Cinque Terre em 2 Dias: tudo o que você precisa saber

Cinque Terre é um dos destinos mais visitados em Itália e 2 dias podem não parecer suficientes para ver a região, mas com o itinerário certo e uma visita intensiva pode ver os principais sítios de um dos locais mais bonitos da Europa.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 9 minutos

Cinque Terre em 2 Dias: tudo o que você precisa saber

©François Bucaioni

Cinque Terre é o carro-chefe de La Spezia e cada uma das suas cinco cidades tem tantas atracções para oferecer que percorrer a Riviera Italiana em apenas 2 dias parece uma missão impossível. No entanto, com o itinerário correto, será possível visitar todos os principais locais da região.

Algumas das melhores coisas para ver e fazer para conhecer Cinque Terre em 2 dias incluem visitar as atracções de Monterosso al Mare no primeiro dia e o resto das aldeias no segundo dia, incluindo uma caminhada de 12 quilómetros pelo coração da Riviera Italiana. Está pronto para o desafio?

Dia 1: Visita à Igreja de São João Batista, encontro com El Gigante, passeio pela praia de Fegina, almoço num restaurante local, visita à Villa Montale e ao Convento e jantar em Vernazza

Estátua do Gigante| ©frizzetta
Estátua do Gigante| ©frizzetta

No primeiro dia da sua visita a Cinque Terre sugiro uma visita aos principais sítios de Monterosso al Mare, que é a mais famosa e mais visitada das cidades da Riviera Italiana.

Visita à Igreja de São João Batista

O passeio do primeiro dia começa na Igreja de São João Batista, que é a maior e mais conhecida igreja de Cinque Terre e é também a sede da Diocese de La Spezia. Esta igreja atrairá a sua atenção com a sua estrutura barroca, a sua fachada bicolor com uma rosácea de mármore e o seu interior, que alberga um fresco do século XVIII alusivo ao Batismo de Cristo.

Se planear visitar Cinque Terre em setembro, pode também participar nas festividades do santo padroeiro, uma vez que João Batista é o santo padroeiro de Monterosso al Mare. A igreja está localizada no centro da aldeia, muito perto do Oratório e também das bancas de artesanato na praça principal.

É possível chegar à Igreja de São João Batista através dos serviços de comboio Cinque Terre Express ou de carro, embora neste último caso seja necessário percorrer vários quarteirões, uma vez que está fechada ao trânsito de veículos, como a maioria das cidades da Riviera italiana.

Detalhes interessantes

  • Preço: A visita à igreja é gratuita.
  • Horário: diariamente, das 8h30 às 18h30
  • Onde: Via Roma 12, Monterosso al Mare, Cinque Terre.

Reserve os melhores passeios em Cinque Terre

Conheça a estátua do Gigante

A poucos quarteirões da igreja está a estátua do Gigante, que é uma das principais atrações da cidade e é frequentemente incluída nos passeios dos melhores passeios de Cinque Terre. Esta estátua deslumbra os visitantes com a sua estrutura de ferro e betão armado, apesar de os bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial terem removido grande parte da escultura original.

Além disso, se planear visitar Cinque Terre durante o inverno, pode cumprir uma das tradições da cidade, que diz que se conseguir avistar a estátua do Gigante a partir da praia num dia de chuva, terá boa sorte, tal como os navios da antiguidade que avistavam os penhascos e evitavam acidentes.

Pode chegar à estátua após uma caminhada de 10 minutos ao longo da Via Fegina ou de autocarro na linha Vettora P. Garibaldi, embora eu recomende caminhar para ver também a costa da cidade.

Passear ao longo da praia de Fegina e dar um mergulho no verão

A praia de Fegina corre paralela à rua principal da cidade com o mesmo nome, e embora esteja dividida por um afloramento rochoso que marca duas partes diferentes do resort, é na verdade a mesma praia, que é também a única praia completamente arenosa em Cinque Terre.

Esta praia é a principal atração de Cinque Terre durante o verão e se visitar Monterosso al Mare durante a época estival poderá dar um mergulho nas águas quentes e cristalinas da praia. Se, por outro lado, planear viajar numa época diferente do ano, pode caminhar ao longo dela para descobrir o belo horizonte do Mar da Ligúria.

Na parte principal da praia de Fegina, a poucos metros da estátua do Gigante, é possível alugar guarda-sóis e almoçar nos restaurantes de Monterosso al Mare.

Almoçar num restaurante de Monterosso al Mare

Uma vez terminado o passeio pela praia de Fegina, recomendo que pare para almoçar, especialmente se planear visitar Cinque Terre no verão, quando o calor pode ser sufocante.

A cozinha da Riviera Italiana destaca-se pelas suas massas, risotos, anchovas grelhadas, mariscos e peixes, que pode descobrir nos restaurantes da Via Molinelli ou na zona do porto. Entre os mais conhecidos estão La Taverna di Monterosso, Ristorante Mistral e Beach Bar Stella Marina.

Também pode optar por uma das melhores excursões gastronómicas em Cinque Terre, embora nesse caso tenha de dedicar mais tempo a esta experiência, o que pode tirar tempo a outras excursões.

Reservar um tour gastronómico em Cinque Terre

Visitar a Villa Montale

Villa Montale| ©Miriana Rovaron
Villa Montale| ©Miriana Rovaron

Villa Montale, localizada a 4 ruas do porto, é a mansão ocupada durante a sua vida em Cinque Terre pelo poeta Eugenio Montale, vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1975. Atualmente, o local alberga a sua biblioteca, o seu mobiliário e é um museu aberto a actividades literárias.

Pode visitar o interior da mansão e a exposição durante a sua viagem e, se planear visitar Cinque Terre em outubro, pode também participar nas conferências e actividades organizadas a cada 12 de outubro para comemorar o nascimento do escritor.

Tenha em mente que, durante o verão, a Villa Montale é uma das atracções mais visitadas em Monterosso al Mare, pelo que poderá ter de esperar até à entrada. Além disso, alguns dos quartos da casa senhorial são alugados a turistas e, durante a época de verão, tendem a esgotar, pelo que as visitas são limitadas.

Pormenores interessantes

  • Preço: A entrada na Villa Montale custa aproximadamente 6 euros por pessoa.
  • Horário: normalmente aberto de quarta a domingo, das 10h às 16h.
  • Onde: Via Privata Montale, Monterosso al Mare, Cinque Terre.

Visitar o Convento dos Frades Capuchinhos

Monterosso al Mare é conhecida pelos seus edifícios religiosos e, entre eles, o Convento dos Frades Capuchinhos é um dos mais antigos. É também um dos mais misteriosos, uma vez que ainda é utilizado como convento, pelo que uma grande parte da estrutura não está aberta ao público.

Entre as salas que podem ser visitadas no convento e que merecem uma visita estão as salas principais, que contêm frescos renascentistas e uma galeria de arte excecional. Também é possível aceder ao terraço do edifício, que se liga diretamente ao monumento de São Francisco de Assis, outra das figuras populares da região. A partir daqui, pode desfrutar de algumas das melhores vistas de Cinque Terre.

O Convento dos Frades Cap uchinhos pode ser alcançado através de uma caminhada de 10 minutos ao longo da Via Fegina ou de autocarro na linha Vettora P. Garibaldi.

Detalhes interessantes

  • Preço: a entrada no convento tem um custo inicial de cerca de 5 euros por pessoa.
  • Horário: de terça a domingo, das 9h às 12h e das 15h às 18h.
  • Onde: Salita dei Cappuccini 20, Monterosso al Mare, Cinque Terre.

Jantar num restaurante em Vernazza

Para encerrar o passeio do primeiro dia, sugiro que jante num dos restaurantes de Vernazza, que se destaca pelas suas esplanadas com vistas desafogadas para o mar da Ligúria, especialmente durante o verão, quando o céu está limpo. Nestes restaurantes pode experimentar marisco, anchovas, antipasti e pasta a la marinara.

Há muitos locais a visitar em Vernazza, mas um dos mais recomendados para jantar é o Nessun Dorma, conhecido pelas suas tábuas de charcutaria e queijo e bruschettas, bem como por servir vinhos regionais como o Bianco DOC e o Sciacchetra, um popular vinho tinto doce da Riviera italiana.

Depois do jantar, pode também experimentar o gelato na Gelateria Vernazza, uma das mais famosas gelatarias de La Spezia, conhecida pelo seu estilo artesanal.

Dia 2: Percorrer o Trilho Azul, visitar a praia de Guvano, fazer um passeio de barco ao longo da costa, ver o pôr do sol em Manarola e despedir-se de Cinque Terre com um brinde de limoncello.

Pôr do sol em Manarola| ©Sergio Boscaino
Pôr do sol em Manarola| ©Sergio Boscaino

Depois de visitar Monterosso al Mare no primeiro dia, para o segundo dia sugiro um itinerário intensivo ao longo do Caminho Azul, que atravessa as cinco aldeias, uma visita a uma famosa praia selvagem, um agradável passeio ao longo da costa para conhecer a Riviera Italiana de uma perspetiva diferente, e para ver o pôr do sol em Manarola, que muitos turistas dizem ser o mais bonito de Cinque Terre.

Percorrer os quatro troços do Caminho Azul

Quase tão famosos como as suas praias, os trilhos de Cinque Terre são igualmente impressionantes pela beleza das suas paisagens e pelos percursos naturais sinuosos que oferecem ao longo das falésias. Um dos trilhos mais famosos é o Trilho Azul, que tem um comprimento total de 12 quilómetros divididos em quatro secções que passam por todas as aldeias da Riviera Italiana.

O primeiro troço, chamado Via dell'Amore, é o mais conhecido e liga Riomaggiore a Manarola. O segundo passa por Manarola e Corniglia, que é a única das aldeias das Cinque Terre que não tem uma saída direta para o mar. O terceiro vai de Corniglia a Vernazza, e o quarto, que com 4 km é o mais longo e mais exigente, vai até Monterosso al Mare.

Algumas secções do Trilho Azul podem ser um pouco extenuantes, especialmente durante o calor do verão, mas toda a caminhada, que pode demorar entre 4 e 5 horas, permitir-lhe-á passar por todas as aldeias e ver algumas das melhores paisagens.

Visitar a praia selvagem de Guvano

Se quiser visitar uma das praias mais famosas de Cinque Terre, não pode deixar de visitar Guvano, em Vernazza, que é uma das poucas praias da região que se situa numa zona selvagem, arborizada e rodeada de vegetação. Esta praia pode ser alcançada por um único caminho de pedra que divide Vernazza de Corniglia.

Se planear visitar Cinque Terre no verão, descobrirá uma praia com águas calmas e longe da agitação de outras praias mais concorridas, como Fegina e Neptuno, embora deva ter em conta que tem uma zona de nudismo. Se planear visitar Cinque Terre em abril ou na primavera, pode também descobrir a vegetação e as cores das árvores circundantes.

O acesso a Guvano, que se encontra muito próximo do início do terceiro troço do Caminho Azul, é um dos mais complicados de Cinque Terre, semelhante à entrada pedonal da aldeia de Corniglia, à qual se chega pela escadaria Landarina. Isto garantir-lhe-á uma visita tranquila, mesmo durante os meses de pico do verão, quando a região recebe mais visitantes.

Fazer um passeio de barco na Riviera Italiana

Barco Promenade| ©O lado V
Barco Promenade| ©O lado V

Um dos melhores e mais populares passeios que se pode fazer em Cinque Terre é uma excursão que inclui um passeio de barco para conhecer um lado diferente da região, desde a beleza do Mar da Ligúria até as falésias e construções coloridas pelas quais a Riviera Italiana é famosa.

O itinerário tradicional do passeio de barco inclui uma viagem de Monterosso al Mare a Riomaggiore e passa ao longo das costas das cinco cidades, mas também pode optar por alternativas que partem de La Spezia ou Porto Venere, no extremo sul da Riviera Italiana. Alguns operadores também oferecem passeios noturnos, o que é uma das melhores coisas para fazer em Cinque Terre à noite.

Os passeios de barco também são úteis para se deslocar pelas várias aldeias de Cinque Terre, embora tendam a ser uma opção menos eficaz do que o comboio expresso, que o deixará diretamente no centro de cada aldeia e não nas zonas costeiras de Cinque Terre.

Detalhes interessantes

  • Preço: os passeios de barco têm um custo inicial de cerca de 18 euros por pessoa.
  • Duração: a viagem de Monterosso al Mare a Riomaggiore dura aproximadamente 1 hora.

Ver o pôr do sol em Manarola

Durante o passeio de barco, sugiro que aproveite a paragem em Manarola para fazer uma pausa e comer qualquer coisa e depois ver o pôr do sol a partir do passeio que rodeia o mar e serpenteia ao longo das falésias a uma altura média de 200 metros acima do nível do mar. A partir daí, especialmente no verão, pode descobrir um dos melhores pores-do-sol de Cinque Terre.

Manarola é um destino muito popular durante o Natal, pois se visitar Cinque Terre em dezembro, poderá ver o presépio gigante do Cerro delle Tre Croce, que consiste num presépio com mais de 300 figuras, algumas delas com mais de 3 metros de altura, que é iluminado à noite, formando um espetáculo a não perder.

Outros locais em Cinque Terre onde se pode assistir a pores-do-sol mágicos são Vernazza e o Castelo Doria e Corniglia, que tem alguns dos trilhos mais altos da região.

Despedir-se de Cinque Terre com um brinde de limoncello

A gastronomia é uma tradição profundamente enraizada em La Spezia, mas também o é a bebida, por isso pode visitar adegas e vinhas para provar os vinhos locais e também descobrir o limoncello, que é um licor tradicional feito de casca de limão e conhecido pelo seu sabor fresco e cítrico caraterístico.

A produção de limoncello nas Cinque Terre é quase tão importante como a do vinho, pelo que, para além de provar a bebida, pode também prestar homenagem à sua produção artesanal, que preserva técnicas e receitas transmitidas de geração em geração.

Dependendo da cidade de Cinque Terre que visitar, pode experimentar diferentes formas de consumir a bebida, uma vez que enquanto em Vernazza é servido em copos de cristal com gelo, em Monterosso al Mare é servido em copos de cerâmica e em Corniglia é consumido com água fresca, mas em todos os casos é usado para brindar e fazer desejos para o futuro, por isso, se gostou da visita intensiva a Cinque Terre , pode pedir uma visita de regresso para ver o resto da Riviera Italiana.