Bordeaux em 1 Dia: tudo o que você precisa saber

24 horas é tempo suficiente para explorar a cidade de Bordéus e descobrir muitas das suas maravilhas. Convido-o a seguir o itinerário que preparei para si.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 9 minutos

Bordeaux em 1 Dia: tudo o que você precisa saber

Bordeaux |©Philippe B..

Bordéus é uma cidade muito diversificada que oferece uma grande variedade de planos e actividades durante todo o ano aos seus visitantes. Da mesma forma, algumas das melhores coisas para fazer em Bordéus têm a ver com a exploração do património histórico visto nos edifícios e parques que permanecem abertos e disponíveis durante todo o ano, mantendo viva a agenda social da cidade.

Por isso, elaborei um itinerário onde pode visitar uma grande parte do centro turístico da cidade para que, no final da sua visita, possa dizer que conhece as principais atracções de Bordéus, que se caracterizam pela sua beleza, bem como pela sua importância cultural.

1. Comece o seu dia no Parc Aux Angeliques e no Jardim Botânico de Bordéus

Jardim com lago|©Bernard Blanc
Jardim com lago|©Bernard Blanc

Bordéus é uma cidade que se estende principalmente ao longo da margem ocidental do rio Garonne, embora também tenha uma grande parte do seu centro na outra margem do rio. Nesta outra margem, encontra-se o famoso Parc Aux Angeliques, um espaço público arborizado que se estende ao longo de uma grande parte da margem do rio.

Como tal, oferece uma vista muito privilegiada do centro histórico, que fica mesmo em frente, recomendo que comece o seu passeio urbano por este canto de Bordéus.

Também deve notar que o Jardim Botânico da cidade está localizado ao lado deste parque. Como ambos os sítios estão abertos desde as primeiras horas da manhã, são um local ideal para começar o seu dia de turismo, especialmente na primavera.

A entrada em ambos os locais é completamente gratuita e não deve ser perdida mesmo que a sua viagem seja na estação fria, pois são certamente uma das melhores coisas para fazer em outubro em Bordéus ou noutros meses de outono, pela oportunidade de apreciar a queda das folhas das árvores sobre a paisagem urbana.

Reservar uma visita guiada a Bordéus

2. Atravesse a Pont de Pierre e dirija-se à Place de La Bourse

Bordéus_Pont_De_Pierre|©RacsokaR OzyriS
Bordéus_Pont_De_Pierre|©RacsokaR OzyriS

A partir deste ponto em Bordéus, terá de atravessar uma ponte para continuar com o resto do itinerário que preparei para si e a mais próxima de todas é a famosa Pont de Pierre. Trata-se de uma estrutura com mais de 150 anos e foi encomendada diretamente por Napoleão. Atualmente, é atravessada por uma linha ferroviária e por diferentes vias para veículos e peões, que permitem o tráfego em ambas as direcções. Por isso, aconselho-o a atravessá-la de bicicleta, se a ideia lhe parecer interessante.

Um dos aspectos mais convenientes é que este local fica a menos de 10 minutos a pé, o que o levará à Place de la Bourse, cujo nome se traduz como Praça da Bolsa e é conhecida como o espaço mais representativo da cidade.

No caminho da ponte para a Place de la Bourse, encontrará diferentes atracções turísticas da cidade, como a famosa Porte de Bourgogne, que foi construída em 1750 como uma entrada simbólica para a cidade. A Porte de Cailhau, um monumento construído há centenas de anos, tem uma fachada muito semelhante à de um castelo.

Note-se que a Place de la Bourse é um marco dentro da cidade e, de facto, é muitas vezes o ponto de encontro para alguns dos melhores passeios de um dia em Bordéus, que são uma boa oportunidade para aqueles que têm uma longa visita à cidade e querem ver a área circundante.

Reservar um passeio de bicicleta em Bordéus

Aproveitar a oportunidade para ver o Miroir d'Eau

Quando estiver na Place de la Bourse, deve aproveitar para captar memórias fotográficas no Miroir d'Eau. Trata-se de um grande espelho de água que refresca os turistas durante as altas temperaturas do verão e os diverte durante o resto do ano.

O efeito visual gerado por este sítio torna-o um destino turístico muito apreciado na cidade. Também deve saber que o Museu Nacional das Alfândegas de Bordéus está localizado aqui e pode ser uma atividade interessante se não quiser seguir o resto do itinerário.

3. Em seguida, ir à Ópera Nacional de Bordéus e almoçar, se ainda não o tiver feito

Ópera Nacional de Bordéus|©-.- ЯR -.-
Ópera Nacional de Bordéus|©-.- ЯR -.-

Perto desta praça, em direção a norte, encontra-se a Ópera Nacional de Bordéus. O edifício é notável por ser um grande teatro com uma estrutura impressionante que remonta a 1780 e, atualmente, é o local onde se realizam os principais eventos de entretenimento da cidade. Especialmente os que têm a ver com música clássica e ópera.

Ao mesmo tempo, há o facto de os arredores deste edifício estarem repletos de restaurantes e estabelecimentos comerciais. Por esta razão, é altamente recomendável tomar o pequeno-almoço ou almoçar, dependendo do que lhe apetecer. Até porque, dependendo da hora a que começar o seu itinerário, pode já ser meio-dia.

No entanto, aconselho-o a não se afastar muito deste edifício, porque a próxima paragem do itinerário está mesmo ao virar da esquina e uma viagem de menos de 24 horas deve ser aproveitada em cada minuto disponível.

4. Chegue à Place des Quinconces e surpreenda-se com a sua dimensão

Roda da fortuna|©Joan
Roda da fortuna|©Joan

A famosa e impressionante Praça dos Quinconces é um espaço público da cidade de Bordéus e situa-se a menos de 200 metros da Ópera Nacional. A praça foi construída em 1820 e a inclusão de vários monumentos comemorativos e a sua grande dimensão tornaram-na numa das maravilhas turísticas desta comunidade.

De facto, a sua dimensão é tão significativa que os 12 hectares da sua estrutura fazem dela a maior praça contínua da Europa. A sua história tem muito a ver com a Revolução Francesa em Bordéus e hoje é um espaço popular que atrai tanto turistas como organizadores de eventos que aqui realizam feiras e concertos.

O Monument aux Girondins e a sua respectiva fonte é outro dos elementos característicos desta praça e deve saber que este lugar é uma das melhores coisas para ver ou fazer em Bordéus durante o mês de julho. Isto deve-se ao facto de haver normalmente um famoso mercado ao ar livre que vende antiguidades e que atrai todos os tipos de coleccionadores.

5. Faça uma pausa no belo Jardin Public

Bordéus - Jardim Público|©RG1033
Bordéus - Jardim Público|©RG1033

Quando tiver percorrido a longa Praça dos Quinconces, já se deve sentir um pouco cansado e, para sua comodidade, o parque mais famoso da cidade fica a menos de duas ruas de distância. Estou a falar do Jardin Public, um parque público perfeitamente concebido com um lago, um museu de história e um teatro de marionetas.

O acesso é totalmente gratuito e pode ser um bom lugar para descansar as forças e as pernas antes de continuar a sua exploração turística, pois Bordéus ainda tem muito para oferecer e há outras áreas da cidade igualmente interessantes que já terá explorado.

6. A partir daí, pode apanhar um táxi para o Cite Du Vin

Cidade do Vinho em Bordéus|©Adrien Sifre
Cidade do Vinho em Bordéus|©Adrien Sifre

Quando terminar a sua pausa, serão provavelmente duas ou três horas da tarde, o que significa que ainda lhe restam muitas horas de sol. Por esta razão, recomendo que apanhe um táxi assim que puder e se dirija diretamente para a Cité Du Vin, um museu localizado a alguns quilómetros a norte, no bairro Quartier des Chartrons.

Este local que recomendo que visite é uma instituição dedicada a explorar a história do vinho e a sua importância cultural através de exposições interactivas e degustações que estão incluídas no preço da entrada. A sua estrutura também merece destaque, pois trata-se de um edifício extremamente moderno que se destaca na paisagem pela sua dimensão e curvatura.

O local faz definitivamente parte de alguns dos melhores roteiros de vinho em Bordéus, que tendem a focar-se na visita a adegas nos arredores da cidade, bem como a museus de vinho no centro da cidade.

Mesmo ao lado fica o Cap Sciences, e é um sítio muito familiar para visitar

Se atravessar a ponte junto à Cité Du Vin e caminhar para sul, encontrará outra das grandes atracções de Bordéus. Estou a falar do Cap Sciences, um museu de ciência localizado num antigo armazém que foi renovado para conter exposições permanentes e temporárias destinadas à educação científica e à natureza.

O local tem uma abordagem muito apropriada para os membros mais jovens da família e para os adolescentes. É, portanto, uma das melhores coisas para fazer com crianças em Bordéus. Saiba também que uma das pontes mais emblemáticas da arquitetura moderna da cidade fica mesmo ao lado, e se conseguir ver a sua plataforma a subir, estará a assistir a uma das grandes maravilhas da engenharia moderna.

7. Aproveite para passear pelo eclético bairro de Bacalan

Bordeaux Bacalan|©lina.schenker
Bordeaux Bacalan|©lina.schenker

Quando acabar de visitar qualquer um destes dois museus, ainda lhe restam algumas horas antes do anoitecer, ou pelo menos antes de estar suficientemente escuro para se sentir cansado. Por isso, aconselho-o a aproveitar a sua presença no norte da cidade para conhecer o bairro de Bacalan.

Esta zona é conhecida por ter sido um centro industrial do porto fluvial, mas atualmente modernizou-se e possui os melhores estabelecimentos de moda, gastronomia e arte. Tudo isto enquanto funciona como o bairro comunitário mais diversificado de Bordéus.

É um ótimo local onde se pode desfrutar tanto de refeições requintadas da gastronomia francesa como de qualquer outro estilo culinário. Isto porque a comida de todo o mundo está presente nesta peculiar área residencial.

De facto, é uma parte da cidade que teria de explorar com mais entusiasmo e vontade se tivesse uma visita de três dias a Bordéus, uma vez que é uma das três zonas preferidas para passear e divertir-se à noite em Bordéus.

8. Regressar ao centro para ver a Cathédrale Saint-André ao fim da tarde

Catedral de Santo André|©Abariltur
Catedral de Santo André|©Abariltur

Quando sentir que está pronto para terminar a sua exploração turística de Bordéus, é apropriado regressar ao centro da cidade. Especialmente porque ainda lhe resta uma atração que merece ser vista durante a noite.

Trata-se da catedral da cidade, um edifício de arquitetura românica que remonta ao século XI e que se caracteriza por uma torre sineira que se destaca do resto da estrutura.

É uma atração nocturna pelo simples facto de estar iluminada do exterior de uma forma tão especial que atrai a atenção de locais e turistas. De facto, a beleza que caracteriza esta catedral à noite torna-a uma das melhores coisas para fazer em Bordéus durante o mês de maio, quando uma série de concertos gratuitos são realizados no interior da catedral.

Neste ponto da sua visita, pode regressar diretamente ao seu alojamento ou dirigir-se ao aeroporto da cidade ou à famosa e impressionante estação ferroviária. Isto para o caso de ter de deixar a metrópole para o seu próximo destino em França ou no resto da Europa.

Dicas para aproveitar ao máximo a sua visita de 1 dia a Bordéus

As ruas de Bordéus|©Philippe B..
As ruas de Bordéus|©Philippe B..

Também é provável que, durante a sua visita de um dia a Bordéus, queira saltar algumas das recomendações que fiz, o que implicaria um desajuste logístico. Assim, para que não se sinta deslocado, aqui ficam algumas recomendações que o podem ajudar a organizar a sua própria visita, incluindo algumas das alternativas que lhe apresentei.

Caminhar muito

Bordéus é uma cidade grande, mas também é muito fácil de percorrer a pé. Por esta razão, muitos concordam que a melhor forma de apreciar a sua beleza é percorrer as suas ruas sem um veículo. Isto significa que, se por algum motivo ficar cansado, é melhor ir a um restaurante e recarregar as baterias.

Se não o fizer, estará a perder edifícios de grande beleza, que são afinal os recantos que marcam verdadeiramente a essência desta cidade.

Não perca tempo com a comida

Se vai estar na cidade menos de 24 horas e está realmente interessado em conhecê-la, então é conveniente que não perca tempo com alternativas gastronómicas que exijam demasiados minutos de espera. Felizmente para si, a maioria dos locais que mencionei têm várias opções de refeições à sua volta. Assim, terá sempre a alternativa de comer uma refeição saudável quando tiver muita fome.

O bairro Centre-Ville tem tudo o que é necessário se estiver cansado de demasiadas actividades.

Se a ideia de apanhar um táxi para Bacalan não lhe agrada porque está a viajar com demasiados companheiros, então deve saber que o bairro Centre-Ville também tem outras atracções turísticas importantes. Entre elas, o cemitério da cidade e o centro comercial Mériadeck.

De facto, é uma zona excelente para ficar, mesmo que decida seguir à risca o itinerário que lhe propus. Especialmente porque tem bares e discotecas que o podem entreter, bem como zonas tranquilas que se assemelham aos distritos financeiros presentes na maioria dos centros das cidades.

Portanto, se fazer demasiadas actividades num só dia for um desafio, pode passar as suas 24 horas a percorrer esta zona por sua conta e continuará a fazer um excelente passeio.