Melhores coisas para fazer em Catânia

Viajando para Catânia e não sabe o que fazer? Nesta lista apresento-lhe algumas opções que o farão desfrutar ainda mais da sua experiência.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

Melhores coisas para fazer em Catânia

Catânia | ©Metro Centric

Se está a planear uma viagem a Catânia, dê uma vista de olhos a esta lista das melhores coisas para fazer na cidade. É um lugar cheio de bela arquitetura, história e até mesmo um vulcão ativo, o poderoso Monte Etna. Se passear pela cidade, poderá ver partes da cidade que à primeira vista parecem escondidas, como o rio Amenano.

Outros destaques incluem visitar o interior de edifícios como a Catedral de Catânia e o Teatro Massimo Bellini. Embora para alguns sítios seja necessário comprar um bilhete, a maior parte deles é completamente gratuita. Aproveite ao máximo os seus dias em Catânia para explorar todos os cantos da cidade.

1. Visitar a Piazza del Duomo

Praça do Duomo| ©Mauro Astolfi
Praça do Duomo| ©Mauro Astolfi

Entre as coisas que pode fazer num dia em Catânia, deve incluir uma visita à Piazza Duomo, um local icónico da cidade, localizado no seu centro histórico. Esta praça foi mesmo declarada Património Mundial da UNESCO. É uma joia do barroco siciliano, onde se encontram vários tesouros arquitectónicos importantes.

Para chegar a esta praça, pode apanhar o comboio e sair na estação Catania Centrale. Quando chegar, poderá apreciar a sua construção cuidadosa. É fácil de percorrer se estiver a viajar numa cadeira de rodas ou com crianças em carrinhos de bebé. É provável que se depare com um evento cultural, como um concerto ao ar livre ou semelhante, uma vez que são comuns aqui.

Há muitas obras arquitectónicas na praça que pode ver mais de perto. No entanto, assim que chegar, a primeira que certamente irá roubar a sua atenção é a Fonte do Elefante Vaccarini. Esta fonte, situada no centro da praça, foi construída em 1736 e foi coroada pelo elefante com um obelisco, um emblema da cidade.

Diz-se que o mágico Heliodoro, do século VIII, era o proprietário do elefante. Diz-se também que o obelisco tem o poder de manter o Monte Etna sob controlo. Para além desta fonte, também se pode ver o Palácio dos Elefantes, a Fonte de Amenano e a Catedral de Santa Ágata, que se pode visitar por dentro.

Detalhes interessantes

  • Preço: entrada livre, é um sítio público.
  • Localização: Piazza del Duomo, 95124 Catania CT, Itália.
  • Horário de abertura: Não há horário de abertura.

Reservar a excursão do filme O Poderoso Chefão

2. Visita à Catedral de Santa Agatha

Catedral de Santa Ágata| ©Luigi Strano
Catedral de Santa Ágata| ©Luigi Strano

A Catedral de Catânia, também conhecida como Catedral de Santa Ágata, é outro local icónico na Piazza del Duomo. Após o terramoto de 1693, foi reconstruída e diferentes elementos foram adicionados ao longo dos anos. Atualmente, está aberta ao público para que possa ser explorada na sua totalidade.

Esta igreja é outro tesouro barroco italiano em Catânia que deve ser incluído em qualquer visita a Catânia. É uma igreja dedicada a Santa Ágata, uma jovem virgem que sacrificou a sua vida pela sua fé. Quando chegar, procure a porta principal. À direita, há uma estátua da santa padroeira. Mais acima, verá a cúpula da igreja, que representa um dos elementos mais barrocos deste edifício.

Ao entrar, verá diferentes pinturas de Guillermo Borremans. Também verá o local de repouso dos restos mortais de Santa Ágata e até mesmo os de Vincenzo Bellini, o famoso músico catanês. Se continuar a sua visita, encontrará também os restos mortais de alguns membros da família real aragonesa.

Em direção ao braço direito da catedral, encontram-se a capela da Madonna e a capela de Mazzolo. No altar, encontra-se uma virgem datada do século XVI. À sua direita, encontra-se o túmulo de Constança de Aragão, esposa de Frederico III. Há muitos outros pormenores que não descrevi, mas pode entrar com um guia local para saber um pouco mais sobre cada canto da igreja.

Pormenores interessantes

  • Preço: entrada livre, é um local público.
  • Localização: Piazza del Duomo, 95124 Catania CT, Itália.
  • Horário de abertura: Normalmente aberto todos os dias da semana, das 7h à meia-noite. Depois, reabre das 16h às 19h.

Reservar uma visita guiada em Catânia

3. Explorar a Fonte de Amenano

Fonte de Amenano| ©János Korom
Fonte de Amenano| ©János Korom

A Piazza del Duomo tem muitos sítios a não perder, como a Fonte de Amenano, situada num dos extremos da praça, em frente ao Palácio dos Elefantes. A sua origem é muito particular, pois é o único ponto onde se pode ver o rio Amenano. Isto deve-se ao facto de, após a erupção do vulcão Etna em 1669, o rio ter sido soterrado.

O escultor napolitano Tito Angelini foi encarregado de a construir em 1867. A escultura do jovem nu que carrega uma cornucópia da qual sai água que cai aos seus pés formando uma cascata é uma representação do rio Amenano. A forma da água dá a impressão de um lençol, razão pela qual os habitantes locais costumam chamar à fonte "acqua a linzolu", ou seja, em siciliano, água num lençol.

A água regressa ao rio e continua o seu percurso subterrâneo. O outro ponto onde se pode ver o rio é uma sala subterrânea. Esta encontra-se na A putia dell'Ostello, um restaurante animado numa gruta de lava. Recomendo entrar, tomar uma bebida e dirigir-se aos degraus naturais que se encontram no interior, pois o rio corre mesmo ao lado.

Reservar o Etna 4x4 Tour

4. Visita ao Museu Cívico do Castelo Ursino

Castelo de Ursino| ©Serguei
Castelo de Ursino| ©Serguei

Se gosta de museus, recomendo-lhe que visite o Museu Cívico do Castelo de Ursino, que data do século XIII. No interior, verá pinturas interessantes, murais barrocos e uma impressionante coleção arqueológica. Também conhecerás a história do castelo, sabias que foi uma prisão, um forte e até mesmo a residência da realeza?

Para ser exato, este castelo foi construído em 1239, quando Catânia ainda era a capital da Sicília. Tem uma presença imponente e muito grande que permite vê-lo da Piazza Federico II di Svevia se olhar para cima. É possível entrar gratuitamente e visitar todos os seus recantos. Recomendo que visitem a Biblioteca dos Livros Antigos, onde poderão ver as primeiras edições da literatura cristã de diferentes países europeus.

Dentro deste grande museu também poderão ver grandes murais religiosos que foram meticulosamente pintados. Também recomendo que entres na galeria da Pinacoteca, onde podes ver obras de arte que remontam ao século XIV. Entre elas está a pintura A Virgem Sentada num Trono, de Antonello di Saliba.

Se viajar para Catânia com crianças, visitar museus pode ser uma óptima maneira de passar o tempo. Para além deste museu, pode visitar outros como o Museu do Desembarque em Catânia ou o Museu de Zoologia de Catânia.

Detalhes interessantes

  • Preço: a entrada é gratuita.
  • Localização: Piazza Federico di Svevia, 21, 95121 Catania CT, Itália.
  • Horário de funcionamento: Normalmente aberto todos os dias das 10h às 17h.

5. Fazer uma visita guiada ao Teatro Massimo Bellini

Teatro Massimo Bellini| ©Marco Verch
Teatro Massimo Bellini| ©Marco Verch

O Teatro Massimo Bellini é uma casa de ópera que recebeu o nome do compositor Vincenzo Bellini, nascido nesta cidade. Foi inaugurado em 31 de maio de 1890 com a ópera Norma, de Bellini. A ideia da sua construção surgiu após o terramoto que devastou a cidade em 1693. No entanto, demorou muito tempo a ser construído.

É possível visitar este teatro em visitas guiadas. É importante verificar os horários para escolher o que mais lhe convém. As visitas têm normalmente apenas uma hora de duração, entre as 9h00 e as 12h00, por apenas 6 euros. Durante estas visitas é possível ver a Caixa, a Caixa Real, a Plateia e o Foyer.

Toda a visita é acompanhada por um guia oficial do teatro. Esta pessoa tem um vasto conhecimento sobre este e outros sítios turísticos de Catânia. Garanto-lhe que aprenderá muito sobre a sua história e conhecerá em profundidade a importância desta joia arquitetónica de Catânia que não pode perder.

Vale a pena mencionar que os bilhetes para as visitas podem ser obtidos na bilheteira do teatro. Também é possível tirar fotografias no interior e no exterior do teatro. Se ficar dois dias ou mais em Catânia, pode planear o seu tempo para assistir a uma peça de teatro ou a uma ópera para uma experiência de sonho.

Pormenores interessantes

  • Preço: cerca de 6 euros.
  • Localização: Via Giuseppe Perrotta, 12, 95131 Catania CT, Itália.
  • Horário de funcionamento: O Teatro Massimo Bellini está aberto para visitas guiadas de terça a sábado, das 9h às 12h.

6. Organização de excursões a partir de Catânia

Agrigento| ©Verity Cridland
Agrigento| ©Verity Cridland

Visitar Catânia é uma excelente opção quando se viaja para a Sicília, não só por causa de todas as coisas para fazer lá, mas também por causa das cidades circundantes. A sua localização torna-a muito atractiva para muitos turistas. A partir de Catânia, é possível fazer excursões ao Monte Etna, à cidade de Agrigento ou à cidade de Noto.

A partir de Catânia, é possível escolher diferentes excursões para ver os impressionantes edifícios que escondem parte da história grega e romana. A maioria das viagens para qualquer uma das cidades mencionadas acima leva uma hora ou menos. Por isso, é preciso ter em conta que para fazer uma excursão deste tipo é necessário passar mais de um dia em Catânia.

Estas excursões também podem incluir provas de comida e bebida. Por exemplo, em Castelmola podes comer os deliciosos cannoli sicilianos. Outras cidades, como Taormina, são mais conhecidas pela sua arquitetura, por isso prepare-se com a sua máquina fotográfica.

Reserve uma excursão a Noto, Siracusa e Ortigia

7. Passeio pela Via Etnea

Via Etnea| ©onas mer
Via Etnea| ©onas mer

A Via Etnea é a avenida mais emblemática de Catânia. Ao longo dos anos, foi modificada e alargada com blocos de pedra de lava para se tornar numa grande avenida. Recomendo que passeie livremente por esta avenida para visitar lojas, o Parque Bellin e vários restaurantes. É possível até iniciar um passeio gastronómico por Catânia a partir deste ponto da cidade.

O início desta estrada situa-se na Piazza del Duomo e estende-se para norte, sempre na direção do Etna. Devido aos vários terramotos e incêndios que a cidade sofreu, a estrada foi remodelada e reconstruída inúmeras vezes. Poderá notar que existem variações no estilo arquitetónico, embora o estilo barroco seja o mais proeminente.

Embora no início tenha mencionado apenas lojas e restaurantes, a verdade é que a importância desta avenida reside mais nas sedes diplomáticas e nos escritórios governamentais que alberga. Entre elas estão o Palazzo San Demetrio e os quattro canti, o Palazzo Cilestri em frente à igreja de Minoriti, a Collegiata e o Ospedale San Marco situado na Piazza Stesicoro.

Antes de viajar para Catânia, recomendo que verifique se há algum feriado durante a sua estadia, por exemplo, se vai viajar para Catânia na altura do Natal. Se assim for, esta rua ganhará ainda mais vida com as luzes de Natal e as lojas a rebentar pelas costuras. Não te esqueças de comer um gelado enquanto lá estiveres! Há muitas gelatarias locais e seria um desperdício não ir a uma delas.

Reservar o tour gastronómico de Catânia

8. Ver o Mosteiro Beneditino de San Nicolò l'Arena

Mosteiro Beneditino| ©HEN-Magonza
Mosteiro Beneditino| ©HEN-Magonza

O Mosteiro Beneditino de San Nicolò l'Arena é um dos maiores mosteiros da Europa e foi declarado Património Mundial pela UNESCO. Tal como outras obras arquitectónicas, este local teve de ser reconstruído após terramotos e resistiu ao longo do tempo. Não deixe de o visitar, pois é uma das principais atracções de Catânia.

Aconselho-o a reservar uma visita guiada, que custa em média 10 euros. Desta forma, podes explorar o interior deste vasto complexo. No interior, verás a igreja de São Nicolau, um pequeno local onde podes entrar e rezar. Verá também o Departamento de Humanidades da Universidade de Catania e o Museo della Fabbrica. Este último está situado na cave do mosteiro. Aí se pode aprender sobre a construção e o design arquitetónico do local.

Outras coisas que encontrará no interior do Monastero dei Benedettini são os restos de uma domus romana, o jardim suspenso dos noviços e um enorme relógio meridiano. Se quiser comer alguma coisa, pode visitar a pequena cafetaria antes de continuar o seu passeio pela cidade.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 10 euros.
  • Localização: Piazza Dante Alighieri, 32, 95124 Catania CT, Itália.
  • Horário de funcionamento: normalmente aberto de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h e das 15h às 17h. O horário de abertura ao fim de semana é das 10 às 17 horas.

9. Viagem de um dia ao Monte Etna e Taormina

Pôr do sol e Monte Etna| ©Boss Tweed
Pôr do sol e Monte Etna| ©Boss Tweed

Uma viagem ao Monte Etna é definitivamente uma das coisas que você deve fazer durante a sua estadia em Catania. Pode até aproveitar para passear pela cidade de Taormina e não apenas pelo Monte Etna, o famoso vulcão ativo na costa leste da Sicília. Recomendo que viaje com um guia local que o orientará em todos os momentos.

Há várias opções que pode escolher para explorar o Etna. Algumas pessoas preferem fazer caminhadas, outras preferem algo mais aventureiro, como um jipe com tração às quatro rodas. A escolha depende inteiramente de si e da experiência que deseja ter. Também pode optar por ir para ver o pôr do sol ou durante o dia.

O percurso pedestre no Monte Etna passa geralmente pelo Rifugio Sapienza e continua ao longo da linha das antigas crateras Silvestri. No final do percurso, encontra-se uma gruta de lava que data de 1972. No final do percurso, poderá visitar a cidade de Taormina, conhecida pelos seus belos edifícios e pela sua arquitetura.

Tenha em atenção que pode fazer um pouco de frio no Etna, pelo que a roupa que levar deve ser quente. Ao mesmo tempo, deve ser suficientemente confortável para caminhar longas distâncias à vontade. Por outro lado, recomendo que traga lanches e garrafas de água para a caminhada.

Detalhes de interesse

  • Preço: as excursões podem custar entre 90 € e 150 €.
  • Duração: mais de 9 horas.
  • Meios de transporte: pode variar dependendo do tipo de excursão. A transferência de Catania para a montanha está quase sempre incluída e é normalmente feita de carro, carrinha ou autocarro de transporte.

Reserve a sua excursão a Taormina e ao Etna

10. Visita à igreja de Badia di Sant'Agata

Igreja de Badia di Sant'Agata| ©Manuel Gomera Deaño
Igreja de Badia di Sant'Agata| ©Manuel Gomera Deaño

A igreja de Badia di Sant'Agata é um belo lugar para visitar, especialmente se quiser tirar belas fotografias panorâmicas. Embora a entrada seja gratuita, se quiser subir à cúpula tem de pagar uma taxa de entrada de cerca de 2 euros.

O trabalho de restauração que pode ser visto nesta igreja é impressionante. No interior da igreja existe um grande terraço onde se podem realizar espectáculos teatrais ou musicais. Mais acima, encontra-se a cúpula que mencionei anteriormente. É um local ideal para admirar a cidade em todo o seu esplendor. De lá, é possível ver o Teatro Massimo Bellini, a Catedral, o Castelo Ursino, o Mosteiro Beneditino de San Nicolò l'Arena e as igrejas da Via Crociferi.

Recomendo que esta experiência seja incluída no final das vossas excursões a Catânia. Pode subir e admirar o pôr do sol ou o entardecer. O cenário é realmente encantador, pois poderá ver as belas cores do céu e os diferentes pássaros a voar livremente.

Finalmente, para tornar a sua viagem a Catânia perfeita e aproveitar ao máximo todas as coisas para fazer na cidade, aqui está o nosso post sobre as transferências entre o aeroporto e o centro da cidade.