Traslados do Aeroporto de Bolonha

Conhecer as opções de transporte é fundamental para ter uma boa logística para uma viagem ao estrangeiro. Por esta razão, convido-o a familiarizar-se com as diferentes opções de transporte que existem entre o aeroporto e o centro de Bolonha.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 10 minutos

Traslados do Aeroporto de Bolonha

Interior do aeroporto de Bolonha | Robyn Lee

A capital da região de Emilia-Romagna é uma cidade que atrai centenas de milhares de turistas todas as semanas do ano. De facto, é uma das cidades mais importantes do norte de Itália e, por isso, as melhores coisas para ver e fazer em Bolonha estão em constante mudança para diversificar a oferta cultural. Neste contexto, é muito apropriado saber como ir do aeroporto para o centro da cidade. É uma viagem relativamente curta, mas pode ser uma verdadeira dor de cabeça se não conhecer as opções certas.

Por isso, aconselho-o a ler esta compilação de alternativas que preparei para si. Todas e cada uma delas são os diferentes meios que tem à sua disposição para se deslocar do aeroporto de Bolonha para o centro da cidade. Que é uma viagem interurbana rápida que pode ser feita de diferentes maneiras para todos os tipos de bolsos e todos os tipos de necessidades.

1. Um transfer partilhado, conforto a um preço razoável

Em Bolonha| ©Marianna Kovaleva
Em Bolonha| ©Marianna Kovaleva

A primeira coisa que precisa de saber sobre o aeroporto de Bolonha é que se chama Gugliemo Marconi. Este local caracteriza-se por ter o nome de um Prémio Nobel local e por ser o epicentro do tráfego aéreo para aqueles que desejam visitar a região de Emilia-Romagna. Situa-se no canto nordeste de Bolonha e está, felizmente, bastante perto do centro da cidade. Tem sido uma área de alojamento favorita para muitos turistas.

Agora, se procura conforto a preços convenientes ao sair do aeroporto de Bolonha para chegar ao centro da cidade num curto espaço de tempo, então tem de optar pela partilha de carro. Isto pode ser feito de duas formas, através de uma aplicação web em que uma pessoa oferece o seu carro a quem viaja na mesma direção que ela ou pagando por um lugar dentro de um minibus ou de um carro particular.

Ambas as alternativas são bastante favoráveis porque lhe oferecem conforto, rapidez e , acima de tudo, poupança económica. Isto significa que pode ter mais dinheiro para participar noutras coisas interessantes como os melhores passeios de Bolonha ou mesmo algumas das melhores excursões a partir de Bolonha. No entanto, aconselho-o a fazer os passeios pela cidade antes de optar por outras opções, pois esta é uma cidade que tem muito para oferecer.

Deve saber que esta alternativa é mais recomendada para aqueles que precisam de fazer várias transferências se optarem pelo transporte público ou para aqueles que acham que uma transferência privada é demasiado cara para eles.

Detalhes interessantes

  • Duração da viagem: tudo depende da quantidade de tráfego no momento da sua chegada à cidade, bem como da sua localização exacta dentro da área metropolitana de Bolonha. No entanto, uma viagem partilhada e sem paragens até ao centro de Bolonha deve demorar, no máximo, cerca de 25 minutos.
  • Preço: tudo depende do número de pessoas interessadas em partilhar o carro, bem como da altura do ano. Durante as épocas de maior afluência turística, é provável que as pessoas tirem partido de tarifas de partilha de boleias mais elevadas. No entanto, o preço ronda sempre os 10 euros por passageiro.
  • Vantagens de utilizar este método: a partilha de boleias pode ser uma excelente alternativa para conhecer pessoas e, sobretudo, para sair rapidamente do aeroporto no conforto de um carro relativamente privado.
  • Como reservar este transporte: as opções de ridesharing da Uber podem ser uma boa alternativa, embora a opção preferida entre os utilizadores italianos e a que lhe garantirá mais hipóteses de conseguir uma boleia seja a BlaBlaCar.

Reservar as melhores excursões em Bolonha

2. Um transfer privado, conforto e exclusividade

Transfer privado| ©Ricky Hernandez
Transfer privado| ©Ricky Hernandez

Por outro lado, existe a possibilidade de efetuar um transfer privado do aeroporto de Bolonha para o centro da cidade ou para qualquer um dos bairros residenciais circundantes. Trata-se de um transfer que nada tem a ver com aplicações de ridesharing ou serviços que se assemelham à experiência de apanhar um táxi.

Saiba que esta opção é definida e destaca-se entre outras alternativas por oferecer um maior grau de conforto e exclusividade. Estamos a falar de transfers em veículos topo de gama. Ou, pelo menos, diferenciados do típico carro comum que é usado para transferir turistas.

De facto, ao reservar um transfer privado do aeroporto de Bolonha para qualquer ponto de alojamento no centro da cidade, é possível escolher desde carros para quatro passageiros até veículos com capacidade para até sete pessoas. Trata-se de uma alternativa ideal para aqueles que desejam viajar em família e viver uma situação mais exclusiva e privada.

Assim, esta pode ser uma boa alternativa se não tiver restrições orçamentais. De facto, os transfers privados também podem ser uma boa opção para se deslocar dentro da cidade entre os melhores museus de Bolonha, no caso de os melhores autocarros turísticos de Bolonha ou a ideia de caminhar pela cidade não ser muito interessante para si.

Detalhes interessantes

  • Duração da viagem: a duração de um transfer privado seria basicamente a mesma de um transfer partilhado. Isto significa que deverá estar no centro da cidade em cerca de 25 minutos, embora este tempo seja mais longo se estiver num dos bairros residenciais no extremo leste de Bolonha.
  • Preço: Um transfer privado do aeroporto de Bolonha para o centro da cidade é, sem dúvida, a mais cara das opções disponíveis. O preço aproximado pode variar entre 90 e 200 euros, consoante o tipo de veículo encomendado, a época do ano em que visita a cidade e a antecedência com que reserva o serviço.
  • Vantagens de utilizar este método: se estiver interessado em viver uma experiência totalmente exclusiva durante a sua viagem em Itália e se, ao visitar Bolonha, não pretender fazer uma exceção a esta regra, então um transfer privado é a sua melhor opção.
  • Como reservar este transfer: existem diferentes formas de reservar um transfer privado do aeroporto de Bolonha para qualquer ponto do seu alojamento. Dentro desta diversidade de opções, a melhor aposta será sempre uma reserva online do serviço, uma vez que por vezes há cancelamentos gratuitos ou ajustes fáceis ao itinerário.

Compre os seus bilhetes para os melhores autocarros turísticos de Bolonha

3. O comboio, a opção mais moderna

Comboio de Bolonha| ©jaime antonio alvarez
Comboio de Bolonha| ©jaime antonio alvarez

Há também o facto de Bolonha ser uma cidade que aposta na modernização e na utilização dos transportes públicos como uma excelente forma de mobilidade urbana que reduz a poluição a uma escala crescente. É neste contexto que surge o Marconi Express, um comboio elevado totalmente elétrico que liga o aeroporto de Bolonha à estação ferroviária central da cidade.

Talvez o aspeto mais interessante deste comboio seja o facto de não ser necessário sair do aeroporto para o utilizar, basta sair da zona das chegadas. Ao mesmo tempo, em menos de 8 minutos está no coração da cidade, na estação ferroviária mais importante da cidade. A frequência com que os comboios chegam ao aeroporto também é importante, uma vez que na época alta há um comboio a cada quatro minutos e em condições normais um comboio deve chegar ao aeroporto a cada oito minutos.

As tarifas, tanto para a ida como para a volta, são bastante convenientes e, acima de tudo, são uma opção muito adequada para quem não tem problemas em utilizar os transportes públicos. No entanto, o problema é que a estação de comboios não se situa no centro da cidade. Assim, se o seu alojamento for perto da Piazza Maggiore ou no distrito central de Bolonha, então terá de optar por um táxi ou um autocarro para o levar ao seu hotel.

De qualquer forma, deve saber que é apropriado familiarizar-se com a localização da estação de comboios de Bolonha, uma vez que as excursões aos arredores da cidade são uma das melhores coisas a fazer em Bolonha durante o outono. De facto, pode ser uma boa alternativa de transporte se estiver interessado em visitar alguns dos melhores museus de automóveis de Bolonha. Estes estão localizados noutras cidades próximas e estão ligados pela excelente infraestrutura ferroviária de Itália.

Detalhes interessantes

  • Duração do trajeto**:** A viagem do aeroporto para a estação de comboios demora cerca de oito minutos no total. Acrescente mais uma viagem de autocarro ou de táxi até ao seu alojamento e tudo depende da localização desse local na cidade. Se for mesmo no centro de Bolonha, o trajeto demora cerca de meia hora.
  • Preço: a tarifa pode estar sujeita a ajustes, mas, em geral, a viagem de ida custa cerca de 9 euros. Se, por outro lado, procurar um bilhete de ida e volta que possa utilizar para regressar ao aeroporto, poderá pagar cerca de 16 euros.
  • Vantagens de utilizar este método: esta alternativa é a mais moderna e a que mobiliza mais utilizadores quando se trata de transportar turistas do aeroporto de Bolonha para a cidade. Ao mesmo tempo, é uma experiência muito económica e até divertida, tendo em conta o quão interessante pode ser um comboio com estas características.
  • Como reservar este transporte: não há necessidade de reservar este meio de transporte e, de facto, caracteriza-se pela facilidade com que pode ser utilizado sempre que quiser.

4. Autocarro, mais lento mas mais barato

Autocarro de Bolonha| ©Robert Bartkowiak
Autocarro de Bolonha| ©Robert Bartkowiak

Os autocarros sempre foram uma alternativa disponível para aqueles que procuram poupar dinheiro quando viajam de um aeroporto para o centro da cidade e, no caso de Bolonha, isto não é exceção. Uma das opções disponíveis seria apanhar o autocarro 944 e sair na paragem Ospedale Maggiore. Esse ponto estará um pouco mais próximo de vários outros autocarros urbanos que o levarão diretamente para o centro da cidade, mas, dependendo da hora e da data da sua visita, terá de utilizar uma aplicação como o Google Maps para escolher a opção mais adequada.

Se está a pensar nos locais onde pode comprar o seu bilhete de autocarro, deve saber que dentro do próprio aeroporto existem máquinas de venda automática, bem como pode utilizar o site oficial dos transportes públicos da cidade. O preço do transfer de autocarro inclui a ligação que o levará ao seu alojamento, mas esta tem de ser feita no prazo de 75 minutos após a primeira validação do bilhete.

Um aspeto muito conveniente da utilização dos autocarros urbanos do aeroporto para o seu hotel à sua chegada à cidade é que normalmente funcionam com uma frequência muito conveniente das seis da manhã às oito da noite. Ao mesmo tempo, sendo uma alternativa tão económica, terá muito dinheiro para gastar em algumas das melhores coisas para fazer em Bolonha à noite. Estas podem ser do seu interesse, dependendo do tipo de viagem que está a planear.

De facto, também pode investir as suas poupanças em alguns dos melhores passeios gastronómicos em Bolonha. Estes permitir-lhe-ão conhecer os sabores da cidade, bem como explorar alguns dos seus locais mais emblemáticos.

Detalhes interessantes

  • Tempo de viagem**:** esta alternativa de transporte é a menos conveniente para quem tem pouco tempo. Esperar pelo autocarro e fazer a ligação necessária para chegar à paragem de autocarro mais próxima do seu hotel pode demorar até duas horas no total.
  • Preço: o preço do bilhete de autocarro é de cerca de 4 euros.
  • Vantagens deste método: a poupança económica é drástica em comparação com outras alternativas e, ao mesmo tempo, é uma boa forma de se familiarizar com o sistema de autocarros públicos da cidade.
  • Como reservar este transporte: não se trata de uma alternativa reservável, uma vez que depende inteiramente da chegada do autocarro à paragem situada à saída do aeroporto de Bolonha.

5. Táxi ou Uber, a opção mais comum

Utilizar a Uber| ©Dan Gold
Utilizar a Uber| ©Dan Gold

Por fim, há o facto de também ter a alternativa de apanhar um Uber ou um táxi no aeroporto de Bolonha para o levar sem problemas ao seu alojamento na cidade. Esta opção será tão rápida como um transfer privado, mas difere no facto de não ser tão exclusiva e depender 100% da procura de outros turistas.

E no caso de um Uber pode passar 20, 30 ou mesmo 40 minutos à espera que alguém aceite a sua boleia se a procura for muito significativa devido a uma chegada impressionante de turistas à cidade. De certa forma, o mesmo acontece com um táxi, uma vez que o número de veículos disponíveis dependerá do número de pessoas que tem à sua frente na fila de espera à saída do aeroporto.

De qualquer forma, deve saber que é uma das melhores opções entre as coisas para fazer na primavera em Bolonha, uma vez que o afluxo de turistas não é tão significativo e os preços baixam porque a procura é menor. Por outro lado, pode não ser uma das melhores coisas para fazer em Bolonha no Natal, uma vez que muitas pessoas pensarão em usar um Uber ou um táxi para torná-lo mais confortável numa altura em que milhares de pessoas querem a mesma coisa.

Pormenores interessantes

  • Duração da viagem: a viagem de táxi ou Uber demorará exatamente o mesmo tempo que um transfer privado. Isto significa que deverá chegar ao centro da cidade em cerca de 30 minutos, mesmo com trânsito.
  • Preço: o preço aproximado de um Uber ou de um táxi depende sempre da procura. No caso dos táxis, como são utilizados taxímetros, é provável que pague sempre cerca de 20 ou 22 euros, no máximo.
  • Vantagens de utilizar este método: um táxi ou um Uber são alternativas que estão normalmente disponíveis a todas as horas e em todos os momentos, mesmo que a elevada procura possa tornar-se uma dor de cabeça.
  • Como reservar este transporte: não é aconselhável reservar um Uber ou um táxi pelo simples facto de não haver garantias de que chegará ao aeroporto exatamente quando quiser. Ao reservar um Uber ou um táxi com antecedência, é provável que tenha de pagar e que esse montante possa ser perdido, o que não acontece com um transfer privado.