Catânia em 1 dia: tudo o que você precisa saber

Sendo uma das cidades mais antigas de Itália, Catânia tem muitas coisas interessantes para ver. Aqui estão apenas algumas das coisas que pode desfrutar num dia.

Andressa García

Andressa García

leitura de 11 minutos

Catânia em 1 dia: tudo o que você precisa saber

Catânia dia | ©Samir Kharrat

Declarada Património Mundial pela UNESCO, Catânia tem atracções que vai adorar ver, a começar pelo facto de estar situada no sopé do vulcão mais ativo de toda a Europa, o Monte Etna.

Seja qual for o seu plano para visitar Catânia, neste itinerário vou concentrar-me em mostrar-lhe algumas das melhores coisas para ver e fazer em Catânia num dia, quer vá em trabalho ou em lazer, sozinho ou com toda a família, incluindo as crianças.

1. Tomar o pequeno-almoço e começar bem o dia

As ruas de Catânia| ©Metro Centric
As ruas de Catânia| ©Metro Centric

Partindo do princípio de que chegou a Catânia na noite do dia anterior, começará a sua visita turística de manhã cedo. O seu dia vai ser muito ocupado, por isso a primeira coisa que recomendo é que comece o dia com um pequeno-almoço cedo e saudável, para que tenha tempo para fazer este itinerário que é certamente um dos melhores passeios de Catânia que pode fazer.

Para o pequeno-almoço tem duas opções, a primeira é tomar o pequeno-almoço no seu hotel ou local de alojamento. E no caso de não o querer fazer dessa forma, ou de o seu alojamento não oferecer pequeno-almoço, então tem a segunda opção que é comer fora. Neste caso, recomendo que vá ao primeiro sítio do seu itinerário e coma perto dele.

Uma vez que vai começar o seu passeio no Parque Villa Bellini, alguns dos locais onde pode tomar o pequeno-almoço perto do parque são:

  • Insigne Café, um dos lugares mais especiais de Catania para provar alguns doces italianos.
  • Due Pistacchi, ideal para um pequeno-almoço ligeiro e algumas iguarias locais.
  • Fud Bottega Sicula, um dos sítios mais baratos para comer em Catânia.
  • 7+ Catania, um ótimo lugar para hambúrgueres e outras comidas não necessariamente italianas.
  • Sazi e Sani Catania, um bom sítio para saborear um café e uma granita, ou qualquer outra especialidade siciliana.

Passear pelas ruas de Catânia numa visita guiada

2. Percorrer os caminhos da Villa Bellini

Villa Bellini| ©Luca Galli
Villa Bellini| ©Luca Galli

Por volta das 8:00 é uma boa hora para começar a sua caminhada no parque Villa Bellini, o primeiro lugar a visitar no seu itinerário, que é nada menos que os pulmões de Catania, um lugar tranquilo onde se pode respirar ar fresco e encher-se de energia e vontade de caminhar, para começar o seu passeio pela cidade. Se quiser, pode saborear uma granita ou qualquer outro petisco italiano na Pasticceria Savia, em frente ao parque.

O interessante da Villa Bellini é que é o local preferido dos habitantes locais para relaxar, passear ou praticar desporto, pelo que, como turista, é um local a não perder. Com mais de 70 mil metros quadrados de caminhos, fontes, belos jardins e até parques infantis, a visita a este lugar é obrigatória, especialmente se vai a Catânia com crianças.

É um parque público que abre das 6:00 às 21:00, pelo que as 8:00 é a altura ideal para desfrutar da sua atmosfera. Recomendo que não passe mais de uma hora a percorrer os seus espaços, pelo que, por volta das 9:00, seguirá para o ponto seguinte do itinerário.

3. Visitar o interior do Teatro Massimo Bellini

Teatro Massimo Bellini| ©Marco Verch
Teatro Massimo Bellini| ©Marco Verch

Pouco depois das 9:00, é a altura ideal para visitar o Teatro Massimo Bellini, um edifício com uma estrutura elegante que remonta ao final do século XIX. Vai adorar visitar o interior, pois poderá ver o impressionante foyer, o teatro de quatro andares, as caixas douradas e o teto com frescos.

Como teatro, esta estrutura é considerada uma das melhores do mundo, graças à sua excelente acústica. Para visitar o interior do teatro, recomendo que se inscreva numa visita guiada, que dura cerca de 40 minutos. Como o teatro abre a partir das 9:00, poderá entrar no primeiro grupo de visitantes. Vai adorar a estrutura, tanto no interior como no exterior.

No teto, poderá apreciar algumas das obras mais importantes do mestre Bellini, como Norma, Mirata, Puritani e Sonnambula. Vai adorar a visita ao interior, mas se quiser conhecê-lo na sua atividade principal, que é entreter o público, pode ir a um espetáculo à noite, depois de terminar a visita à cidade. Os espectáculos são normalmente depois das 20:00.

4. Caminhar ao longo da Via Etna e fotografar o Monte Etna

O Monte Etna| ©Paul OLIVIER
O Monte Etna| ©Paul OLIVIER

A poucos metros do Teatro Bellini encontra-se a principal artéria da cidade de Catânia, que não é outra senão a Via Etna. Com três quilómetros de comprimento, esta avenida não é apenas popular, mas também um dos melhores lugares da cidade para ver o Monte Etna emoldurado por edifícios.

Se estiver em Catânia na altura do Natal, vai certamente adorar passar por esta rua porque está repleta de lojas. Também é popular porque é onde se encontra a Praça da Universidade, um ótimo lugar para tirar algumas fotografias fantásticas. Também se podem ver os palácios de San Giuliano e da Universidade frente a frente em ambos os lados.

A Via Etnea está situada no coração do centro histórico de Catânia e serve de ligação entre a Piazza Duomo e o antigo Tondo Gioeni. É imperdível durante a sua visita, porque não só é considerada o centro nevrálgico da cidade, como também divide a cidade velha em duas.

5. Comprar peixe na Pescheria

A Pescheria| ©jim
A Pescheria| ©jim

Bem, talvez não se compre peixe propriamente dito, mas o que se pode fazer é passear pela Pescheria, um dos lugares mais viciantes de Catânia, e que também fica muito perto da Via Etna, por isso estará lá em poucos minutos se estiver a conduzir.

Claro que, se quiser comprar peixe fresco e sentir o pico deste mercado popular, é melhor visitá-lo de manhã cedo, mas dependendo do seu itinerário, deve estar na Pescheria por volta das 10:00 ou alguns minutos depois dessa hora, para que ainda tenha tempo para desfrutar da azáfama da compra e venda.

O que mais atrai neste mercado é o facto de ser quase sempre caótico e até desarrumado, o que o distingue do resto da cultura europeia, e é aí que reside o encanto deste lugar, na sua diferença. Recomendo que não fiques aqui até depois das 11:00, para que chegues a tempo ao teu próximo compromisso.

6. Fazer uma visita guiada à Catedral de Catânia

Catedral de Catânia| ©Roberto Saltori
Catedral de Catânia| ©Roberto Saltori

Muito perto da Pescheria, no mesmo centro histórico repleto de monumentos de Catânia, encontra-se o próximo local a visitar no seu passeio, e não é outro senão a Catedral de Catânia, que é Património Mundial da UNESCO e evidentemente o edifício religioso mais importante da cidade.

As visitas guiadas têm os seus horários pré-estabelecidos, e no caso deste itinerário, tem a opção de entrar em dois grupos, um que entra por volta das 10:45 e outro que entra por volta das 11:15. Desta forma, o tempo de visita à Pescheria fica ao vosso critério, quer seja meia hora ou uma hora.

Voltando à igreja, as visitas guiadas devem ser reservadas com antecedência e duram normalmente cerca de 2,5 horas. Durante a visita, conhecerá o interior da estrutura e aprenderá sobre a história deste lugar, desde as suas origens, que remontam ao século XI, até às muitas reconstruções que sofreu em consequência de terramotos e erupções.

7. Almoço antes de continuar a visita

Pizza italiana| ©Selena N. B. H
Pizza italiana| ©Selena N. B. H

Ao deixar a visita à Catedral de Catânia por volta das 13:00, é provável que queira comer qualquer coisa antes de continuar a sua visita à cidade. Para recarregar as baterias, recomendo-lhe que visite alguns dos restaurantes da cidade, que estão localizados muito perto do centro onde estará nessa altura.

O bom de fazer a pausa para o almoço aqui é que tem infinitas opções para experimentar a cozinha típica italiana, e eu diria que o centro da cidade é ideal para alguns dos melhores passeios gastronómicos em Catânia. Mesmo se já estiveres farto da comida italiana e quiseres experimentar algo diferente, também encontrarás opções para isso.

Uramakao, Osteria Antica Marina e Rasoterra Pizza Experience são alguns dos locais perto da Piazza del Duomo e da Catedral onde pode almoçar depois de sair da sua visita à Catedral.

Participe numa excursão gastronómica em Catânia

8. Passeie pela Piazza Duomo e admire a Fonte do Elefante

Fonte do Elefante| ©Leandro Neumann Ciuffo
Fonte do Elefante| ©Leandro Neumann Ciuffo

Como não vai ficar para almoçar durante muito tempo, nesta altura já deve passar das 14:00. Muito perto do restaurante onde decidiu almoçar, irá encontrar outros locais interessantes dentro do centro histórico da cidade, que não são outros senão a Piazza del Duomo e a sua elegante Fontana dell'Elefante. Também pode ver a Fontana dell'Amenano nas proximidades.

Este é o coração de toda a cidade, onde a maioria das ruas estão localizadas e onde pode experimentar a Catânia mais autêntica e os seus habitantes. Terá tempo para tirar muitas fotografias, especialmente na Fontana dell'Elefante, que é um dos locais mais emblemáticos de toda a cidade.

A Fontana dell'Elefante é uma fonte localizada no centro da Piazza Duomo e o seu elemento principal é um elefante que carrega um obelisco alto nas costas. Além disso, o elefante está a sorrir. Como vai a este sítio à tarde, é provável que encontre a praça bastante cheia.

Recomendo que fique cerca de uma hora neste local, por isso, por volta das 15:00, deve passar para o próximo ponto do seu itinerário.

9. Visitar o Teatro Romano de Catânia

Teatro Romano de Catânia| ©Mauro Astolfi
Teatro Romano de Catânia| ©Mauro Astolfi

A poucas ruas da Piazza Duomo, encontrará um dos melhores lugares para ver em Catânia em 2 dias ou menos, e não é outro senão o Teatro Romano. Pode demorar alguns minutos a reparar na sua entrada, porque à primeira vista parece um edifício normal. Logo após as portas se abrirem, encontrar-se-á em frente a uma relíquia arquitetónica da cultura romana.

Parte da história deste teatro é o que mais notará sobre a estrutura, que é o facto de ter sido construído com material vulcânico do Monte Etna e ter sido concebido para 5.000 espectadores. Se olhar para um dos lados do teatro, encontrará o Odeon, outro local semelhante ao teatro romano, mas muito mais pequeno e construído para cerca de 1.500 pessoas.

Para entrar no Teatro Romano de Catânia terá de pagar uma taxa de entrada de cerca de 6 euros. O teatro está aberto das 09:00 às 18:30, por isso, supondo que chega ao teatro depois das 15:00, pode ficar entre trinta minutos a uma hora.

10. Passeio pela Via Crociferi

Via Crociferi| ©Mauro Astolfi
Via Crociferi| ©Mauro Astolfi

Por volta das 16:00, pode descer a Via Crociferi, outra das principais ruas para ver e fotografar em Catânia. Durante a sua caminhada ao longo desta rua, poderá encontrar até cinco igrejas diferentes, razão pela qual é conhecida como a rua das igrejas.

A Igreja de San Francesco, a Igreja de San Camillo, a Igreja de San Giuliano, a Igreja de San Benedetto e o Collegio dei Giesuiti são os templos religiosos que verá ao longo do caminho.

Um dos ícones que poderá ver nesta rua é o Arco di San Benedetto, que, segundo a lenda, os beneditinos construíram durante uma noite, porque tinham sido proibidos de começar a construção por medo de um terramoto.

Não só podes tirar fotografias das fachadas, como também recomendo que te sentes para descansar num dos cafés localizados nesta rua. Como provar a doçaria siciliana é uma obrigação se visitar Catânia, recomendo que prove cannolis, cassatas, granitas de pistácio e brioches. Ficará nesta rua por não mais de 30-40 minutos, de modo a chegar a tempo ao seu próximo compromisso antes do encerramento do local.

11. Admire o Anfiteatro Romano de Catânia

Anfiteatro Romano de Catânia| ©zug55
Anfiteatro Romano de Catânia| ©zug55

Pode ir de carro para chegar lá mais depressa, mas também pode ir a pé da Via Crociferi até ao Anfiteatro. Em qualquer dos casos, não demorará mais de 10 minutos a lá chegar.

O Anfiteatro Romano de Catânia está localizado mesmo no centro de Catânia e, embora hoje em dia pareça umas ruínas no centro da cidade, no seu tempo foi um dos maiores anfiteatros do Império Romano. Tinha uma capacidade para cerca de 15.000 pessoas sentadas. De pé, podia acolher milhares de pessoas.

Posso garantir-vos que acharão interessante o facto de apenas restar um fragmento da bancada desta megaestrutura, enquanto tudo o resto foi preservado sob as construções modernas que foram erguidas ao longo dos anos e séculos. É incrível imaginar o que poderia ter sido naquela época.

Ver e fotografar o Anfiteatro Romano não deve demorar mais de uma hora, tendo em conta que fecha às 18:00, e os últimos bilhetes são vendidos por volta das 17:30.

12. Inscrever-se para uma visita nocturna ao Monastero dei Benedettini

Mosteiro dos Beneditinos| ©HEN-Magonza
Mosteiro dos Beneditinos| ©HEN-Magonza

Um dos locais a visitar durante a sua visita a Catânia é, sem dúvida, o Mosteiro Beneditino de São Nicolau. Esta será a última paragem do seu passeio pela cidade, e o melhor é que pode reservar uma visita nocturna, que o levará ao interior do mosteiro quando estiver a escurecer, uma experiência incrível e misteriosa.

Este mosteiro é o segundo maior da Europa e, durante esta visita guiada, ficará a conhecer cada um dos locais mais interessantes do mosteiro. Poderá começar esta visita por volta das 18:00, para chegar a tempo desde o Anfiteatro até ao Mosteiro, e terá ainda tempo para descobrir algumas das ruas entre elas, antes de entrar na sua visita guiada.

Se é daquelas pessoas que gostam de mistério, esta visita é para si, porque percorrerá os corredores do mosteiro em absoluto silêncio. Conhecerá também os claustros, a domus romana e percorrerá os longos corredores onde se perde a vista. Poderá fazer uma visita guiada à cozinha e aos armazéns subterrâneos, atualmente transformados no Museu da Fábrica.

O seu guia irá, naturalmente, contar-lhe tudo o que precisa de saber sobre a história de Catânia e deste lugar especial. A visita a este templo pode durar o tempo que tiver planeado, mas saberá a duração exacta quando fizer a sua reserva.

13. Jantar no Vico San Barnaba

Catânia à noite| ©michael kogan
Catânia à noite| ©michael kogan

Depois de deixar o Monesterio, vai certamente querer comer qualquer coisa para o jantar. Uma das melhores apostas para um jantar, e depois talvez uma viagem de regresso ao Teatro Massimo Bellini, mas desta vez para assistir a uma peça, é o Vico San Barnaba.

Trata-se de um restaurante onde se pode encontrar comida siciliana local. Mas, para além disso, vai ficar impressionado com a localização do restaurante, porque a sua estrutura está no meio de uma casa antiga, pelo que o seu ambiente é único e quase mágico. Para além da comida, terá a oportunidade de desfrutar de uma boa sobremesa depois do jantar.

Se decidires ficar mais tempo em Catânia, recomendo que faças uma excursão a partir de Catânia para visitar outros lugares fantásticos nos arredores da cidade, como o próprio Monte Etna, que é uma experiência incrível.

Inscrever-se numa excursão a partir de Catânia

Caso queiras aproveitar um pouco mais a noite em Catânia, recomendo que vás ver um espetáculo de Ópera, de preferência no Teatro Massimo Bellini. Assim, terá a oportunidade de conhecer o teatro de todas as formas possíveis, numa visita guiada e assistindo a um espetáculo dentro do teatro.

Depois de jantar, é altura de ir para o hotel descansar, tendo em conta que na manhã seguinte terá de fazer o transfer de Catânia para o aeroporto para regressar a casa.