Mais sobre: 6 coisas para ver e fazer em Hudson Yards, Nova Iorque
Em Nova Iorque há sempre mil coisas novas para ver e fazer: é um lugar vivo e em constante transformação. É difícil imaginar que numa ilha tão congestionada como Manhattan ainda haja espaço para construir, mas então aconteceu o milagre de Hudson Yards.
1. Comece percorrendo a High Line
Em Hudson Yards começa (ou termina) um dos passeios mais verdes de Manhattan, a High Line. A High Line é, basicamente, um parque linear de cerca de 2,5 quilómetros, construído sobre uma antiga linha férrea que contorna Manhattan ao lado do Hudson. O meu conselho é que entre na High Line a partir do Chelsea Market (Gansevoort St. metro: 14th St – 8th Ave) para se aproximar gradualmente de Hudson Yards e mergulhar nos seus arranha-céus.
Comece a caminhar depois de comer: para completar o percurso da High Line, levará aproximadamente uma hora, embora demore um pouco mais se parar para apreciar a vista, tirar fotos ou descansar num dos bancos ou espreguiçadeiras. Na High Line, também são organizados eventos de astronomia, pilates ou visitas guiadas gratuitas (consulte o calendário no site oficial).
Não se deixe vencer pelo frio se for no inverno, o passeio pela High Line vale a pena em qualquer época do ano (embora seja na primavera e no verão que você a verá mais frondosa).
Informações úteis
- Início: Gansevoort St (metro: 14th St – 8th Ave)
- Fim: 34th St (metro: 34th St – Hudson Yards)
- Acesso pelas escadas: Gansevoort St, 14th St, 16th St, 18th St, 20th St, 23rd St, 26th St, 28th St, 30th St e 34th St.
- Onde aceder pelo elevador: Gansevoort St, 14th St, 16th St, 23rd St e 30th St.
- Preço: Gratuito
- Mais informações: 10 coisas para fazer e ver na High Line de Nova Iorque
2. Divirta-se no The Vessel
Já rodeado por arranha-céus e apartamentos luxuosos, você perceberá que o ambiente é completamente diferente: bem-vindo ao futuro! O final da High Line levará você sem margem para erro até The Vessel, uma espécie de colmeia gigante que se tornou o símbolo do bairro de Hudson Yards.
The Vessel é uma estrutura futurista de 45 metros que permitirá que você tenha excelentes vistas da cidade a partir de diferentes alturas, ângulos e perspectivas (não se esqueça de levar seu celular ou câmera com bateria suficiente). Pode subir a este labirinto por quatro escadarias diferentes que o levarão ao topo: o meu conselho é que passe um bom tempo lá, apreciando a vista da cidade e da própria estrutura e brincando com a sua câmara.
Compre os seus bilhetes para The Vessel com antecedência e contemple do topo o rio Hudson, o centro cultural The Shed, o parque High Line e os arranha-céus ao redor. Se olhar com atenção, poderá ver o One World Trade Center e o Empire State Building no horizonte.
Informações úteis
- Endereço: 20 Hudson Yards, Nova Iorque, NY 10001
- Como chegar: Estação de metro 34th Street-Hudson Yards Station (linha 7)
- Horário: todos os dias, das 11h às 19h
- Para saber mais: Como subir e quanto custa a entrada para o The Vessel
3. Suba e surpreenda-se com The Edge
E agora, sim, o sol começa a se pôr e chegou a hora de testar a sua vertigem. The Edge é um dos mirantes mais espetaculares de Nova Iorque, sobretudo pelo seu impressionante piso de vidro. O arranha-céus do qual se projeta chama-se 30 Hudson Yards e a sua silhueta mudou o horizonte de Manhattan.
Este observatório futurista ao ar livre em forma de flecha, localizado no 100º andar, fica a 345 metros de altura, o que o torna o observatório aberto mais alto do hemisfério ocidental. Subir ao The Edge é uma experiência francamente emocionante. A partir do seu terraço envidraçado de 700 metros quadrados, sentirá o impacto do vento e terá uma vista panorâmica inédita de 360 graus de Nova Iorque.
Tal como para o The Vessel, recomendo que compre os seus bilhetes para o The Edge com antecedência para garantir que pode entrar à hora que quiser, no dia que planeou.
Informações úteis
- Endereço: 30 Hudson Yards (North Tower), Nova Iorque, NY
- Como chegar: Estação de metro 34th Street-Hudson Yards Station (linha 7)
- Horário: todos os dias, das 12h às 20h
- Para saber mais: Como subir e quanto custa a entrada para o The Edge
4. Faça compras nas lojas do Hudson Yards
Para subir ao The Edge, terá de entrar no luxuoso centro comercial The Shops at Hudson Yards e ir até ao quarto andar. Os amantes das compras vão enlouquecer neste moderno centro comercial de sete andares no edifício 20 Hudson Yards, onde se reúne o melhor do «universo da moda».
Tem mais de 100 lojas e boutiques de alta costura, como Dior, Fendi ou Kenzo, às quais se juntam marcas como Zara, H&M ou Uniqlo, adequadas para todos os bolsos.
Informações úteis
- Endereço: 20 Hudson Yards, Nova Iorque, NY
- Como chegar: Estação de metro 34th Street-Hudson Yards Station (linha 7)
- Horário: De segunda a sábado, das 11h às 19h, e domingos, das 11h às 19h
5. Jantar em Hudson Yards
Depois das compras e da adrenalina liberada no The Edge, você já estará com apetite para jantar. Hudson Yards também oferece algumas opções para comer muito bem em Nova Iorque.
Um jantar de petiscos em Little Spain
O que mais chamará a sua atenção será o mercado Little Spain, um espaço gastronómico localizado no edifício 10 Hudson Yards, dedicado aos sabores da cozinha tradicional espanhola, a cargo do prestigiado chef José Andrés, em colaboração com os irmãos Ferrán e Albert Adriá.
As bravas, a tortilha de batata, os pintxos e os churros chegaram a Nova Iorque para ficar e conquistar os Estados Unidos. Little Spain conta com uma dúzia de barracas onde se pode saborear grandes clássicos da gastronomia espanhola, como tapas, sanduíches, cocas, todos os tipos de fritos e, claro, queijos, enchidos e vinhos espanhóis.
Shake Shack
Localizado no centro comercial The Shops and Restaurants at Hudson Yards, o Shake Shack começou como uma carrinha de cachorros-quentes no Madison Square Park que foi um sucesso. Em 2004, abriu o seu primeiro estabelecimento e, desde então, tem feito milhares de pessoas felizes com os seus hambúrgueres, cachorros-quentes, batidos e batatas fritas onduladas.
Kawi
Este é um restaurante especializado em comida coreana, localizado no quinto andar do shopping The Shops and Restaurants at Hudson Yards, no número 20 da Hudson Yards. É o lugar perfeito para comer se você procura uma experiência um pouco mais luxuosa. Não perca o prato de amêijoas com molho picante e os bolinhos de arroz com wagyu. Se quiser, você pode reservar uma mesa no site.
Peach Mart
De estilo japonês, esta loja de take away localizada no quinto andar do shopping The Shops and Restaurants at Hudson Yards, no número 20 da Hudson Yards, vende deliciosos kimbap de frango picante e sanduíches katsu de porco empanado com molho com um sabor samurai que o transportarão para o Extremo Oriente sem sair de Manhattan. Pode ver aqui o menu: Peach Mart.
Outros restaurantes
Além desses lugares para comer, completam a oferta os restaurantes Mar, Leña e Spanish Diner, com espaço ao ar livre e uma mercearia onde é possível comprar todos os tipos de produtos típicos da culinária espanhola, como azeite, conservas ou arroz bomba, entre muitos outros. Sem dúvida, comer no mercado Little Spain é uma das melhores coisas para fazer em Hudson Yards.
6. Consulte a programação do The Shed
O The Shed ao entardecer
The Shed é outro edifício ultramoderno que chamará a sua atenção assim que o vir. Concebido como centro cultural, reúne todo o tipo de experiências artísticas (teatro, dança, música, tecnologia...) e reúne os talentos nacionais e internacionais mais brilhantes do momento. Para isso, criaram uma programação ousada, interessante e original. Pode consultá-la na página oficial.
Como curiosidade, conto que o teto é retrátil e pode assumir uma posição ou outra, dependendo das necessidades da programação do momento, deixando à mostra um segundo edifício. Já lhe disse que a visita a Hudson Yards seria uma viagem ao futuro, não foi?
Qual é a melhor maneira de conhecer Hudson Yards?
Quer esteja a visitar Nova Iorque pela primeira vez ou seja um viajante frequente na Big Apple, não pode perder um dos passeios para conhecer Hudson Yards, o novo bairro da moda em Midtown, construído sobre o que antes era um antigo depósito ferroviário ao longo do rio Hudson.
Esta zona, acessível a pé a partir da Times Square, combina arranha-céus com um design super inovador, o observatório mais alto da cidade, centros comerciais de luxo e, claro, The Vessel, a nova atração turística de Manhattan. Como se não bastasse, aqui termina a High Line, o parque elevado construído sobre uma antiga linha férrea. Em suma, é um dos melhores parques de Nova Iorque. Imperdível!
Hudson Yards é considerado o maior projeto imobiliário privado da história dos Estados Unidos. Este novo bairro, surgido em uma área industrial, era uma zona muito central para ficar tão subutilizada. Numa cidade como Nova Iorque, onde o metro quadrado é muito valorizado, muitos voltaram os olhos para esta área para revitalizá-la.
Onde fica exatamente Hudson Yards?
Hudson Yards é a área localizada entre as avenidas 10 e 11 e as ruas 30 e 34 , junto ao rio Hudson. (Não posso resistir a contar que o desenvolvimento de toda esta área custou a bagatela de 25 mil milhões de dólares!).
Como chegar a Hudson Yards?
Para ir ao bairro de Hudson Yards, recomendo 100% o transporte público; como sempre, em Nova Iorque, a forma mais rápida de se deslocar é o metro. A estação mais próxima é: 34th Street – Hudson Yards Station (linha 7, morada). Também pode chegar a Hudson Yards a pé se estiver em Midtown.
Outra opção para chegar a Hudson Yards é utilizar táxi ou Uber, uma maneira muito confortável, mas dependendo dos horários de pico, talvez não tão rápida. Se estiver a passear por Midtown, certamente poderá chegar a pé.
Vale a pena ir com crianças a Hudson Yards?
A resposta é sim. Qualquer lugar cercado por áreas verdes e edifícios espetaculares permitirá que eles brinquem e se distraiam com as formas dos arranha-céus. Além disso, o The Vessel, por exemplo, tem elevadores se você estiver com carrinhos de bebê, e a High Line também tem acessos com rampas e elevadores.
Além disso, justamente no parque High Line, você verá muitas famílias nova-iorquinas passeando nos fins de semana. Se você chegou a Nova York com seus filhos, leve-os para desfrutar do modernista Hudson Yards, sem dúvida.