10 Coisas para Fazer em Veneza em Fevereiro

fevereiro é o mês do Carnaval em Veneza, mas aviso-o de que há muito mais à sua espera nesta cidade. Gostaria de o descobrir comigo?

Carmen Navarro

Carmen Navarro

leitura de 10 minutos

10 Coisas para Fazer em Veneza em Fevereiro

Carnaval | ©Andrea Piacquadio

Se está a planear o que ver e fazer na sua viagem a Veneza em fevereiro, já deve ter reparado que há muitos planos e eventos relacionados com o Carnaval, o que não é de estranhar, considerando que é um dos mais importantes do mundo. No entanto, durante este mês há muitas outras actividades que esperam por si em Veneza, como passeios românticos de gôndola para celebrar o Dia dos Namorados ou workshops de artesanato que farão sobressair o seu lado criativo e cultural.

fevereiro é um mês que tem semanas com mais turistas do que outras, pelo que terá de ter isso em conta quando começar a reservar e planear a sua viagem a Veneza. Para isso, reuni algumas coisas que deve incluir na sua agenda.

1. Apaixone-se por Veneza num passeio de gôndola no Dia dos Namorados

Gôndolas temáticas do Dia dos Namorados| ©Stefania Gualandi
Gôndolas temáticas do Dia dos Namorados| ©Stefania Gualandi

Todos os anos, a 14 de fevereiro, o mundo inteiro enche-se de amor no Dia dos Namorados, mas Veneza fá-lo ainda mais. Um plano perfeito para celebrar este dia é um passeio de gôndola com uma serenata. Os gondoleiros estão sempre dispostos a cantar, mas no Dia dos Namorados é ainda mais comum que os canais se encham com as suas vozes a cantar canções românticas.

Recomendo que organize um plano romântico que inclua um idílico passeio de gôndola. Não só desfrutarão de uma experiência imperdível que vos levará por cima e por baixo das pontes icónicas da cidade, como também o farão num dia especial. Basta reservar a gôndola com antecedência e considerar também se quer prolongar a experiência com um jantar.

Reservar um passeio de gôndola com serenata

2. Celebre o Carnaval com uma máscara feita por si

Máscaras de Carnaval| ©Pascal Riben
Máscaras de Carnaval| ©Pascal Riben

Na sua viagem a Veneza em fevereiro, há uma coisa que não terá na sua mala, mas que não pode faltar no seu dia a dia na cidade italiana: uma máscara de Carnaval. Durante o segundo mês do ano, quando se realiza esta festa, é normal encontrar pessoas mascaradas e fantasiadas que o farão sentir como se estivesse num filme de época. Porque não mergulhar nesse mesmo ambiente? Para isso, não só proponho que desfrute dos numerosos eventos carnavalescos, como o encorajo a criar a sua própria máscara.

A arte de fazer máscaras é muito apreciada em Veneza, pelo que aprender com um Mestre Artesão é um privilégio. Num workshop de uma hora, aprenderá todos os segredos desta arte e a história do acessório mais tradicional de Veneza. Para além de muito conhecimento, sairá desta aula com uma bela recordação para exibir nas ruas de Veneza durante o Carnaval.

Não é um ótimo plano? Se viajar com crianças para Veneza, é ainda mais, pois elas vão gostar tanto de decorar, pintar e dar vida às suas máscaras como você.

Reservar um workshop de confeção de máscaras de Carnaval

3. Assistir ao Voo do Anjo sobre a Praça de São Marcos

Praça de São Marcos| ©Toa Herftiba
Praça de São Marcos| ©Toa Herftiba

O Voo do Anjo não é apenas um dos primeiros eventos do Carnaval de Veneza, que se realiza em fevereiro, mas tem um simbolismo e uma história por detrás que vale a pena conhecer. Quando se juntar a muitos outros turistas e venezianos na Piazza San Marco para admirar a descida do anjo, poderá ficar surpreendido ao ver que até as câmaras de televisão estão a gravar o espetáculo.

A tradição por detrás do Voo do Anjo

O anjo que desce dos céus da Praça de São Marcos não é outro senão a "Maria" do ano passado. Não conhece esta lenda? Há muitos anos, o Doge de Veneza reuniu doze das mais pobres e mais belas donzelas da cidade para lhes oferecer jóias, dinheiro e vestidos. Atualmente, esta tradição continua, mas é como um grande concurso de beleza. Assim, a mulher mais atraente é coroada como a Maria desse ano e, no Carnaval seguinte, tem a honra de ser o anjo que sobrevoa a Piazza.

Para além do salto do anjo, nesse dia Veneza volta a encher-se de danças e músicas medievais, aludindo à origem da tradição. É uma experiência muito especial, pois a música tem um papel muito importante na cultura veneziana.

Reservar uma visita guiada à Praça de São Marcos

4. Visite os museus venezianos na época baixa

Galeria da Accademia| ©Didier Descouens
Galeria da Accademia| ©Didier Descouens

Embora o Carnaval traga muito turismo a Veneza durante um par de semanas em fevereiro, o resto do mês é bastante calmo e o ambiente na cidade é mais descontraído e sem multidões. A minha recomendação é que aproveite esta altura para visitar museus, que são também um refúgio acolhedor para aqueles dias da sua viagem em que a chuva veneziana não dá tréguas.

Veneza pode ser considerada uma cidade de museus, uma vez que as suas galerias e edifícios históricos albergam algumas das obras de arte mais famosas da história.

Arte renascentista em Veneza

O período artístico do Renascimento, com pintores tão famosos como Ticiano, desempenha um papel importante nos museus venezianos, por isso não hesite em visitar a Galleria dell'Accademia, onde encontrará muitos quadros deste pintor e dos seus contemporâneos.

Uma viagem pela história de Veneza

Se quiser conhecer a história da cidade através de objectos centenários, não se esqueça do Museu Correr, onde também se encontra o Museu Arqueológico.

Um museu para artistas modernos

Se é um admirador de arte contemporânea, não se deixe enganar pelos edifícios venezianos, pois no interior de um deles encontra-se a Galeria Internacional de Arte Moderna, com magníficas colecções de Picasso e Kandisnky.

Descobrir o engenho de Leonardo da Vinci

Se quiser completar um dia cultural em Veneza, não perca o Museu Leonardo da Vinci. Ao longo das suas diferentes salas, pode descobrir o legado deste pintor, escultor, inventor e cientista, entre outras profissões. Descubra tudo, desde máquinas voadoras até ao desenho da sua "Cidade Ideal" e os seus esboços anatómicos.

Reservar bilhetes para o Museu da Vinci

5. Comemorar o Dia Mundial da Pizza em Veneza

Fatia de Pizza| ©Krisp Cut
Fatia de Pizza| ©Krisp Cut

Tenho a certeza de que, tal como eu, quando pensa em qualquer cidade italiana, vem-lhe à cabeça a pizza. Pois bem, tenho o prazer de informar que, se estiver em Veneza no dia 9 de fevereiro, terá ainda mais motivos para a comer, pois nessa data celebra-se o Dia Mundial da Pizza. Este dia comemora o facto de a UNESCO ter declarado este alimento como Património Mundial em 2017, por isso aproveite esta ocasião para honrar o papel social e culinário da pizza na sua terra natal, a Itália.

Embora seja verdade que a comida em Veneza pode ser cara, as pizzas em particular são geralmente muito boas e, como seria de esperar, muito saborosas. No entanto, sei que é difícil encontrar bons restaurantes com tanta oferta, por isso elaborei uma lista dos meus restaurantes preferidos em Veneza. Celebrar o Dia da Pizza não tem de ser caro, mas tem de ser saboroso.

Reservar um passeio gastronómico por Veneza

6. Escapar para as ilhas de Murano, Burano e Torcello

Ilha de Burano| © Yiwen
Ilha de Burano| © Yiwen

Se é uma daquelas pessoas que se deixa levar pelas multidões, Veneza em fevereiro é um ótimo lugar para visitar, mas também deve ter em conta que tem um grande fluxo de turistas atraídos pelo famoso Carnaval. Se lhe apetecer fugir da azáfama por um dia, recomendo-lhe que faça uma das excursões às belas ilhas de Murano e Burano.

Chegará a elas de barco e encontrará aí um encanto especial com as suas casinhas coloridas à volta do canal, para além de poder ver a catedral mais antiga de Veneza, que fica em Torcello, outra pequena ilha a 5 minutos de vaporetto de Burano.

Mas não se pode deixar as pitorescas ilhas sem visitar a fábrica de vidro so prado em Murano. Trata-se de uma prática muito antiga na zona, que conhecerá na visita guiada incluída neste tipo de excursão.

Reserve a sua excursão a Murano, Burano e Torcello

7. Viva a abertura do Carnaval de Veneza

Carnaval em Veneza| ©Enrico Strocchi
Carnaval em Veneza| ©Enrico Strocchi

Se for a Veneza em fevereiro, terá a sorte de viver o Carnaval. Este evento começa em meados de fevereiro e prolonga-se até ao final do mês, cobrindo a cidade de cor, máscaras, música e muitos disfarces. Sim, tal como sempre imaginou o Carnaval de Veneza. Um dos momentos mais importantes da festa é, sem dúvida, a sua abertura, conhecida como La Festa Veneziana sull'acqua.

A Festa Veneziana da Água marca o início do Carnaval, e fá-lo da forma tradicional desde há séculos. Os carros alegóricos des filam ao longo dos canais e todos os venezianos saem à rua para celebrar o início das máscaras, dos fatos de época e da folia carnavalesca.

A minha recomendação? Vá para o canal Cannaregio, onde verá melhor o desfile, e faça-o com tempo, pois tende a ficar lotado.

8. Escolhe o teu fato preferido durante o Desfile de Máscaras

Desfile de máscaras de Veneza| ©Sergey Galyonkin
Desfile de máscaras de Veneza| ©Sergey Galyonkin

Conseguirás escolher a máscara mais bonita? Porque é disso que se trata o Concurso da Máscara Mais Bonita. Este evento tem lugar durante o Carnaval de Veneza em fevereiro e termina no último dia, pelo que pode ir à Piazza San Marco durante a sua viagem a Veneza e, todas as noites, ver as pessoas e grupos que participam. Muitos dos trajes vão surpreendê-lo, pois são frequentemente autênticos trajes de época de valor incalculável.

A participação é aberta ao público em geral, pelo que também pode apresentar a sua proposta na grande passerelle montada na Piazza, desde que preencha o formulário de inscrição. Ou, se preferir, pode votar e participar na decisão final. Não se esqueça de reservar um lugar no último dia do Carnaval para saber quais os disfarces e máscaras vencedores.

9. Fugir ao frio de Veneza com uma chávena do melhor chocolate quente da cidade

Beber chocolate em Venchi| ©Niccolò
Beber chocolate em Venchi| ©Niccolò

Não vos vou enganar, fevereiro é um mês frio em Veneza. Com temperaturas a rondar os 6 graus Celsius, pode haver alturas durante a sua visita em que tudo o que lhe apetece é sentar-se num típico café italiano e aquecer-se com um chocolate quente. Bem, está com sorte porque Veneza é o lar de alguns dos melhores chocolates do mundo. E não penses que só há um tipo, porque há muitas variedades de chocolate quente que podes pedir e provar.

Se te apetecer um doce e te apetecer algo quente durante o teu passeio por Veneza, não te preocupes porque há muitas lojas de chocolate à tua volta, especialmente se estiveres na Praça de São Marcos.

Se te posso dar uma última dica, agora que estamos a falar de doces, tens de provar os tradicionais biscoitos venezianos com o teu chocolate quente. São feitos com farinha e manteiga e aromatizados com baunilha. De certeza que já os viu antes: têm forma de S e são viciantes.

10. Tirar fotografias fantásticas do nevoeiro de Veneza

Veneza com nevoeiro| ©Dimitris Kamaras
Veneza com nevoeiro| ©Dimitris Kamaras

Gosta de tirar fotografias? Então lembre-se de levar a sua máquina fotográfica consigo, com bastante espaço na memória, porque em Veneza vai tirar muitas fotografias. O seu centro histórico cheio de monumentos, os seus canais atravessados por belas pontes e as suas ruas intrincadas são certamente cenários que merecem uma fotografia, mas se há algo que os torna ainda mais mágicos é o nevoeiro. fevereiro pode ser um mês frio em Veneza (máximas de 4ºC), mas se há algo de positivo a retirar é o facto de todas as superfícies da cidade estarem cobertas por um manto de nevoeiro que lhe confere um aspeto e uma luz especiais.

Os venezianos chamam a este nevoeiro "caigò" e, nos dias mais frios do inverno, cobre delicadamente as superfícies das lagoas e das grandes praças de Veneza. Este manto de neblina dá uma nuance diferente à cidade e, se tiver um bom olho, poderá certamente captá-lo com a sua máquina fotográfica.

Temperaturas em Veneza em fevereiro

Praça de São Marcos, Veneza| ©Brando
Praça de São Marcos, Veneza| ©Brando

O inverno veneziano é rigoroso e as temperaturas podem descer até aos 0 graus Celsius, com as máximas a subirem apenas até aos 9 graus Celsius. Independentemente do número no termómetro, Veneza é uma cidade fria que pode ser difícil de visitar quando o vento gelado sopra pelas ruas.

Para evitar ser apanhado de surpresa, lembre-se de trazer roupas quentes e t-shirts térmicas, bem como um mackintosh, pois pode chover bastante e os guarda-chuvas são inúteis com o vento.

O número de turistas em Veneza durante o mês de fevereiro

Gôndolas à noite| ©Sergey Galyonkin
Gôndolas à noite| ©Sergey Galyonkin

Embora o turismo em Veneza diminua no inverno, fevereiro é o mês do Carnaval e muitos visitantes viajam para a cidade das gôndolas para festejar o Carnaval com máscaras, disfarces e danças. Isto faz, sem dúvida, subir os preços do alojamento e dos voos, pelo que recomendo que reserve a sua viagem com antecedência.

Fora dos dias de Carnaval ou do Dia dos Namorados, fevereiro pode ser um mês calmo e com pouco turismo, pelo que é uma boa altura para desfrutar da cidade e dos seus museus com menos gente.

Veneza espera por si em fevereiro com planos cheios de Carnaval, amor e cultura. Mal posso esperar para os conhecer quando regressares.

Reservar uma visita guiada a Veneza