10 coisas para fazer em Cinque Terre em setembro

Em setembro, o verão termina em Cinque Terre e a região esvazia-se de turistas, mas o bom tempo persiste e o calendário inclui festivais, festas de santos padroeiros e muitas actividades onde se pode descobrir um dos lugares mais bonitos de Itália.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 11 minutos

10 coisas para fazer em Cinque Terre em setembro

Cinque Terre | ©Mike L

Cinque Terre, em La Spezia, é uma faixa de cidades na Riviera Italiana e também um dos destinos mais populares do país, particularmente pela beleza das suas praias, pelos edifícios impressionantes nas suas falésias e pelo número de atracções que tem para oferecer, especialmente no verão, mas também durante o resto do ano, como em setembro, quando a região se esvazia de turistas mas o bom tempo persiste.

Algumas das melhores coisas para ver e fazer em Cinque Terre para descobrir a região em setembro incluem participar nas festividades do santo padroeiro de São João Batista, fazer uma excursão de mergulho com o melhor tempo do ano, visitar as cidades com poucos turistas e dar um mergulho na praia de Guvano, que é considerada uma das praias mais pitorescas de Cinque Terre.

1. Fazer uma excursão de mergulho com o melhor tempo

Mergulhar em Cinque Terre| ©zsazsa206
Mergulhar em Cinque Terre| ©zsazsa206

No verão, o clima é muito quente em Cinque Terre e as praias tornam-se os lugares mais visitados da região pelos turistas que chegam em grande número, de modo que as excursões nas áreas próximas à costa podem tornar-se complicadas e ineficazes, como no caso de passeios de mergulho e snorkel que não será capaz de descobrir plenamente a fauna marinha. Mas as condições mudam em setembro, quando a região se esvazia.

No início do outono, começa a época baixa das Cinque Terre e os turistas abandonam a cidade. No entanto, o tempo continua quente e agradável, o que faz com que seja a altura ideal para fazer mergulho e snorkelling nas praias de Fegina e Neptuno em Monterosso al Mare e Canneto em Riomaggiore.

Além disso, em setembro, as águas são mais calmas e nas excursões de mergulho é possível descobrir os principais espécimes da reserva marinha, desde raias e polvos a golfinhos. Também se pode fazer snorkeling durante os melhores passeios de Cinque Terre que incluem viagens de barco e desfrutar de um mergulho nas águas do Mar da Ligúria.

2. Visitar o Festival da Anchova em Monterosso al Mare

Anchova| ©zsazsa206
Anchova| ©zsazsa206

Uma das melhores coisas para fazer em Cinque Terre é desfrutar da gastronomia, que se destaca pelo pesto de manjericão, azeitonas, marisco e anchovas, especialmente as de Monterosso al Mare, onde durante a terceira semana de setembro de cada ano é organizado o Festival da Anchova.

Neste festival é possível provar as anchovas frescas e salgadas da região, que são preparadas grelhadas, fritas ou ao natural em azeite com tomate. As anchovas de Monterosso al Mare são famosas em toda a Itália e são consideradas uma iguaria de La Spezia, que pode ser descoberta nas bancas do recinto da feira, instaladas junto à estátua do Gigante.

Pode participar no festival gratuitamente, uma vez que não tem de pagar entrada, bastando-lhe comer o que quiser nas bancas. Durante o festival, pode também desfrutar de eventos musicais e de outras comidas típicas, bem como de vinhos regionais. O Festival da Anchova é frequentemente incluído nos melhores passeios gastronómicos de Cinque Terre.

Detalhes interessantes

  • Preço: A entrada no festival é gratuita.
  • Quando: durante a terceira semana de setembro.
  • Onde: Monterosso al Mare, Cinque Terre.

3. Desfrutar dos caminhos de Cinque Terre com poucos turistas

Cinque Terre| ©Gary Bembridge
Cinque Terre| ©Gary Bembridge

Cinque Terre é composta pelas cidades de Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore e todas elas têm atracções muito diferentes para lhe oferecer, mesmo Corniglia, que é a única das cidades da Riviera que não se liga diretamente ao mar, pelo que a melhor opção para as descobrir é percorrê-las a pé, embora no verão possa tornar-se muito complicado pelos turistas e no inverno pelo clima.

Se visitar Cinque Terre em setembro, poderá visitar as ruas e ruelas da região com um número muito menor de pessoas do que no resto do ano e também com um clima ideal, uma vez que o calor não será sufocante, mas oferecerá oportunidades para tomar um banho e visitar a pé ou de comboio os locais a que não se pode chegar de carro, uma vez que desde há alguns anos Cinque Terre tem limitado a circulação de veículos na maioria das suas ruas.

No entanto, se planear visitar Cinque Terre no inverno, as chuvas podem alterar parte do seu percurso e também complicar a circulação entre as cidades, pelo que o início do outono, em setembro, é a melhor altura para descobrir uma das regiões mais visitadas de Itália com poucos turistas.

4. Participar na peregrinação de São Bernardino em Corniglia

Igreja de São João Batista| ©Gary Bembridge
Igreja de São João Batista| ©Gary Bembridge

Corniglia é a mais pequena das aldeias das Cinque Terre e a única que não está diretamente ligada ao mar, pois está situada num promontório com mais de 100 metros de altura, mas não é menos interessante de visitar, pois tem uma longa tradição literária desde que Giovanni Boccaccio a mencionou no Decameron e é também famosa pela peregrinação de São Bernardino.

Esta cerimónia religiosa realiza-se todos os anos a 8 de setembro e consiste numa festa na ermida de Corniglia, onde os habitantes da aldeia chegam depois de uma peregrinação que combina a tradição de São Bernardino com um percurso pedestre.

A peregrinação atravessa a aldeia desde o centro até à ermida de São Bernardino e inclui também barracas de comida típica e artesanato e actividades culturais, como concertos de música e espectáculos de teatro.

Informações de interesse

  • Preço: a participação na peregrinação é gratuita.
  • Quando: 8 de setembro de cada ano.
  • Onde: Corniglia, Cinque Terre.

5. Dar um mergulho na praia de Guvano.

Praia de Guvano| ©John W. Schulze
Praia de Guvano| ©John W. Schulze

Guvano é a praia mais conhecida de Vernazza e também uma das mais famosas de Cinque Terre, não só porque é uma das poucas na região que está localizada numa área selvagem, livre de restaurantes e serviços, mas também porque a única estrada através da qual é possível chegar à praia é um desfiladeiro rochoso na fronteira entre Corniglia e Vernazza, o que tornará a sua visita mágica no início do outono.

setembro é a melhor altura para nadar em Guvano porque encontrará poucos turistas e poderá desfrutar de um clima agradável, mas também porque quando o verão termina, termina a época de nudismo na praia, pelo que poderá tomar um banho em paz e sossego e até mesmo visitá-la com crianças, se estiver a planear visitar Cinque Terre com a sua família.

Tenha em conta que o acesso à praia de Guvano não é fácil e que a melhor forma de a desfrutar é passar a tarde inteira, pelo que pode não ser aconselhável se estiver a planear uma estadia curta na região. Se for esse o seu caso, aqui está uma lista de coisas para ver e fazer para descobrir Cinque Terre em 2 dias.

6. Apreciar a celebração de San Venerio na ilha de Tino

Ilha de Tino| ©Alan_W100
Ilha de Tino| ©Alan_W100

Desde que a Unesco incluiu Cinque Terre na lista do Património Mundial, a ilha de Tino, que também foi incluída, permaneceu junto com outros territórios dentro da administração da região. Hoje, Tino continua a ser um grande mistério, mas uma das poucas certezas é que o dia 13 de setembro é a celebração de San Venerio, o santo padroeiro de La Spezia.

San Venerio é um enigma em si mesmo, mas acredita-se que viveu na ilha como eremita e que o seu santuário foi construído em Tino para marcar o local da sua morte. Mais tarde, foi aí construído o mosteiro e começou a ser celebrada a festa patronal, que consiste numa missa e numa grande fogueira que se mantém acesa durante todo o dia para afastar o frio que chega com o fim do verão.

A ilha pode ser alcançada por conta própria ou numa das excursões de barco que percorrem as ilhas da região, embora tenha em atenção que se planear visitar Cinque Terre no verão, as excursões podem esgotar rapidamente, por isso reserve com bastante antecedência.

Informações úteis

  • Preço: Pode visitar a ilha gratuitamente.
  • Quando: 13 de setembro de cada ano.
  • Onde: Ilha de Tino, Cinque Terre.

7. Visite a oficina de Trento Longaretti no aniversário do seu nascimento.

Oficina de pintura| ©Nikolay Dikin
Oficina de pintura| ©Nikolay Dikin

Trento Longaretti foi um dos mais famosos pintores contemporâneos italianos e viveu grande parte da sua vida em Corniglia, onde montou o seu atelier e se inspirou em Cinque Terre, um lugar que descreveu como um dos mais belos do mundo. Atualmente, o seu atelier é também um museu de arte e todos os anos, a 27 de setembro, são organizadas actividades para celebrar o aniversário do nascimento do artista.

Visitar o estúdio de Trento Longaretti é um plano ideal se planeia visitar Cinque Terre com crianças e se quer viver uma experiência alternativa às tradicionais da região, uma vez que no museu, para além das obras do autor, poderá participar em actividades de pintura, assistir a conferências e descobrir a história da Riviera Italiana através do legado do artista.

O estúdio de Trento Longaretti está localizado no sótão de uma casa discreta que só se distingue pela cor vermelha marcante da sua fachada, pelo verde das suas aberturas e pela iluminação, que poderá descobrir se planear visitar Cinque Terre à noite.

Detalhes interessantes

  • Preço: a entrada no atelier tem um custo inicial de cerca de 5 euros por pessoa.
  • Quando: 27 de setembro de cada ano.
  • Horário: durante o verão, o museu está aberto de terça-feira a domingo, das 8.00 às 17.00 horas.
  • Onde: Corniglia, Cinque Terre.

8. Participe na festa de São João Batista em Monterosso al Mare

Monterosso al Mare| ©Rutger van der Maar
Monterosso al Mare| ©Rutger van der Maar

João Batista é o santo padroeiro de Monterosso al Mare, que é a cidade mais famosa e mais popular das Cinque Terre, e se visitar a região em setembro, pode participar nas festividades do santo padroeiro, uma vez que em Itália se celebra a sua conceção e não o seu nascimento, como é comum noutros países.

Em Monterosso al Mare, a 23 de setembro, as actividades do dia do padroeiro começam com uma missa na Igreja de São João Batista, seguida de uma peregrinação. Além disso, são montadas bancas de comida à volta da igreja principal, que permanece aberta durante todo o dia para que os visitantes de outras partes de Itália possam participar na celebração.

Nas imediações da Igreja de São João Batista também se pode fazer compras de artesanato e visitar as lojas de recordações, uma vez que a igreja é um dos pontos fulcrais de Cinque Terre.

Detalhes interessantes

  • Preço: a participação nas actividades é gratuita.
  • Quando: 23 de setembro de cada ano.
  • Onde: Monterosso al Mare, Cinque Terre.

9. Venha participar nas competições de natação do Golfo dei Poeti

Natação| ©Brian Matangelo
Natação| ©Brian Matangelo

O Golfo dei Poeti é um dos principais locais de La Spezia e, em setembro, para encerrar a época de verão, são organizadas competições de natação para todas as idades e níveis, por isso, se é fã do desporto, pode participar na competição ou vir como espetador.

A competição começa normalmente nos últimos dias de agosto e termina na terceira semana de setembro, para que possa assistir às fases finais e também desfrutar das barracas de comida e dos concertos musicais que são organizados em torno do evento.

Não se esqueça que o Golfo dei Poeti se situa nos arredores de Cinque Terre, na zona central de La Spezia, pelo que terá de passar parte da sua viagem a viajar de e para a região até ao golfo, o que poderá tirar tempo a outras actividades se estiver a planear uma estadia curta. Se for esse o seu caso, aqui está uma lista de actividades para que possa conhecer Cinque Terre em 3 dias.

Detalhes de interesse

  • Preço: as taxas de inscrição dependem da categoria, mas começam em 18 euros por pessoa.
  • Quando: as últimas instâncias são durante a terceira semana de setembro.
  • Onde: Golfo dei Poeti, La Spezia.

10. Participar na Notte Bianca

Dançar e festejar em Cinque Terre| ©Frank Neulichedl
Dançar e festejar em Cinque Terre| ©Frank Neulichedl

A Noite Branca é uma tradição que começou em Roma, onde durante o segundo fim de semana de setembro as praças públicas são transformadas em locais de entretenimento com eventos musicais, espectáculos de música, peças de teatro e barracas de comida. Esta tradição espalhou-se por outros locais em Itália, incluindo Cinque Terre, para que possa desfrutar da Notte Bianca durante a sua viagem de setembro.

Em Cinque Terre, os principais locais da Notte Bianca são a praça principal de Monterosso al Mare e a Piazza Vignaioli em Riomaggiore, mas em qualquer cidade em que se encontre durante o segundo fim de semana de setembro pode desfrutar dos espectáculos, que na sua maioria apresentam artistas locais.

Durante a Notte Bianca, os museus, lojas e espaços públicos em geral também estão abertos, o que faz com que seja uma das melhores oportunidades para ver um lado diferente de Cinque Terre.

Detalhes interessantes

  • Preço: a maioria das actividades é gratuita e os transportes públicos oferecem descontos.
  • Quando: durante o segundo fim de semana de setembro.
  • Onde: nos espaços públicos de Cinque Terre.

Temperaturas em Cinque Terre em setembro

Pôr do sol em Manarola| ©Sergio Boscaino
Pôr do sol em Manarola| ©Sergio Boscaino

O mês de setembro coincide com o fim do verão em Cinque Terre e o início do outono, pelo que as temperaturas descem um pouco em relação à época estival, mas mantêm-se com máximas de 27°C, mínimas de 17°C e temperaturas médias de 23°C, pelo que o clima é agradável.

setembro oferece um dos melhores climas para excursões de aventura e trekking e para caminhar nas aldeias de Cinque Terre e para excursões de banho, mergulho e snorkelling.

Fluxo turístico em Cinque Terre em setembro

Ruas de Vernazza| ©¡Carlitos
Ruas de Vernazza| ©¡Carlitos

O mês de setembro marca o início da época baixa na Riviera Italiana, que se esvazia de turistas e muda radicalmente o mapa das cidades, que deixam de estar cheias de visitantes. Esta é a altura ideal para visitar as cidades e as suas atracções, com bom tempo e poucos turistas.

Note-se que a diminuição do número de turistas também afecta os preços, pelo que o alojamento e as excursões são mais baratos do que se visitar Cinque Terre em abril ou durante os meses de verão.

Preços em Cinque Terre em setembro

Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran
Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran

Uma vez terminado o verão, os preços caem drasticamente na Riviera Italiana, especialmente no que diz respeito ao alojamento e às excursões, que tendem a esvaziar-se de turistas e a oferecer tarifas reduzidas, o que faz de setembro um dos melhores meses do ano para visitar Cinque Terre.

Note-se também que se reservar excursões e alojamento com antecedência, pode obter melhores descontos e evitar aumentos de preços de última hora.

O que levar na mala para uma visita a Cinque Terre em setembro

Bagagem| ©tookapic
Bagagem| ©tookapic

setembro é um mês quente e ameno em Cinque Terre, por isso recomendo levar na mala os seguintes itens:

  • Óculos de sol
  • Protetor solar
  • Sapatos confortáveis
  • Chapéu de sol
  • T-shirt leve
  • Casaco leve
  • Calças leves
  • Casaco de chuva
  • Camisolas leves
  • Calções de banho