Balsas Vaporetto de Veneza: preços, rotas e guia para usá-las

Conheça os meios de transporte mais utilizados para percorrer a ilha de Veneza de barco.

Carmen Navarro

Carmen Navarro

leitura de 8 minutos

Balsas Vaporetto de Veneza: preços, rotas e guia para usá-las

Barcos em Veneza | ©Teo Zac

As gôndolas podem ser o símbolo por excelência de Veneza, mas também são caras. Felizmente, existe uma forma de ver a cidade flutuante a partir da água sem pagar uma fortuna, simplesmente apanhando um vaporetto.

Neste post, você vai aprender como se locomover em Veneza de vaporetto, as rotas a serem levadas em conta, como você pode economizar com o cartão de transporte e várias dicas e informações úteis que certamente irão ajudá-lo em sua viagem.

A melhor opção

Cartão de transporte em Veneza

Viaje ao longo dos canais venezianos com o vaporetto e poupe com este bilhete de transporte.

A forma mais cómoda e flexível de se deslocar na cidade de Veneza é comprar um cartão de transporte que lhe permite viajar de vaporetto ou de autocarro. Seleccione o período de validade e comece a divertir-se.

Usar o vaporetto para se locomover pela cidade de Veneza é altamente recomendado, pois tem uma verdadeira rede de pequenos barcos práticos que o levam de um ponto a outro de uma forma muito confortável. Se também obtiver este passe de transporte, será ainda mais fácil.

Com o cartão de transporte de Veneza, pode utilizar o vaporetto sem limites com um único bilhete válido por 24, 48 ou 72 horas. Ou mesmo durante 7 dias. Ao reservar, permite-lhe também comprar um bilhete de autocarro para o levar do aeroporto ao centro de Veneza.

Recomendado se... Está stressado com os transferes nas cidades que visita, especialmente tendo em conta a peculiaridade de Veneza. Reservar com antecedência significa que não terás de procurar formas de lá chegar quando chegares ao aeroporto, uma vez que também podes incluir o Aerobus.

Quanto custa o vaporetto e o cartão de transporte vale a pena?

Dinheiro em Euros| ©cottonbro
Dinheiro em Euros| ©cottonbro

Embora mais barato do que uma gôndola, o transporte público em Veneza é bastante caro em comparação com muitas outras grandes cidades. Um único bilhete de vaporetto custa cerca de 7 euros e é válido por 75 minutos, as crianças com menos de seis anos viajam gratuitamente e as pessoas com mobilidade reduzida têm descontos.

No entanto, se vai utilizar o vaporetto durante todo o dia para se deslocar pela cidade, vale a pena adquirir um passe diário. Além disso, quando reservar o seu cartão de transportes públicos de Veneza, pode adicionar um transfer de ida e volta do aeroporto para o centro da cidade por cerca de 13 euros no total.

Se estiver em Veneza durante dois ou três dias, compre um cartão de 24 ou 48 horas por cerca de 45 euros, o que lhe permitirá poupar muito mais do que um bilhete simples, uma vez que é muito comum utilizar o vaporetto. O seu passe pode também permitir-lhe poupar dinheiro se estiver na cidade durante sete dias.

Reservar o cartão de transporte de Veneza

Onde comprar bilhetes para o vaporetto

Paragens do Vaporetto| ©Marysalome
Paragens do Vaporetto| ©Marysalome

A melhor maneira de comprar bilhetes de vaporetto é comprar o seu cartão de transporte online com antecedência. Assim, não terá de calcular as viagens quando lá chegar. No site Hellotickets pode reservá-lo por apenas 13 euros. Lembre-se: tem muitas opções, escolha a que melhor se adapta à sua viagem.

Se preferir fazê-lo no local, os bilhetes também estão disponíveis para compra em muitas das principais zonas de Veneza, e não apenas nas paragens dos autocarros aquáticos. Procure os locais que exibem o logótipo Actv, incluindo quiosques e supermercados.

No entanto, tenha em atenção que algumas pequenas lojas só aceitam dinheiro, por isso certifique-se de que tem algumas moedas. Também é possível comprar bilhetes de vaporetto nos postos de turismo (como os da Piazzale Roma), online ou mesmo através da aplicação oficial AVM Venezia.

Reservar o cartão de transporte de Veneza

Porquê apanhar um vaporetto?

Vaporetto em Veneza| ©Helge Thomas
Vaporetto em Veneza| ©Helge Thomas

Estás em Veneza! Isto significa que só há duas maneiras de se deslocar na cidade: a pé ou de barco. É claro que, por mais que goste da ideia de andar a pé, andar constantemente de ilha em ilha vai cansá-lo, especialmente se estiver determinado a explorar os cantos mais remotos de Veneza. Para além disso, uma viagem de regresso ao seu alojamento pode ser um grande alívio para os seus pés insubstituíveis.

Além disso, se quiser chegar à esplêndida San Giorgio Maggiore ou a outras ilhas de Veneza, não terá outra alternativa senão utilizar os serviços de vaporetto.

O vaporetto é a base da rede de autocarros aquáticos da cidade. A própria palavra significa "pequeno vapor", embora hoje em dia os vaporetti não sejam movidos a vapor, mas sim a gasóleo. Encontrá-los-á por toda a cidade, percorrendo o Grande Canal, viajando de ilha em ilha e parando em determinados pontos para permitir que os passageiros subam e desçam.

Reservar um cartão de transporte de Veneza

Principais percursos e para onde vão

Vaporetto na estação da Ponte de Rialto| ©Son of Groucho
Vaporetto na estação da Ponte de Rialto| ©Son of Groucho
  • As linhas 1 e 2 do Vaporetto são muito turísticas, pois param ao longo do Grande Canal. No entanto, são muito movimentadas durante a época turística. O Vaporetto 1 pára em quase todas as paragens ao longo do seu percurso, enquanto o 2 é mais um expresso. Ambas terminam no Lido e passam por baixo da Ponte de Rialto, uma das pontes mais importantes de Veneza.

  • As linhas 4.1 e 4.2 cobrem o mesmo terreno que as outras linhas, mas circulam no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio e no sentido dos ponteiros do relógio, respetivamente. Estas linhas são ideais para percorrer as principais ilhas de Veneza, incluindo a interessante ilha de Murano.

  • As linhas 5.1 e 5.2 são semelhantes às linhas 4.1 e 4.2, com a exceção de que as primeiras não vão até Murano. É também de notar que as linhas (5) são mais rápidas do que as linhas (4), sendo estas últimas perfeitas para uma visita a Veneza de vaporetto, uma vez que tendem a ter menos turistas do que a linha 1.

  • A linha 7 vai diretamente de S. Marco S. Zaccaria para o norte de Murano. No entanto, só funciona durante a época turística.

  • Alinha 10 é uma curta viagem entre o Lido, S. Marcos e Zattere.

  • As linhas 11, 12, 13, 14, 15, 20 e 22 são todos vaporetti locais, utilizados entre a zona oriental da lagoa e o nordeste da cidade, pelo que se destinam mais aos residentes do que aos turistas.

Vaporetto linhas 1 e 2

Os Vaporetti do Grande Canal| ©SBA73
Os Vaporetti do Grande Canal| ©SBA73

Estas duas linhas percorrem o Grande Canal numa distância de 4 quilómetros, e são as linhas mais utilizadas pelos turistas.

A linha 1 do autocarro aquático faz cerca de 15 paragens, a duração da viagem no Grande Canal é de cerca de 45 minutos. A linha 2 é uma espécie de linha direta e só pára cerca de 7 vezes no mesmo percurso. A duração da viagem é de apenas 30 minutos. Se quiser desfrutar do passeio, apanhe a linha 1 e se quiser avançar rapidamente, apanhe o vaporetto da linha 2.

Um passeio de vaporetto no Grande Canal é um dos pontos turísticos mais importantes de Veneza. As paragens mais importantes destas duas linhas são a Ferrovia (a estação de comboios) e a Piazzale Roma(zona dos autocarros, eléctricos, parques de estacionamento). Estas linhas também param em locais de grande interesse, como a famosa Ponte deRialto e a Praça de São Marcos.

Além disso, as linhas de vaporetto 1 e 2 têm a vantagem de serem muito frequentes, a cada poucos minutos.

Reservar o cartão de transporte de Veneza

Informações úteis para viajar de vaporetto

Vaporetto Linha 1| ©Son of Groucho
Vaporetto Linha 1| ©Son of Groucho

Para evitar confusões nos percursos do vaporetto, reveja estes conselhos antes de embarcar:

  • Os percursos do Vaporetto podem ser feitos em ambos os sentidos, exceto nas linhas que têm um ponto, por exemplo, 4.1 e 4.2, porque são específicas. Por isso, recomendo que veja o destino final indicado no vaporetto ou, em caso de dúvida, pergunte antes de embarcar.
  • Transportar a mochila nos braços no vaporetto, nunca às costas. Os habitantes locais detestam isto e até têm sinais a dizer às pessoas como o fazer.
  • Cuidado com a hora de ponta, especialmente no verão. Por vezes, especialmente na época de maior afluência turística, os vaporetti estão cheios e lotados. Tenha especial cuidado se tiver um comboio específico para apanhar - seja calculista.
  • À noite, em Veneza, todos os percursos mudam, com menos percursos do que de manhã. Nem todas as paragens estão incluídas nas rotas dos vaporetti noturnos, por isso, certifique-se de que escolhe as suas paragens bem depois das 23 horas.
  • O serviço do vaporetto noturno N começa por volta das 23h00 e prolonga-se até cerca das 5h30 da manhã.
  • Pode saber se o seu vaporetto vai parar num cais ou não, verificando o mapa. Se a linha do percurso passar por cima da paragem, o vaporetto não irá parar aí.

Horários do Vaporetto

O sistema de autocarros aquáticos cobre numerosas rotas com um horário fixo. A maioria das linhas começa a funcionar às 5 da manhã e termina às 23 horas, com uma frequência média de cerca de 20 minutos entre cada viagem.

Conselhos sobre os bilhetes de vaporetto

Estação dos bilhetes de Vaporetto| ©Dimitris Kamaras
Estação dos bilhetes de Vaporetto| ©Dimitris Kamaras

Seguem-se outras recomendações e conselhos práticos para utilizar os barcos públicos de Veneza:

  • Os bilhetes simples são válidos para uma viagem de uma hora e um quarto e custam 13 euros, incluindo o transfer do autocarro aéreo. Se estiver em Veneza por um dia ou se estiver em Veneza por dois dias, compre o cartão de 24 ou 48 horas, será mais económico.
  • Lembre-se que os bilhetes só começam a funcionar depois de validados, por isso só precisa de validar os bilhetes de longa duração quando lhe convier, caso contrário estará a perder dinheiro.
  • É muito importante que valide os seus bilhetes de vaporetto antes de embarcar, caso contrário estará a cometer uma fraude. Para validar os bilhetes, basta aproximá-los de uma das pequenas máquinas de validação.
  • Nem todas as paragens de vaporetto têm cabines de venda de bilhetes, mas todas têm máquinas de validação.
  • Outro aspeto a ter em conta é que não lhe será pedido que mostre o seu bilhete sempre que embarcar num vaporetto, a não ser que haja um inspetor a bordo.

Reservar um cartão de transporte de Veneza

Como se comportar num vaporetto

Vaporetto, Veneza| ©Son of Groucho
Vaporetto, Veneza| ©Son of Groucho

Embora os turistas sejam sempre bem-vindos, os venezianos ficariam muito mais felizes se todos respeitassem a sua cidade (daí a recente campanha de turismo, #EnjoyRespectVenezia). Embora a cidade possa parecer um paraíso na terra, os seus habitantes tendem a viver uma vida normal e rotineira.

A maior parte das recomendações ou regras que verá nos vaporettos são as mesmas que verá noutros meios de transporte locais. Entre as regras contam-se: Não empurrar, tirar as mochilas, ter atenção às outras pessoas, não atrapalhar o vaporetto e, acima de tudo, ser cortês e grato.

A minha recomendação pessoal é: Não se incline demasiado sobre o corrimão enquanto tenta tirar aquela fotografia perfeita, pois cair nos canais não é uma boa maneira de começar as suas férias em Veneza.

Reservar o cartão de transporte de Veneza