Mais sobre: Os 4 melhores tours por parques e jardins em Roma
Roma tem o Coliseu, o Fórum, o Palatino e uma lista interminável de atrações milenares, mas também tem belos parques e jardins que não só lhe permitirão entrar em contacto com a natureza na capital italiana, mas também lhe darão a desculpa perfeita para fazer uma pausa no meio do seu passeio. E vale muito a pena dedicar-lhes algum tempo.
Conhecer os jardins da Villa Borghese, visitar os parques papais em Castel Gandolfo e maravilhar-se com os prados adjacentes à Via Apia fazem parte das melhores atividades que pode fazer em Roma. A seguir, conto-lhe tudo o que precisa saber para desfrutar dos passeios pelos parques e jardins romanos.
1. Visita guiada à Galeria Borghese e seus jardins em Roma
Uma das alternativas mais interessantes para conhecer uma das melhores atrações de Roma é optar por um tour guiado pela Galeria Borghese e seus jardins adjacentes. Estas experiências, que combinam arte, história e natureza num único passeio, permitirão visitar uma das coleções de arte mais ricas da Itália, mas também a área natural ao redor.
Os jardins Borghese foram criados no século XVII como parte do projeto paisagístico da villa com o mesmo nome e oferecem um oásis verde no meio do caos urbano. Nos seus caminhos naturais, poderá descobrir fontes, estátuas e uma variedade de plantas exóticas que foram trazidas de todo o mundo para decorar este espaço e demonstrar a influência de Roma em cada continente. Além disso, os jardins oferecem vistas panorâmicas da cidade a partir de vários pontos estratégicos.
Com os bilhetes para a Galeria Borghese, que também está incluída no itinerário do tour, poderá contemplar obras de Caravaggio, Bernini, Rafael e Ticiano. Muitas das esculturas icónicas do Renascimento, como Apolo e Dafne, de Bernini, ou a tela do Amor Sagrado e Amor Profano, de Ticiano, são protagonistas destas salas, que estão entre os melhores museus de Roma.
Durante esta experiência, poderá também conhecer a história por trás da Villa e Galeria Borghese, que foi promovida pelo cardeal Scipione Borghese, sobrinho do Papa Paulo V, que ordenou a construção da villa, reuniu a coleção de arte e transformou os arredores do complexo num dos jardins mais notáveis de Roma.
Detalhes de interesse
- Preço: cerca de 95 euros.
- Duração: aproximadamente 2 horas.
- Vantagens desta opção: poderá combinar um passeio cultural com o relaxamento dos jardins da villa, que oferece um percurso repleto de estátuas e algumas das melhores vistas panorâmicas da cidade.
2. Passeio pelo Palácio Papal e seus jardins em Castel Gandolfo
Se quer conhecer um dos locais mais populares de Roma e arredores, não pode deixar de visitar o Palácio Papal de Castel Gandolfo e, sobretudo, os seus jardins. Esta residência de verão localizada a cerca de 25 quilómetros do centro de Roma é um local repleto de história e encanto natural. Além da arquitetura do palácio, poderá maravilhar-se com a atmosfera tranquila que envolve o parque circundante.
Os Jardins de Castel Gandolfo são considerados um dos mais bonitos e melhor conservados da região romana. Este espaço verde abrange mais de 55 hectares e assenta sobre as ruínas da antiga vila de Domiciano, um imperador romano do século I conhecido pela sua paranóia e mau feitio.
Dos jardins, construídos em altura, também poderá contemplar a vista sobre o lago Albano e seus arredores, mas também alguns locais fascinantes que compõem o complexo, como a Gruta da Virgem ou o labirinto geométrico. Se depois de visitar Castel Gandolfo quiser aprofundar a história do Vaticano e sua influência na arte e na cultura, pode comprar os bilhetes para os Museus Capitolinos.
Passear por estes caminhos permitirá desfrutar de uma paisagem única que combina elementos clássicos, como fontes e esculturas, com áreas arborizadas, canteiros de flores e hortas. Tenha em atenção que, embora os bilhetes para Castel Gandolfo não incluam a visita guiada, poderá fazê-la por um custo extra em vários idiomas.
Detalhes de interesse
- Preço: cerca de 26 euros. A visita guiada tem um custo adicional aproximado de 15 euros.
- Duração: aproximadamente 2 horas.
- Vantagens desta opção: poderá conhecer um dos palácios mais bonitos de Roma em termos arquitetónicos e os seus delicados jardins circundantes.
3. Passeio de bicicleta elétrica pela Via Apia de Roma, os aquedutos e as catacumbas
Uma das formas mais eficazes de ter uma visão geral de Roma é fazer um passeio de bicicleta elétrica pela Via Ápia, os aquedutos e as catacumbas. É um percurso que também o levará pelos espaços verdes situados em antigas vilas romanas, que oferecem um respiro no meio da visita histórica. Entre esses locais , destacam-se os jardins da Villa dei Quintili, uma residência com vistas panorâmicas e vegetação exuberante.
Por sua vez, a Via Appia, conhecida como a rainha das estradas, foi uma das primeiras e mais importantes vias romanas. Durante este passeio, terá a oportunidade de pedalar pelos seus antigos paralelepípedos, que testemunharam séculos de história. Ao longo do caminho, descobrirá monumentos antigos, como túmulos, mausoléus e arcos, que refletem a grandeza intemporal do Império Romano.
Um dos aspetos mais fascinantes deste passeio é a visita aos aquedutos romanos, que são maravilhas da engenharia antiga. A bordo de uma bicicleta elétrica, poderá percorrer os caminhos que seguem o traçado destes aquedutos, que levaram água potável à cidade durante séculos. Os seus arcos, que se erguem sobre a paisagem campestre, combinam-se com os prados próximos, onde poderá descansar antes do regresso.
Por último, além da Via Ápia, dos aquedutos e dos seus jardins, o passeio também permite visitar as catacumbas de Roma, antigos cemitérios subterrâneos que oferecem uma visão intrigante dos primeiros séculos do cristianismo. Poderá explorar estas galerias labirínticas, que serviram de local de sepultura e refúgio para os cristãos perseguidos durante o Império Romano, e conhecer um espaço carregado de misticismo.
Detalhes de interesse
- Preço: cerca de 77 euros.
- Duração: aproximadamente 4 horas.
- Vantagens desta opção: poderá combinar várias atrações de Roma e fazer um passeio num meio de transporte muito confortável e que não requer quase nenhum esforço.
4. Passeio de Segway pelo centro de Roma e Villa Borghese
Um passeio de Segway pelo centro de Roma e Villa Borghese é uma experiência ideal para quem deseja explorar o melhor da cidade de forma confortável e em menos tempo. Este tipo de passeio permite-lhe mover-se com facilidade pelas ruas estreitas do centro histórico enquanto testemunha a beleza dos monumentos e praças mais icónicos de Roma.
O itinerário a bordo de um Segway inclui uma visita ao Coliseu, ao Fórum Romano e à Piazza Venezia, que abriga o Altar da Pátria, um monumento que comemora a unificação da Itália. No entanto, este passeio também o levará pelos jardins da Villa Borghese, um dos parques mais tranquilos de Roma. Este extenso espaço verde oferece um refúgio relaxante da agitação da vida urbana e tem algumas das melhores esculturas da capital italiana.
A vantagem do Segway é que poderá percorrer de forma descontraída os caminhos arborizados e descobrir os lagos artificiais no coração do jardim enquanto desfruta do ar fresco e da paisagem natural que caracteriza a villa. Além disso, o parque abriga várias atrações culturais, como a Galeria Borghese, que contém uma das coleções de arte mais famosas da cidade.
A Villa Borghese não é apenas um refúgio natural, mas também o cenário de algumas das melhores vistas da cidade. Durante o passeio, poderá contemplar Roma a partir do Terraço do Pincio, um ponto privilegiado nas alturas da capital italiana.
Detalhes de interesse
Preço: cerca de 58 euros.
- Preço: cerca de 58 euros.
- Duração: aproximadamente 2 horas.
- Vantagens desta opção: poderá conhecer mais lugares em menos tempo e de uma forma confortável e descontraída.
Como reservar um passeio pelos parques e jardins de Roma?
Tal como acontece com outras experiências na cidade, pode reservar um passeio pelos parques e jardins de Roma com antecedência pela Internet ou contratá-lo quando estiver no destino. Devido à alta procura que os serviços turísticos em Roma costumam ter, aconselhamos que reserve o seu lugar antes da viagem.
Além disso, se planeia visitar Roma no verão, que é a época alta da capital italiana, terá certas vantagens ao reservar online com antecedência, como melhores preços ou uma tarifa fixa no momento da contratação. Isso permitirá também que planeie um itinerário mais otimizado e detalhado para a sua viagem, o que lhe dará a possibilidade de poupar tempo e aproveitar os seus dias na cidade.
O que vou ver neste tipo de passeios?
A resposta dependerá da opção que escolher, mas em geral poderá conhecer os melhores jardins de Roma, mas também as atrações que se encontram nos arredores, como a Galeria Borghese ou o Castelo Gandolfo. Em algumas excursões de bicicleta elétrica ou Segway, poderá até visitar a Fontana di Trevi, a Via Apia e outros monumentos famosos da capital italiana.
Além disso, nessas experiências, terá a possibilidade de descansar e relaxar nos parques e jardins que visitar e também descobrir algumas das melhores vistas de Roma, pelo que encontrará um duplo benefício ao participar nestes passeios.
Tenha também em conta que os passeios de Segway ou bicicleta elétrica combinam várias atrações num mesmo passeio, pelo que podem ser uma boa alternativa se vai ficar pouco tempo em Roma e quer ter uma visão geral da cidade. Em suma, são altamente recomendáveis se vai ficar 3 dias em Roma ou mesmo menos tempo.
Dicas para um passeio pelos parques e jardins de Roma
- Se planeia visitar a cidade no verão, que é uma das melhores épocas para viajar para Roma, aconselho-o a reservar as excursões com antecedência, o que lhe permitirá poupar dinheiro e programar um itinerário mais eficaz.
- Escolha as alternativas combinadas. Os espaços verdes mais destacados, como os jardins Borghese ou o parque adjacente a Castel Gandolfo, estão localizados perto de palácios, museus ou monumentos que vale a pena conhecer em Roma e que muitas vezes estão incluídos em algumas experiências.
- Se planeia participar numa excursão pela Villa Borghese, que fica numa zona relativamente central da cidade, tenha em mente que poderá aproveitar este local para participar nas ruas próximas em alguns dos melhores passeios gastronómicos de Roma.
- Prepare-se para caminhar! Dizem que Roma se visita a pé, mas uma vez na cidade também terá de percorrer muitos quilómetros e distâncias, sobretudo nos parques e jardins, que oferecem muitos trilhos naturais. Tenha em conta a estação do ano e o clima e equipe-se com roupas e acessórios adequados para desfrutar da sua experiência.
Por que é recomendável fazer um tour pelos parques e jardins de Roma?
Roma é conhecida pelas suas obras monumentais e por tudo o que há para ver no Vaticano, mas também tem um perfil natural que não pode perder e que poderá conhecer nos parques e jardins da cidade. Além disso, perto destes locais encontrará muitas outras atividades em museus e palácios, pelo que participar num tour por estes espaços é uma alternativa completa e muito interessante para os visitantes.
Tenha em mente também que uma visita aos parques e jardins da cidade lhe dará a oportunidade de fazer uma pausa entre os passeios. Por isso, é também uma ótima alternativa se planeia conhecer Roma com crianças, já que os mais pequenos encontrarão um lugar para descansar e os pais um ambiente seguro.
Quais são as vantagens de fazer um tour guiado em vez de visitar os parques e jardins de Roma por conta própria?
Se optar por uma visita guiada, não só poderá conhecer os parques e jardins de Roma com a assistência de um guia local experiente, que lhe contará a história de cada local e também anedotas e curiosidades sobre cada espaço, mas também poderá combinar estes passeios com outras alternativas nas proximidades que transformarão a experiência num passeio único.
Os jardins Borghese, por exemplo, podem ser complementados com uma visita à galeria de arte e ao seu rico património. Por sua vez, o Parque de Castel Gandolfo pode ser combinado com um passeio por um dos edifícios mais destacados da cidade, graças à sua arquitetura fastuosa. Além disso, também terá a oportunidade de conhecer locais famosos no centro de Roma, como a Via Apia ou a Fontana di Trevi, um dos monumentos romanos mais populares e com mais mitos e curiosidades à sua volta.
Por último, tenha em mente que com a ajuda de um guia local experiente poderá poupar tempo e dinheiro durante a viagem e também obter alguns dos melhores conselhos para a sua viagem, pois ele irá indicar os melhores locais para comer, os museus gratuitos ou de baixo custo e os recantos onde encontrará as vistas mais impressionantes da Cidade Eterna. Está pronto para embarcar nesta aventura?