10 Coisas para fazer em Catânia no Natal
O Natal em Catânia é feito de presépios, doces tradicionais e música com instrumentos tradicionais. Vou contar-vos tudo o que vos espera nesta cidade italiana - vão adorar!
Em Catânia, o Natal começa no início de dezembro. É nesta altura que toda a cidade é iluminada e decorada para esta época especial do ano. Para além disso, são montados os típicos mercados de Natal e o ambiente enche-se de alegria. No entanto, desfrutar de tudo isto é apenas uma pequena parte do que se pode fazer.
Ver presépios que são obras de arte, ouvir o som das gaitas de foles, provar doces que nos farão suspirar de prazer ou até deslizar pelas encostas de um vulcão coberto de neve são algumas das melhores coisas para fazer em Catânia no Natal. E há ainda mais surpresas reservadas para si, que explicarei a seguir.
1. Passear pela cidade para ver as luzes de Natal
Um dos planos essenciais para desfrutar da cidade de Catânia no Natal é passear pelo centro da cidade depois de escurecer. Coincidindo com a celebração da Festa da Imaculada Conceição, a 8 de dezembro, a cidade veste-se a rigor e permanece assim até à Epifania, a 6 de janeiro.
Recomendo um passeio pela Via Etnea, a rua mais imponente de Catânia e a sua principal artéria. Aqui poderá apreciar as luzes de Natal e a atmosfera como em nenhum outro lugar e, enquanto isso, poderá passear pelas lojas. Se tiver um presente para comprar, estará no sítio ideal.
Não pode perder também outra grande atração natalícia da cidade: a enorme árvore que adorna a Piazza del Duomo. Durante a época festiva, a praça também acolhe diferentes eventos culturais e concertos. Sem esquecer que a Catedral de Catânia é o cenário das grandes celebrações religiosas.
Pode fazer a visita guiada sozinho. Mas o meu conselho é que o faça com um guia especializado. Há várias visitas guiadas a ** Catânia** para escolher. Desta forma, não perderá nada da cidade e ficará também a conhecer inúmeras curiosidades, histórias e tradições típicas do Natal.
2. Visitar alguns presépios típicos da Sicília
Falar de Natal na Sicília e, portanto, em Catânia, é falar de presépios e de presépios. Não há melhor lugar para conhecer a tradição do presépio italiano. O meu conselho é que passe algumas horas a visitar, pelo menos, os mais importantes. Não perca os presépios do Duomo, da igreja de San Benedetto ou da igreja de San Francesco d'Assisi e da Imaculada Conceição.
De facto, é possível ver presépios em inúmeros locais e muitos deles são compostos por figuras que são verdadeiras obras de arte. Rapidamente se aperceberá de que são feitos com grande atenção aos pormenores. Prestem atenção à expressividade dos rostos; o realismo é uma das características típicas dos presépios sicilianos.
Mas se há um presépio muito especial que recomendo que visitem, é o da igreja de Santa Maria della Neve, em Acireale, a dois passos da cidade de Catânia. Aqui, numa gruta de origem vulcânica, pode visitar um belo presépio do século XVIII com mais de 30 figuras em tamanho real.
Não perca os presépios vivos
Os presépios vivos também são tradicionais na Sicília. E não muito longe da cidade de Catania pode visitar alguns deles, como os de Caltagirone, Forza d'Agrò, Vizzini. Se tiver tempo, visitá-los é uma boa maneira de mergulhar nas tradições natalícias desta parte de Itália.
Um museu especial: o Museu Internacional da Natividade
Se tem planos para visitar Catania em dois dias ou mais, e decide visitar Caltagirone, para além do seu presépio vivo, há outra atração na cidade que não deve perder: o Museu Internacional da Natividade, a Coleção Luigi Colaleo.
A coleção é composta por cerca de mil peças de diferentes períodos, algumas das quais são únicas. É uma magnífica viagem através do melhor da tradição do presépio siciliano e do trabalho dos fabricantes de figuras que foram e continuam a ser verdadeiros artistas.
3. Passear no Mercado de Natal de via Minoriti
Os mercados de Natal são muito típicos em toda a Itália. Um dos mais importantes de Catânia é o Mercado de Natal que se realiza no pátio do Palazzo Minoriti, um magnífico edifício barroco no coração histórico da cidade.
A Via Minoriti transforma-se num lugar mágico que faz lembrar os mercados tradicionais do Norte da Europa. As cabanas de madeira dão forma a uma aldeia que vale a pena passear para desfrutar do ambiente natalício. Naturalmente, também se pode comprar um presente ou uma pequena coisa para levar para casa como recordação de Catânia.
Nas bancas encontram-se pequenas jóias de artesanato, incluindo marionetas típicas da Sicília, figuras para o presépio e inúmeras contas e pequenos objectos decorativos feitos com a pedra vulcânica tão popular em Catânia.
4. Degustação de iguarias típicas de Natal
Se é apreciador de boa comida, o Natal é uma óptima altura para visitar Catânia. O ambiente enche-se de aromas e sabores a que é impossível resistir. Vou começar pelo fim, com os doces. O mais típico é o buccellato. Trata-se de uma massa folhada em forma de anel que é recheada com chocolate, sultanas, mel, nozes e outras iguarias.
Embora sejam típicos da festa de São José, também se comem no Natal. Estou a falar dos sfinci, bolos redondos e fritos, polvilhados com açúcar e canela. E outro doce que não se pode deixar de provar é a giurgiulena ou cobaita, feita com mel caramelizado, sésamo e amêndoas e cuja origem é árabe.
Passo agora a falar-vos das entradas e dos pratos principais do Natal em Catânia. Na mesa de Natal não podem faltar os crispelle, bolinhos fritos feitos com farinha e levedura de cerveja e recheados com ricota ou anchovas. Outros pratos típicos incluem a pasta ncasciata, o bacalhau frito e o falsomagro, uma carne muito fina recheada e enrolada.
Como se pode ver, a comida típica de Natal em Catânia é deliciosa, mesmo que não seja exatamente leve. Se houver um prato de que gostes particularmente, podes aproveitar a tua visita para aprender a confeccioná-lo numa aula de culinária. Sem dúvida, uma das experiências mais saborosas que levará de Catânia.
5. Desfrutar como uma criança no Villaggio di Natale
Se tem planos para fazer com crianças em Catânia durante o Natal, recomendo-lhe que visite esta autêntica aldeia de Natal. É um lugar mágico onde os mais pequenos podem cumprimentar o Pai Natal. Podem tirar fotografias com ele e pedir-lhe os seus desejos.
Mas nesta aldeia de Natal, que tem como pano de fundo a Praça da Universidade, há muito mais para fazer. Aqui são organizadas inúmeras actividades e eventos para as crianças se divertirem: actuações de malabaristas, contadores de histórias e ateliers para darem largas à sua criatividade, entre muitos outros.
E, como é também um mercado de Natal, também se podem comprar alguns presentes, decorações típicas de Natal e doces que só se podem provar se visitar Catânia no Natal.
6. Passar um dia na neve
Nenhuma visita a Catânia está completa sem escalar a montanha mais famosa da Sicília e o maior vulcão ativo da Europa: o Monte Etna. Mas fazê-lo na altura do Natal é muito especial. A razão? Se tiveres sorte, estará coberto de neve e poderás apreciar a imagem mais espetacular da Sicília, com um cume branco a contrastar com o azul do mar.
Gostas de esquiar ou fazer snowboard? Perfeito para ti. Caso não saibas, o Etna tem grandes pistas de esqui onde podes praticar o teu desporto favorito. As duas estâncias, Linguaglossa-Etna Nord e Nicolosi-Etna Sud, têm pistas para todos os níveis.
A área esquiável não é comparável à de outras grandes estâncias europeias, é verdade, mas 30 quilómetros de pistas são suficientes para passar um bom bocado. Além disso, no regresso a casa, poderá orgulhar-se de ter esquiado num local verdadeiramente especial.
Se nunca esquiou ou prefere uma atividade mais descontraída, pode sempre fazer trekking nas zonas reservadas para o efeito. Ou pode simplesmente fazer uma luta de bolas de neve com as crianças. Lembre-se apenas de usar vestuário e calçado adequados, óculos de proteção e protetor solar.
7. Visitar o Palazzo Biscari
O Palazzo Biscari é um dos grandes tesouros arquitectónicos de Catânia. E no Natal, é também o cenário de um dos eventos mais especiais que se realizam na cidade. É, portanto, uma boa desculpa para o visitar.
Esse evento é o "Natal Mágico", uma feira da ladra única onde se podem ver e comprar presentes, artesanato e produtos típicos. Todos eles são cuidadosamente escolhidos para não destoarem do aspeto clássico e elegante deste edifício. Se está à procura de um presente para alguém muito importante para si, este é o local perfeito para o encontrar.
O mercado está instalado dentro do palácio, por isso recomendo que não se limite a ver as bancas. Não perca a elegância e a beleza das salas deste edifício, um magnífico exemplo da arquitetura da Idade Média. . Os frescos nos tectos e nas paredes, os espelhos e a ornamentação minuciosa vão fazê-lo recuar no tempo.
Se lhe apetecer visitar o palácio com mais calma, pode fazê-lo depois. O bilhete de entrada geral custa cerca de 10 euros e permite-lhe percorrer os seus magníficos salões e salas com visitas guiadas.
8. Desfrute de uma das mais singulares tradições natalícias: o Zucco
Na véspera de Natal há uma tradição que recomendo que não perca se estiver em Catânia, que se chama Zucco. É uma tradição de origem pagã em que os principais protagonistas são as fogueiras. Caso não saibas, a mitologia diz que o Etna é a casa de Hefesto, o deus grego do fogo.
Dias antes da véspera de Natal, enormes pilhas de troncos e ramos são colocadas nas praças das aldeias e cidades de Catânia. Pouco antes do jantar, as pessoas juntam-se à volta deles e, depois de serem abençoados, são acesos. É um momento de reunião, mas também de festa, acompanhado de cantos e música popular.
O fogo, nesta "noite santa", é a luz que afasta as trevas e purifica. Mas a tradição não termina quando a fogueira é acesa. O mais típico é voltar depois do jantar, quando os festejos terminam, para levar um pedaço de lenha. Trata-se de uma espécie de amuleto para atrair a boa sorte.
9. Não perca o som das gaitas de foles
O Natal em Catânia tem um som muito especial, que certamente ouvirá em algum momento da sua visita: o som das gaitas de foles. Em qualquer feira da ladra ou presépio vivo, não podem faltar os zampognari. São músicos vestidos com trajes típicos de pastor que tocam a zampogna, que é uma gaita de foles com vários tubos, e a cornamusa, uma espécie de flauta.
É uma daquelas tradições que perduram no tempo e que têm um significado especial. Antigamente, os zampognari percorriam as ruas das aldeias alguns dias antes do Natal para anunciar a chegada das festividades. Hoje em dia, é possível vê-los e ouvi-los em Catânia da mesma forma que há séculos atrás.
De facto, a sua visita pode coincidir com a Zampognarea. Trata-se de um festival em que as gaitas de foles e a música tradicional de Catânia são os principais protagonistas. Entre o início de dezembro e depois do Natal, são organizados muitos concertos e exposições itinerantes, pelo que é provável que possa participar numa ou noutra atividade durante a sua estadia, onde quer que esteja.
10. Para terminar o ano, assista a um concerto na Piazza del Duomo
Vai passar a véspera de Ano Novo em Catânia? Então pode despedir-se do ano de uma forma diferente. Onde? Na Piazza del Duomo. Normalmente, são aí organizados concertos na noite de 31 de dezembro para animar a espera da contagem decrescente e da chegada do novo ano.
Se a sua visita não coincidir com a passagem de ano, não se preocupe. A própria praça do Duomo também acolhe concertos nas noites anteriores. São concertos, aliás, de artistas de vários estilos musicais. O meu conselho: consulte o calendário cultural de Catânia.
Conselhos para desfrutar do Natal em Catânia
Um Natal em Catânia pode ser inesquecível se souber como aproveitá-lo ao máximo. Aqui estão algumas dicas para tornar a experiência o mais completa possível:
-
A primeira coisa a ter em conta é o clima de Catânia. É um clima ameno, com temperaturas médias entre 10 e 12°C, mas podem ser atingidas máximas de 16°C. Saber isto ajudá-lo-á a escolher a roupa a levar.
-
Se está a planear participar em alguma das caminhadas do Etna, tenha em conta que a montanha tem uma altitude de 3300 metros. Pode não chegar ao cume, mas é essencial estar totalmente equipado para o frio e levar equipamento para a neve.
-
Omeu conselho é que passeie pela cidade. Descobrirá lugares que de outra forma não veria e poderá mergulhar na atmosfera animada de Catânia, especialmente na época do Natal.
-
Durante a época festiva, os monumentos e museus têm horários especiais de abertura, bem como eventos e actividades, especialmente para as crianças. Deve ter isto em conta quando fizer os seus planos para visitar Catânia.
-
Não seesqueça de reservar com antecedência se planeia almoçar ou jantar num restaurante, porque especialmente a meio da época natalícia, estes tendem a estar bastante cheios. No entanto, a comida de rua é uma tradição em Catânia, pelo que não terá quaisquer problemas quando se trata de comer fora.