Os Melhores Passeios de Bolonha

Queres descobrir uma cidade cheia de história? Bolonha espera por si com as suas ruas e edifícios medievais para explorar cada canto.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

Os Melhores Passeios de Bolonha

Bolonha | RitaMichelon

Se está à procura das melhores coisas para fazer em Bolonha, recomendo que faça uma visita guiada. Com estas actividades poderá explorar parte da cidade, descobrir novos destinos ou provar a comida típica desta cidade. Há uma variedade de opções para todos os gostos e interesses.

Bolonha é a animada e histórica capital da região de Emilia-Romagna e está localizada no norte da Itália. A visita com um guia privado permitir-lhe-á chegar aos locais em menos tempo e sem se perder. A maioria das excursões inclui um veículo privado, pelo que não terá de se preocupar com os transportes públicos e poderá chegar aos arredores da cidade.

1. Excursão a Bolonha com visita a uma fábrica, almoço gourmet e prova de vinhos

Tigela| ©Carlota Fariña
Tigela| ©Carlota Fariña

Quando viajar para Bolonha, não deixe de fazer uma das suas excursões gastronómicas. Algumas delas incluem visitas a fábricas locais onde se pode ver a preparação de queijo, presunto, vinagre, vinho e muito mais. Normalmente, estas visitas incluem almoço e uma pequena prova de vinhos. Quando todas estas actividades estão incluídas, o custo médio é de 180 euros e a duração aproximada é de nove horas.

Para começar esta excursão, o seu guia irá encontrá-lo no seu hotel num veículo privado. A partir daí, poderá dirigir-se às fábricas locais e ver como são feitos os diferentes produtos. Receberá uma pequena amostra de queijo Parmigiano-Reggiano, presunto prosciutto e até vinagre balsâmico de Modena.

Este tipo de excursão começa normalmente de manhã cedo, pelo que o pequeno-almoço e o almoço estão incluídos. Ambas as refeições são confeccionadas ao melhor estilo italiano. Ao almoço, poderá provar alguns vinhos típicos italianos. No final da excursão, o guia leva-o de volta ao seu hotel.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 200 euros.
  • Duração: cerca de 9 horas.
  • Meio de transporte: carro particular.
  • Vantagens desta opção: inclui pequeno-almoço e almoço, bem como várias provas de comida e vinho.
  • Desvantagens desta opção: pode ser muito demorada e não é adequada para pessoas que só vão passar um dia em Bolonha.

Reservar um tour gastronómico em Bolonha

2. Passeio privado guiado de bicicleta eléctrica em Bolonha com degustações

Passeio de bicicleta| ©Billy Wilson
Passeio de bicicleta| ©Billy Wilson

Gosta de apreciar a brisa e as paisagens à vontade? Então um passeio de bicicleta eléctrica em Bolonha é a sua melhor escolha. Graças ao veículo elétrico, poderá deslocar-se à vontade sem se cansar demasiado. Em média, pode durar cerca de três horas e custa cerca de 90 euros.

Este tipo de passeio é feito com apenas algumas pessoas para que todos possam seguir o seu guia profissional mais confortavelmente. Depois de encontrar o seu guia e outros turistas no ponto combinado, pode continuar para o Santuário de Nossa Senhora de San Luca, a primeira paragem. Este santuário está situado no Colle della Guardia e para lá chegar é necessário passar pelo pórtico mais longo do mundo, declarado Património da Humanidade em 2021.

A paragem seguinte é o Monumento ai Caduti di Sabbiuno. Este é um local simbólico da resistência da Emilia Romagna. Aproveite a oportunidade para tirar algumas fotografias neste ponto do percurso. Por fim, atravessa-se o Parco della Chiusa para ver a imponente fábrica de água em tijolo. Através dela, as águas do rio Teno são transportadas para Bolonha.

No final do passeio há normalmente uma pequena paragem extra para almoço. Pode perguntar ao seu guia se este almoço é por sua conta ou se se trata apenas de uma recomendação de restaurantes ou cafés.

Pormenores interessantes

  • Preço: cerca de 90 euros.
  • Duração: cerca de 5 horas.
  • Meio de transporte: bicicleta eléctrica.
  • Vantagens desta opção: com uma bicicleta eléctrica é mais fácil percorrer os caminhos de Bolonha, apanhar ar fresco e ver as belas paisagens.
  • Desvantagens desta opção: se não souber andar de bicicleta, este passeio pode ser complicado para si. No entanto, as bicicletas eléctricas são mais confortáveis de conduzir.

3. Passeio a pé pela cidade de Bolonha

Passeio a pé em Bolonha| ©Aleksandr Sannikov
Passeio a pé em Bolonha| ©Aleksandr Sannikov

Os passeios a pé são normalmente muito divertidos para as pessoas curiosas. Se é uma delas, convido-o a passear pela cidade na companhia de um guia profissional. Esta experiência dura normalmente duas horas e custa em média 20 euros.

O ponto de encontro para este tipo de passeio é normalmente a Piazza Galvani. A partir daí, o seu guia levá-lo-á pelas ruas da cidade para admirar a arquitetura da Plaza Mayor, uma das mais belas praças da Europa. Aí poderá ver a Basílica de San Petronio, um local chave na coroação de Carlos V. Não se esqueça de que o seu guia lhe contará todos os pormenores históricos dos locais que visitar.

A próxima paragem é o Archiginnasio, onde se situava a antiga Universidade de Bolonha. Atualmente, está preservada como Biblioteca Comunal e alberga cerca de 35.000 obras. Também passará em frente às igrejas de Santa Maria della Vita e Santo Stefano enquanto caminha para as Duas Torres, Asinelli e Garisenda, edifícios medievais icónicos da cidade.

A próxima paragem é o palácio do Rei Enzo. Continuará a caminhar até chegar às imediações do canal do rio Reno, onde termina o passeio. Para continuar a desfrutar da cidade, pode apanhar o autocarro Hop on Hop off Bologna para outro destino.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 20 euros.
  • Duração: aproximadamente 2 horas.
  • Meio de transporte: passeio a pé.
  • Vantagens desta opção: pode percorrer a cidade sem perder os sítios importantes.
  • Desvantagens desta opção: se não estiver habituado a caminhar durante muito tempo, este pode não ser o passeio ideal para si.

Reservar um passeio de autocarro Hop on Hop off em Bolonha

4. Visita de Bolonha às fábricas e ao museu do automóvel

Museu Ducati| ©Agu V
Museu Ducati| ©Agu V

És fã das marcas de automóveis italianas? Se sim, a melhor opção para si é uma excursão em Bolonha às fábricas e aos melhores museus de automóveis. Este passeio dura aproximadamente oito horas e tem um preço médio de 350 euros. O seu guia levá-lo-á num carro privado a pelo menos três museus.

Depois de se encontrar com o seu guia, seja no seu hotel ou num ponto pré-estabelecido, irá com o seu grupo para o Museu Ferrari em Maranello. Poderá ver diferentes exposições, aprender sobre a história desta marca e muito mais.

A próxima paragem será a fábrica e o museu Lamborghini em Sant'Agata Bolognese. De seguida, pode visitar a fábrica e o museu Pagani em San Cesario sul Panaro. Em algum ponto do percurso, almoçará, pois o almoço está incluído na excursão. No final do passeio, o seu guia levá-lo-á de volta ao ponto de partida.

Pormenores interessantes

  • Preço: cerca de 350 ¤.
  • Duração: cerca de 8 horas.
  • Meio de transporte: carro particular.
  • Vantagens desta opção: pode visitar 3 locais emblemáticos num só dia.
  • Desvantagens desta opção: cada paragem tem um limite de tempo, pelo que é necessário aproveitar ao máximo cada momento para não perder nada.

Reservar um bilhete para os melhores museus de automóveis em Bolonha

5. Passeio de Vespa em Bolonha

Vespa| ©BrotherSnare
Vespa| ©BrotherSnare

Sabe andar de mota? Se sim, recomendo-lhe que faça uma visita guiada conduzindo uma Vespa a partir da Via Caduti di Cefalonia, no centro histórico de Bolonha. Esta experiência tem uma duração média de três horas e um custo médio de 120 euros. Poderá sentir o vento no rosto enquanto percorre os belos locais da cidade.

As scooters Vespa são ícones intemporais da moda e são adoradas por muitos. Realize o seu sonho de conduzir uma numa visita guiada. Será acompanhado por um guia profissional que o levará a percorrer a cidade velha de Bolonha e depois os arredores da cidade.

O percurso também inclui normalmente o complexo de San Michele in Bosco e o Monumento ai Caduti di Sabbiuno. Outras paragens dignas de nota são o Santuário de Nossa Senhora de San Luca e o miradouro próximo deste ponto. No final do percurso, regressa-se ao ponto de partida.

É de notar que, antes de iniciar o percurso, o guia deve dar algumas instruções. Também é necessário usar um capacete de proteção. Esta excursão não inclui almoço.

Detalhes de interesse

  • Preço: cerca de 120 euros.
  • Duração: cerca de 3 horas.
  • Meio de transporte: Vespa.
  • Vantagens desta opção: pode conduzir uma vespa original e percorrer a cidade.
  • Desvantagens desta opção: se não souber conduzir motas, não recomendo este passeio.

Dica de viajante
Neste tipo de passeio, deve respeitar todas as regras de segurança que lhe forem indicadas. Além disso, lembre-se de levar algumas coisas consigo para poder andar mais confortavelmente. Leve consigo a sua garrafa de água para se manter hidratado durante o percurso.

6. Passeio de música em Bolonha

Teatro de Bolonha| ©Valerio_D
Teatro de Bolonha| ©Valerio_D

A música também é uma parte importante da cultura de uma cidade. Se gosta de apreciar novos sons e culturas, um passeio musical será o ponto alto das suas férias. Esta excursão dura normalmente duas horas e custa em média 40 euros.

Normalmente, o grupo da excursão encontra-se com o seu guia na Piazza di Porta Ravegnana, perto das torres Garisenda e Asinelli. A partir daí, pode caminhar-se até à Piazza Rossini, onde se encontra o Conservatório Giovanni Battista Martini. Este local recebeu o nome do professor que ensinou Christian Bach e Wolfgang Amadeus Mozart.

Depois de ouvir as histórias por detrás destes músicos icónicos, continuará a sua visita. Passará por edifícios emblemáticos, como o Teatro de Bolonha, o Palazzo Carrati e o Archiginnasio. Este último alberga a universidade mais antiga do Ocidente.

O seu guia irá também contar-lhe as histórias dos órgãos da Basílica de San Petronio. Sabia que compositores famosos dedicaram as suas músicas a Bolonha? Um deles foi Chet Baker e, neste tipo de passeio, descobrirá porquê.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 40 ¤.
  • Duração: cerca de 2 horas.
  • Meio de transporte: passeio a pé.
  • Vantagens desta opção: conhecer a cidade na perspetiva da música clássica.
  • Desvantagens desta opção: embora este passeio seja sobre música, não ouvirá um espetáculo ao vivo. No entanto, poderá ficar a saber tudo sobre a importância da música nesta cidade.

7. Visita ao bairro judeu de Bolonha

Sinagoga de Bolonha.| ©Solomon Trainin
Sinagoga de Bolonha.| ©Solomon Trainin

Em Bolonha, como noutras cidades europeias, existe um bairro judeu. Se estiver interessado na sua história e na sua origem, recomendo esta visita de duas horas. Embora você possa fazer isso sozinho, um guia particular pode levá-lo através dos destaques e contar todos os detalhes. Se for o caso, o custo médio é de 20 euros.

O ponto de encontro para este tipo de passeio é geralmente a via Santo Stefano. A partir daí, inicia-se um passeio a pé para mergulhar na história da comunidade judaica. Visitará o gueto e os seus edifícios emblemáticos, incluindo o palácio Malvasia, onde se encontra o Museu Judaico, e a torre Uguzzoni.

Estes passeios também incluem a famosa Rua do Inferno. Esta é a principal artéria do Bairro Judeu. Também passará em frente ao palácio Bocchi, recomendo que dedique alguns minutos para apreciar a sua estética renascentista. Finalmente, visitará a Sinagoga de Bolonha.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 20 ¤.
  • Duração: aproximadamente 2 horas.
  • Meio de transporte: passeio a pé.
  • Vantagens desta opção: conhecerá uma parte da cidade que é frequentemente esquecida pelos turistas.
  • Desvantagens desta opção: o passeio está impregnado de história. Se este tema não for o seu preferido, sugiro-lhe que escolha outra opção.

Conselhos para uma visita guiada em Bolonha

Sapatos confortáveis| ©Alexandra Tran
Sapatos confortáveis| ©Alexandra Tran

Bolonha é um ótimo destino para umas férias. Recomendo que viaje durante a primavera ou o outono para desfrutar das épocas mais quentes do ano. Tenha em atenção que o verão e o inverno podem ser muito rigorosos. Tome precauções se viajar durante estas alturas.

Se gosta de aprender sobre história, novas culturas e tempos medievais, vai adorar Bolonha. Bolonha pode ser um ótimo destino para famílias ou para quem viaja sozinho. Encontrará diferentes excursões para todos os grupos.

Porquê fazer uma visita guiada em Bolonha?

O pôr do sol de Bolonha| ©Ferdinando Mastrorilli
O pôr do sol de Bolonha| ©Ferdinando Mastrorilli

Bolonha, também conhecida como Dotta, Rossa e Grassa, possui as universidades mais antigas de Itália, belos telhados vermelhos e uma cozinha requintada. Ao passear por ela, verá o contraste entre o moderno e o antigo. Se quiser desfrutar de todas as atracções, recomendo que faça uma visita guiada.

As visitas guiadas oferecem-lhe a oportunidade de percorrer a cidade, geralmente num carro privado. Além disso, terá a ajuda de um guia profissional que o levará a todos os sítios sem que tenha de pesquisar como lá chegar. Por outro lado, estas excursões incluem normalmente diferentes actividades de entretenimento para que não perca o seu tempo.

Comparemos as opções

  • Tour de Bolonha com visita à fábrica com almoço gourmet e degustação de vinhos
  • Preço: cerca de 200 euros.
  • Duração: cerca de 9 horas.
  • Meio de transporte: carro particular.
  • Vantagens desta opção: inclui pequeno-almoço e almoço, bem como diferentes provas de comida e de vinhos.
  • Desvantagens desta opção: pode ser muito demorada e não é adequada para pessoas que só vão passar um dia em Bolonha.
  • Passeio privado guiado de bicicleta eléctrica em Bolonha com degustações
  • Preço: cerca de 90 euros.
  • Duração: cerca de 5 horas.
  • Meio de transporte: bicicleta eléctrica.
  • Vantagens desta opção: com uma bicicleta eléctrica é mais fácil pedalar pelos caminhos de Bolonha, apanhar ar fresco e ver as belas paisagens.
  • Desvantagens desta opção: se não souber andar de bicicleta, este passeio pode ser complicado para si. No entanto, as bicicletas eléctricas são mais confortáveis de conduzir.
  • Passeio a pé pela cidade de Bolonha
  • Preço: cerca de 20 euros.
  • Duração: cerca de 2 horas.
  • Meio de transporte: passeio a pé.
  • Vantagens desta opção: pode percorrer a cidade sem perder os sítios importantes.
  • Desvantagens desta opção: se não estiver habituado a caminhar durante muito tempo, este pode não ser o passeio mais adequado para si.
  • Visita de Bolonha às fábricas e ao museu do automóvel
  • Preço: cerca de 350 euros.
  • Duração: cerca de 8 horas.
  • Meio de transporte: carro particular.
  • Vantagens desta opção: pode visitar 3 locais emblemáticos num só dia.
  • Desvantagens desta opção: cada paragem tem um limite de tempo, pelo que é necessário aproveitar ao máximo cada momento para não perder nada.
  • Passeio de Vespa em Bolonha
  • Preço: cerca de 120 euros.
  • Duração: cerca de 3 horas.
  • Meio de transporte: Vespa.
  • Vantagens desta opção: pode andar numa vespa original e percorrer a cidade.
  • Desvantagens desta opção: se não souber conduzir motas, não recomendo este passeio.
  • Passeio musical em Bolonha
  • Preço: cerca de 40 euros.
  • Duração: cerca de 2 horas.
  • Meio de transporte: passeio a pé.
  • Vantagens desta opção: conhecer a cidade na perspetiva da música clássica.
  • Desvantagens desta opção: embora esta visita seja sobre música, não ouvirá um espetáculo ao vivo. No entanto, poderá ficar a saber tudo sobre a importância da música nesta cidade.
  • Visita ao bairro judeu de Bolonha
  • Preço: cerca de 20 euros.
  • Duração: cerca de 2 horas.
  • Meio de transporte: passeio a pé.
  • Vantagens desta opção: conhecerá uma parte da cidade que é frequentemente esquecida pelos turistas.
  • Desvantagens desta opção: o passeio está impregnado de história. Se este tema não for o seu preferido, sugiro-lhe que escolha outra opção.