Amalfi em 5 Dias: tudo o que você precisa saber

A Costa Amalfitana tem de facto o seu encanto particular, pelo que em cinco dias pode ver muito mais do que apenas praias e belas paisagens.

Andressa García

Andressa García

leitura de 13 minutos

Amalfi em 5 Dias: tudo o que você precisa saber

Vietri Sul Mare |©jimgoldenstudio

Conhecer Amalfi em cinco dias dá-lhe a oportunidade de ver lugares pelos quais se vai apaixon ar e aos quais vai querer voltar. Como a Costa Amalfitana é muito vasta, neste roteiro de cinco dias vou falar-vos de algumas das melhores coisas para ver e fazer em Amalfi e nas outras cidades da costa.

Durante quase uma semana de viagem, além de conhecer o centro histórico da cidade, você vai poder conhecer lugares incríveis que ficam bem pertinho de Amalfi, entre eles: Positano, Salerno, Sorrento, Capri e muitos outros lugares que guardam histórias incríveis e onde você vai poder aproveitar muito sol.

Dia 1: Centro histórico de Amalfi

Vista da catedral|©ggallezot
Vista da catedral|©ggallezot

Durante este primeiro dia na cidade de Amalfi, ficará a conhecer todo o local, bem como terá a oportunidade de provar algumas das iguarias da gastronomia de Amalfi. O primeiro dia começará bem cedo pela manhã, assumindo que chegou na noite anterior, e a melhor coisa a fazer neste primeiro dia é inscrever-se numa das melhores excursões de Amalfi.

Para começar bem o dia, recomendo que experimente alguns pratos típicos de Amalfi antes de passear pela cidade, e para isso tem várias opções na cidade, incluindo a Bottega Del Ferrari, a Rua Pizze E Delizie, a Hostaria Ristorante da Gemma, ou a Gelateria Pasticceria Buonocore. Em cada uma delas pode saborear croissants e outras especialidades.

Praça do Duomo

Depois de um bom pequeno-almoço, comece o dia com uma visita à Piazza Duomo, também conhecida como Praça da Catedral. Trata-se de uma esplanada movimentada que parte da Via Lorenzo, também considerada a principal artéria rodoviária de Amalfi. A praça é visitada por volta das 9:00 horas e não dura mais de uma hora, ou talvez uma hora e meia.

É um lugar importante para visitar em Amalfi, porque é o lar da Catedral de Amalfi, à qual irá logo depois de passear pela praça. Além disso, se depois de passear pela cidade durante todo o dia, ainda quiser experimentar a vida nocturna de Amalfi, a Piazza Duomo é o local perfeito para o fazer.

Catedral de Santo André

Logo dentro da Piazza Duomo está o próximo lugar que visitará neste itinerário, que não é outro senão a Catedral de Santo André de Amalfi. É um complexo arquitetónico que guarda centenas de anos de história, uma vez que o edifício foi construído no século IX para guardar os restos mortais de Santo André, o Apóstolo, no seu interior.

Irá adorar as inúmeras obras de arte no interior, incluindo frescos medievais e uma cripta de estilo românico. A catedral é um daqueles lugares que tem de visitar mesmo no seu itinerário de Amalfi em 2 dias ou menos. Está aberta ao público todos os dias entre as 9:00 e as 17:00, mas neste caso, entrará por volta das 10:00 e ficará pelo menos duas horas, saindo às 12:00.

Almoço

Saindo da Catedral de San Andrés, terá tempo para almoçar antes de continuar o seu passeio. Neste sentido, existem alguns restaurantes que pode visitar para saborear uma boa cozinha italiana. Entre os locais que podem ser visitados para uma boa comida italiana está o Restaurante L'Antica Trattoria, que fica muito perto da catedral.

Há também outras opções para experimentar, como o Ristorante da Emilia, o Ristorante Pizzeria da Gemma e o Ristorante Maruzzella. Em cada um deles encontrará comida italiana caseira de alta qualidade que o deixará com vontade de se inscrever em algumas das melhores aulas de culinária em Amalfi.

Reservar uma aula de culinária em Amalfi

Excursão à Torre dello Ziro

Depois de recarregar as baterias com um almoço saudável, é altura de partir numa excursão à Torre dello Ziro, que será certamente uma experiência única. A saída para a excursão será por volta das 13:00 horas, logo após o almoço. Algumas recomendações:

  • Recomendo o uso de roupas confortáveis e adequadas para caminhar, bem como um casaco leve para o tempo mais frio e protetor solar.
  • Esta é uma das melhores excursões a partir de Amalfi e será efectuada a pé ao longo do percurso do trilho que leva à Torre, e o preço da excursão pode variar em função do número de participantes. Em geral, pode custar entre 30 e 50 euros.
  • Para além de ver paisagens incríveis durante o seu passeio pelos trilhos, terá a oportunidade de fazer planos maravilhosos quando estiver na Torre dello Ziro. O passeio dura cerca de três horas, pelo que estará de regresso a Amalfi por volta das 16:00.

Cemitério do Belvedere

Depois desta longa caminhada e interessante visita à Torre dello Ziro, um plano um pouco assustador mas imperdível espera-o em Amalfi, que é nada menos do que uma visita ao Cemitério Belvedere, onde pode visitar os túmulos de figuras importantes da história local, como o poeta Errico Petrella, o músico Paolo Tosti e o escultor Francesco Jerace.

Situado no coração da cidade, em plena Piazza della Repubblica, o Cemitério do Belvedere está aberto todos os dias entre as 8h00 e as 18h00, pelo que as 16h00, quando se chega da Torre dello Ziro, é uma boa altura para visitar o cemitério, onde não se deve passar mais de uma hora.

Museu da Carta

Depois de deixar o Cemitério, ainda terá a oportunidade de visitar um último local interessante antes do seu encerramento, que é o Museo della Carta di Amalfi, que é considerado uma das principais atracções da cidade.

-Comochegar lá: Para chegar lá, terá de voltar ao centro histórico, especialmente ao antigo Mosteiro de São Nicolau de Tolentino, muito perto da Catedral de Santo André.

  • Horário de funcionamento: Está aberto de terça-feira a domingo, das 10:00 às 18:00, pelo que às 17:00 é a altura ideal para o visitar durante pelo menos uma hora. No inverno, o horário de abertura pode variar, por isso não é uma boa ideia incluir esta visita na sua lista de coisas para ver e fazer em Amalfi no inverno, porque durante essa época fecha mais cedo, por volta das 17:00.

Jantar na cidade

Quando chegar a altura de jantar, encontrará muitos restaurantes excelentes na cidade paraexperimentar comida italiana e italiana local. Os restaurantes da cidade incluem Il Teatro, Don Alfonso 1890, La Conca del Sogno, Ristorante Pizzeria Da Gemma, L'Antica Trattoria e Ristorante da Emilia.

O horário de funcionamento de cada um pode variar, embora a maioria esteja aberta a partir das 12:00 e feche entre as 22:00 e as 23:00.

Descobrir a vida nocturna de Amalfi

A vida nocturna de Amalfi é animada e divertida, pelo que encontrará uma variedade de bares, pubs, discotecas e clubes noturnos por onde escolher. Poderá encontrar excelentes opções para dançar pela noite dentro, uma vez que a maioria dos bares e pubs estão abertos até tarde e oferecem uma seleção variada de música e entretenimento.

Uma das melhores coisas para fazer em Amalfi à noite é passear pela Piazza Duomo, onde encontrará muitos bares, restaurantes e lojas, onde poderá encontrar habitantes locais e turistas que procuram fazer novos amigos.

Dia 2: Reserva Natural do Vale do Ferreira e Pompeia

Vale do Ferreira|©Alvier
Vale do Ferreira|©Alvier

Neste segundo dia em Amalfi, terá tempo para visitar outras partes da Costa de Amalfi para além da aldeia onde ficará alojado no primeiro dia. Visitará a Reserva Natural do Vale Ferreira, que é um ótimo lugar para se conectar com a natureza, e depois visitará as ruínas de Pompeia.

Antes de iniciar a visita, recomendo que tome um bom pequeno-almoço para ter energia suficiente. Pode tomar o pequeno-almoço no seu hotel ou local de alojamento, ou pode considerar almoçar no parque da Reserva Natural do Vale do Ferreira, antes de partir para Pompeia.

Passeio de meio dia na Reserva Natural do Vale do Ferreira

Depois de conduzir cerca de 45 minutos a partir de Amalfi, dependendo da hora do dia e do trânsito, chegará à Reserva Natural do Vale do Ferreira. Se estiver a viajar de transportes públicos, pode demorar um pouco mais a chegar lá. A reserva natural está aberta de segunda a domingo entre as 8:00 e as 17:00, por isso é uma boa altura para chegar por volta das 8:30.

  • O espaço interior é bastante amplo, pelo que pode apreciar a vista do vale com os seus terraços de amendoeiras, oliveiras e vinhas. Terá também o prazer de ver e fotografar a flora e a fauna locais, incluindo uma grande variedade de aves e espécies raras de plantas. Existem vários restaurantes na zona, pelo que, logo à chegada, poderá encontrar um onde tomar o pequeno-almoço e saborear pratos típicos da região.
  • Para entrar na Reserva Natural de Vale Ferreira, terá de pagar uma taxa de entrada de cerca de 5 euros. Recomendo incluir esta visita entre as coisas para ver e fazer em Amalfi em janeiro, porque a melhor altura para visitar é no verão. Pode ficar aqui cerca de quatro horas antes de seguir para o seu próximo destino.

Reservar uma excursão de trekking ao Valle delle Ferriere

Excursão nocturna a Pompeia

Por volta das 12:00, é hora de deixar a Reserva Natural para a cidade de Pompeia, onde se pode fazer uma excursão por conta própria para ver alguns dos locais mais interessantes desta cidade que foi deixada em ruínas após a erupção do Vesúvio. Pode viajar de carro particular ou de transportes públicos. Também tem a opção de se juntar a uma excursão que o levará a Pompeia. No entanto, recomendamos que reserve os seus bilhetes para Pompeia com antecedência e até mesmo que reserve uma visita guiada privada a Pompeia para que não perca nada.

Se chegar a Pompeia à hora do almoço, recomendo que o aproveite antes de iniciar o seu passeio a pé, que pode demorar um pouco mais de três horas. Por toda a cidade encontrará uma grande variedade de restaurantes e bares onde poderá saborear a comida típica de Pompeia e desta região italiana.

Depois pode começar a percorrer as ruínas da cidade, e visitar alguns dos seus lugares mais interessantes, incluindo o Teatro Grande, a Casa dei Mosaici, o Fórum, a Villa dei Misteri e o Anfiteatro, cada um deles de grande importância para a cidade na sua época dourada. No sítio arqueológico é possível efetuar uma visita guiada.

Por volta das 17:00 horas, deverá estar de volta a Amalfi, uma viagem de pouco mais de uma hora e meia de carro. Uma vez em Amalfi, pode escolher entre regressar ao seu alojamento ou aproveitar a oportunidade para desfrutar de mais alguma da vida nocturna da cidade antes de ir descansar.

Reserve os seus bilhetes para Pompeia

Dia 3: Praiano, Positano e Ravello

Praiano, Costa de Amalfi|©Nick Amoscato
Praiano, Costa de Amalfi|©Nick Amoscato

Para este terceiro dia de sua viagem a Amalfi, você continuará percorrendo a Costa Amalfitana, desta vez para visitar lugares interessantes como Praiano, Positano e Ravello. Começará o dia de manhã cedo, preparando-se para partir para o ponto de encontro da sua excursão a Praiano, Positano e Ravello.

O pequeno-almoço pode ser tomado em Praiano. O melhor de visitar estes lugares numa excursão é que terá também a oportunidade de ver algumas das melhores praias de Amalfi.

Apreciar as vistas do Mediterrâneo a partir de Praiano

A viagem começa com uma visita a Praiano, onde chegará por volta das 9 horas da manhã e depressa se apaixonará pelas suas ruas empedradas e pelas vistas do Mediterrâneo. Se for acompanhado por um guia turístico, ele mostrar-lhe-á alguns dos mais belos pontos turísticos da zona, incluindo o miradouro da Torre Cerullo, o Jardim da Villa Cimbrone, o convento de San Domenico e o passeio marítimo; se for sozinho, estes são os locais que deve ver.

Em Praiano, a estadia será de pelo menos três horas para explorar todos os cantos da cidade e tirar fotografias de todos os sítios. Nesta cidade, é possível tomar o pequeno-almoço e passear durante bastante tempo. Recomendo que visites algumas das melhores praias de Praiano antes de partires. Entre as que mais recomendo estão: Praia Grande, Marina di Praia, e Praiano di Mezzo.

Por volta das 12:00, deve estar a caminho do seu próximo destino no terceiro dia, que é Positano.

Reservar um passeio de barco na Costa Amalfitana

Fotografando as ruas estreitas de Positano

Em cerca de 40 minutos, se estiver a conduzir, estará em Positano, a próxima paragem do seu itinerário de cinco dias em Amalfi. Isto significa que, quando chegar à aldeia, deverá ser pouco menos de 13:00.

Quando chegar à cidade, uma das coisas que não pode perder é inscrever-se numa das melhores excursões de Positano. Se estiver sozinho, também pode fazer esta excursão para ver alguns dos pontos turísticos mais incríveis da cidade, incluindo as suas ruas estreitas, casas coloridas e igrejas antigas.

Mas antes de fazeres este passeio, recomendo-te que encontres um lugar para comer, pois a hora a que vais chegar aqui é perfeita para almoçar. La Scalinatella, Ristorante Casa Mele, La Taverna del Leone, Il Tridente, Casa e Bottega, Ristorante Mirage, La Tagliata e Ristorante al Palazzo são algumas das opções gastronómicas para o almoço.

Conhecer a riqueza cultural de Ravello

Depois de ficar cerca de três horas a três horas e meia em Positano, é hora de seguir para Ravello, outra das incríveis cidades da Costa Amalfitana. Se há uma coisa que vai adorar em Ravello, é o facto de ser uma cidade com muitas actividades culturais para descobrir.

Ficará aqui mais cerca de três horas, pelo que deverá chegar a esta cidade por volta das 17:30. A partir daí, terá toda a tarde livre em Ravello, onde poderá visitar o famoso jardim da Villa Rufolo, o teatro anfiteatro da Villa Romana e o Museo Archeologico.

Depois de três horas divertidas, é altura de regressar a Amalfi para descansar de um longo dia e começar um novo dia com toda a energia.

Reservar um passeio de barco pela Costa Amalfitana

Dia 4: Capri, Anacapri e Sorrento

Casas em Capri|©Naval S
Casas em Capri|©Naval S

Para este quarto dia em Amalfi, conhecerá três jóias da costa: Capri, Anacapri e Sorrento. O seu dia começará bem cedo, por volta das 8:00, quando tomará o pequeno-almoço no hotel ou fora dele, antes de partir para o primeiro ponto do seu itinerário, que não é outro senão Capri.

Depois do pequeno-almoço, a próxima coisa a fazer é apanhar um táxi aquático ou um ferry que o levará à ilha de Capri em cerca de uma hora, pelo que estará na ilha por volta das 9:00. Para saber os horários exactos do ferry, recomendo que visite o seu sítio Web oficial.

Ir ver a Gruta Azul e outros sítios fantásticos em Capri

Assim que chegar a Capri entre as 9:00 e as 9:30, é altura de tomar uma decisão, se quer inscrever-se numa das melhores excursões de Capri, ou se quer aventurar-se e ver a ilha por si próprio. Caso opte pela segunda opção, recomendo-lhe que fique em Capri pelo menos três horas, para poder ver a maior parte da ilha.

A Gruta Azul, os Faraglioni di Capri, a Marina Grande e a Marina Piccola, a Piazzetta di Capri, o Monte Solaro, a Cartuxa de San Giacomo e a Villa San Michele são alguns dos sítios que recomendo que visite durante a sua visita.

Reservar uma excursão a Capri

Ver o outro lado da ilha: Anacapri

Do outro lado de Capri e dentro da própria ilha está Anacapri, pelo que vai adorar passear por este local. O Jardim Augustus, o Museu Axel Munthe, o Belvedere de Tragara, o Monte Barbarossa e o Castello Barbarossa são alguns dos locais que vai adorar visitar na sua visita a este lado da ilha.

Para aproveitar ao máximo a ilha, recomendo que fique cerca de três horas para além das três horas que passará no lado de Capri. E como é provável que fiquem com um pouco de fome neste lado da ilha, porque será hora de almoço, recomendo que experimentem a gastronomia anacaprese num dos seus restaurantes.

Entre as recomendações que vos dou para comer em Anacapri estão: Le Arcate, Due Pini Ristorante Capri, La Tablita Restaurant & Pizzeria, Ristorante Da Gelsomina, Capri Pasta, Il Geranio e La Limonaia.

Viagem para a cidade de Sorrento

Depois de seis horas a percorrer a ilha de Capri e Anacapri, é altura de apanhar um ferry ou inscrever-se numa das melhores excursões de Capri para Sorrento. A viagem demora cerca de 20 minutos e custa normalmente cerca de 13 euros por pessoa.

  • Quando chegar a Sorrento, pode começar a percorrer a cidade por conta própria, onde recomendo que fique pelo menos quatro horas para ver o maior número possível de pontos turísticos. Também tem a opção de se juntar a uma das melhores excursões de Sorrento, onde um guia lhe dirá tudo o que quer saber sobre a cidade.
  • Por volta das 19:00, deverá estar de volta a Amalfi para um bom jantar no hotel ou num local próximo do seu alojamento, para descansar e sair cedo para desfrutar do seu último dia na Costa Amalfitana.

Dia 5: Cetara, Vietri-Sul-Mare e Salerno

CETARA, COSTA AMALFITANA|©Giuseppe Del Vecchio
CETARA, COSTA AMALFITANA|©Giuseppe Del Vecchio

Para o último dia de visita à Costa Amalfitana, pode ir a três lugares fantásticos: Cetra, Vietri-Sul-Mare, que é conhecida pela sua aldeia de cerâmica, e Salerno. Em cada um destes locais, não só verá paisagens fantásticas, como também terá a oportunidade de fotografar tudo.

Tomará o pequeno-almoço em Cetara e, para ir da cidade de Amalfi a esta cidade, terá de viajar de carro ou de transportes públicos. Se estiverem por vossa conta e num carro particular, demorarão provavelmente menos de 25 minutos a chegar lá. Também pode apanhar um ferry, que demora cerca de 40 minutos de Amalfi a Cetara.

Admire as vistas da Baía de Nápoles em Cetara

Uma vez em Cetara, por volta das 9:00, recomendo que tomem o pequeno-almoço em qualquer um dos restaurantes da zona, onde podem encontrar uma variedade de pratos italianos. Logo depois de fazer esta paragem obrigatória para o almoço, é altura de desfrutar de vistas deslumbrantes sobre a Baía de Nápoles e a Torre Viceregal.

Depois disso, recomendo que aproveites o resto do teu tempo em Cetara para passear pelas ruas, visitar a Igreja de San Francesco e caminhar ao longo do Passeio Marítimo. Também recomendo que visitem o Mosteiro de San Salvatore e a Igreja de San Antonio. É claro que não pode perder algumas das praias de Cetara.

Reservar um passeio de barco pela Costa Amalfitana

Visitar a aldeia de cerâmica: Vietri-Sul-Mare

Depois de três horas de passeio por Cetara, continuará a sua viagem até Vietri-Sul-Mare, famosa por ser classificada como a aldeia da cerâmica. Chegando a Vietri Sul Mare por volta das 12:00 ou 13:00, uma das primeiras coisas a fazer é visitar a aldeia de Ceramica, conhecida pela produção de cerâmica em Vietri.

Mas antes de embarcar nesta aventura, recomendo que vá almoçar para continuar o seu passeio por Vietri-Sul-Mare, pois aqui pode encontrar vários locais para comer comida italiana.

Depois do almoço, é altura de visitar locais interessantes como o Castelo de Giusso, o mosteiro de San Salvatore ou a igreja de San Antonio. Aproximadamente às 16:00 horas, deverá estar a caminho de Salerno.

Salerno

Depois de uma viagem de 20 minutos em carro privado, chegará a Salerno, onde terá toda a tarde para explorar a cidade, quer juntando-se a uma das melhores excursões de Salerno, quer explorando a cidade por conta própria.

Em ambos os casos, recomendo que visite locais como a Catedral de Salerno, o Castelo de Arechi, o Museu Provincial de Cerâmica de Vietri ou o Jardim Botânico. Como ficará aqui até à tarde e à noite, terá a oportunidade de visitar alguns restaurantes e cafés.

Depois da sua visita a Salerno, tem a opção de ficar na cidade para regressar a casa na manhã seguinte.