10 coisas para fazer em Roma em outubro

O outono é a estação da trufa branca em Itália, o que faz com que seja a altura ideal para a saborear nos restaurantes romanos. Além disso, em outubro, a capital italiana acolhe o mundialmente famoso Festival de Cinema de Roma.

Carmen Navarro

Carmen Navarro

leitura de 9 minutos

10 coisas para fazer em Roma em outubro

Postal de Roma | ©Sharsharsuisse1

Se decidir viajar para Roma no outono, e especificamente no mês de outubro, tem a oportunidade de admirar as belezas de Roma sem as multidões. Ao seu próprio ritmo e ao seu próprio ritmo. Já não tem de esperar numa longa fila para explorar a Fonte de Trevi ou para entrar no Coliseu.

É um mês em que o tempo não está tão húmido como no verão nem tão frio como no inverno, mas algures no meio. Gosta de cinema? Então não perca um dos festivais de cinema mais famosos do mundo em outubro.

1. Provar a comida da época

Caquis, o fruto da época de outubro| ©John Morgan
Caquis, o fruto da época de outubro| ©John Morgan

Se uma das suas motivações para viajar para Roma é fazer disparar o seu coração ao provar as delícias que a gastronomia italiana tem para oferecer, outubro abre-lhe um novo mundo de possibilidades para experimentar. Em Itália, este mês é sinónimo de produtos sazonais, como as trufas brancas, a abóbora, os dióspiros e os cogumelos. Os restaurantes de Roma aproveitam a oportunidade para incorporar estas iguarias nos seus menus.

A trufa branca é a iguaria das iguarias. É uma iguaria incomportável que não costuma ser cozinhada, mas ralada em cima de qualquer prato de massa para um resultado diferente. Como saber se estamos perante uma trufa branca de qualidade? Porque o preço do prato rondará os 40 euros. Quanto à abóbora, pode encontrá-la em recheios de gnocchi. Rico-rico!

Embora seja verdade que os cogumelos ou funghi estão disponíveis nas ementas dos restaurantes de Roma durante todo o ano, em outubro pode ter a certeza de que são 100% frescos. Finalmente, os dióspiros são o fruto da época - há saladas de lamber os dedos com este fruto!

Os melhores restaurantes de Roma em outubro

  • Se está à procura de boa comida a um preço muito razoável, sugiro o restaurante Broccoletti. É um sítio minúsculo mas giro, conhecido pela sua cozinha caseira e, acima de tudo, sazonal.

  • Para os apreciadores de abóbora, o Colline Emiliane é um restaurante em Roma, a poucos quarteirões da Fontana di Trevi. Não deixe de provar os tortelli di zucca, raviólis recheados com abóbora doce - não consigo encontrar palavras para descrever o sabor!

Reservar um passeio gastronómico com prova de vinhos

2. Admirar as cores do outono

O outono na Villa Borghese| ©Victoria Vo
O outono na Villa Borghese| ©Victoria Vo

Com o outono apenas a começar, os parques e jardins romanos de Roma começam a assumir uma multiplicidade de cores. Os tons amarelos juntam-se aos vermelhos e aos castanhos, envolvendo a paisagem num manto de cor. Provavelmente, já tinha nos seus planos de viagem visitar os jardins da Villa Borghese, o parque mais popular da capital italiana. Este lugar é recomendado em qualquer altura do ano, mas em outubro está no seu ponto mais fotogénico.

Os jardins encantadores e os edifícios neoclássicos convidam a um passeio onde terá a oportunidade de se desligar por um momento da agitação do centro da cidade. Uma das vistas mais esplêndidas e pitorescas de Roma é oferecida pelo Jardim do Lago com o Templo de Esculápio.

Como chegar à Villa Borghese

A melhor maneira de chegar à Villa Borghese é através do metro de Roma. Pode sair na estação de Spagna. Se estiver no centro, pode até aceder a este parque a pé, pois não demorará mais de 20 minutos.

Reservar uma visita guiada à Galeria Borghese

3. Fazer uma visita nocturna no Halloween

Catacumbas de San Sebastiano| ©Cool Daryshoot
Catacumbas de San Sebastiano| ©Cool Daryshoot

Embora Roma não seja particularmente conhecida pelo Halloween, esta celebração está lentamente a tornar-se cada vez mais popular na cidade. Pode aproveitar a noite mais assustadora do ano para fazer um passeio noturno por Roma e descobrir alguns dos segredos e curiosidades da capital italiana. Este tipo de passeio oferece uma perspetiva diferente, mais calma e tranquila da cidade.

Ainda mais assustadoras são as Catacumbas de San Sebastián. Se quiser acrescentar um pouco de terror a esta efeméride, faça um passeio subterrâneo pelas ruas de Roma. As catacumbas de Roma são galerias subterrâneas que foram utilizadas durante séculos como cemitérios, pelo que pode imaginar os arrepios que provocam.

Reservar uma visita guiada aos fantasmas de Roma

4. Assistir ao Festival de Cinema de Roma

Vista exterior do Auditório Parco della Musica| ©Matteo Rho
Vista exterior do Auditório Parco della Musica| ©Matteo Rho

O Festival de Cinema de Roma realiza-se anualmente na capital italiana desde 2006. O seu epicentro é o Auditorium Parco della Musica, embora também haja projecções noutros locais da cidade. Normalmente, realiza-se em meados de outubro e dura cerca de 10 dias. Sabia que a passadeira vermelha é uma das maiores do mundo? 1.300 m2!

A título de curiosidade, o design do prémio é inspirado na silhueta do imperador romano Marco Aurélio. Se viajar para Roma em outubro, verifique as datas do festival e consulte a agenda, porque talvez consiga arranjar tempo para assistir a uma das conversas sobre cinema com actores convidados.

Comprar um bilhete para o Cinecittá World em Roma

5. Ir à Ópera de Roma

Teatro Dell'Opera em Roma| ©Matthew Black
Teatro Dell'Opera em Roma| ©Matthew Black

O Teatro dell'Opera de Roma renova o seu programa de peças de teatro e concertos em outubro, tornando-o um plano excecional em qualquer dia chuvoso de outono. Os espectáculos de ballet e ópera têm lugar em dois locais diferentes. Por um lado, tem a oportunidade de assistir ao Teatro Constanzi, onde se situa a sala principal. Por outro lado, o Teatro Nazionale é outro dos locais pertencentes à Ópera de Roma.

No primeiro, é apresentada a famosa peça La Traviata, que data de 1853. Não há melhor plano do que esta ópera icónica na sua viagem a Roma, num teatro histórico como o Teatro Constanzi, que o fará sentir como se estivesse no século XIX.

Comprar um bilhete para a ópera em Roma

6. Explorar o Monte Palatino

Visitar o Monte Palatino| ©Angel Escartin Casas
Visitar o Monte Palatino| ©Angel Escartin Casas

Em busca das cores do outono, encontrei o Monte Palatino como uma das melhores vistas da estação. É um dos locais mais antigos de Roma, um recanto onde, segundo a lenda, viveu Luperca, a loba que amamentou Rómulo e Remo, fundadores da cidade.

O Monte Palatino alberga um impressionante sítio arqueológico que, no mês de outubro, se enfeita com tons ocres, verdes e vermelhos. Este lugar é obrigatório nas visitas fotográficas de Roma, porque a vista panorâmica é esplêndida.

Reservar uma visita guiada ao Monte Palatino

7. Visita ao bairro de Trastevere

Ruas típicas do Trastevere| ©Unsplash
Ruas típicas do Trastevere| ©Unsplash

Trastevere é um dos bairros romanos mais encantadores. Cheio de turistas no verão, em outubro verá o seu lado mais amigável. As ruas visivelmente menos movimentadas permitir-lhe-ão apreciar muito melhor cada canto. Se há algo que agrada a este bairro é o facto de preservar o sabor tradicional e autêntico da vida quotidiana em Roma. E agora pode apreciá-lo sem as multidões.

Percorra as pequenas lojas que vendem objectos curiosos sem ter de fazer fila e apaixone-se pelas cores das casas. Trastevere é também um dos locais onde se pode explorar a gastronomia italiana nas trattorias, restaurantes tradicionais que servem comida caseira.

Reservar um tour gastronómico em Trastevere

8. Visitar um museu gratuito

Descobrir os segredos do Coliseu| ©Square Lab
Descobrir os segredos do Coliseu| ©Square Lab

Sabia que no primeiro domingo de cada mês vários museus romanos são de entrada livre? Sim, é verdade. outubro não é exceção, por isso, se tiver a sorte de estar em Roma neste fim de semana, aproveite-o ao máximo. Neste primeiro domingo de outubro, pode visitar o Coliseu Romano, o Palácio Barberini, a Galeria Borghese, as Termas de Diocleciano e muitos outros sem pagar um cêntimo.

Mas as boas notícias não acabam aqui. Se os Museus do Vaticano estão nos seus planos de viagem, vai gostar de saber que no último domingo de cada mês o acesso também é gratuito. No entanto, a fila de espera pode ser enorme, pelo que recomendo que faça um esforço e se levante cedo. outubro já não é época alta, mas, já se sabe, ninguém quer perder a oportunidade de poupar a entrada! Uma última dica: se quiser apreciar ainda mais as obras de arte, recomendo uma visita guiada aos museus de Roma, vai ficar maravilhado!

Reservar bilhetes para os Museus Capitolinos

9. Ir para a Semana de Arte de Roma

Visitar a Semana de Arte de Roma| ©Kou Gallery
Visitar a Semana de Arte de Roma| ©Kou Gallery

Outro evento por excelência que ocorre em meados de outubro é a Semana de Arte de Roma (RAW). Este evento foi concebido como um ponto de encontro entre artistas e cidadãos. Tem também como objetivo divulgar a arte contemporânea em todas as suas formas através de exposições, conferências e muitas outras actividades.

Mais de uma centena de galerias de arte e instituições participaram em edições anteriores, o que significa que há muito por onde escolher. Entre elas estão a Casa Argentina, a Real Academia de Espanha, a Universidade de Belas Artes de Roma e muitas outras. Quando as datas estiverem próximas, recomendo que dê uma vista de olhos à agenda se estiver interessado em arte.

10. Celebrar o dia de S. Francisco de Assis na igreja de S. Francisco a Ripa

Fachada da Igreja de São Francisco a Ripa| ©LPLT
Fachada da Igreja de São Francisco a Ripa| ©LPLT

O dia de S. Francisco de Assis é celebrado todos os anos a 4 de outubro. Devido à sua paixão pelos animais, é considerado o santo padroeiro dos animais. Se estiver em Roma nesta data, aconselho-o a visitar a igreja de San Francesco a Ripa, situada no bairro de Trastevere.

Esta basílica é dedicada a São Francisco de Assis, uma vez que este permaneceu ali durante alguns dias quando foi a Roma visitar o Papa. Devido à sua ligação especial com esta figura histórica, é habitualmente realizado um evento especial em sua honra todos os dias 4 de outubro.

Temperaturas em Roma em outubro

Visitar a Fonte de Trevi| ©Radek Kucharski
Visitar a Fonte de Trevi| ©Radek Kucharski

Como estará o tempo em Roma em outubro, com sol ou chuva? Saber como estará o tempo no seu destino é muito importante para planear a sua viagem em conformidade. Enquanto no início de outubro ainda se podem sentir os últimos vestígios do calor de setembro, se viajar no final do mês poderá ser surpreendido por chuva e temperaturas mais baixas.

Em Itália, tal como em Espanha, outubro é a estação do outono. Por esta razão, é um mês turbulento para o qual é preciso estar preparado para tudo. Os primeiros dias do mês podem ser tão quentes que até apetece ir à praia. No entanto, durante a noite, já se sente que o verão ficou para trás e as temperaturas descem. As máximas podem atingir os 20ºC, mas as mínimas podem chegar aos 8ºC.

Se planeia viajar no final de outubro, então o clima verdadeiramente outonal será mais premente. O que significa isto? Poderá precisar de casacos mais grossos e até de um guarda-chuva. Não se preocupe se tiver um dia de chuva, também é encantador!

As multidões de turistas em Roma em outubro

Deixar o Panteão| ©Christopher Czermak
Deixar o Panteão| ©Christopher Czermak

Não vos vou enganar. Roma é uma cidade muito turística. De facto, é uma das 5 cidades mais visitadas da Europa. É por isso que haverá sempre turistas. No entanto, isso não tem nada a ver com o afluxo de turistas durante os meses de verão, quando o calor sufocante é agravado pelo facto de haver pessoas em praticamente todos os cantos da cidade. Em outubro, o bom é que a diminuição do número de visitantes é notória, o que pode ser aproveitado.

outubro é uma óptima altura para visitar Roma, não só porque as temperaturas (finalmente) baixaram e pode fazer turismo sem derreter. Outra coisa boa deste mês é que, embora esteja longe de estar vazio, o número de turistas é baixo. No entanto, lembre-se que em outubro temos dois fins-de-semana prolongados espectaculares em Espanha (Pilar e Dia de Todos os Santos), por isso, se viajar nestas datas, pode haver mais movimento em Roma.