10 coisas para fazer em Amalfi em março

Amalfi começa a dar as boas-vindas à primavera em março e os primeiros dias de sol começam a aparecer. Veja as diferentes actividades que pode fazer na cidade durante este mês.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 coisas para fazer em Amalfi em março

Amalfi Coast |©Andrew Hill

Amalfi é uma cidade que partilha o seu nome com a costa italiana e é composta por várias aldeias cheias de história, arte, cultura, gastronomia e muito mais. Este maravilhoso lugar permite-lhe entrar em contacto com o Mediterrâneo, obter vistas panorâmicas inigualáveis e descobrir locais de beleza única.

Se decidir visitar Amalfi durante o mês de março, pode realizar várias actividades, como celebrar o Dia da Mulher, o Dia de São José, o Dia do Pai, o Dia de São Patrício, observar a chegada do Equinócio da primavera e muito mais. Aqui está uma lista das melhores coisas para fazer em Amalfi durante a sua viagem neste mês do ano.

1. Celebrar a Festa della Donna nos restaurantes locais

Dia de São Patrício|©Javier Doren
Dia de São Patrício|©Javier Doren

março é conhecido como o mês da mulher e Amalfi também faz parte dessa comemoração, cujo dia central é o dia 8. Então, o convite é para celebrar a Festa della Donna aproveitando os preços especiais nos restaurantes, além de se inscrever em uma aula particular de culinária para aprender a preparar deliciosas receitas.

Provar algumas receitas com mimosa

Pode até ir a bares, restaurantes e pastelarias locais para saborear um prato doce que se tornou uma tradição durante o mês de março para celebrar a Festa della Donna. Trata-se do bolo de mimosa, cujo exterior ligeiramente amarelo se assemelha à forma da flor de mimosa.

Também é possível saborear sobremesas e pratos salgados em restaurantes como:

Inscrever-se numa aula de culinária privada

Em alternativa, pode inscrever-se numa das melhores aulas de culinária em Amalfi para aprender a preparar algumas receitas, sejam elas sobremesas, pratos salgados ou uma combinação de ambos.

Para isso, basta contactar o especialista culinário, que o levará a uma cozinha privada local ou a uma cozinha de restaurante para conduzir a aula. No final, poderá saborear tudo o que prepar ou e terá uma óptima experiência de viagem e de aprendizagem para contar.

Reservar uma aula de culinária em Amalfi

2. Participe nas celebrações do Dia de São Patrício num pub ou restaurante local

Zeppole di San Giuseppe|©Meridio Photography
Zeppole di San Giuseppe|©Meridio Photography

Todos os anos, a 17 de março, celebra-se o Dia de São Patrício, mártir da Igreja Católica que é o santo padroeiro da Irlanda. Neste sentido, a sua repercussão chega a este canto de Itália, o que faz com que alguns pubs e restaurantes da zona celebrem este dia.

Se estiver em Amalfi durante esta data, então preste atenção à oferta de discotecas, pubs e restaurantes, que costumam oferecer descontos e promoções especiais em honra desta festividade irlandesa.

Pode celebrar provando alguns pratos típicos irlandeses consumidos neste dia, como pão de batata, frango assado e presunto cozido, ou beber uma cerveja artesanal.

3. Celebrar a festa de São José e o Dia do Pai em Amalfi

praia de amalfi|©birdlives9
praia de amalfi|©birdlives9

Devido à sua história e localização geográfica, a Itália é um país de tradição católica, daí as celebrações religiosas como a Festa de São José em cidades como Amalfi. Este importante acontecimento, que se realiza todos os anos a 19 de março, corresponde também à comemoração do Dia do Pai, pelo que se realizam várias actividades em sua homenagem.

Pode participar ou assistir à procissão com a imagem do santo, que sai da sua capela no interior da catedral, de manhã, e passa pela piazza Dei Dogi.

Para além disso, não se pode perder a oportunidade de provar um aperitivo caraterístico desta data, chamado Zeppole di San Giuseppe. Trata-se de uma deliciosa sobremesa que consiste numa massa recheada com fruta em calda e creme, moldada em forma de anel, frita e depois coberta com açúcar.

4. Viva o equinócio da primavera a partir das praias de Amalfi

Valle dei Mulini - Amalfi|©Reg Marjason
Valle dei Mulini - Amalfi|©Reg Marjason

O equinócio da primavera é um momento mágico para muitas pessoas, que aproveitam o fenómeno para recarregar as suas energias e reforçar as suas ligações espirituais. Se estiver na cidade entre 20 e 22 de março, pode viver esta experiência a partir de uma das melhores praias de Amalfi e renovar a sua aura.

Dirija-se à praia da sua escolha, a praia das sereias ou Il Duoglio, à qual pode chegar a pé a partir do centro de Amalfi. Uma vez lá, pode escolher entre ver o pôr do sol e apreciar as cores, tirar fotografias, fazer uma fogueira ou mesmo aproveitar a mudança de temperatura da água para nadar.

Esta atividade é uma das coisas a fazer em Amalfi à noite, ou pode ir durante as primeiras horas do dia para pôr a sua pele em contacto com os raios solares, quer seja deitado na praia ou dando um passeio pelos arredores.

Reservar um passeio de barco pela Costa Amalfitana

5. Fazer um passeio pedestre pelo Valle dei Mulini em Amalfi

Amalfi_duomo Sant' Andrea|©Portokyo
Amalfi_duomo Sant' Andrea|©Portokyo

Com a chegada da primavera, durante o mês de março, as coisas mudam e as opções de diversão e experiências únicas na cidade se multiplicam. Uma boa ideia é fazer caminhadas no Valle dei Mulini, ao qual se chega numa caminhada de 25 minutos a partir do centro de Amalfi.

Este percurso consiste numa caminhada livre ao seu próprio ritmo. Ao longo do percurso, verá antigos moinhos e muitas outras ruínas. No entanto, a experiência é muito relaxante, graças ao contacto com as quedas de água da ribeira do Canneto, cujo som o ajudará a limpar muito mais a mente.

Além disso, ao caminhar, não terá problemas com as altas temperaturas do verão, mas também com o frio, os nevões ou as chuvas do inverno. Por todas estas razões, pode incluir esta atividade entre as coisas a fazer em Amalfi em 5 dias ou mais.

Reservar uma excursão de trekking ao Vale Ferriere

6. Explorar a Catedral de Sant'Andrea em todo o seu esplendor.

Gruta das Esmeraldas de Amalfi|©Fernando García Redondo
Gruta das Esmeraldas de Amalfi|©Fernando García Redondo

A sua visita a Amalfi não estará completa se se esquecer de visitar a Catedral de Sant'Andrea. Este é um dos edifícios mais emblemáticos da cidade, ideal para explorar durante o mês de março. Durante esta época, o acesso a todas as áreas do edifício é gratuito.

A Catedral de Amalfi reúne vários elementos arquitectónicos na sua estrutura, misturando estilos como o árabe, o barroco, o românico, o gótico e o renascentista. Isto é evidente em cada um dos seus espaços.

Durante a visita, verá diferentes atracções, tais como:

  • A imponente fachada, com uma escadaria de mais de 60 degraus e arcos representativos do estilo oriental.
  • A cripta, que contém os restos mortais de Santo André, o apóstolo que dá nome a este recinto religioso e é o santo padroeiro da cidade.
  • O claustro, um espaço que guarda várias relíquias pertencentes a antigos dirigentes da igreja, bem como várias obras artísticas, frescos, sarcófagos de alguns nobres e muito mais.
  • O jardim, repleto de esculturas, palmeiras e rodeado por colunas de estilo árabe.

7. Aproveite a luz do sol para ver inimagináveis tons de azul na Gruta das Esmeraldas

Vista de Amalfi a partir do cais|©Anna Azarova
Vista de Amalfi a partir do cais|©Anna Azarova

A chegada de março significa também o início da primavera. É, portanto, uma oportunidade perfeita para se aventurar em certos espaços naturais. É o caso da Gruta das Esmeraldas .

Para chegar a esta gruta, basta fazer uma viagem de 10 minutos de carro a partir do centro de Amalfi. Em alternativa, se preferir, pode ir até este local por mar, uma vez que também está incluído em alguns passeios de barco.

Poderá observar as formações geológicas no interior da gruta (estalagmites, estalactites) e o grande fenómeno que atrai centenas de pessoas: as cores vibrantes da água. Isto deve-se ao facto de os raios solares penetrarem no interior e criarem tons de azul e verde-esmeralda.

Durante a sua visita, poderá também tirar fotografias deste maravilhoso cenário natural. Esta é definitivamente uma das actividades essenciais a incorporar na sua seleção das melhores excursões a Amalfi em março.

Reservar uma excursão a Capri

8. Participe de um passeio de barco na primavera pela Costa Amalfitana

Santo André|©Steve Matthews
Santo André|©Steve Matthews

Como março coincide com a primavera, as actividades a realizar na cidade aumentam. É possível aproveitar a luz quente da estação para obter diferentes perspectivas do mar e da paisagem em geral. Por isso, participar num passeio de barco ao longo da costa é uma forma ideal de passar 2 dias em Amalfi ou mais.

Esta é uma atividade que pode ser feita de manhã ou ao fim do dia para apreciar o pôr do sol enquanto se navega. Depois de se encontrar com os guias no porto de Marina Coppola, começará a navegar ao longo da costa.

Conhecerá também algumas das grutas mais famosas da região:

  • Marmorata, que atrai os visitantes para admirar a sua queda de água sobre o mar.
  • A Grotta di Sant'Andrea, uma grande gruta em honra de Santo André, que pode ser explorada a pé ou a nado.
  • A Grotta Africana, outra gruta onde se pode observar como os tons da água mudam quando entra em contacto com a luz do sol.

Da mesma forma, ao participar neste passeio de barco a partir de Amalfi, verá ao longe algumas pequenas aldeias piscatórias, falésias, vegetação mediterrânica e muito mais.

Informações úteis

  • Preço: o preço geralmente começa em 80 euros por pessoa.
  • Duração: a atividade tem uma duração mínima de 4 horas.

Reservar um passeio de barco pela Costa Amalfitana

9. Aproveite os dias mais longos e descubra os cantos do centro de Amalfi

Veneza - Arsenale|©Jimmy Pierce
Veneza - Arsenale|©Jimmy Pierce

No mês de março, os dias costumam ser mais longos do que no inverno em Amalfi, pelo que terá mais horas de sol, que deve aproveitar para se aventurar e descobrir a pé todos os recantos do centro da cidade.

Para isso, pode fazer uma visita livre ou inscrever-se numa visita guiada, onde uma pessoa local lhe contará a história de cada lugar e algumas anedotas. Seja qual for a opção escolhida, terá a oportunidade de explorar as diferentes ruas estreitas e visitar os principais destinos históricos.

Alguns dos destinos que verá incluem os seguintes:

  • A Fonte de mármore de Santo André, uma estrutura emblemática localizada na praça da catedral.
  • A igreja de Santa Maria Maddalena, que atrai os turistas com a sua fachada barroca.
  • As casas com fachadas brancas, que são características da cidade e reflectem a luz do sol quando está mais brilhante.

Durante este passeio, pode ainda aproveitar para visitar o comércio local e comprar lembranças, ou fazer um lanche num dos bares ou restaurantes das redondezas.

Informações úteis

  • Preço: o preço da visita guiada começa normalmente nos 40 euros por pessoa.
  • Duração: a atividade tem uma duração média de 2 horas. No entanto, se fizer a atividade por conta própria, poderá dedicar mais tempo a explorar o local.

10. Inscreva-se para um passeio fotográfico pelos pontos mais pitorescos de Amalfi

março na Costa Amalfitana|©sylvcummins
março na Costa Amalfitana|©sylvcummins

Para tornar a sua experiência de viagem verdadeiramente inesquecível, nada melhor do que capturá-la em imagens, tiradas por um fotógrafo profissional. Por isso, inscreva-se numa sessão fotográfica onde poderá aproveitar a beleza do local, que se enche de sol em março, para ficar com uma recordação fantástica.

Depois de falar com o fotógrafo algures na cidade, que será provavelmente no Arsenale, ele dar-lhe-á instruções sobre a atividade, algumas dicas para obter melhores imagens e mencionará os locais planeados por onde passará para tirar fotografias.

Como Amalfi é uma cidade que se enche de mais cores em março, não faltarão opções para tirar as suas fotografias. Por exemplo, a Praça da Catedral, a fachada da igreja com a sua imponente escadaria, a praia das Sereias onde o céu se funde com o mar, etc.

Irá fazer um registo fotográfico com as melhores perspectivas, detalhando a transição do inverno para o verão, o que cria um cenário harmonioso em frente à objetiva. Assim, obterá composições com uma elevada qualidade visual.

Temperaturas em Amalfi em março

Mala na linha do comboio|© Anastasia Nelen
Mala na linha do comboio|© Anastasia Nelen

Durante o mês de março, estima-se que as temperaturas possam variar entre uma máxima de 22°C e uma mínima de 10°C, com uma média de 13°C. Começará a ver os primeiros raios de sol e a sentir o frio e a precipitação a diminuir. Tudo isto, graças à chegada da primavera.

Quanto à duração dos dias, deve saber que atingem quase 12 horas com a presença da luz solar, uma vez que o nascer do sol ocorre aproximadamente às 6h13. Por outro lado, o pôr do sol é estimado em 18:08 horas. Assim, você terá condições convenientes para realizar as diferentes atividades na cidade.

O que levar na mala para uma visita a Amalfi em março?

Costa Amalfitana|©Andrew Hill
Costa Amalfitana|©Andrew Hill

Dadas as condições de temperatura acima mencionadas, é melhor levar algumas peças de roupa para o proteger do frio e de qualquer chuva que possa ocorrer. Entre elas, destacam-se as mackintoshes, os pulôveres de tecidos resistentes e um guarda-chuva.

Do mesmo modo, convém levar alguns tecidos mais leves, como t-shirts sem mangas e calções. Quanto ao calçado, prefira sapatilhas , uma vez que vai andar a pé na maior parte dos passeios, pelo que o calçado deve ser o mais confortável possível.

Não se esqueça também de levar alguns acessóriosde proteção solar, como óculos de sol e chapéus. É possível que haja alguns dias de sol durante a sua visita a certos locais.

Reservar um passeio de barco ao longo da Costa Amalfitana