10 Coisas para Fazer em Veneza em Outubro

Não há má altura para visitar uma das mais belas cidades do mundo: Veneza. Se for em outubro, poderá desfrutar de vários eventos que se realizam durante esse mês para tornar a sua viagem ainda mais extraordinária.

Joaquín Montaño

Joaquín Montaño

leitura de 9 minutos

10 Coisas para Fazer em Veneza em Outubro

Veneza, Itália | ©Ludovico Lovisetto

As atracções de Veneza são quase impossíveis de enumerar, a começar por todos os canais que a atravessam. Praticamente todos os meses do ano a cidade oferece aos seus habitantes e turistas uma série de eventos que aumentam as possibilidades de desfrutar ainda mais da viagem.

No caso de outubro, para além de não encontrar as mesmas multidões que na época alta, Veneza permite aos seus visitantes assistir a eventos espectaculares como uma ópera no La Fenice, conhecer o seu vinho na feira do vinho ou assistir a um dos festivais de arte mais famosos do mundo.

1. Ir à ópera no Teatro La Fenice

Teatro La Fenice| ©Benh LIEU SONG
Teatro La Fenice| ©Benh LIEU SONG

Se viajar para Veneza em outubro, terá a sorte de coincidir com o início da temporada de ópera da cidade. Assistir a uma ópera, mesmo que não seja um grande fã, é uma experiência que não esquecerá e é certamente uma das melhores coisas para fazer em Veneza à noite.

Embora em disputa com a cidade italiana de Florença, Veneza é considerada o berço da ópera. Desde 1792, possui também um dos teatros mais míticos desta forma de arte, o La Fenice, que vale bem a pena visitar.

O Teatro La Fenice sofreu dois grandes incêndios na sua história, o último dos quais em 1996. No entanto, conseguiu renascer das cinzas para continuar a ser um dos templos mundiais da ópera.

Reservar bilhetes para o Teatro La Fenice

2. Descubra os ateliers de vidro de Murano e Burano sem as multidões

Oficina de vidro em Murano| ©mina kim
Oficina de vidro em Murano| ©mina kim

Aproveitar o fim da época alta em Veneza para fazer uma viagem às ilhas de Murano e Burano é uma das melhores coisas a fazer se estiver na cidade italiana em outubro.

Ambas as ilhas, localizadas na própria lagoa, têm atracções suficientes para se tornarem imperdíveis em qualquer altura do ano. O problema é que em julho e agosto, em Veneza, um grande número de turistas desembarca nas ilhas, tornando difícil ver o que elas têm para oferecer.

  • Murano:Murano é conhecida em todo o mundo pelo seu trabalho em vidro. Os seus artesãos mantiveram algumas das técnicas tradicionais de sopro de vidro e existem várias oficinas de demonstração de sopro de vidro que permitem aos visitantes ver a sua arte. Em outubro, será possível entrar sem problemas e ver o seu trabalho mais diretamente.

  • Burano: as obras têxteis são as mais conhecidas. No entanto, a cidade também se destaca pelas suas casas bonitas e coloridas. Segundo a lenda, foram os marinheiros que as pintaram para que fossem visíveis do mar.

Reserve a sua excursão a Murano e Burano

3. Passear de gôndola à luz do outono

Veneza no outono| ©Matteo
Veneza no outono| ©Matteo

Embora se possa passear de gôndola nos canais de Veneza durante todo o ano, esta atividade é obrigatória se viajar em outubro por duas razões principais: porque ninguém pode passar pela cidade dos canais sem entrar num destes barcos e porque fazê-lo com a bela luz de outono faz com que seja uma das melhores alturas para o experimentar.

Além disso, o tráfego nos canais é muito reduzido nesta altura e os gondoleiros costumam fornecer alguns cobertores para o manter quente durante o passeio. Isto torna a viagem muito mais íntima e romântica. Em suma, a altura perfeita para casais.

O meu conselho é que façam este passeio ao início da noite, pois o outono é a altura em que a luz começa a desvanecer-se e a cidade fica envolta numa auréola mágica.

Reserve o seu passeio de gôndola em Veneza

4. Viva um Halloween aterrador em Veneza

O Halloween no Porto de Veneza| ©Heraldo
O Halloween no Porto de Veneza| ©Heraldo

O Halloween de Veneza é, sem surpresa, mais sofisticado e as famosas máscaras venezianas fazem a sua aparição nas suas ruas. Certamente, a arquitetura, as pontes, as ruelas, os recantos e os canais desempenham um papel fundamental para dar à cidade uma atmosfera assustadora.

Muitas montras da cidade são decoradas para celebrar esta data e são organizadas numerosas festas de máscaras em discotecas, bares e restaurantes venezianos. As mais conhecidas têm lugar no Lido, mas há outros locais para experiências mais aterradoras.

Entre eles, o Palácio Ducal, que esconde dentro das suas paredes vários corredores secretos, celas e uma arrepiante câmara de tortura onde os prisioneiros eram interrogados antigamente.

Reservar uma visita a Veneza escondida

5. Atreva-se a provar a moèche

A moqueca| ©Jean-Michel Gobet
A moqueca| ©Jean-Michel Gobet

Veneza, tal como o resto de Itália, é famosa pela sua oferta gastronómica. No entanto, a imagem da massa e da pizza fica muito aquém do que realmente se pode encontrar nos seus restaurantes e tabernas. Se viajar em outubro, há um prato, o moeche, que pode não lhe agradar à primeira vista, mas aconselho-o a ultrapassar essa primeira ideia e a experimentá-lo.

O moeche é um tipo de caranguejo que perde a carapaça em outubro e novembro, bem como na primavera. Nos poucos dias em que isso acontece, tornam-se numa iguaria requintada, tenra e muito saborosa. De facto, o seu nome em dialeto veneziano significa "macio"

A dificuldade de apanhar os caranguejos durante esta época de muda explica o elevado preço do produto: entre 35 e 70 euros por quilo. São geralmente consumidos fritos e acompanhados por um prato típico de Veneza, a polenta. Para comê-los, é preciso procurá-los nos restaurantes de Veneza, pois nem todos funcionam. Em Burano, por outro lado, podem ser encontrados em muitos sítios.

Reservar um passeio gastronómico em Veneza

6. Descubra a famosa acqua alta na Praça de São Marcos

Acqua alta na Praça de São Marcos| ©Javier Valero Iglesias
Acqua alta na Praça de São Marcos| ©Javier Valero Iglesias

Provavelmente já viu na televisão imagens de Veneza completamente inundada. O fenómeno é conhecido como acqua alta (água alta) e pode ocorrer de outubro até ao final do inverno.

Quando acontece, basta usar galochas para continuar a passear pela cidade. No entanto, por vezes, as cheias ultrapassam os níveis normais e quase 60% do centro histórico fica completamente inundado, mas há alguns anos foi criado um sistema de diques para evitar que isto volte a acontecer.

Embora este seja obviamente um fenómeno negativo e que afecta muito a vida dos venezianos, assistir à acqua alta normal (não às grandes inundações) é verdadeiramente único. Se acontecer quando estiver em Veneza, não hesite em ir à praça para tirar uma fotografia do reflexo da Basílica de São Marcos no chão.

Fazer uma visita guiada à Praça de São Marcos

7. Não perca o festival imperdível

Pessoas na Sagra del Mosto (Festa do Mosto de Uva)| ©VeneziaBlogs
Pessoas na Sagra del Mosto (Festa do Mosto de Uva)| ©VeneziaBlogs

No início de outubro, muitos venezianos deixam a cidade em direção a Sant'Erasmo, a maior ilha da lagoa de Veneza. O motivo é a celebração da Sagra del Mosto, uma feira dedicada ao vinho quando este ainda não fermentou.

Quem vai a esta feira fá-lo com a intenção de provar os novos produtos aí apresentados, especialmente um tipo de vinho branco, algo turvo e ligeiramente gaseificado, chamado torbollino. Como não se trata apenas de comida e bebida, embora seja isso que a maioria dos visitantes e habitantes locais fazem, há também uma regata de remo mista e actuações de alguns músicos locais durante o festival.

Para chegar à ilha, basta apanhar o vaporetto número 13 e, se quiser visitar algo mais, pode ir à Torre Massimiliana, uma estrutura defensiva construída pelos franceses e que alberga algumas actividades culturais.

Obtenha o seu passe de transporte em Veneza

8. Exercitar-se na Maratona de Veneza

Maratona de Veneza| ©Run
Maratona de Veneza| ©Run

Mesmo que não participe, a Maratona de Veneza proporciona um ambiente festivo na cidade e um dia em que vale a pena juntar-se aos venezianos e desfrutar da atmosfera que rodeia o evento.

Esta maratona nasceu como uma corrida desde o vizinho rio Brenta até ao Campo Santi Apostoli, onde se encontra a igreja com o mesmo nome, que recomendo que visite. Com o tempo, tornou-se uma tradição anual que transforma a corrida pela cidade numa verdadeira festa.

A Maratona de Veneza realiza-se normalmente no quarto domingo de outubro. Atualmente, a partida e a chegada são na Praça de São Marcos e o percurso inclui locais fantásticos como a Ponte della Libertá, uma das pontes que liga Veneza ao continente, e o Parque San Giuliano, um dos principais espaços verdes da cidade.

9. Subir ao Campanile di San Giorgio Maggiore para ver a Praça de São Marcos a emergir do nevoeiro

Vista do Campanile di San Giorgio Maggiore| ©Justas Alice
Vista do Campanile di San Giorgio Maggiore| ©Justas Alice

A maioria dos turistas opta por subir à torre do sino (campanário) da Praça de São Marcos para apreciar a vista. No entanto, mesmo em frente, existe outro miradouro que muitos consideram ser o melhor de Veneza: o Campanile di San Giorgio Maggiore. No outono, terá também a oportunidade de ver o Palácio Ducal, uma grande parte do Grande Canal e, se tiver sorte, os Alpes cobertos de neve.

Poderá também apreciar a vista do palácio como se estivesse a emergir da névoa, um fenómeno que ocorre normalmente nesta época do ano e que dá à cidade um aspeto fantasmagórico. Existe um prático elevador para a torre sineira que facilita muito a tarefa.

Para além das vistas, esta igreja é realmente interessante de visitar devido às quatro grandes colunas na sua fachada de mármore e ao seu espetacular interior. outubro, para além da menor intensidade da luz quando se olha de cima, oferece também a vantagem de não haver tantas filas como no verão em Veneza e na primavera.

10. Gelados no outono? Em Veneza encontrará os melhores

Gelato| ©JÉSHOOTS
Gelato| ©JÉSHOOTS

Se pensa que o famoso gelato veneziano só se come nos meses de verão, está muito enganado. Este produto, que se diz ter sido reintroduzido em Itália pelo veneziano Marco Polo, pode ser encontrado durante todo o ano e, de facto, outubro é uma óptima altura para o provar, uma vez que não terá de esperar nas longas filas à porta das gelatarias na época alta.

Como convém à fama do gelato na cidade, encontrará inúmeros locais que servem todo o tipo de variedades. Se o tempo estiver bom, recomendo que se sente na esplanada ou num banco para o comer. Caso contrário, faça-o no interior da geladaria. No entanto, o meu conselho, se estiver em Veneza, é que nunca deixe de o provar...e mais do que uma vez.

Temperaturas em Veneza em outubro

Chuva em Veneza| ©Francesca Cappa
Chuva em Veneza| ©Francesca Cappa

O mês de outubro em Veneza pode ser bastante chuvoso. As temperaturas começam a baixar, o que é mais notório à medida que o mês avança. No entanto, é de esperar que as manhãs sejam amenas.

As máximas diárias tendem a rondar os 15°C e raramente descem abaixo dos 12°C. As mínimas, por outro lado, rondam os 15°C e raramente descem abaixo dos 12°C. As mínimas, por sua vez, rondam os 8°C, chegando alguns dias a atingir os 4°C.

Em todo o caso, aconselho-o a consultar a previsão meteorológica pouco antes da sua viagem, de modo a poder adaptar as suas bagagens e a sua viagem às condições climatéricas.

O número de turistas em Veneza em outubro

Vista da Praça de São Marcos| ©Artur Staszewski
Vista da Praça de São Marcos| ©Artur Staszewski

Desde há muitos anos, é difícil dizer quando começa a época baixa em Veneza. A cidade é visitada por milhões de pessoas todos os anos e eventos como a Bienal atraem muitos turistas, mesmo no outono e no inverno.

No entanto, a partir de outubro, verifica-se uma diminuição notável do número de visitantes. As filas em frente aos principais monumentos venezianos já não são tão longas e podes até passear pelas ruas mais centrais à vontade.

Dica de viagem do Joaquín:

Se tiveres tempo suficiente, recomendo que adaptes o teu horário para o caso de chegar um navio de cruzeiro. Desta forma, evita-se os milhares de turistas que desembarcam ao mesmo tempo e provocam multidões nas principais atracções turísticas.

O que levar na mala para uma visita a Veneza em outubro

Fazer as malas| ©Craig Adderley
Fazer as malas| ©Craig Adderley

O principal problema de fazer a mala quando se viaja para Veneza em outubro é que o tempo pode ser bastante imprevisível. Para acertar, recomendo que se leve roupa que se possa sobre por (o famoso estilo "cebola") e que funcione tanto quando as temperaturas são amenas como quando arrefece.

Como é um mês chuvoso, convém levar também um casaco impermeável. Claro que o calçado deve ter as mesmas características, mas sem esquecer o conforto.