Melhores Museus de Carros em Bolonha

Bolonha é um símbolo de história, mas também de modernidade. É um dos berços do automobilismo e um destino obrigatório para os entusiastas do desporto automóvel. Eis porquê.

Sonsoles Jimenez

Sonsoles Jimenez

leitura de 10 minutos

Melhores Museus de Carros em Bolonha

Lamborghini | ©Maurizio Cefariello

Bolonha é, sem dúvida, um dos grandes tesouros do Norte de Itália. Mas o seu impressionante património monumental e a sua gastronomia não são as suas únicas atracções. Se é fã de automobilismo e velocidade, aqui encontrará alguns dos melhores museus de automóveis da Europa.

Já ouviu falar do Vale do Automóvel de Itália? Visitá-lo é uma das melhores formas de desfrutar de Bolonha, porque pode visitar não só museus, mas também fábricas de algumas das marcas históricas do mundo automóvel, sem se afastar muito do centro ou a poucos quilómetros da cidade. Quer saber quais são? Se sim, continue a ler e vamos começar!

1. Museu Ferruccio Lamborghini

Museu Lamborghini| ©Mike Turner
Museu Lamborghini| ©Mike Turner

Se é apaixonado por carros super-luxuosos, no Museu Ferruccio Lamborghini pode descobrir muito mais sobre a marca e, acima de tudo, sobre o seu fundador. O museu expõe desde o modelo de trator com o qual fundou a sua primeira empresa até alguns dos carros desportivos mais emblemáticos da empresa.

Mas o museu tem também algumas outras atracções, como um protótipo de helicóptero ou a reconstrução do primeiro escritório de Ferruccio Lamborghini e alguns objectos pessoais que permitem ficar muito mais próximo da figura do fundador da marca.

Informações úteis

  • Endereço: Estrada Provincial 4, Galliera n. 319.
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00. Sábados das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:30. Fechado às segundas-feiras, domingos e Natal. É sempre aconselhável verificar se há alguma alteração antes de visitar o museu.
  • Preço: cerca de 10 euros para a entrada reduzida e cerca de 15 euros para a entrada geral.

2. Museu Ferrari

Museu da Ferrari| ©Davor Kuhelj
Museu da Ferrari| ©Davor Kuhelj

A marca do Cavalo Empinado é uma das mais icónicas no mundo do automobilismo, por isso, se é um entusiasta do automobilismo, não pode sair de Bolonha sem visitar o Museu Ferrari em Manarello. Este museu oferece uma fabulosa viagem pelo passado, presente e futuro da marca.

Nas suas salas poderá ver modelos muito especiais, clássicos que fizeram história ou veículos que venceram campeonatos mundiais de Fórmula 1. Até estão expostos protótipos que o farão querer sentar-se ao volante de qualquer um deles. O melhor de tudo? Neste museu, quase pode realizar o seu sonho. Digo quase porque não vai poder conduzir um carro a sério, mas vai poder conduzir um simulador.

E se lhe apetecer e ainda tiver tempo, pode aproveitar e prolongar a sua visita. Tal como noutros museus automóveis do Vale do Motor, pode participar numa visita panorâmica às instalações onde são fabricados os veículos.

Também recomendo uma visita ao Museu Enzo Ferrari em Modena, onde pode aprender muito mais sobre o fundador da marca. Naturalmente, ambos os museus estão localizados a poucos quilómetros de Bolonha.

Informações úteis

  • Endereço: Via Alfredo Dino Ferrari, 43, Maranello.
  • Preço: cerca de 22 euros apenas para o museu. Com a visita à fábrica e ao simulador, o preço sobe para cerca de 65 euros. Estão disponíveis descontos para estudantes e pessoas com mais de 65 anos, enquanto as crianças com menos de 5 anos e os deficientes são gratuitos. Existe um passe para visitar o Museu Ferrari em Manarello e o Museu Enzo Ferrari em Modena por cerca de 25 euros.
  • Horário de abertura: Ambos os museus estão normalmente abertos de segunda a domingo, das 9h30 às 19h00, de abril a outubro. De novembro a março, a hora de encerramento é uma hora mais cedo. Os museus estão encerrados nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro.

3. Museu Lamborghini MUDETEC

Museu Lamborghini MUDETEC| ©Andrew Bone
Museu Lamborghini MUDETEC| ©Andrew Bone

Para além do de Bolonha, a Lamborghini tem outro museu fora da cidade, mas no Vale do Motor. E vale bem a pena uma viagem para o ver. No Museu Lamborghini MUDETEC, verá modelos que o farão morrer de inveja. Modelos como o histórico Miura, o Aventador e o Urus. Carros ao alcance de poucos afortunados.

Além disso, este espaço oferece um atrativo adicional, porque é também um Museu da Tecnologia. O que significa isto? Que vai poder descobrir todos (ou quase todos) os segredos de como estes carros são feitos nas suas linhas de produção.

E não é só isso, se tiver curiosidade em saber como é conduzir um deles, pode descobri-lo num simulador de condução.

Aliás, durante a sua visita, vai certamente descobrir uma das curiosidades da marca: a razão pela qual foi criada. A sua origem não é outra senão a rivalidade entre Ferruccio Lamborghini e Enzo Ferrari. A história é muito curiosa, mas não a vou revelar para dar um pouco mais de emoção a um dos museus mais interessantes de Bolonha.

Informações interessantes

  • Endereço: Via Modena 12, Sant'Agata Bolognese.
  • Horário de funcionamento: normalmente de segunda a domingo das 9:30 às 18:00, exceto em dias especiais de encerramento.
  • Preço: cerca de 15 euros para a entrada geral, com visita à fábrica e simulador o preço sobe para cerca de 75 euros. Estudantes, idosos e pessoas com deficiência têm descontos especiais.

4. Museu Ducati

Museu Ducati| ©Agu V
Museu Ducati| ©Agu V

Se, para além de carros, gosta de motas, reserve algum tempo para uma visita sem pressas ao Museu Ducati. Nas suas salas pode explorar a história da marca desde os seus primórdios até aos dias de hoje através de quatro percursos de exposição: Momentos Ducati, Origens, História e História em competições.

Naturalmente, também verá expostos alguns dos seus modelos mais emblemáticos. Não perca a Siluro 100, que bateu 46 recordes de velocidade no circuito de Monza, e veja a 750 GT, que foi a primeira Superbike da Ducati; ou a 500 Pantah, a primeira com um quadro de treliça de aço.

O melhor é que o percurso da exposição não se limita a mostrar as motas que fizeram história. O Museu Ducati também exibe modelos especiais por outras razões. Um particularmente simbólico é a Ducati Desmosedici, com a qual Casey Stoner ganhou o primeiro campeonato de Moto GP da marca.

Não é suficiente? Há mais. Se quiser viver uma experiência completa, pode também visitar a fábrica. Uma visita guiada irá mostrar-lhe parte das instalações e verá de perto como são concebidas e montadas as motos da marca. Sem dúvida, uma das recordações mais interessantes que levará da sua visita a Bolonha.

Informações úteis

  • Endereço: Via Antonio Cavalieri Ducati, 3, Bolonha.
  • Horário de aberturaNormalmenteaberto de segunda a domingo das 9:00 às 18:00. Fechado às quartas-feiras. É sempre aconselhável verificar se não há alterações antes da visita.
  • Preço: a partir de 12 € apenas para o museu. Com visita à fábrica, a partir de 22 euros. As crianças com menos de 11 anos e as pessoas com deficiência têm entrada gratuita.

5. Outros museus de automóveis perto de Bolonha

Museu Horacio Pagani| ©Mike Turner
Museu Horacio Pagani| ©Mike Turner

Bolonha é um ponto de partida perfeito para descobrir todos os tesouros do Vale do Automóvel, começando pelos dois museus acima mencionados, mas continuando com outros que estão muito perto desta cidade e que não têm nada a invejá-los.

Fábrica da Maserati

Embora a fábrica da Maserati não esteja localizada na cidade, a marca foi criada em Bolonha. E foi aqui que todos os carros foram construídos durante os seus primeiros anos. Aliás, o próprio logótipo da marca lembra o tridente de Neptuno, mas o que é que isso tem a ver com a cidade? A fonte que representa esta divindade é um dos monumentos mais famosos de Bolonha.

Porque é que estou a falar de uma fábrica e não de um museu? Porque a fábrica pode ser visitada, mas as peças do que foi outrora o museu da marca não se encontram aqui. Em todo o caso, a visita à fábrica é muito interessante. Irá descobrir uma fábrica equipada com a mais recente tecnologia. As visitas incluem o laboratório, a linha de montagem e a oficina de pintura, entre outras áreas.

Em todo o caso, não pense que vai ficar com vontade de ver alguns dos modelos Maserati. Pode sempre passar pelo showroom e sonhar em desfrutar de alguns dos carros que vai poder ver e tocar. E se quiser admirar peças históricas, não deixe de visitar a Coleção Umberto Panini, que adquiriu as peças do antigo museu antes de serem leiloadas.

Informações úteis:

  • Endereço: Via Divisione Acqui 17, Modena.
  • Preço: cerca de 50 euros. Os idosos com mais de 65 anos, as crianças com menos de 17 anos e os estudantes beneficiam de um desconto. As crianças com menos de 6 anos têm entrada gratuita.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 15:30, exceto em dias especiais de encerramento.

Museu Horacio Pagani

Apaixonado pelo mundo automóvel, Horacio Pagani trabalhou durante anos para a Lamborghini. No início dos anos 90, decidiu produzir os seus próprios projectos. Se já viu imagens dos seus modelos: o Zonda, o Huayra ou o Codalunga, já sabe que se trata de veículos com linhas elegantes e ultramodernas.

No Museu Horacio Pagani, pode admirar de perto alguns dos modelos mais representativos da marca. E, tal como acontece com os seus irmãos mais velhos, também pode visitar a fábrica para ver como são concebidos e montados estes veículos exclusivos.

Durante a visita, descobrirá, por exemplo, como alguns elementos são feitos quase à mão, como é o caso dos estofos. Em suma, embora não seja um dos museus de automóveis mais conhecidos de Bolonha e arredores, vale bem a pena visitá-lo.

Informações úteis:

  • Endereço: Via dell'Industria 26; San Cesario Sul Panaro.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h00, e aos sábados, das 9h30 às 12h30 (apenas no museu).
  • Preço: cerca de 18 euros só para o museu e cerca de 55 euros se incluir uma visita guiada ao museu e à fábrica. Os seniores com mais de 65 anos e os menores de 18 anos têm preços especiais. As crianças com menos de 12 anos têm entrada gratuita.

Outros museus e colecções privadas a visitar perto de Bolonha

Se é um verdadeiro entusiasta do automobilismo, o meu conselho é que organize uma viagem de vários dias a Bolonha. Caso contrário, ficará a desejar muito mais... A razão? Todos os museus e fábricas que mencionei são apenas uma pequena amostra do que pode visitar. A cidade está localizada no coração do Vale do Motor e pode planear várias viagens de um dia a partir de Bolonha para os descobrir.

Que outros museus e colecções pode visitar? A Coleção Nigelli, uma das mais interessantes colecções de motos antigas de Itália; ou a Coleção Mauro Pascoli Vespa, na vizinha Ravenna. Outras opções: a Coleção Saussolo de Carros e Motociclos Vintage ou o Museu Nacional de Motociclismo, entre outros.

Se visitar Bolonha, experimente conduzir num circuito de corridas

Autódromo de Modena.| ©Giulio mori
Autódromo de Modena.| ©Giulio mori

O bom de visitar uma região onde o motor da sua economia é, precisamente, a indústria automóvel, é que tem um sem fim de planos para desfrutar. Se, para além de ver museus de automóveis e motos ou visitar fábricas, quiser libertar um pouco de adrenalina, sugiro um plano: entrar num carro desportivo e dar umas voltas a um circuito de corridas.

Pode fazê-lo no Autódromo de Modena. Lá, pode conduzir um carro desportivo e experimentar em primeira mão o que é pisar o acelerador e quase, quase voar. Se visitar o Museu Ferrari, por exemplo, pode comprar um bilhete combinado para o museu e para o circuito, para que a experiência seja completa.

Que mais deve ter em conta quando visitar os museus do automóvel de Bolonha?

Autocarro de Bolonha| ©Robert Bartkowiak
Autocarro de Bolonha| ©Robert Bartkowiak

Quer decida visitar um, dois ou vários dos museus do automóvel em Bolonha e arredores, há algumas coisas importantes a ter em conta para tirar o máximo partido da sua visita:

  • Em muitos deles, as visitas, especialmente se incluírem uma visita à fábrica, têm de ser reservadas com antecedência. Por isso, recomendo que faça a sua reserva com antecedência para evitar a falta de bilhetes.
  • Não se esqueça que só a visita a cada museu pode demorar pelo menos duas a três horas. Se também estiver interessado em fazer a visita às fábricas, precisará de uma manhã ou tarde inteira.
  • De um modo geral, os museus estão abertos toda a semana, mas os dias de encerramento não coincidem. Em alguns casos, fecham apenas nas férias de Natal, mas noutros há alguns dias adicionais. É melhor verificar no sítio Web.
  • Bolonha é um importante centro de transportes da região, pelo que não terá problemas em chegar aos museus através de transportes públicos, tanto de comboio como de autocarro. No entanto, deve ter em conta que, em alguns casos, terá de mudar de comboio e isso pode demorar algum tempo.
  • Para visitar o maior número de museus e colecções com conforto, o melhor é optar por visitas guiadas. As mais populares são as que incluem o Museu Ferrari e o Museu Lamborghini.

Qual é a melhor altura para visitar os museus de automóveis de Bolonha?

Festa do Vale do Motor| ©sergio barbieri
Festa do Vale do Motor| ©sergio barbieri

Como disse antes, os museus têm um horário de funcionamento muito longo, fechando muito poucos dias. É por isso que pode incluí-los entre as coisas a fazer em Bolonha no verão, na primavera ou mesmo nas férias de inverno. Além disso, é um ótimo plano para fazer com crianças, porque visitar qualquer um dos museus será uma aventura para elas.

No entanto, há algumas datas em que se pode desfrutar especialmente de tudo o que está relacionado com o motor em Bolonha e nas outras cidades que compõem o Vale do Motor. A razão para isso é que esta cidade acolhe uma série de actividades e eventos para os entusiastas do automobilismo.

O mais importante é o Motor Valley Fest, que em poucas edições se tornou um evento imperdível para os amantes de tudo o que está relacionado com o motor. O que o espera? Naturalmente, exposições das últimas novidades das marcas mais importantes do vale. Há também conferências, concursos e competições. É claro que as datas variam de uma edição para outra, por isso não tem outra opção senão estar atento.

Há outros eventos interessantes, como o Festival Italiano de Velocidade, os Campioni in Piazza ou o Modena Cento Ore. Qualquer um deles é uma desculpa perfeita para viajar para Bolonha e mergulhar no excitante mundo do automobilismo.

Reserve as melhores excursões em Bolonha