10 coisas para fazer em Cinque Terre no inverno

Cinque Terre é um dos destinos mais visitados durante o verão, mas também tem muitas atracções para oferecer durante o inverno. Descubra os melhores planos

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 10 minutos

10 coisas para fazer em Cinque Terre no inverno

Portovenere no inverno | chripell

Cinque Terre é famosa pelas suas praias e paisagens, sempre rodeadas de calor e sol omnipresente, mas durante o inverno, apesar do tempo chuvoso e algo frio, a região também tem muitas atracções para oferecer, especialmente graças à sua deliciosa gastronomia e à beleza dos seus edifícios históricos.

Algumas das melhores coisas para ver e fazer em Cinque Terre no inverno incluem percorrer as cinco aldeias de comboio, fazer caminhadas, descobrir a estátua do Gigante em Monterosso al Mare, visitar o Parque Nacional, apreciar o Festival Aria de música clássica e relaxar com um café na pitoresca Piazza Vignaioli de Riomaggiore.

1. Mergulhe na gastronomia local com uma aula de culinária

Aula de culinária| ©Kristin Brinner
Aula de culinária| ©Kristin Brinner

O inverno em Cinque Terre tende a ser ameno, mas o tempo também se torna frio por vezes e alguns dias são chuvosos. Por isso, uma boa alternativa para se abrigar do frio é reservar uma aula de culinária em Riomaggiore, um plano ideal para os amantes da cozinha italiana em que, além disso, terá a possibilidade de almoçar ou jantar na casa de uma família local.

A cozinha de Cinque Terre destaca-se pelas anchovas grelhadas, risotos, massas, mariscos e pizzas. Nesta refeição, que inclui um menu de três pratos, prove os vinhos locais, incluindo o Bianco DOC e o vinho doce chamado Sciacchetra.

Para além disso, pode visitar os restaurantes e bares de todas as aldeias, de Riomaggiore a Monterosso al Mare. Pode visitá-los por conta própria ou optar por um dos melhores passeios gastronómicos em Cinque Terre.

Reservar uma aula de culinária em Riomaggiore

2. Assistir ao Festival Aria em Vernazza

Castelo Doria| ©Andrea Einaudi
Castelo Doria| ©Andrea Einaudi

O mais importante festival de música clássica das Cinque Terre realiza-se todos os anos em Vernazza. O Aria é organizado em dezembro e apresenta uma grande variedade de espectáculos de ópera, concertos a solo e música de câmara, tornando-o um dos eventos mais populares entre turistas e habitantes locais. O festival abre também a época de inverno na região.

O Festival Aria é famoso pela qualidade dos seus artistas e concertos, mas também inclui outros eventos no calendário, como masterclasses e palestras, que são de interesse para os amantes da música. Os espectáculos não têm um palco fixo, mas têm lugar em vários locais de Vernazza, sendo o principal o Castelo Doria.

Os espectáculos do festival são gratuitos, embora os bilhetes devam ser reservados com antecedência no sítio Web oficial do evento, que se realiza em dezembro, coincidindo com o fim de semana anterior ao Natal.

Informações de interesse

  • Preço: a entrada nos espectáculos é gratuita, embora seja necessário reservar com antecedência.
  • Quando: todos os anos, em dezembro.
  • Onde: Vernazza, Cinque Terre.

3. Participar nas celebrações da padroeira da Virgem de Santa Lúcia

Festa de Santa Lúcia| ©Henrik Ivansson
Festa de Santa Lúcia| ©Henrik Ivansson

Uma das celebrações patronais mais populares em Itália, e especialmente na Sicília, é a festa de Santa Lúcia, que começa a cada 13 de dezembro e consiste principalmente em desfiles e peregrinações que duram até ao final do mês para venerar a mártir cristã, natural de Siracusa. Em Cinque Terre, esta celebração tem lugar nas igrejas e, se o tempo estiver favorável, inclui um espetáculo de fogo de artifício no porto.

Santa Lucia é uma das festas cristãs mais difundidas em Itália e é promovida pela Igreja Católica, uma vez que as suas celebrações incluem revisões da fé cristã, missas em honra da virgem e desfiles de peregrinos, mas também reuniões familiares e o consumo de produtos típicos nas imediações dos pontos de celebração. Em Monterosso al Mare, o centro das festividades situa-se na igreja de San Giovanni il Batista.

Em geral, as festas da padroeira Santa Lucia duram o dia inteiro, pelo que podem não ser compatíveis com uma estadia curta na cidade. Se for esse o seu caso, aqui está uma lista de coisas que pode fazer para descobrir Cinque Terre em 2 dias.

4. Maravilhar-se com os espectáculos de fogo de artifício em Manarola

Fogos de artifício em Manarola| ©Jarrod Lopiccolo
Fogos de artifício em Manarola| ©Jarrod Lopiccolo

O epicentro do Natal em Cinque Terre está em Manarola, a cidade que é famosa pelo seu presépio gigante, considerado um dos maiores do mundo, e pelos seus espectáculos de fogo de artifício, que iluminam o céu a partir do Cerro delle Tre Croce na véspera de Natal e também para celebrar o Ano Novo.

Se está a planear visitar as cidades de Cinque Terre durante o inverno com a sua família ou crianças, assistir aos espectáculos de fogo de artifício em Manarola pode ser um dos planos mais interessantes para conhecer um perfil diferente da cidade, que, devido ao clima de inverno, perde a atração das praias como principal atração. Além disso, o Cerro de las Tres Cruces é o ponto de encontro dos habitantes locais durante as festividades.

Os espectáculos de fogo de artifício em Manarola, que também iluminam o presépio gigante, são uma das melhores coisas para fazer durante a noite em Cinque Terre.

Detalhes interessantes

  • Preço: a entrada para assistir ao espetáculo de fogo de artifício é gratuita.
  • Quando: na véspera de Natal de cada ano.
  • Onde: Manarola, Cinque Terre.

5. Visite o Parque Nacional de Cinque Terre com poucos turistas

Parque Nacional de Cinque Terre| ©Jasmine Halki
Parque Nacional de Cinque Terre| ©Jasmine Halki

O Parque Nacional de Cinque Terre está no coração das aldeias e dos percursos pedestres da Riviera italiana, incluindo as quatro secções do Trilho Azul, mas também muitos outros percursos pedestres na região. Se planear viajar no inverno, poderá percorrê-los em paz e sossego, sem grande afluência de turistas, para descobrir não só as paisagens locais, mas também a flora e a fauna.

O Parque Nacional das Cinque Terre está rodeado de estradas sinuosas que atingem, em alguns casos, 600 metros acima do nível do mar, pelo que, a partir daqui, terá inevitavelmente algumas das melhores vistas abertas sobre o mar e as aldeias da Ligúria.

No inverno, exceto em dias muito frios e chuvosos, o tempo será seu aliado, ao contrário do que acontece se visitar as Cinque Terre no verão, quando o calor e o sol podem ser sufocantes.

6. Descubra a estátua do Gigante e siga a sua tradição

Estátua do Gigante| ©frizzetta
Estátua do Gigante| ©frizzetta

A estátua do Gigante é uma das principais atracções de Monterosso al Mare e, embora apenas uma parte da obra original ainda esteja de pé, continua a deslumbrar os visitantes com a sua enorme estrutura de ferro e betão armado construída em 1910 pelo artista Arrigo Minerbi de Ferrara.

Se visitar Cinque Terre durante o inverno, que é uma das estações mais chuvosas, poderá também descobrir o mito de que se conseguir avistar o Gigante por detrás do manto de chuva, terá boa sorte no futuro. Esta crença refere-se ao facto de, aparentemente, em tempos antigos, no local atual da estátua, ter existido um farol rudimentar que mantinha os navios afastados dos penhascos.

El Gigante também se encontra numa extremidade da praça de Fegina, onde também se pode visitar a única estância balnear de areia das Cinque Terre.

7. Desfrute das festividades subaquáticas de Vernazza

Vernazza| ©Willem Verhoef
Vernazza| ©Willem Verhoef

Uma das actividades de inverno mais apelativas em Cinque Terre é a festa subaquática de Vernazza, que faz parte de um evento anual realizado ao largo da costa da cidade e envolve um grupo de mergulhadores que mergulham no mar para colocar uma árvore de Natal e uma série de decorações numa área do fundo do mar. Os mergulhadores também iluminam as instalações com luzes subaquáticas.

Esta celebração, que tem raízes natalícias, tem por objetivo divulgar a importância do mar em Vernazza para a economia e a tradição locais e também mostrar a beleza da costa. Para além disso, na véspera de Natal, o nascimento do Menino Jesus é celebrado nas águas, um evento em que os mergulhadores retiram a figura do recém-nascido do mar e a transferem para a igreja local para veneração.

Vernazza é um dos segredos mais bem guardados de Cinque Terre, por isso, se quiser aproveitar ao máximo a sua visita à cidade, pode também visitar a torre medieval de Belforte, a partir da qual pode aceder a uma das vistas panorâmicas mais limpas da Riviera Italiana.

Detalhes interessantes

  • Preço: a entrada para ver o Natal Subterrâneo é gratuita.
  • Quando: Na véspera de Natal de cada ano.
  • Onde: Vernazza, Cinque Terre.

8. Passeio de comboio pelas cinco aldeias de Cinque Terre

Riomaggiore| ©pushypenguin
Riomaggiore| ©pushypenguin

A melhor alternativa para explorar as cinco aldeias de Cinque Terre é apanhar o comboio expresso, que vai de La Spezia a Levanto, passando por Corniglia, Vernazza, Manarola, Riomaggiore e Monterosso al Mare. Não é apenas a opção mais económica, mas também a mais cómoda e rápida e, em algumas zonas, a única alternativa, uma vez que muitas zonas da Riviera Italiana estão interditas a veículos motorizados.

Se planear visitar Cinque Terre no inverno, pode também utilizar os comboios, que oferecem serviços de meia em meia hora, com uma baixa afluência de turistas, para que possa viajar com conforto, abrigar-se do frio e das baixas temperaturas e também desfrutar da paisagem ao longo do percurso, que é muito bonita.

O bilhete de comboio tem um custo inicial de cerca de 5 euros, pelo que será muito mais barato do que o autocarro, que também não tem acesso aos centros das cidades. A melhor opção é combinar a viagem de comboio por conta própria com algumas das melhores excursões de Cinque Terre.

9. Descubra as paisagens de Cinque Terre com um passeio a pé

Pôr do sol em Manarola| ©Sergio Boscaino
Pôr do sol em Manarola| ©Sergio Boscaino

Cinque Terre é conhecida, entre outras coisas, pelos seus trilhos para caminhadas, que estão abertos durante todo o ano e oferecem belas vistas da costa e do mar, e embora durante o inverno possa ser um pouco difícil percorrer os trilhos devido ao tempo, vale a pena fazer o esforço e conhecer a região das falésias no seu perfil mais selvagem.

Entre os trilhos que pode percorrer está o Trilho Azul, que é um dos mais famosos e é composto por quatro troços diferentes que perfazem um percurso de 12 quilómetros. Esta rota é bem conhecida porque permite atravessar as cinco cidades, embora seja possível fazer algumas secções separadamente, como a Via dell'Amore, que corre ao longo da fronteira entre Riomaggiore e Manarola.

Alguns dos trilhos também oferecem excelentes vistas panorâmicas, especialmente ao pôr do sol, pelo que caminhar ao longo de um destes percursos é uma das melhores coisas para fazer em Cinque Terre à noite, tomando as precauções necessárias.

10. Pare em um café em Riomaggiore e recarregue suas baterias

Café em Riomaggiore| ©ChristianaIT
Café em Riomaggiore| ©ChristianaIT

A Piazza Vignaioli é um dos lugares mais famosos e pitorescos de Riomaggiore e durante o seu passeio pela cidade no inverno pode fazer uma pausa para o café num dos cafés locais, que são famosos pelas suas bebidas, mas também pelas suas sobremesas e bolos.

Nos cafés de Riomaggiore não só se pode relaxar, mas também descobrir o horizonte da praça e do bairro , enquanto se está ao abrigo das baixas temperaturas e do vento da cidade, que é uma das mais frias da Riviera Italiana devido à sua localização na ponta sul de La Spezia.

Também é possível percorrer os restaurantes da zona e optar por almoçar ou jantar, mas seja qual for a opção escolhida, o ideal é comer de frente para a Piazza Vignaioli para respirar o espírito de Riomaggiore, que é um dos locais mais eclécticos da Riviera Italiana.

Temperaturas em Cinque Terre no inverno

Conhecer Cinque Terre| ©Asar Studios
Conhecer Cinque Terre| ©Asar Studios

O inverno é muito frio em Cinque Terre, sendo janeiro e fevereiro os dois meses com as temperaturas mais baixas da região, com máximas de 12 °C, mínimas de 5 °C e temperaturas médias de 7 °C.

O inverno também é chuvoso, por isso não saia sem um casaco e um guarda-chuva para evitar complicações a meio do seu passeio ou das excursões do seu itinerário.

O número de turistas em Cinque Terre no inverno

Cinque Terre pela manhã| ©Narella Dc
Cinque Terre pela manhã| ©Narella Dc

O inverno faz parte da baixa temporada na Riviera Italiana, por isso o fluxo de turistas diminui drasticamente em comparação com se visitar Cinque Terre em abril ou nos meses de verão, tornando-se um momento ideal para descobrir a região em seu lazer.

Se não estiver preocupado com o frio ou com os dias de chuva, pode descobrir aquela que é frequentemente uma das zonas mais visitadas de Itália com menos turistas, e encontrará melhores preços nas excursões e no alojamento.

Preços em Cinque Terre no inverno

Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran
Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran

Como o inverno faz parte da época baixa na cidade, os preços do alojamento e das excursões baixam significativamente, o que significa que se estiver a planear uma viagem económica a Cinque Terre, vai querer visitar a região nesta altura do ano.

Além disso, se quiser fazer poupanças extra, pode organizar um itinerário e reservar excursões e alojamento com antecedência online, para evitar alterações ou aumentos de preços de última hora.

O que levar na mala para o inverno em Cinque Terre

Bagagem| ©tookapic
Bagagem| ©tookapic

O inverno é a época mais fria e chuvosa do ano, mas nada o impedirá de desfrutar das melhores coisas para ver e fazer em Cinque Terre. No entanto, eu recomendo que você inclua o seguinte na sua mala:

  • Sapatos confortáveis.
  • T-shirts térmicas.
  • Agasalhos.
  • Calças quentes.
  • Mackintosh.
  • Guarda-chuva.
  • Meias térmicas.
  • Botas impermeáveis.
  • Calçado de montanha.
  • Camisolas de lã.
  • Casaco impermeável.