Cinque Terre em 1 dia: tudo o que você precisa saber

24 horas é tempo mais do que suficiente para visitar a maioria das atracções que uma região como Cinque Terre tem para oferecer. Por isso, trago-vos um itinerário que vos ajudará a aproveitar o vosso tempo da forma mais adequada.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 9 minutos

Cinque Terre em 1 dia: tudo o que você precisa saber

Cinque Terre | ©Raffaele Sergi

Felizmente, muitas das melhores coisas para fazer e ver em Cinque Terre são actividades que não ocupam muitos minutos do seu dia. Isto tem a ver com o facto de que estas cidades são pequenas e percorrê-las não é um grande incómodo para aqueles que têm energia para isso. De facto, há quem considere que mais de 24 horas nesta região é demasiado tempo, sabendo que o resto da costa da Ligúria é um local igualmente interessante para explorar.

Por isso, se continuar a ler este post, vai encontrar um itinerário turístico que planeei para si. Inclui as principais atracções de cada uma das cinco cidades para que, no final do dia, possa ir para o seu novo destino sabendo que viu uma boa parte do Parque Nacional das Cinque Terre.

1. Comece o seu dia na estação de comboios de La Spezia

Estação de comboios de La Spezia| ©LHOON
Estação de comboios de La Spezia| ©LHOON

Começar o dia na estação de comboios de La Spezia é a melhor coisa a fazer quando se planeia visitar o Parque Nacional das Cinque Terre. Isto tem a ver com o facto de este meio de transporte ser o único que lhe permitirá explorar a maior parte deste local, assegurando que conseguirá chegar a cada uma das aldeias a tempo e que poderá pagar uma quantia favorável no processo.

O bilhete de comboio a comprar é o Cinque Terre Express Day Pass, que lhe permite circular livremente entre as 5 estações das cinco aldeias pelo módico preço de cerca de 15 euros. No entanto, é possível obter tarifas mais vantajosas sabendo que existem preços especiais para grupos e famílias e que a tarifa de uma aldeia para outra é de apenas 4 euros no total.

Esta estação de comboios é também um ponto de passagem obrigatório se for fazer um dos melhores passeios e excursões que partem de Cinque Terre. Isto deve-se ao facto de ser um centro de transportes públicos que liga diretamente às principais cidades do norte de Itália e que, ao mesmo tempo, fica a menos de 10 minutos da aldeia mais próxima deste parque nacional.

Também deve ter em conta que a ideia de alugar um carro e estacioná-lo em cada uma das aldeias é totalmente inconveniente. Principalmente porque as tarifas são excessivamente altas e, ao mesmo tempo, esses espaços estão longe da zona turística de cada aldeia. O mesmo acontece com os autocarros, que tendem a demorar muito mais tempo a percorrer cada povoação, o que dificulta a visita a todas elas em menos de 24 horas.

Os melhores passeios e excursões que partem de Cinque Terre.

2. Chegar a Riomaggiore e tomar o pequeno-almoço num dos seus restaurantes

Riomaggiore| ©pushypenguin
Riomaggiore| ©pushypenguin

Riomaggiore é a primeira das aldeias que encontrará no seu caminho para norte a partir da estação de comboios de La Spezia. Caracteriza-se pela sua beleza peculiar, bem como pela sua pequena dimensão em comparação com as outras quatro cidades que dão nome a este parque nacional. O centro histórico da cidade é a sua principal atração, bem como a sua praia, escondida e inacessível para a maioria dos turistas.

A minha recomendação é não fazer muitos desvios pela cidade, pois isso irá fazer-nos perder tempo. Ainda para mais sabendo que a maior parte das atracções turísticas se situam ao longo da rua principal que, por si só, é bastante íngreme. Na verdade, é preciso estar preparado para subir e descer escadas ao longo da visita a todas estas aldeias.

Para maior comodidade, na época alta, a maioria dos restaurantes que se encontram por toda a aldeia também costumam oferecer opções de pequeno-almoço. Isto sabendo que algumas pessoas chegam de manhã cedo.

Paralelamente, não se esqueça que também existe a possibilidade de fazer um dos melhores passeios gastronómicos de Cinque Terre. O problema desta opção numa viagem tão curta é que vai percorrer a religião em busca de pratos representativos e bons restaurantes e vai perder muitas das casas, monumentos e miradouros que quer ver para poder dizer que Cinque Terre é um lugar que o cativou.

Reservar um passeio gastronómico em Cinque Terre

3. Vá até Manarola e aproveite a oportunidade para captar memórias fotográficas

Pôr do sol em Manarola| ©Sergio Boscaino
Pôr do sol em Manarola| ©Sergio Boscaino

Quando terminar a sua curta visita a Riomaggiore, é importante voltar rapidamente para a estação de comboios para que em menos de 6 minutos chegue ao seu próximo destino em Cinque Terre, Manarola. É definitivamente uma paragem a não perder na sua viagem, pois é o local mais fotografado deste parque nacional.

O fator decisivo que faz com que tantos turistas escolham este local para captar as suas memórias fotográficas é a própria paisagem que caracteriza a aldeia. O facto é que é tão pequena como Riomaggiore, mas neste caso a maior parte da aldeia está numa colina que pode ser vista claramente do penhasco em frente. De facto, a forma da aldeia assemelha-se à forma de um anfiteatro natural.

Outro aspeto interessante desta aldeia é que, da estação de comboios até à aldeia, é preciso atravessar um túnel durante 15 minutos. Isto não é apenas divertido pela experiência, mas também devido à arquitetura peculiar do local.

Deve saber que uma das maiores atracções de Manarola é a possibilidade de saltar das margens rochosas para as praias profundas e mergulhar diretamente nas águas do Mar Mediterrâneo. Na verdade, este plano é uma das melhores coisas para fazer em Cinque Terre no verão, embora não seja uma boa ideia para si, porque vai ficar molhado e também vai dificultar a continuação do passeio pelo resto das cidades.

4. Deixem os vossos filhos brincar no Parco Giochi Paradiso antes de partirem

Parco Giochi| ©Casey Hugelfink
Parco Giochi| ©Casey Hugelfink

Antes de sair de Manarola, é aconselhável caminhar até ao Parco Giochi Paradiso, sabendo que é o único parque infantil da região. A ideia é aconselhável pela simples razão de que, se viaja com crianças, pode desfrutar de uma atividade totalmente centrada nelas para equilibrar a viagem e tornar a experiência memorável e divertida para todos.

Além disso, chegar a este local depois de ter percorrido as ruas das casas aglomeradas umas em cima das outras em Manarola é algo que lhe levará menos de 2 minutos. Tudo é ainda mais interessante sabendo que o Nessun Dorma, um dos melhores restaurantes da região, está localizado neste canto da cidade. Se vieres, não te esqueças de pedir um prato que inclua o tradicional pesto.

5. Descer em Corniglia só se estiver disposto a subir escadas

Corniglia| ©Derek Blackadder
Corniglia| ©Derek Blackadder

A próxima paragem na sequência de aldeias de sul para norte em Cinque Terre seria Corniglia. Este itinerário alternativo é opcional porque é a única cidade em todo o parque nacional que não tem um acesso direto à costa. De facto, situa-se num ponto bastante elevado das montanhas que atravessam todo o terreno e, por isso, é necessário subir cerca de 400 degraus para chegar à aldeia a partir da estação de comboios.

Em todo o caso, para muitos especialistas, esta é a mais autêntica e interessante das cinco aldeias que compõem o parque nacional. Além disso, o facto de muitos turistas se sentirem desencorajados a visitá-la por terem de subir todas aquelas escadas faz com que seja um local menos concorrido durante todo o ano. Isto significa que o alojamento nesta localidade é mais barato do que noutros locais e, ao mesmo tempo, a oferta comercial é menos procurada.

Cabe-lhe a si decidir se passear pelas ruas e apreciar as vistas privilegiadas do topo de uma montanha é algo que quer fazer nas suas 24 horas neste parque nacional. Ainda assim, continua a ser um dos lugares imperdíveis a visitar numa viagem de 3 dias ao longo das Cinque Terre e seria uma pena perder uma verdadeira joia desta região italiana por causa da preguiça.

Corniglia pode ser um sítio ideal para almoçar

Outra razão pela qual não deve desistir da ideia de visitar Corniglia durante a sua estadia em Cinque Terre é o facto de poder ser um local ideal para almoçar. Especialmente porque se houver menos turistas , os tempos de espera nos 5 restaurantes da aldeia serão menos significativos.

A isto junta-se o facto de a próxima paragem da sua viagem ser uma cidade muito maior, que recebe um maior número de visitantes, o que significa que lidar com o seu apetite será muito mais complexo lá.

6. Visitar o castello Doria depois de percorrer as ruas de Vernazza

Castelo Doria| ©Andrea Einaudi
Castelo Doria| ©Andrea Einaudi

O trajeto entre Corniglia e Vernazza não demora mais do que 5 minutos e, nesta altura da viagem, devem ser 3 ou 4 horas e meia da tarde. Esta aldeia destaca-se por ser um pouco maior do que qualquer outra que tenha visto até este ponto da sua viagem, bem como por ser a favorita de quase todos os turistas que vêm a este parque nacional. O facto de estar situada em frente à costa também a destaca, pois tem a possibilidade de receber diretamente um maior número de embarcações.

Tem uma praça central, bem como uma igreja impressionante e, ao longo das suas ruas estreitas, encontrará as típicas casas coloridas que caracterizam a arquitetura desta secção da Ligúria.

Chegar aqui para apanhar sol nas praias rochosas é normalmente uma atividade recomendada, mas o facto de haver tantas lojas espalhadas pela aldeia também faz com que seja uma das melhores coisas para fazer em Cinque Terre no inverno. De facto, é uma das cidades mais recomendadas para visitar nesta região se a sua viagem tiver de ser feita nesta altura do ano.

Não perca o castello Doria localizado no extremo sul da cidade. Isto porque oferece uma das melhores vistas de Vernazza, uma vez que se trata das ruínas mais bem preservadas das antigas residências mantidas pela classe dominante em toda a cidade. O cemitério da cidade é outro ponto de vista recomendado, embora o seu acesso exija mais esforço físico.

7. Como chegar a Monterosso al Mare

Monterosso al Mare| ©Rutger van der Maar
Monterosso al Mare| ©Rutger van der Maar

Finalmente, quando já tiver visto tudo o que quer ver em Vernazza, deve apanhar o comboio para uma última viagem, que o levará a Monterosso al Mare, a maior cidade de todo o parque nacional. Distingue-se por ser a cidade mais plana de Cinque Ter re e por ter a maior costa arenosa de todas.

É normalmente a porta de entrada para quem chega a Cinque Terre vindo do norte e é uma visita obrigatória, independentemente da duração da viagem. Na verdade, é um bom lugar para aqueles que têm uma viagem de dois dias para Cinque Terre, pois oferece boas opções de alojamento e a possibilidade de passar o verão em suas praias sem muito aborrecimento.

Há também o fato de que, juntamente com Vernazza, é um dos dois lugares favoritos de onde partem as melhores excursões de barco em Cinque Terre. Isto deve-se ao facto de ambos os locais terem portos naturais que permitem a chegada de vários barcos ao mesmo tempo. Ao mesmo tempo, estão situados no limite do parque nacional, o que permite navegar na direção sul para poder ver todas as aldeias da região.

8. Aprecie o pôr do sol nas praias de Monterosso al Mare e jante uma autêntica refeição das Cinque Terre

Noite em Cinque Terre| ©Tony Crocker
Noite em Cinque Terre| ©Tony Crocker

As praias desta cidade são suficientemente grandes para serem impressionantes, tendo em conta que na Ligúria não há normalmente grandes extensões de costa que não sejam interrompidas por falésias rochosas. Uma das melhores praias é a que se encontra mesmo em frente à estação de comboios, embora as outras duas sejam acessíveis através de uma caminhada de menos de 3 minutos.

Vale a pena saber que algumas das melhores coisas para fazer em Cinque Ter re à noite estão entre os restaurantes e bares da cidade. Isto significa que podes desfrutar de um belo pôr do sol antes de decidires encerrar o teu passeio com uma bebida numa das ruas da cidade.

Se sentar na praia para ver o pôr do sol não te agrada, então o Convento dei Frati Cappuccini Monterosso al Mare é uma excelente escolha. É um lugar que também oferece excelentes vistas da costa e de toda a cidade e pode aproveitar para conversar com os seus companheiros no início da noite e depois jantar marisco e peixe fresco ao melhor estilo das Cinque Terre.

Se for necessário, fique nesta cidade

Assim como Corniglia oferece preços de alojamento muito cómodos, Monterosso distingue-se por oferecer o maior número de hotéis e pequenos locais para ficar entre as 5 cidades existentes.

Por isso, pode ser uma boa ideia pernoitar nesta cidade antes de continuar a sua viagem para o seu próximo destino no Norte de Itália, pois é provável que consiga um quarto mais facilmente. Isto desde que vá fora da época alta do verão.

De facto, uma decisão tão impulsiva é uma das melhores coisas a fazer em Cinque Terre em setembro, uma vez que esta é uma altura em que a procura turística caiu drasticamente, uma vez que o verão acabou e os hotéis locais estão a tentar preencher os seus quartos para maximizar os seus lucros. Isto significa que ainda estarão abertos e os quartos poderão ter descontos muito convenientes.