Cinque Terre em 3 dias: um guia para tirar o máximo proveito da sua visita

Cinque Terre é um recanto do norte de Itália de uma beleza deslumbrante, aninhado entre as montanhas e o mar azul profundo, que oferece uma série de actividades.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

Cinque Terre em 3 dias: um guia para tirar o máximo proveito da sua visita

Pôr do sol em Cinque Terre | ©Diana Robinson

Cinque Terre é um Parque Nacional que alberga cinco das mais belas aldeias de Itália: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare. Estas jóias estão localizadas na província da Ligúria e são conhecidas pelas suas casinhas pitorescas e coloridas empoleiradas em penhascos íngremes junto ao mar, pelas suas magníficas paisagens e pelos caminhos pedonais que ligam as várias cidades. Se está a pensar em quanto tempo visitar, três dias é a duração ideal.

Dia 1: Descubra Monterosso al mare e a pitoresca Vernazza

Monterosso al Mare| ©Rutger van der Maar
Monterosso al Mare| ©Rutger van der Maar

A forma mais comum, e também a mais confortável, de viajar pelas cinco cidades que compõem as Cinque Terre é de comboio, uma vez que todas as cidades, com exceção de Corniglia, têm uma estação perto do centro histórico e o tempo de viagem entre elas é mínimo. Se optar por viajar de comboio, o melhor é apanhar o Cinque Terre Express da Trenitalia, que lhe permite apanhar tantos comboios quantos os necessários num dia.

Devido aos elevados preços dos alojamentos em Cinque Terre, muitos turistas optam por ficar em La Spezia, embora também se possa encontrar uma grande variedade de hotéis em Monterosso. No entanto, os comboios circulam com bastante frequência, pelo que não terá problemas em percorrer a costa da Ligúria.

Agora, para o seu primeiro dia, preparei um itinerário que começa em Monterosso al Mare, a maior cidade de Cinque Terre e termina em Vernazza, considerada por muitos a mais bela das cinco.

Descubra Monterosso al Mare, a maior cidade de Cinque Terre

Para além de ser a mais populosa das cinco cidades, Monterosso al Mare alberga a maior praia de Cinque Terre. Dividida entre uma área pública e uma área privada, esta praia de águas cristalinas é perfeita para nadar e refrescar-se se viajar para Cinque Terre durante o verão.

Monterosso al Mare é constituída por duas áreas separadas por uma colina sob a qual existe um túnel que as mantém ligadas. Numa destas zonas encontra-se o encantador centro histórico e o porto, que vale a pena passear, e na outra encontra-se a estação de comboios e a praia mais famosa, a praia de Fegina.

Apesar de ser a maior cidade, é possível percorrer Monterosso em pouco mais de uma hora, por isso, se o tempo estiver bom, terá tempo para relaxar na praia ou até mesmo praticar alguns desportos aquáticos. Não se esqueça de visitar os seus principais monumentos, como a Igreja de San Francesco, a Igreja de San Giovanni Battista ou a Villa Montale.

Dirija-se ao seu próximo destino, Vernazza

Uma vez terminada a visita a Monterosso, a próxima paragem é a encantadora aldeia de Vernazza. Existem várias opções para lá chegar, incluindo seguir o caminho pedestre que liga as duas cidades. No entanto, esta parte do percurso pode ser um pouco difícil, por isso, se não estiveres habituado a este tipo de actividades, recomendo-te que utilizes outro meio de transporte.

Uma forma divertida de se deslocar é de barco, pois as vistas das aldeias a partir do mar são espectaculares. No entanto, é menos económico do que o comboio e pode não ser particularmente agradável se viajar para Cinque Terre no inverno.

Se apanhar o comboio, verá que a poucos metros da estação se encontra a rua principal de Vernazza, onde existe uma grande variedade de lojas e restaurantes, e a praça central com a famosa Igreja de Santa Margherita. Vernazza é particularmente conhecida pelo seu ambiente à beira-mar, pelas casas coloridas e pitorescas e pelas ruas estreitas e inclinadas. Uma vez lá, recomendo um agradável passeio a pé pelo centro histórico da cidade.

Faça uma pausa para saborear a gastronomia local

Trofie| ©JBMONCO
Trofie| ©JBMONCO

Depois de uma longa manhã de caminhadas, nada melhor do que fazer uma pausa para saborear os requintados pratos desta região italiana. Por isso, recomendo que escolha um dos magníficos restaurantes da praça central e aproveite a oportunidade para experimentar a gastronomia local.

Um dos pratos mais típicos da Ligúria é o delicioso trofie, um tipo de massa alongada e entrelaçada, normalmente servida com pesto genovês. Também é comum nesta zona encontrar vários pratos de massa acompanhados de marisco ou peixe, como o famoso spaghetti ai frutti di mari.

Mas se estiver interessado em saber mais sobre a cozinha da zona, não hesite em reservar uma visita gastronómica a Cinque Terre, onde um especialista o acompanhará durante o passeio e lhe contará os segredos deste espetacular canto de Itália.

Continue o seu passeio e suba até um miradouro muito especial.

Uma vez terminado o almoço, pode caminhar até ao porto de Vernazza, um dos mais notáveis de todas as Cinque Terre, e dar um passeio à beira-mar ou tirar algumas fotografias muito impressionantes. Junto ao porto existe uma pequena praia de calhau onde se pode nadar ou apanhar sol.

A seguir, recomendo que faça um pequeno esforço e suba àquele que é considerado um dos melhores miradouros de Vernazza. Para lá chegar, parte-se da praça central e sobe-se a escadaria em frente à igreja, na base da qual se encontra uma placa que indica o início do caminho para Monterosso.

Terá de seguir as indicações para este caminho e continuar ao longo de um pequeno trecho. Estará no topo em menos de 15 minutos e garanto-lhe que as vistas valerão bem o esforço. Para aceder a muitos dos percursos, é necessário apresentar o cartão Cinque Terre.

Termine o dia a ver o pôr do sol a partir do Castelo de Doria

Uma visita ao Castelo de Doria é obrigatória se decidir visitar Vernazza. Esta imponente fortaleza já foi a guarda da cidade num pequeno penhasco, infelizmente, hoje apenas uma torre permanece de pé e pode ser visitada por cerca de € 2.

A partir deste ponto, as vistas da cidade são espectaculares e, se o tempo permitir, aconselho-o vivamente a esperar para ver o pôr do sol, pois garanto-lhe que será uma experiência que não esquecerá.

Dia 2: Faça uma rota para visitar Riomaggiore, Manarola e Corniglia

Riomaggiore| ©pushypenguin
Riomaggiore| ©pushypenguin

Como podeis ver, Cinque Terre tem muito para oferecer. Para o teu segundo dia em Cinque Terre preparei um itinerário que passa pelas três cidades que ainda tens de visitar: Riomaggiore, Manarola e Corniglia.

Comece o dia na vila mais alta de Cinque Terre, Corniglia

Embora a cidade de Corniglia passe por vezes despercebida em comparação com as restantes aldeias que compõem Cinque Terre, as magníficas vistas do topo da colina que acolhe esta pequena cidade farão com que valha a pena visitá-la.

Corniglia é a única cidade de Cinque Terre que não tem acesso ao mar e é a mais pequena de todas. No entanto, uma vantagem para alguns viajantes que optam por saltar este ponto é que a cidade é muito mais tranquila do que as outras, tornando-a um local ideal para desfrutar da calma e passear sem as multidões de turistas.

Se decidir chegar de comboio, deve estar preparado para a Scalinata Lardarina, uma escadaria com quase 400 degraus que o leva da estação ao centro histórico. Esta pitoresca aldeia está situada no cimo de uma montanha, a cerca de 90 metros acima do nível do mar. As vistas do cimo são imbatíveis. Outra opção, se não estiver convencido com a ideia de subir as escadas intermináveis, é apanhar um minibus, que está incluído no Cartão Cinque Terre. Alguns dos monumentos que se podem visitar em Corniglia são a Igreja de San Pietro ou a Igreja de Santa Caterina.

Visite Manarola, a próxima paragem do seu passeio

Depois de ter explorado a cidade de Corniglia, o que não deve demorar mais de uma hora, pode regressar à estação de comboios e dirigir-se para o seu próximo destino, Manarola. Manarola é uma das aldeias mais bonitas e conhecidas de Cinque Terre e é particularmente notável pela sua fantástica arquitetura, com as suas casas coloridas entre as rochas, as suas magníficas vistas e as suas praias e falésias de pedra.

Uma vez lá, recomendo que passeie por Manarola e se perca na explosão de cores das suas ruas estreitas. Descendo até ao porto, encontrarão também uma varanda natural onde as vistas da cidade são espectaculares e perfeitas para tirar algumas fotografias.

Se estiver aberto durante a época da vossa viagem, recomendo-vos que vão ao restaurante com as melhores vistas de Manarola, o Nessun Dorma, onde podem desfrutar de um bom vinho e de um aperitivo típico italiano, como as bruschettas. Mas se fores realmente apaixonado por vinho, não hesites em reservar uma prova de vinhos em Manarola. Por fim, não se esqueça de passear pela Via di Mezzo, a rua principal. Aí, encontrarás muitas lojas de artesanato local e restaurantes onde poderás comprar uma deliciosa focaccia para o almoço.

Passeio pela famosa Via dell'Amore

Via dell'Amore| ©Andrew and Annemarie
Via dell'Amore| ©Andrew and Annemarie

A próxima e última paragem do dia é a encantadora aldeia de Riomaggiore. No entanto, para lá chegar, recomendo que se apanhe uma estrada muito especial. Como mencionado acima, uma das atracções de Cinque Terre são os seus famosos trilhos. Em particular, o mais famoso de todos, o Sentiero Azzurro, ou "trilho azul", é um caminho ao longo do mar que liga todas as aldeias.

Se for um entusiasta de caminhadas, tem a opção de consultar o site oficial dos trilhos de Cinque Terre e seguir o itinerário trocando de comboio para este percurso a pé. No entanto, vou dar especial ênfase a uma das suas secções, conhecida como o Caminho do Amor.

O Caminho do Amor, ou Via dell'Amore, é a secção que liga Manarola a Riomaggiore e é uma das rotas mais populares, tanto pela sua beleza como por ser a mais fácil de percorrer.

Descubra Riomaggiore, a última das aldeias que compõem as Cinque Terre

Em menos de meia hora de caminhada, chega-se a Riomaggiore. Esta cidade das Cinque Terre tem um centro histórico encantador e, tal como algumas das outras aldeias vizinhas, é composta por pequenas casas coloridas empoleiradas numa formação rochosa.

Um dos destaques de Riomaggiore é o seu pitoresco cais, de onde se pode desfrutar de uma fantástica vista panorâmica tanto do porto como das águas cristalinas do mar. Outras atracções principais são a Igreja de San Giovanni Battista e o Castelo de Riomaggiore, que se situa na parte mais alta da aldeia.

Se passar a noite em Cinque Terre ou nos seus arredores, recomendo que aproveite para ver o magnífico pôr do sol a partir da sua pequena enseada, ou opte por uma opção mais original e reserve um passeio de barco ao pôr do sol.

Dia 3: Faça uma viagem a outro tesouro da Ligúria, Portovenere

Portovenere| ©Martin Abegglen
Portovenere| ©Martin Abegglen

Se viajar para Cinque Terre durante dois dias ou se fizer uma excursão a Cinque Terre num dia, o melhor é concentrar-se na visita às cinco cidades para não perder nada, no entanto, como a sua estadia é um pouco mais longa, tem a oportunidade de aproveitar para fazer uma excursão e conhecer um pouco mais da bela região da Ligúria.

Aproveite a sua visita a Portovenere

Para chegar a Portovenere há várias opções diferentes, dependendo do ponto de partida. A primeira é através de transportes públicos. Se estiver hospedado em La Spezia, pode apanhar um autocarro diretamente para Portovenere. Se, por outro lado, estiver alojado numa das cidades que compõem Cinque Terre, pode apanhar um ferry direto ou mudar em La Spezia.

No entanto, se estiver disposto a fazer uma boa caminhada, uma forma divertida de chegar a Portovenere seria reservar uma excursão com um guia local ao longo dos trilhos locais que partem de Riomaggiore.

Uma vez lá, pode desfrutar de um passeio pelas ruas desta pequena aldeia piscatória que está localizada no Golfo dos Poetas. Tal como as cidades anteriores, Portovenere fica paralela ao mar e é povoada pelas pequenas casas coloridas características desta parte de Itália. Algumas das suas principais atracções são o porto, a Gruta de Byron e a Igreja de San Pietro. Recomendo também um passeio pela Via Capellini, que é o coração da cidade e onde se pode encontrar uma grande variedade de restaurantes.

Termina a tua viagem com um último passeio e um jantar agradável

Se não estiveres muito cansado depois da tua viagem a Portovenere, uma opção para a tua última noite é dar um passeio em La Spezia, que fica apenas a meia hora de autocarro.

Algumas das actividades a realizar em La Spezia incluem um passeio pelo porto, um passeio pela Ponte Thaon di Revel, uma visita às suas praças mais emblemáticas, a Piazza Garibaldi e a Piazza Europa, uma visita à sua Catedral ou, se tiver tempo, ao imponente Castelo Medieval de San Giorgio. Além disso, no seu centro histórico, existe uma grande variedade de bares e restaurantes para desfrutar de um fantástico último jantar na Ligúria.

Se, por outro lado, estiver alojado numa das cidades de Cinque Terre, pode passar o resto da tarde a passear, a ver o pôr do sol sobre o mar e a despedir-se das delícias gastronómicas da zona.