8 Melhores Passeios Diurnos saindo de Bordeaux

A poucos quilómetros de Bordéus, descobrirá vinhas sem fim, paisagens de postal e aldeias medievais. As excursões que se seguem são o meio ideal para as descobrir.

Sonsoles Jimenez

Sonsoles Jimenez

leitura de 10 minutos

8 Melhores Passeios Diurnos saindo de Bordeaux

Rio Gironda |©Olga Serjantu

Bordéus é a capital da Nova Aquitânia, uma região que esconde aldeias e paisagens de grande beleza. Mas é também a capital do vinho em França. Por esta razão, muitas das excursões que se podem fazer a partir desta cidade levam-no a visitar vinhas e adegas.

Se planeia passar vários dias na cidade, uma das melhores coisas a fazer em Bordéus é reservar pelo menos um dos dias para explorar os arredores. Irá descobrir lugares fascinantes. Para lhe dar uma pequena ideia, aqui estão alguns dos passeios mais interessantes para fazer em Bordéus.

1. Excursão à aldeia medieval de Saint Émilion

Saint-Émilion|©Ewan Henderson
Saint-Émilion|©Ewan Henderson

Saint-Émilion é uma bela aldeia medieval murada, classificada como Património Mundial. Fica a menos de uma hora de Bordéus e as suas ruas empedradas, os seus edifícios de pedra dourada e a sua atmosfera encantadora vão seduzi-lo desde o primeiro momento.

No entanto, para além do que já foi referido, esta pequena aldeia esconde muitos outros tesouros que não deve perder. Por exemplo, aqui encontrará a maior igreja monolítica da Europa. Para se ter uma ideia, a Igreja de Saint Émilion tem 38 metros de comprimento e 12 metros de altura e foi totalmente esculpida na rocha no século XII.

Não é só esta igreja que está esculpida na rocha, mas também os 200 quilómetros de galerias subterrâneas da cidade, e há uma razão para isso: é uma das maiores áreas vinícolas de Bordéus e o vinho era amadurecido nestas passagens. Se gosta do mundo da enologia, não pode deixar de reservar uma excursão a Saint Émilion. Algumas das excursões incluem, para além de uma visita à aldeia, paragens para admirar as vinhas e visitar uma adega. Nestes casos, é habitualmente possível desfrutar de uma prova de vinhos.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de 103 euros por pessoa para uma visita de meio dia.
  • Duração: aproximadamente 4 horas.
  • Vantagens desta opção: permite conhecer a cultura vinícola de Bordéus numa das mais importantes zonas de produção de vinho.
  • Desvantagens desta opção: as excursões com visitas a adegas não permitem normalmente a participação de menores de 18 anos.

Reservar uma excursão a Saint Émilion

2. Excursão à baía de Arcachon e à maior duna da Europa

As dunas de Arcachon|©dorjey
As dunas de Arcachon|©dorjey

Se vai passar pelo menos três dias em Bordéus e quer descobrir um lugar incrível, recomendo-lhe que reserve a excursão a Arcachon e à Duna de Pilat. Na baía de Arcachon, descobrirá um lugar para desfrutar com todos os cinco sentidos. E fica a menos de uma hora de carro de Bordéus.

Sabe o que esta baía tem para oferecer? 76 quilómetros de praias, florestas sem fim, o segundo maior lago de França, o cais mais longo do país e a duna mais alta da Europa. Esta última, a duna de Pilat, tem quase 3 quilómetros de comprimento, mais de 600 metros de largura e, em alguns pontos, atinge uma altura de 110 metros. Por todas estas razões, esta é uma das excursões mais divertidas que se pode fazer com as crianças. Os mais pequenos sentir-se-ão verdadeiros aventureiros ao escalarem a imensa duna ou ao correrem pelas praias da baía.

A cidade de Arcachon é outro pequeno tesouro. Por um lado, pela sua bela arquitetura Art Nouveau. Por outro lado, porque se tiver um paladar gourmet, aqui poderá provar as deliciosas ostras que são criadas nas águas da baía e que são conhecidas pela sua qualidade.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de 303 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de 9 horas.
  • Vantagens desta opção: percorrerá uma das zonas mais pitorescas de França.
  • Desvantagens desta opção: não é acessível e requer um certo nível de aptidão física para subir a duna.

Reservar a excursão a Arcachon e à Duna de Pilat

3. Excursão aos castelos de Margaux

Castelo de Margaux|©Norman27
Castelo de Margaux|©Norman27

Se está interessado em aprender tudo sobre os vinhos de Bordéus, o meu conselho é que não perca esta experiência. Margaux é famosa pelas suas magníficas mansões senhoriais com vista para as vinhas e onde se produzem vinhos há séculos.

Entre todas elas, destaca-se o Château Margaux. De facto, este edifício foi batizado como o "Versailles do Médoc". E não é apenas importante pela sua arquitetura, mas também pela qualidade do vinho que produz.

Se reservar uma excursão a Margaux, deve saber que as excursões não costumam incluir uma visita a este castelo, mas incluem uma visita a outra adega onde pode participar numa pequena prova de vinhos e levar uma boa recordação da sua visita a Bordéus, de onde esta zona fica a pouco mais de 30 quilómetros.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de 89 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de 4 horas.
  • Vantagens desta opção: é um passeio que lhe permite aprender como são produzidos alguns dos melhores vinhos do mundo.
  • Desvantagens desta opção: apenas uma parte do Médoc, uma das maiores zonas de produção de vinho em Bordéus, é visitada.

Reservar uma excursão a Margaux

4. Passeio pela Dordogne para descobrir as suas mais belas aldeias

Dordogne|©Javier Pereda
Dordogne|©Javier Pereda

A Dordogne é uma das regiões mais interessantes do país. Está repleta de aldeias medievais que o farão apaixonar-se à primeira vista. De facto, algumas delas estão incluídas na lista das mais belas aldeias de França.

Mas o seu território esconde inúmeros locais de grande interesse. É o caso da gruta de Lascaux, onde foram encontrados valiosos exemplos de arte rupestre. E é também o caso do Périgord, com quatro regiões naturais diferentes e igualmente belas.

Se reservar uma excursão privada à Dordogne, não poderá obviamente desfrutar de tudo o que esta região tem para oferecer. Mas é uma boa maneira de a conhecer, de descobrir alguns dos seus tesouros e, talvez, de tomar a decisão de a visitar mais tarde.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de 1.183 euros.
  • Duração: cerca de 8 horas.
  • Vantagens desta opção: uma visita a uma região muito diferente da Nova Aquitânia, da qual Bordéus é a capital.
  • Desvantagens desta opção: só é interessante se já tiver feito outro passeio por Bordéus.

Reservar uma visita privada à Dordogne

5. Excursão ao Médoc e às suas caves

Médoc visto de cima|©Julien Bramary
Médoc visto de cima|©Julien Bramary

O Médoc é uma das zonas mais fascinantes que se pode visitar a menos de uma hora de Bordéus. Por um lado, é banhado pelas águas do estuário do Gironde, considerado uma reserva natural marinha. Por outro lado, as águas do Oceano Atlântico. E, no meio, um território plantado de pinheiros e, sobretudo, de vinhas.

Esta é uma das maiores zonas vitícolas de Bordéus. De facto, é aqui que são produzidos alguns dos vinhos mais reconhecidos internacionalmente e de excelente qualidade. Esta é a razão da maioria das excursões ao Médoc: ver como os excelentes vinhos são produzidos numa das muitas adegas.

Mas o Médoc oferece muitas outras atracções. E algumas delas podem ser desfrutadas em excursões a partir de Bordéus. É o caso de uma variedade de paisagens que poucas regiões de França conseguem igualar, ou os castelos, que mais parecem mansões rodeadas de vinhas do que adegas.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de 100 euros por pessoa para visitas de meio dia e cerca de 160 euros para visitas de dia inteiro.
  • Duração: entre 4 e 9 horas, consoante a opção escolhida.
  • Vantagens desta opção: uma óptima experiência para os amantes do vinho.
  • Desvantagens desta opção: as experiências com provas de vinho são limitadas aos adultos.

6. Cruzeiro no rio Garonne

Rio Garonne|©Bernard Blanc
Rio Garonne|©Bernard Blanc

Esta é uma das melhores coisas para fazer em Bordéus com crianças. A bordo de um pequeno barco, navegará ao longo de um troço do rio Garonne, um dos maiores tesouros naturais de França. Além disso, tem várias opções para escolher a que melhor se adapta aos seus planos ou ao tempo que vai ficar na cidade.

Os cruzeiros mais curtos no rio Garonne só lhe permitirão admirar a beleza da cidade de Bordéus. Poderá também admirar as magníficas pontes que permitem atravessar o rio nas proximidades, como a ponte levadiça Jacques-Chaban-Delmas ou a ponte suspensa Aquitaine.

Se tiver tempo, aconselho-o a escolher um cruzeiro mais longo. Alguns deles incluem refeições ligeiras, almoço ou brunch. A vantagem é que poderá ver o impressionante estuário do Gironde e também a beleza de uma das zonas vinícolas de Bordéus: o Médoc. Não hesite em incluí-lo nos seus planos em Bordéus em maio ou nos meses de verão, quando as temperaturas são suficientemente quentes.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de 58 euros por pessoa.
  • Duração: entre 2 e 3 horas, dependendo do tipo de cruzeiro escolhido.
  • Vantagens desta opção: esta excursão é recomendada se estiver a viajar com crianças pequenas. Não há limite de idade.
  • Desvantagens desta opção: depende das condições climatéricas.

7. Excursão à cidadela de Blaye

Blaye|©Herman Verheij
Blaye|©Herman Verheij

Blaye é um local de que gostará muito se gostar de história e, sobretudo, de arquitetura militar. Aqui se ergue uma impressionante cidadela concebida por Vauban, um notável engenheiro do século XVII cujas obras estão agora na Lista do Património Mundial.

A cidadela de Blaye, com as suas muralhas e baluartes, era a guardiã do porto de Bordéus. Se quiser desfrutar de excelentes vistas sobre o estuário do Gironde, este é um dos melhores locais para o fazer. Mas a excursão a Blaye permitir-lhe-á também descobrir as vinhas desta zona e alguns dos vinhos aí produzidos.

Blaye pode ser alcançada a partir de Bordéus através de um navio de cruzeiro ou pela estrada panorâmica Corniche. Ambas as possibilidades oferecem vistas imbatíveis do estuário do Gironde antes de chegar à cidade. A escolha depende das suas preferências.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de 70 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de 3 a 4 horas, dependendo se a excursão é feita por rio ou por terra.
  • Vantagens desta opção: combina história, natureza e a tradição vinícola da região. A opção do cruzeiro é ideal se viajar com crianças.
  • Desvantagens desta opção: pouco tempo para apreciar plenamente as paisagens ou visitar a cidadela.

8. Volta ao País Basco francês

Hondarribia / Fuenterrabía|©Luis Pérez Contreras
Hondarribia / Fuenterrabía|©Luis Pérez Contreras

O País Basco francês é uma terra de contrastes, de cidades elegantes e de paisagens idílicas. A partir de Bordéus, poderá descobrir alguns dos seus locais mais bonitos numa viagem de um dia intenso mas inesquecível.

Estas excursões param normalmente na glamorosa Biarritz, com as suas praias idílicas, o seu belo porto e as suas mansões. Não será a única coisa que verá, mas também visitará duas cidades perfeitas para um postal: Saint-Jean-Pied-de-Port e Espelette.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de 590 euros para grupos de até 8 pessoas.
  • Duração: cerca de 12 horas.
  • Vantagens desta opção: descobrir os fortes contrastes entre esta zona e o resto da Nova Aquitânia.
  • Desvantagensdesta opção: pode ser cansativo devido à sua duração.

Conselhos para desfrutar das excursões a partir de Bordéus

Roupa confortável e dobrada|© Mnz
Roupa confortável e dobrada|© Mnz

Qualquer uma destas excursões proporcionar-lhe-á momentos inesquecíveis, mas é importante que tenha também em conta alguns conselhos para tirar o máximo partido da experiência:

  • O ideal é usar roupas e sapatos confortáveis, especialmente nas excursões que incluem visitas a vinhedos. Se está a planear visitar Bordéus em outubro ou mais tarde, deve também estar ciente da probabilidade de chuva, por isso leve alguma roupa impermeável.
  • As condiçõesmeteorológicas podem afetar algumas das excursões. Em todo o caso, poderá sempre alterar a data sem qualquer custo ou obter o seu dinheiro de volta.
  • Se viajar com crianças, verifique com antecedência a idade mínima para as excursões em que está interessado. Existem opções semelhantes em que o limite de idade varia ligeiramente.
  • Os passeios de barco costumam ser muito procurados, pelo que é importante reservar com a maior antecedência possível para não perder a oportunidade.
  • Em alguns casos, é possível visitar duas áreas de interesse numa só excursão, como é o caso das excursões a Saint Emilion e a Médoc. É possível fazê-las separadamente ou numa única excursão.
  • Estas são apenas algumas das excursões que pode fazer a partir de Bordéus. Se a sua estadia o permitir, existem outros locais de grande interesse nas proximidades, como Angoulême, a zona de Cognac ou o Parque Natural das Landes de Gascogne.

Reservar uma viagem a Saint Émilion

O que verei neste tipo de viagem a partir de Bordéus?

Torre de pedra ao longe|© Dylan Leagh
Torre de pedra ao longe|© Dylan Leagh

Uma das vantagens das excursões a partir de Bordéus é o facto de permitirem conhecer muitos locais diferentes. Muitos deles centram-se em excursões de vinho e levam-no a locais onde descobrirá todo o processo de produção do vinho, desde o campo até à mesa.

Mas isto é apenas uma parte do que pode descobrir em excursões a partir de Bordéus. Poderá também visitar locais históricos, monumentos surpreendentes, zonas de grande valor natural e paisagístico ou aldeias onde o tempo parece ter parado.

E tudo isto, temperado não só com bons vinhos, mas também com uma gastronomia especial em que os produtos de carne e marisco desempenham um papel enorme.

Reservar a excursão a Arcachon e à Duna de Pilat

Porque é que recomendamos uma visita guiada a partir de Bordéus?

Excursão em Bordéus|©WorldSkills
Excursão em Bordéus|©WorldSkills

Bordéus está bem ligado aos arredores para as melhores coisas a fazer em Bordéus. Graças a isso, poderá chegar aos locais de interesse perto da cidade sem dificuldade através dos transportes públicos. No entanto, estará dependente dos horários e os transferes podem ser demorados.

As visitas guiadas apanham-no no centro de Bordéus e levam-no diretamente aos locais que vale a pena visitar. Desta forma, pode tirar o máximo partido da sua estadia na cidade. E, por outro lado, não perderá nenhum lugar de interesse, pois os guias mostrar-lhe-ão o que há de melhor para ver em cada uma das cidades ou lugares que visitar.

Também deve ter em conta que existe uma grande variedade de excursões disponíveis a partir de Bordéus. Poderá sempre encontrar uma que se adapte às suas preferências e ao tempo que vai passar na cidade, com a comodidade de não ter de se preocupar com a organização de nada.

Reservar uma excursão a Margaux