimidade explica porque é que o seu pequeno espaço está sempre cheio de pessoas que procuram um bom lugar para comer por um preço muito barato.

Para chegar a este bacaro é preciso afastar-se um pouco dos principais monumentos de Veneza. Está situado na esquina da Piazza Campo del Tolentini, no bairro de Santa Croce. A sua oferta culinária, embora saborosa, não é muito sofisticada, pois consiste em vários tipos de cicchetti, paninis e outros pequenos pratos.

É tradicional acompanhar a refeição com um bom vinho da casa, embora cada vez mais venezianos optem por um spritz como aperitivo.

Para além dos preços, o restaurante distingue-se pelo excelente serviço do seu proprietário. O serviço é extremamente eficiente e, apesar do grande número de clientes, tudo costuma sair rapidamente e sem demora.

É claro que, normalmente, terá de pedir a sua comida e bebida e sentar-se para comer num dos bancos perto do canal.

Informações práticas

  • Endereço: Fondamenta dei Tolentini 183 Santa Croce
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, aberto entre as 6h e as 20h. Aos sábados, está aberto apenas até às 14:00.
  • Prato principal: É difícil escolher entre os seus cicchetti, por isso experimente alguns. Destaque também para o seu autêntico spritz caseiro.

Reserve uma excursão gastronómica a Veneza

2. Bar Puppa, a melhor massa fresca com um ótimo serviço.

Bar Puppa, Veneza| ©Creativecaos86
Bar Puppa, Veneza| ©Creativecaos86

O Bar Puppa é um clássico entre os venezianos quando querem comer uma boa massa fresca a um preço muito bom. Para lá chegar, é preciso ir ao bairro de Cannaregio, considerado o menos turístico e o mais autêntico da cidade.

O local em si não é chique, mas compensa com um serviço excelente e uma óptima comida caseira. Grande parte do menu é oferecido como um menu fixo, com um prato de massa ou pizza, bebida e café por cerca de 15 euros. Além disso, existe também um menu de hambúrgueres com um preço de cerca de 12 euros.

Um aspeto interessante para evitar surpresas no momento do pagamento é o facto de este restaurante incluir o chamado coperto no preço do menu. Este conceito, que poderia ser considerado um "serviço", é normalmente cobrado à parte em muitos locais em Veneza e representa um aumento na fatura entre 10% e 15%. Uma das coisas mais importantes a ter em conta quando se visita Veneza é ter isto em mente.

Se decidir vir aqui, poderá ter de utilizar alguns dos transportes de Veneza, mas vale a pena experimentar o risotto, o spaghetti carbonara ou os frutti di mare.

Informações práticas

  • Endereço: Calle della Spezier, 4800
  • Horário de funcionamento: entre as 9:00 (pequeno-almoço disponível) e as 23:00
  • Prato principal: definitivamente o esparguete al frutti di mare

Reservar uma visita gastronómica privada a Veneza

3. Pizzeria L'Angelo, porque não se pode perder a pizza veneziana caseira.

Pizza, Veneza| ©Luis Eduardo P Tavares
Pizza, Veneza| ©Luis Eduardo P Tavares

pela sua localização, muito perto da Praça de São Marcos, este lugar merece estar na lista de restaurantes recomendados para comer barato em Veneza. Se, além disso, acrescentarmos a qualidade das suas pizzas, a Pizzeria L'Angelo torna-se uma visita quase obrigatória depois de percorrer o Palácio Ducal.

Com um menu bastante extenso de pizzas caseiras em forno de lenha, cerca de 30 tipos diferentes, os seus preços são muito razoáveis, com as mais baratas a rondar os 6 ou 7 euros. O serviço é muito bom e os pedidos são entregues muito rapidamente. Em contrapartida, se chegar em plena hora de ponta, as filas de espera podem durar quase uma hora.

Ao encomendar, deve saber que existem vários tamanhos: médio (para uma pessoa) e familiar (para duas). Infelizmente, não há lugar no interior para se sentar para comer, por isso os clientes costumam ir para uma praça para se sentarem tranquilamente num banco.

Informações práticas

  • Endereço: Calle de la Mandola San Marco
  • Horário de funcionamento: das 11:00 às 22:00 horas
  • Prato principal: Pessoalmente, eu escolheria a sua pizza de peperoncino picante, mas todas são muito boas graças à qualidade da massa.

Reservar uma visita gastronómica a Veneza

4. Junte-se aos venezianos no Bacarando em Corte Dell Orso

Bacarando em Corte dell'Orso| ©Chris Cannam
Bacarando em Corte dell'Orso| ©Chris Cannam

Numa das zonas mais atmosféricas de Veneza, a zona em redor da Ponte de Rialto, encontra-se o Bacarando in Corte Dell Orso, um dos restaurantes mais populares da cidade. O único problema, para além da dificuldade de conseguir um lugar, é encontrá-lo, uma vez que está localizado numa ruela escondida.

Se conseguir ultrapassar esta dificuldade, encontrará uma boa variedade de comida tradicional veneziana. O restaurante oferece duas opções de refeições: cicchetti (o equivalente a tapas) ou um menu à la carte sentado na sala de jantar.

Se escolher a primeira opção, poderá escolher entre vários dos seus cicchetti a um preço muito razoável. Tradicionalmente, são acompanhados pelo seu excelente spritz. Os que preferem o formato tradicional de restaurante também não ficarão desiludidos, mas devem estar cientes de que lhes será cobrado o serviço ou coperto.

Apesar de estar bem localizado em relação a algumas atracções turísticas, a maior parte da clientela é constituída por habitantes locais, especialmente estudantes universitários. Por vezes, são organizados espectáculos de música ao vivo.

Informações práticas

  • Endereço: Corte de l'Orso San Marco
  • Horário de funcionamento: abre às 10:30 da manhã e só fecha à meia-noite.
  • Prato principal: a lasanha do dia é óptima.

5. Desfrute do melhor serviço da cidade na Trattoria Alle Lance

Prato de esparguete, Veneza| ©Chris
Prato de esparguete, Veneza| ©Chris

Uma clientela local fiel é o melhor sinal de que a Trattoria Alle Lance oferece pratos altamente estimáveis por um preço abaixo da média em Veneza. O restaurante está localizado muito perto do Grande Canal, na zona da estação de comboios, numa ruela escondida.

Para além do menu à la carte, a trattoria oferece dois menus diferentes. O primeiro custa cerca de 12 euros, mais coperto. Se preferir, pode optar por um mais caro, de cerca de 15 euros, com pratos mais elaborados.

Tenha em atenção que as doses são muito generosas, ao ponto de muitas pessoas se fartarem com o primeiro prato. Também têm uma boa seleção de vinhos a preços muito bons.

Além disso, a trattoria conquistou os seus clientes, tanto locais como turistas, com o seu excelente serviço. Se tiver alguma dúvida, basta perguntar, e o pessoal está sempre pronto a ajudá-lo e a aconselhá-lo.

Informações práticas

  • Endereço: Calle Priuli Dei Cavalletti 108, Cannaregio.
  • Horário de funcionamento: entre as 10:00 e as 23:00 horas.
  • Prato principal: O esparguete com choco é imbatível.

6. Provar os vinhos locais na Osteria Al Bottegon: Cantine del Vino Già Schiavi

Adega de Già Schiavi| ©Mark Longair
Adega de Già Schiavi| ©Mark Longair

A Osteria Al Bottegon é uma verdadeira instituição na cidade. Esta osteria tradicionale familiar está situada a poucos minutos da Ponte Accademia, uma das pontes mais interessantes de Veneza. Ao lado do restaurante encontra-se o canal de San Trovarso, que oferece uma bela vista se optar por comer no exterior.

A sua localização fora dos circuitos habituais é possivelmente o que permitiu que esta osteria permanecesse praticamente imune à passagem do tempo. Os proprietários há muito que criaram um ambiente amigável e descontraído para desfrutar do seu extenso menu de mais de 60 tipos de cicchetti.

Cada uma destas tapas custa cerca de 2 euros e pode ser acompanhada pela outra grande especialidade da casa: o vinho. Neste sentido, a osteria oferece uma extraordinária seleção de vinhos regionais.

O lado negativo deste bom trabalho é que vai ser bastante difícil encontrar um lugar livre. Se não tiver sorte ou paciência, pode sempre encomendar comida para levar.

Informações práticas

  • Endereço: Fondamenta Nani 992 Dorsoduro
  • Horário de abertura: 08:30h às 20:30h
  • Prato principal: É difícil escolher apenas um prato. Uma vez que são pequenos, pode experimentar uma seleção composta por cicchetti de atum fumado com parmesão, baccala alla vicentina e cicchetti de tomate seco.

7. Dal Moro's: massa rápida e de qualidade

Esparguete com Pesto| ©An Mai
Esparguete com Pesto| ©An Mai

Se acabou de sair da Basílica de São Marcos e não ficou convencido com os restaurantes dos arredores da Basílica de São Marcos, vai encontrar um sítio muito perto onde pode comer a melhor massa a um preço incrível. O Dal Moro's só serve comida para levar, mas isso não o impediu de se tornar um dos clássicos da cidade.

A razão da sua fama, para além do preço, é a qualidade da sua massa fresca e caseira. O funcionamento é simples: primeiro, escolhe-se o tipo de massa que se quer entre as 8 variedades oferecidas; segundo, selecciona-se o molho (quatro queijos, tinta de lula, pesto, tomate e alho...); e, por fim, pega-se na encomenda servida numa caixa e desfruta-se da refeição.

Os empregados são muito simpáticos e dizem-nos onde nos podemos sentar para comer, uma vez que as normas venezianas o proíbem em alguns locais. Embora seja melhor seguir as recomendações, não é difícil encontrar um banco numa praça para desfrutar da sua refeição.

Informações práticas

  • Endereço: Calle De La Casseleria,
  • Horário de abertura: abre às 12 horas e fecha às 17 horas.
  • Prato principal: O esparguete com pesto genovês é realmente delicioso.

8. Trattoria Ai Cugnai dal 1911, onde comem os gondolieri.

Lasanha com peixe| ©Ariane
Lasanha com peixe| ©Ariane

No bairro de Dorsoduro, a poucos passos da Ponte da Accademia, encontra-se a Trattoria Ai Cugnai dal 1911, um restaurante pitoresco que oferece pratos de grande qualidade a um preço muito bom.

A especialidade do restaurante são os pratos de massa com peixe, embora também encontre diferentes opções. O ambiente é muito agradável e o serviço é simpático e sempre disposto a ajudar.

A título de curiosidade, se tiver reservado um passeio de gôndola, poderá encontrar aqui o seu gondoleiro, pois este é um dos locais onde eles vão comer. De facto, este grupo tem preferência quando se trata de receber uma mesa.

O restaurante tem duas zonas de refeições. Se for a Veneza no verão ou na primavera, pode desfrutar de um terraço interior situado num pátio. Com mau tempo, o restaurante dispõe de várias mesas junto ao bar.

Informações práticas

  • Endereço: Calle Nuova Sant'Agnese, 857
  • Horário de abertura: 12:00 h - 15:00 h e 18:00 h - 22:00 h.

18:00 h - 22:00 h.

  • Prato principal: vale a pena experimentar a lasanha de peixe, mas não se esqueça de deixar espaço para o tiramisu na sobremesa.

Reservar um tour gastronómico em Veneza

9. Bacaro Quebrado, como se tivesse sido convidado para uma casa veneziana.

Gnocchi com peixe| ©Sebastian Bassi
Gnocchi com peixe| ©Sebastian Bassi

Logo que se entra no Bacaro Quebrado, percebe-se que se trata de um sítio especial. O ambiente no interior, que é bastante pequeno, e na esplanada é ótimo, o que é favorecido pela atitude alegre e educada do pessoal.

O restaurante está localizado perto da estação de Santa Lucia, um pouco fora do centro turístico, mas a área é facilmente acessível por vaporetto.

Dada a sua dimensão, é difícil encontrar um lugar, mas recomendo-vos que sejam pacientes, pois a recompensa vale a pena. O menu é composto por uma boa variedade de tapas, peixes em conserva e massas. Tudo com um toque caseiro tão pronunciado que se sentirá como se estivesse a comer em qualquer casa da cidade.

Informações práticas

  • Endereço: 1107a Calle Larga dei Bari
  • Horário de funcionamento: 10:30h às 23:30h
  • Prato principal: Para além das excelentes sobremesas, destacam-se a lasanha e o fabuloso gnocchi com salmão e molho de camarão.

10. Gelateria Suso, porque não se pode sair de Veneza sem provar os seus gelados

Gelado de chocolate negro e ópera| ©debstah1
Gelado de chocolate negro e ópera| ©debstah1

Embora não sejam restaurantes no sentido estrito da palavra, nenhum visitante de Veneza deve partir sem provar os seus famosos e deliciosos gelados, incluindo quem viaja para Veneza no inverno. Entre os muitos que existem na cidade está a Gelatoteca Suso, situada perto da Ponte de Rialto.

Se regressou cansado de uma excursão a Murano, por exemplo, não há melhor forma de recuperar do que dar um salto a este local. Os seus gelados artesanais são considerados dos melhores da cidade e os preços são muito razoáveis.

Suso oferece uma grande variedade de sabores e deu às suas criações nomes como Opera ou Bellini. Tenha em conta que as doses são muito generosas, especialmente os gelados servidos com creme e bolacha.

Informações práticas

  • Endereço: Calle della Bissa, 5453
  • Horário de funcionamento: aberto das 11:00 às 19:30
  • Prato principal: O gelado de noz e figo e o gelado de nutella são óptimos.

Se estiver em Veneza por alguns dias e um dia lhe apetecer mudar de ares, aqui fica outra sugestão de um menu de comida americana com reserva no Hard Rock Cafe de Veneza, onde pode saborear vários tipos de hambúrgueres e sanduíches do lendário bar com música ao vivo.