10 Melhores Tours Gastronômicos de Bolonha

Bolonha é sinónimo de boa gastronomia. Não há melhor maneira de a conhecer e saborear do que numa das excursões culinárias que vou recomendar.

Sonsoles Jimenez

Sonsoles Jimenez

leitura de 10 minutos

10 Melhores Tours Gastronômicos de Bolonha

Escolher a comida em Bolonha | Michele Palomb

A cozinha italiana é mundialmente famosa. E Bolonha tem um nome próprio. As iguarias na sua mesa vão muito além daquele molho ou daquela mortadela com o nome da cidade como apelido. Há sabores e aromas que só se podem apreciar em Bolonha, e que melhor maneira de conhecer parte da sua essência do que com um passeio gastronómico.

Além disso, em Bolonha esperam-no restaurantes de renome e pequenas tabernas onde poderá provar a gastronomia mais autêntica. Se quiser desfrutar de uma das melhores coisas para fazer em Bolonha, tome nota destes passeios gastronómicos que eu sugiro.

1. Rota pelo coração gastronómico de Bolonha

Bairro Quadrilatero| ©sn@d
Bairro Quadrilatero| ©sn@d

Bolonha é uma cidade monumental maravilhosa. Os seus pórticos são Património da Humanidade e tem nada menos que 40 quilómetros de arcadas! Entre elas, e também nas ruas estreitas do centro histórico, há lugares escondidos onde se podem provar alguns dos melhores produtos e pratos típicos da gastronomia bolonhesa.

Estas visitas guiadas incluem normalmente uma degustação muito variada: pequeno-almoço típico, aperitivo no Quadrilatero (uma das zonas mais animadas de Bolonha), almoço numa taberna típica e, para sobremesa, um gelado tradicional italiano.

Há também tempo para fazer paragens nas lojas e mercados do centro. Aí poderá comprar algumas das iguarias de Bolonha e arredores: mortadela à bolonhesa, massas artesanais, queijos locais, vinagre de Modena, presunto de Parma e muito mais.

Uma visita guiada não só o deixará com um ótimo sabor na boca, como também ficará a conhecer a história destes pratos e produtos, bem como algumas anedotas. Poderá até levar uma receita para fazer quando regressar a casa. Este é um dos melhores passeios em Bolonha.

Reservar um passeio gastronómico em Bolonha

2. Uma viagem pelos costumes e sabores mais autênticos de Bolonha

Tigela| ©Carlota Fariña
Tigela| ©Carlota Fariña

Em Bolonha, tomar um aperitivo à noite é quase uma instituição. Esta visita é a maneira perfeita de desfrutar deste pequeno prazer culinário.

Um guia especializado ajudá-lo-á a descobrir porque é que o bairro do Quadrilatero é um dos locais preferidos dos bolonheses para tomar uma bebida e também quais são as tapas mais populares.

Posso dizer-lhe que se há um produto estrela quando se trata de aperitivos, é a tigelle ou crescentine, pequenos bolos recheados com enchidos ou queijos locais. É o petisco que se come nas esplanadas ou nas mesas que os estabelecimentos do centro da cidade trazem para a rua. Normalmente é acompanhado por um spritz, um cocktail feito com vinho branco e água com gás ou tónica.

Neste percurso também se pode visitar o mercado Quadrilatero, um dos mais tradicionais de Bolonha. Aqui, claro, pode encontrar e provar alguns outros sabores de Bolonha, não só salsichas, mas também frutas, vinhos ou vinagres balsâmicos da região.

Reservar um passeio gastronómico por Bolonha

3. Uma refeição típica em casa de um vizinho de Bolonha

Tagliatelle al ragù| ©WordRidden
Tagliatelle al ragù| ©WordRidden

Já imaginou ser o convidado de honra numa casa bolonhesa? Não, não é preciso conhecer o anfitrião. Há roteiros gastronómicos que lhe oferecem a possibilidade de se sentar à mesa como convidado e participar numa refeição italiana tão deliciosa quanto tradicional.

Se, para além de comer como um rei, gosta de estar na cozinha, esta é uma experiência que não pode perder. A cozinha italiana é uma verdadeira arte: as medidas, a mistura dos ingredientes, o amassar da massa e o ponto exato de cozedura exigem uma enorme precisão. Se lhe apetecer, pode fazer de cozinheiro e ajudar a preparar a comida que depois será servida à mesa.

Ao ajudar a preparar a ementa, não só se vai divertir. Aprenderá também os segredos dos pratos típicos da cozinha bolonhesa e levará consigo a receita, por exemplo, do famoso molho que acompanha a massa ou o tiramisu.

Reservar um passeio gastronómico em Bolonha

4. Passeio gastronómico e vínico pelos sabores e aromas de Bolonha

Vinhos de Bolonha| ©Revol Web
Vinhos de Bolonha| ©Revol Web

Bolonha não é apenas sinónimo de boa comida. É também sinónimo de bons vinhos.

Para se ter uma pequena ideia da importância das suas adegas, basta dizer que foram os etruscos que introduziram o cultivo da vinha nestas terras. Nesta região produzem-se vinhos com denominação de origem, nomeadamente o Lambrusco.

Se gosta de enologia, uma visita guiada a uma das adegas da zona será uma das experiências mais enriquecedoras que viverá em Bolonha. Terá a oportunidade de aprender como são feitos os vinhos e, claro, de participar numa prova de vinhos.

Mas como o vinho e a comida andam de mãos dadas, também aprenderá muito sobre a combinação de comida e vinho se a visita também incluir uma degustação de alguns produtos típicos. A mistura de aromas e sabores, em alguns casos, é verdadeiramente surpreendente. Tudo isto faz com que seja uma das melhores coisas para fazer em Bolonha no Natal.

5. Visita às osterias típicas de Bolonha

Comida da Osteria dell'Orsa| ©malachy egan
Comida da Osteria dell'Orsa| ©malachy egan

A gastronomia bolonhesa é saboreada de uma forma especial nas osterias. O que são? São pequenas tabernas onde são servidos pratos simples. Em Bolonha encontram-se muitas, especialmente na parte antiga da cidade. Parar nalgumas delas para saborear aqueles aperitivos típicos, almoçar ou jantar, fará com que se sinta como um local.

São estabelecimentos onde não só se come bem, mas também a um preço acessível. E tudo isto apesar do facto de algumas destas osterias serem famosas na cidade. A mais conhecida é a Osteria dell'Orsa. Aqui pode experimentar a autêntica cozinha bolonhesa.

Mas com as explicações de um guia descobrirá muitas outras, como a Sfoglia Rina ou a Osteria del Sole. Este é especial por várias razões, incluindo o facto de ter sido fundado em 1465 e ser, por isso, o mais antigo de Bolonha, ou porque só servem bebidas, a comida é à sua escolha.

Osteria del Sole não oferece refeições, mas nas que oferecem, o que pode pedir? De tortellini a lasanha, de tábuas de frios a carnes grelhadas. Sem esquecer as típicas sobremesas caseiras bolonhesas, como a pinza bolognese, que é uma espécie de braço de cigano, ou o bolo de arroz.

6. Uma aula prática de cozinha à bolonhesa com degustação

Fazer tortelloni| ©massimiliano manzini
Fazer tortelloni| ©massimiliano manzini

Pensa que fazer um prato de massa é a coisa mais fácil do mundo? Está enganado. Uma das melhores formas de o perceber e de aprender mais sobre a cozinha à bolonhesa é participar numa aula prática com um chef de renome. Aprenderá a rechear tortelloni com uma pasta de queijo parmesão, carne de porco braseada e mortadela de Bolonha. Tudo temperado com um toque de noz-moscada.

Aprenderá também a preparar tagliatelle al ragù, ou seja, acompanhado de um molho feito com vitela, legumes, tomate, vinho e especiarias. E, enquanto isso, descobrirá alguns pequenos segredos para fazer massa al dente ou acompanhá-la de mil maneiras diferentes.

7. Um passeio pelos mercados de Bolonha

Mercato di Mezzo| ©Emirza Adi Syailendra
Mercato di Mezzo| ©Emirza Adi Syailendra

Se, para além de comer bem, gosta de explorar os mercados locais para descobrir os seus produtos típicos, pode fazer uma visita guiada a Bolonha e conhecer a sua história através dos seus mercados. O mais famoso é o do bairro Quadrilatero. É o mais antigo da cidade, pois as suas origens remontam à Idade Média.

Atualmente, é um mercado renovado onde se podem encontrar produtos de alta qualidade. E não só, nas ruas estreitas que o rodeiam existem inúmeras lojas especializadas onde os habitantes de Bolonha continuam a fazer as suas compras diárias.

O outro mercado de renome em Bolonha é o Mercato di Mezzo. Foi o primeiro mercado coberto da cidade e vale a pena fazer uma paragem não só pelo seu valor histórico, mas também pela variedade de produtos oferecidos. O mercado também organiza actividades interessantes, como palestras e provas de vinho.

O Mercato Delle Erbe também alberga uma série de lojas onde se podem comprar produtos frescos. Mas o Mercato Delle Erbe tem também um bom número de estabelecimentos onde se pode tomar um aperitivo ou mesmo comer qualquer coisa. E, tal como noutros mercados, a zona dos restaurantes não fecha antes da meia-noite.

8. Percurso gastronómico por Bolonha em bicicleta

Passeio de bicicleta| ©Billy Wilson
Passeio de bicicleta| ©Billy Wilson

Bolonha tem muitos tesouros para ver: os pórticos, a Universidade, o Archiginnasio ou as torres de Garisenda e Asinelli. E tem também inúmeros estabelecimentos onde se podem provar as delícias gastronómicas da região. Se não tiver muito tempo para visitar a cidade, esta experiência é uma das mais completas.

Um passeio guiado de bicicleta permite-lhe descobrir todas as jóias monumentais da cidade em apenas duas horas e fazer uma paragem para um lanche típico. Ao mesmo tempo, pode recuperar as forças para continuar a apreciar os monumentos e os melhores museus de Bolonha.

É também um bom plano para fazer com crianças, porque elas não ficarão tão cansadas durante o passeio pela cidade. Mas não te esqueças de usar roupa e calçado adequados. É também uma das melhores coisas para fazer em Bolonha na primavera e no outono, uma vez que as temperaturas agradáveis convidam a passear pela cidade em bicicletas.

9. Um passeio gastronómico pela Emilia Romagna

Na Emilia Romagna| ©Olatz eta Leire
Na Emilia Romagna| ©Olatz eta Leire

Bolonha é uma das cidades que fazem parte desta região do norte de Itália. Uma região que se destaca por alguns dos seus produtos típicos. Esta é uma visita que permite descobrir onde são produzidos, como são feitos e também como são utilizados na cozinha tradicional da Emilia Romagna.

O que inclui a visita guiada? Por um lado, uma visita a uma fábrica que produz o famoso queijo parmesão, incluindo uma degustação. Por outro lado, uma visita a uma fábrica de vinagre balsâmico de Modena. E o passeio completa-se com uma paragem numa das adegas que produzem os deliciosos vinhos da região.

Esta saborosa rota pode ter algumas variantes, por exemplo, visitar uma fábrica de presunto de Parma, outro dos produtos mais conhecidos da região. Em todo o caso, é importante ter em conta que estes percursos demoram várias horas. Uma boa opção se tiver tempo e quiser desfrutar de um dos melhores passeios de um dia a partir de Bolonha.

10. O passeio mais doce de Bolonha

Majani| ©Francesco Merini
Majani| ©Francesco Merini

Não há melhor maneira de terminar um passeio por Bolonha do que com uma sobremesa típica. Se gosta de doces, não hesite em fazer um doce passeio pela cidade. Eu recomendo começar na Majani. Esta loja de chocolates é uma instituição na cidade. Não vai conseguir resistir aos seus tortellini de chocolate, aos seus bombons, aos seus pralinés...

Experimentar um gelado é uma das melhores coisas a fazer em Bolonha no verão, mas também em qualquer outra altura do ano. A razão? Porque esta cidade alberga algumas das mais famosas gelatarias artesanais de Itália. E já se sabe que neste país o gelado é uma das estrelas da sua gastronomia.

Mas a tradição do gelado de Bolonha é especial. Aqui é possível provar gelados cremosos de todos os sabores imagináveis. Uma verdadeira tentação e um deleite para o paladar. E são tão importantes que até têm o seu próprio museu, o Gelato Museum Carpigiani. Aqui pode conhecer a história deste doce, ver as máquinas originais e até aprender a fazer gelado.

E não é só gelado. Se gosta de confeitaria, há também visitas gastronómicas que incluem aulas de culinária para aprender a fazer outro clássico italiano: o tiramisu.

Reservar uma visita gastronómica a Bolonha

Dicas para uma visita gastronómica a Bolonha

Bolonha à noite| ©Kosala Bandara
Bolonha à noite| ©Kosala Bandara

Ao fazer um passeio gastronómico por Bolonha, é importante ter em mente algumas questões importantes sobre a comida e os costumes da cidade. Elas ajudá-lo-ão a desfrutar de cada dentada:

  • A gastronomia bolonhesa é apelidada de "la grassa". Não é por acaso: é tão deliciosa quanto calórica. Se não quiser engordar demasiado, é melhor comer com moderação.
  • Embora o prato mais típico seja o tagliatelle al ragù, não resista a experimentar outros pratos populares, como o tortellini em caldo ou a cotoletta, que é uma costeleta de vitela panada, frita e guarnecida com fiambre e queijo parmesão.
  • Em Bolonha, o almoço é servido por volta da uma hora e o jantar por volta das oito horas. No entanto, encontrará locais onde as cozinhas têm um horário de funcionamento muito mais alargado, perfeito se pretender desfrutar de Bolonha à noite.
  • Os gelados de Bolonha são especiais pela sua cremosidade e sabores delicados. Notará imediatamente que não são tão frios como outros que já provou. Este é o segredo para obter aquela textura especial.
  • Não hesiteem tomar um aperitivo. Como já referi, em Bolonha é mais do que uma tradição. Tem lugar por volta das sete da noite. Só paga a bebida e pode escolher entre uma vasta gama de tapas mais ou menos elaboradas. Com um par de bebidas, pode jantar sem grandes problemas. Os locais típicos são o Café Zamboni. Tamburini.
  • Em Bolonha, pode comer-se muito bem e a preços muito acessíveis, mesmo no centro. Bolonha é uma cidade universitária, por isso há muitas osterias e trattorias com pratos a bom preço.
  • Se procura algo rápido, muitos estabelecimentos também oferecem comida para levar. No Mercato di Mezzo, por exemplo, há uma série de sítios onde se podem comprar algumas iguarias saborosas.
  • Para acompanhar a sua refeição com uma bebida típica, peça um spritz, mas se não gostar de sabores amargos, opte por um vinho local ou uma cerveja artesanal.

Uma última dica: se quiser ter uma visão mais completa da gastronomia de Bolonha, o FICO é o local perfeito para o fazer. Trata-se de um parque temático dedicado exclusivamente à comida italiana. Aqui pode descobrir como é feito o molho à bolonhesa, a massa seca e a cerveja artesanal local, entre muitas outras coisas interessantes.

Reservar uma excursão gastronómica a Bolonha