Amalfi em 4 dias: um guia para tirar o máximo proveito da sua visita

Se quiser passar umas férias fantásticas junto ao mar, visite Amalfi e deslumbre-se com as suas praias, ruas e museus!

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

Amalfi em 4 dias: um guia para tirar o máximo proveito da sua visita

Vista de la costa de Amalfi |©Pitica Cristian

A cidade italiana de Amalfi tem uma variedade de tesouros históricos e arquitectónicos que merecem uma visita. Também possui belas praias e reservas naturais que são populares imagens de cartão postal.

E para além da cidade, pode explorar a costa visitando as muitas praias diferentes com características muito diferentes. Estas são apenas algumas das melhores coisas para fazer em Amalfi em quatro dias - prepare-se para umas férias inesquecíveis!

Dia 1: Ver as principais atracções da cidade

Amalfi, Fontana di San Andrea|©Pietro Salvato
Amalfi, Fontana di San Andrea|©Pietro Salvato

Para o primeiro dia em Amalfi, recomendo que se concentre em explorar a cidade. Esta cidade oferece uma grande vantagem, uma vez que a maioria das suas atracções estão próximas umas das outras.

Pode passar o dia a passear à vontade, apreciando as ruas e os novos pontos turísticos que encontrará no centro histórico de Amalfi.

Prepare-se para caminhar o dia todo, passear por praças, visitar catedrais e descobrir labirintos de escadarias. Amalfi é uma cidade encantadora e este primeiro dia vai prová-lo.

Comece o dia com uma visita à Fonte de Santo André

Para o vosso primeiro dia em Amalfi, recomendo que organizem tudo muito bem para aproveitarem ao máximo o vosso tempo. Uma das melhores coisas a fazer é reservar um transfer do aeroporto para o seu hotel. Desta forma, poderá começar a percorrer a cidade o mais rapidamente possível.

A Fonte de Santo André será a primeira paragem. Aqui verá a estátua de Santo André, o santo padroeiro de Amalfi, representado ao lado da cruz do martírio. À volta da base, quatro anjos com peixes, através dos quais corre água.

Nas imediações desta fonte encontrará vários restaurantes onde poderá tomar o pequeno-almoço. Algumas das opções mais próximas são o Il Protontino ou o restaurante Sant'Andrea. A maioria destes restaurantes tem mesas no exterior para que possa comer enquanto admira a paisagem.

Visitar a Catedral de Santo André Apóstolo

Por volta das 10h00, terá tomado o pequeno-almoço e visitado a Fonte de Santo André. A dois minutos a pé, encontra-se a Catedral de Santo André Apóstolo. A entrada é gratuita, em qualquer dia da semana, das nove da manhã às sete da noite.

Ao entrar, notará o estilo barroco da catedral, revestida de mármore e com colunas antigas. No teto, encontram-se diferentes obras de arte que contam a história de Santo André. Para além disso, no altar há uma grande tela que representa a crucificação do apóstolo Santo André.

Visite o Museu Diocesano de Amalfi e o Claustro do Paraíso

Mesmo ao lado da catedral, pode explorar o Museu Diocesano de Amalfi. Ao entrar, poderá apreciar diferentes obras de arte distribuídas em várias áreas. Uma delas é o Claustro do Paraíso, construído entre 1266 e 1268.

Poderá também apreciar as diferentes pinturas e murais que datam dos séculos XIII e XIV. Outra exposição a visitar é o Tesouro da Catedral, composto por objectos e ornamentos litúrgicos, bem como por outras pinturas e esculturas.

Para entrar nesta área, é necessário pagar uma taxa de entrada de cerca de 3 euros. Por favor, note que não pode tirar fotografias ou vídeos de qualquer parte do museu.

Dirija-se à Via Lorenzo D'Amalfi e almoce num restaurante

A Via Lorenzo D'Amalfi é a rua principal da cidade e fica a cerca de cinco minutos da paragem anterior. Aproveite o tempo e passeie um pouco por esta rua. Nesta altura já será meio-dia, pelo que o mais provável é querer almoçar. Eu recomendo:

Se quiser uma experiência diferente, pode reservar aulas de culinária em Amalfi. Desta forma, pode aprender a cozinhar novos pratos e provar as suas próprias criações. É definitivamente uma ótima maneira de aprender sobre a cultura e se divertir muito.

Reservar uma aula de culinária em Amalfi

Caminhar pelas antigas escadarias de Amalfi

Depois do almoço, pode continuar a caminhar ao longo da Via Lorenzo D'Amalfi e descobrir tudo o que ela esconde. O centro histórico de Amalfi oferece múltiplos caminhos, curvas, túneis e, acima de tudo, um labirinto de escadas para explorar.

Todas estas ruas têm muita história por detrás. Alguns túneis podem até ser um atalho de volta à Catedral de Amalfi. Também se pode fazer um desvio para a via Lorenzo D'Amalfi e passar pela Piazza Dogi.

A Fontana De Cape E Ciucci e a Piazza della Spirito Santo

Se tiver feito uma boa caminhada pelas escadas, nesta altura serão provavelmente cerca de três horas da tarde. Se seguir o caminho da Via Lorenzo D'Amalfi, pode continuar a caminhar em frente até chegar à Fontana De Cape E Ciucci.

Trata-se de uma pequena fonte de pedra e mármore que remonta ao século XVIII. Desde os anos 70, tem várias figuras de um presépio. É, sem dúvida, um sítio muito curioso que pode ver no seu passeio por esta rua. A fonte está situada mesmo na Piazza della Spirito Santo.

Desfrute do jantar e da vida nocturna no centro histórico de Amalfi

Pode descansar um pouco e continuar o seu passeio. Se desejar, pode apreciar o pôr do sol na Piazza della Spirito Santo. Depois de ver o pôr do sol, pode passear pelos vários restaurantes e bares da zona envolvente. Eu recomendo:

  • Bar Della Valle, com um menu variado de comida italiana e bebidas de todos os géneros.
  • La Dolce Vita.
  • Pizzaria Il Teatro.

Dia 2: Desfrutar dos museus e dos espaços verdes de Amalfi

Vale do Ferriere|©fcentur71
Vale do Ferriere|©fcentur71

Para o segundo dia, sugiro o Valle delle Ferriere e o Museu do Papel. Este plano é um pouco mais relaxado, uma vez que durante o primeiro dia tem de caminhar bastante.

Tenha em atenção que do centro histórico de Amalfi são cerca de 30 minutos a pé até ao início do Valle delle Ferriere.

Passar a manhã no Vale delle Ferriere

Reservar uma excursão de manhã cedoao Valle delle Ferriere é a melhor forma de começar o seu segundo dia. Trata-se de uma reserva natural onde se encontram belos riachos, plantas, cascatas e ruínas históricas.

Outra opção é apanhar o autocarro 5110 na paragem Amalfi-Scala, perto da Piazza Flavio Gioia, e fazer o percurso por conta própria. No entanto, a viagem demora cerca de 40 minutos e depois tem de caminhar mais 20 minutos para chegar à entrada do vale.

As caminhadas nesta zona não são muito cansativas, por isso não se preocupe. Em média, pode passar cerca de quatro horas aqui e estará pronto para continuar a explorar Amalfi durante o resto do dia.

  • Localização: Valle delle Ferriere, Via Valle delle Ferriere, 84010, Scala, Itália.
  • Preço: A excursão custa 41 euros.
  • Horário: Pode-se ir a qualquer hora do dia, mas eu recomendo ir pela manhã.

Reservar uma excursão de trekking ao Valle delle Ferriere

Visitar o Museu do Papel

Quando for meio-dia, recomendo que comece o caminho de volta. Pode levar alguns petiscos para comer no caminho de volta ou ir ao Ristorante Amalfi Cantina Miseria E Nobilta. Fica muito perto do Museu do Papel, pelo que será uma boa opção.

Aqui aprenderá todos os segredos do fabrico do papel com ilustrações detalhadas. Também aprenderá sobre a história do papel em Itália e a variedade de materiais que foram utilizados em Itália para o criar.

  • Localização: Museo della Carta, Via delle Cartiere, 23, 84011 Amalfi SA, Itália.
  • Preço: cerca de 15 euros.
  • Horário de abertura: das 10:00 às 17:00 horas.

Visitar o Museu da História Marítima da Cidade

Quando você sair do Museu do Papel, será por volta das 17h. Pode dirigir-se ao Museu de História Marítima da Cidade.

O museu é dedicado à idade de ouro da antiga República Marítima. Entre as colecções expostas, encontrará uma variedade de peças da época romana e medieval, moedas antigas, instrumentos náuticos, entre outros.

  • Localização: Largo Cesareo Console, 4, 84011 Amalfi SA, Itália.
  • Preço: entrada gratuita.
  • Horário: das 10:00 às 17:00 horas.
  • Duração: cerca de uma hora é suficiente.

Jantar e saborear as suas bebidas preferidas num restaurante ou num bar

Para terminar o dia, recomendo-lhe que vá até à costa e aprecie a vista ao pôr do sol. Nesta altura do passeio serão cerca de sete da noite e estarão numa zona onde há uma grande variedade de restaurantes que podem visitar.

Recomendo-vos que vão à Marina Grande. Aí poderá provar deliciosos pratos de marisco e apreciar a vista para o mar. Sinta-se à vontade para saborear a sua bebida preferida e prepare-se para o dia seguinte das suas férias.

Dia 3: Visitar as praias de Amalfi

Lido Delle Sirene|©AboutMich
Lido Delle Sirene|©AboutMich

Para o terceiro dia, é uma boa ideia deixar a cidade e concentrar-se no mar. A costa de Amalfi tem muito para oferecer e a primeira coisa que deve fazer é passar algum tempo de qualidade na praia. Prepare-se para um dia cheio de mar, areia e sol.

Para além de nadar no mar, pode fazer excursões a outros locais perto de Amalfi. Escolha o destino que mais lhe convém e faça valer a pena cada minuto das suas férias.

Desfrutar de um dia de praia em Lido delle Sirene

Amalfi tem belas praias ao longo da sua costa que pode visitar. Pode fazer uma visita guiada a todas elas ou simplesmente escolher uma e passar lá a tarde. Entre as praias que podem ser visitadas estão:

  • A praia de Lido delle Sirene, ideal pela sua proximidade da cidade e pelas suas instalações de duche, balneários e restaurantes próximos, como La Preferita.
  • Il Duoglio Spiaggia.
  • Marina di Vietri.

Passeio de barco ao longo da costa de Amalfi

Depois do almoço, pode reservar um passeio de barco em Amalfi. Esta é uma experiência ideal que dura em média cerca de 4 horas.

A minha recomendação é que comece este passeio de barco por volta da uma hora da tarde. A ideia é passar o tempo todo no mar a apreciar a paisagem e a beber vinho ou outras bebidas à sua escolha e a comer.

Algumas destas experiências incluem actividades lúdicas como o snorkelling e o mergulho. Desta forma, pode desfrutar muito mais do mar. No final do dia, pode jantar no restaurante do navio para terminar o terceiro dia da sua estadia em Amalfi.

Reservar um passeio de barco pela Costa Amalfitana

Dia 4: Reserve o último dia para uma excursão a partir de Amalfi

Água na Ilha de Capri|©pili_stage
Água na Ilha de Capri|©pili_stage

A partir de Amalfi, pode fazer as melhores excursões das suas férias. Perto de Amalfi há várias cidades que pode visitar no seu último dia na Costa Amalfitana. Entre elas estão Salerno, Sorrento e a Ilha de Capri.

A minha recomendação é escolher uma excursão privada que inclua um transfer de barco. Desta forma, pode voltar a passear no mar durante algumas horas e desfrutar do aperitivo ou do almoço que normalmente está incluído nestas excursões.

Comece o dia com um passeio de barco até à Ilha de Capri

Como excursão para o último dia, recomendo uma visita à ilha de Capri. Segundo a lenda, esta é a ilha onde se escondem as sereias. É um lugar cheio de mitos interessantes e uma cultura que vale a pena explorar.

Para chegar à ilha é preciso apanhar um ferry. A minha recomendação é fazer uma excursão privada com tudo incluído. Estas custam normalmente cerca de 100 euros ou mais. Pergunte ao seu guia se o pequeno-almoço está incluído na viagem, para que possa tomar as suas precauções.

Explorar a ilha de Capri

Quando chegar à ilha de barco depois de reservar uma excursão a Capri, o seu guia irá levá-lo a explorar os famosos locais que deve visitar em Capri, tais como:

  • O Arco Natural.
  • A Grotta di Matermania, Pizzolungo e Tragara.

Mas também terá tempo livre para explorar a ilha ao seu próprio ritmo. Entre outras coisas, recomendo-vos que vão a um dos restaurantes com as melhores vistas para o mar. Um deles é o Le Grottelle, onde pode comer especialidades de marisco e desfrutar da brisa do mar.

Reservar uma excursão a Capri

Ver a Villa Jovis e o Monte Tiberio

Depois do almoço, ainda tem tempo para explorar a ilha ao seu próprio ritmo. Um dos sítios mais interessantes é a Villa Jovis e o Monte Tiberio. Poderá explorar este antigo palácio romano e descobrir a sua história.

No final da excursão, será altura de regressar a Amalfi enquanto assiste a um belo pôr do sol a partir do barco.

O que levar na mala quando se vai a Amalfi?

Mala de mão no verão|© Arnel Hasanovic
Mala de mão no verão|© Arnel Hasanovic

Amalfi é uma cidade onde se tem de andar a pé a maior parte do tempo. Por isso, a primeira coisa que deve levar na mala é roupa confortável e um par de sapatos ergonómicos. Isto permitir-lhe-á caminhar facilmente pelas ruas e mesmo ao longo das praias da costa.

Deve também trazer o seu fato de banho e protetor solar. Desta forma, poderá desfrutar do mar com mais tranquilidade. Toalhas e cremes hidratantes também são essenciais para manter o conforto e a saúde da pele.

Como se pode deslocar em Amalfi?

Autocarros de Sorrento e Amalfi|©Chris Sampson
Autocarros de Sorrento e Amalfi|©Chris Sampson

Dentro da cidade de Amalfi, a maioria das atracções são acessíveis a pé. No entanto, se quiser encurtar a viagem e explorar mais longe, pode utilizar os autocarros Sita Sud. Em média, o custo de uma viagem é de 4 €.

Este meio de transporte pode ser utilizado para chegar a praias distantes. No entanto, se quiser visitar outras cidades ao longo da costa, é melhor viajar de barco. Para o fazer, recomendo que contrate excursões privadas como a que referi acima.