Melhores coisas para fazer em La Spezia

Os planos para desfrutar em La Spezia continuam a ser diversos e interessantes durante todo o ano. Ao mesmo tempo, há algumas actividades favoritas a não perder se visitar a cidade. Continue a ler para saber mais sobre algumas delas.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 10 minutos

Melhores coisas para fazer em La Spezia

La Spezia | ©Alex Ghizila

As melhores coisas para ver e fazer em La Spezia têm muito a ver com os arredores desta cidade italiana. O parque nacional de Cinque Terre fica mesmo ao lado da cidade e outras grandes metrópoles italianas estão a menos de 50 minutos de distância. Mas este lugar é também uma maravilha da Ligúria por mérito próprio, destacando-se por ter construções que são geralmente bastante recentes.

Por estas razões, aconselho-o a continuar a ler para uma compilação de coisas para ver e fazer em La Spezia. Todos e cada um deles oferecem-lhe a oportunidade de experimentar as coisas mais divertidas para fazer neste lugar e nos seus arredores. Isto facilitará o planeamento da sua viagem turística, independentemente de ser curta ou longa.

1. Fazer um passeio marítimo ao longo da costa de La Spezia

Costa de La Spezia| ©DJ MadiC LTM
Costa de La Spezia| ©DJ MadiC LTM

Uma das melhores coisas para fazer em La Spezia, independentemente da altura do ano em que decidir visitar, é fazer um passeio marítimo ao longo da costa. Esta é uma das melhores partes do Mar da Ligúria, um trecho do Mediterrâneo que se estende desde esta região italiana até à cidade francesa de Cap Ferret.

As condições do passeio de barco podem ser muito diferentes, dependendo do serviço escolhido. No entanto, o mais comum é um passeio de dia inteiro que inclui um almoço ligeiro acompanhado por alguns vinhos locais. São normalmente reservados para um pequeno número de pessoas e, na maioria das vezes, realizam-se num barco à vela. Especialmente se for uma data em que o vento é favorável à navegação rápida.

É de notar que esta parte da Riviera Italiana é Património Mundial da Unesco, pelo que apreciar a costa a partir de um barco num dia de sol e com tempo agradável é uma oportunidade a não perder na sua visita a La Spezia.

Detalhes interessantes

  • Duração: Este tipo de passeios de barco pode variar em termos de duração, mas os que são anunciados como um passeio de dia inteiro duram normalmente cerca de sete a oito horas no total.
  • Preço: O passeio de barco ao longo da costa da Ligúria com almoço e alguns copos de vinho custa normalmente cerca de 160 por pessoa. Poderão existir alternativas mais económicas, mas a viagem seria muito mais curta.

2. Fazer um passeio de bicicleta por toda a região

Parque Nacional de Cinque Terre| ©Ineke Klaassen
Parque Nacional de Cinque Terre| ©Ineke Klaassen

O centro histórico e os arredores desta cidade também podem ser apreciados através das montanhas e estradas que se encontram neste canto de Itália. Por esta razão, um passeio de bicicleta é uma excelente forma de desfrutar da beleza que caracteriza La Spezia e é uma das melhores coisas para fazer durante todo o ano.

A duração deste tipo de passeio e o itinerário mudam consoante o tempo. No entanto, o mais comum é que sejam realizados numa bicicleta eléctrica que facilita a pedalada para que os participantes possam chegar a Vernazza, uma das cinco aldeias de Cinque Terre, em tempo recorde.

A experiência é ideal pelo facto de permitir conhecer de perto os campos e florestas que se encontram fora da cidade e dentro deste parque nacional. Isto é bastante interessante, uma vez que esta é uma região que foi originalmente dedicada à agricultura, mas hoje em dia está totalmente orientada para a pesca.

Este é definitivamente um dos melhores passeios em La Spezia e o mais interessante é que é uma atividade para toda a família, uma vez que é adequado para todas as crianças com mais de 1,30m de altura. O preço inclui água engarrafada, equipamento de segurança e um guia que o levará diretamente a alguns dos recantos mais importantes desta região natural.

Detalhes interessantes

  • Duração: este tipo de passeio dura normalmente cerca de quatro ou cinco horas no total, incluindo as pausas para explorar os diferentes sítios ao longo do percurso.
  • Preços: esta atividade custa quase sempre cerca de 90 euros por pessoa, o que é bastante favorável, tendo em conta que, por vezes, está incluída uma pequena focaccia e uma prova de vinhos.

3. Assistir a uma aula de gastronomia do Norte de Itália

Aula de culinária| ©Maarten van den Heuve
Aula de culinária| ©Maarten van den Heuve

A cozinha do norte de Itália é tão importante como a do sul do país e, ao mesmo tempo, pode apreciar as tradições culinárias de La Spezia e da Ligúria. Outra das melhores coisas para ver e fazer em La Spezia é participar numa aula de culinária com especialistas sobre a história gastronómica e a diversidade de ingredientes que caracterizam esta região agrícola.

As aulas em si são muitas vezes uma excelente forma de entretenimento antes de participar numa das famosas excursões que fazem de La Spezia um importante destino turístico na Ligúria. São também uma boa forma de conhecer a gastronomia local através dos seus protagonistas. As aulas são geralmente compostas por uma refeição de quatro pratos e destinam-se a grupos com um máximo de oito participantes.

A experiência inclui também o vinho que acompanha o evento e um livro de receitas impresso que pode ser levado para casa, para que possa reproduzir passo a passo os pratos que aprendeu. Há ainda a vantagem de as aulas se realizarem habitualmente em algumas das cozinhas profissionais do centro da cidade e, ao mesmo tempo, ser uma atividade acessível a toda a família, independentemente da idade.

Detalhes interessantes

  • Duração: este tipo de aula de culinária dura normalmente cerca de quatro horas no total.
  • Preço: o preço de uma aula deste tipo por pessoa ronda normalmente os 150 euros, mas este valor inclui o acompanhamento do cozinheiro profissional que dá a aula, bem como o pagamento de todos os ingredientes.

Reservar uma aula de culinária em La Spezia

4. Desfrute de um passeio gastronómico pela cidade

Comer fora em La Spezia| ©Anja Leidel
Comer fora em La Spezia| ©Anja Leidel

É possível conhecer La Spezia de uma perspetiva totalmente diferente fazendo um passeio gastronómico pela cidade. Trata-se de uma experiência turística altamente recomendada para se familiarizar com os sabores que definem este lugar e, acima de tudo, porque é uma atividade ideal para visitar simultaneamente alguns dos lugares mais emblemáticos da cidade.

O custo deste serviço geralmente inclui diferentes degustações de alimentos, bem como água engarrafada. O que define algumas das melhores excursões gastronómicas em La Spezia é a oportunidade de experimentar a cultura e o modo de vida italianos, uma vez que muitos dos guias actuam realmente como um amigo local que o leva aos seus lugares favoritos numa troca de ideias genuína e solidária.

Tenha em mente que La Spezia não é geralmente uma cidade muito grande, o que significa que com uma boa excursão gastronómica poderá ver a maioria dos tesouros culinários da cidade.

Pormenores de interesse

Duração: este tipo de excursões gastronómicas dura normalmente cerca de três horas no máximo, o que é tempo suficiente para visitar vários restaurantes e provar diferentes entradas, pratos principais e sobremesas.Preço: o preço de uma experiência deste tipo ronda normalmente os 90 euros por pessoa e, de certa forma, é um preço conveniente sabendo que irá comer em três ou quatro restaurantes diferentes ao longo do percurso.

Reservar uma excursão gastronómica em La Spezia

5. Visitar alguns dos museus da cidade

O Museu Técnico Naval de La Spezia| ©freakforti
O Museu Técnico Naval de La Spezia| ©freakforti

La Spezia é uma cidade que, apesar de ser pequena e relativamente moderna, tem uma boa variedade de museus que valem uma visita num passeio turístico. Alguns deles são dedicados à arte italiana, enquanto outros se concentram na história da região da Ligúria. Os dois seguintes são algumas das melhores coisas para ver e fazer nesta cidade.

O Museu Técnico Naval

A aquisição de bilhetes para o Museu Técnico Naval em La Spezia é recomendada para todos os tipos de turistas, uma vez que este museu é um dos melhores da Europa para uma exposição permanente de armas e navios de uma marinha nacional.

No seu interior, encontrará armas antigas que faziam parte de diferentes exércitos pertencentes aos reinos que constituíam a atual Itália republicana. Também se podem ver modelos mais recentes que foram utilizados tanto na Primeira como na Segunda Guerra Mundial.

  • Horário de abertura: Aberto todos os dias da semana, das 8h30 às 19h30
  • Preços: Os bilhetes custam cerca de 3 euros por pessoa.

Castelo de San Giorgio

O Castel San Giorgio é para muitos o maior tesouro histórico e arquitetónico de La Spezia e este local funciona agora como um museu. Como tal, tem exposições permanentes de esculturas e outras peças que foram usadas pelos seus ocupantes desde a construção do edifício no século XIV.

  • Horário de funcionamento: O castelo está encerrado à segunda-feira e de quarta-feira a domingo está normalmente aberto das 10h às 12h30, voltando a receber visitantes das 14h às 17h.
  • Preços: A entrada custa cerca de 5 euros por pessoa. Não há distinção de idade no preço.

6. Excursão à Ilha da Palmaria

Ilha de Palmaria| ©Graeme Maclean
Ilha de Palmaria| ©Graeme Maclean

No extremo sudoeste do Golfo de La Spezia encontra-se outra das melhores atracções desta cidade. Trata-se da ilha de Palmaria, onde se pode desfrutar de um passeio pelos seus espaços naturais repletos de flora e fauna peculiares.

A ilha caracteriza-se pelas mesmas falésias que se encontram em toda a Cinque Terre, mas também possui grutas de mármore ideais para serem exploradas. De facto, é também o local perfeito para desfrutar de um pequeno passeio de barco ou simplesmente desfrutar de um dia de praia num local menos turístico.

Na aldeia em frente à ilha, Portovenere, terá também a oportunidade de visitar a famosa fortificação na sua costa sudoeste. As caminhadas são outra atividade a não perder na ilha e um almoço ou jantar com o peixe do dia em Portovenere é perfeito quando se decide regressar ao que os habitantes locais consideram ser o continente.

7. Passar uma tarde no Parco Giardini Pubblici

Parque Giardini Pubblici| ©Jason
Parque Giardini Pubblici| ©Jason

Em pleno coração urbano de La Spezia, encontra-se o Giardini Pubblici, um parque público muito próximo do museu técnico naval e do passeio marítimo que se estende ao longo da marina da cidade.

Caracteriza-se pela oportunidade que oferece aos turistas de passear num dos poucos espaços que existem na cidade para o entretenimento de todos os habitantes, bem como pela beleza que distingue o paisagismo deste local.

É realmente um plano a não perder quando se visita La Spezia, especialmente devido à sua proximidade com a maioria dos restaurantes e estabelecimentos comerciais da cidade. Isto significa que caminhar durante uma ou duas horas ao longo do seu comprimento e depois ir às compras ou simplesmente sentar-se para uma boa refeição é uma obrigação para todos os turistas que vêm a esta cidade.

8. Ver as montanhas no Parco Nazionale dell'Appennino Tosco-Emiliano

Passear pelo Parco Nazionale dell'Appennino Tosco-Emiliano| ©Cristian Marchi
Passear pelo Parco Nazionale dell'Appennino Tosco-Emiliano| ©Cristian Marchi

A proximidade de La Spezia a outros locais turísticos importantes no norte de Itália faz com que as excursões a partir desta cidade sejam uma das melhores coisas a fazer , independentemente da época do ano ou do número de pessoas que o acompanham. Por esta razão, um passeio ao Parco Nazionale dell'Appennino Tosco-Emiliano é algo que não deve perder. Especialmente porque está localizado a cerca de 40 minutos de carro, no máximo, a nordeste da cidade.

Monte Prado, Monte Cusna e Alpe di Succiso são algumas das montanhas mais visitadas da região. No entanto, os grandes prados e lagos escondidos que se estendem ao longo do parque nacional são também um ótimo lugar para se afastar de tudo e apreciar a beleza natural que define esta região montanhosa.

O parque nacional é demasiado grande para poder cobrir toda a sua extensão. No entanto, se visitar algumas das aldeias toscanas que se situam entre as fronteiras desta região e da Ligúria, poderá ainda assim desfrutar da beleza que caracteriza esta zona montanhosa.

9. Aproveite a oportunidade para ir a Génova e a Pisa

Em Pisa| ©S D K
Em Pisa| ©S D K

Finalmente, outra das melhores coisas para ver ou fazer numa visita a La Spezia é aproveitar o tempo livre que tem nesta cidade para fazer uma viagem de um ou dois dias a Génova ou P isa. Parte da importância de La Spezia em Itália é a sua localização estratégica na região costeira, o que influenciou grandemente a prosperidade do comércio europeu através destes dois importantes locais.

A viagem de comboio desta cidade para Pisa e Génova demora aproximadamente o mesmo tempo, uma hora e meia, pelo que não faz diferença qual dos dois locais decide visitar. No entanto, deve saber que visitar Génova é uma experiência muito mais orientada para a aprendizagem sobre a importância do seu porto no comércio italiano. Pisa, por outro lado, oferece grandes maravilhas da arquitetura italiana, incluindo a sua famosa torre inclinada.

Reserve a sua excursão a Florença e Pisa

10. Participe numa excursão privada a Cinque Terre

Em Cinque Terre| ©Jasmine Halki
Em Cinque Terre| ©Jasmine Halki

A verdadeira razão pela qual La Spezia é um importante destino turístico em Itália é a sua proximidade com o Parque Nacional das Cinque Terre, uma faixa montanhosa centenária ao longo da costa da Ligúria, com cinco cidades costeiras de importância histórica e beleza arquitetónica, e um Património Mundial da UNESCO. De facto, a região foi declarada Património Mundial da UNESCO.

Esta atividade pode ser considerada uma das melhores excursões de um dia a partir de La Spezia, uma vez que, apesar de estar tão perto de La Spezia, é uma zona fora da cidade. É também uma parte imperdível da sua viagem se estiver interessado em explorar uma das grandes atracções de Itália. Toda a área é caracterizada pelas cores das suas casas antigas que contrastam de uma forma muito peculiar com as falésias rochosas que quebram diretamente com a costa da Ligúria.

Pode visitar este lugar por conta própria, se desejar. No entanto, uma recomendação que não posso deixar de fazer é juntar-se a uma excursão privada, pois isso irá garantir-lhe a oportunidade de visitar todas as aldeias em tempo recorde, sem perder nenhuma das principais atracções. O custo do serviço inclui também a viagem de regresso de comboio a partir do porto de La Spezia.

Informações úteis

  • Duração: Este tipo de excursões ao longo das Cinque Terre dura normalmente cerca de seis ou sete horas no total. Podem demorar um pouco mais, dependendo do número de turistas em cada uma das aldeias.
  • Preço: Os adultos pagam normalmente cerca de 350 euros por pessoa, o que é lógico, uma vez que se trata de uma experiência privada e exclusiva. No entanto, as crianças entre os 4 e os 11 anos pagam apenas cerca de 60 euros.

Reservar uma excursão privada a Cinque Terre