10 Coisas para Fazer em Nova Orleans em Agosto

agosto é sinónimo de férias e de alegria, e em Nova Orleães este mês é mágico. Aproveite ao máximo a sua viagem de férias à cidade mais alegre e mística dos Estados Unidos.

Ana C.R.

Ana C.R.

leitura de 14 minutos

10 Coisas para Fazer em Nova Orleans em Agosto

Tardes de agosto em Nova Orleães | David Ohmer

Bem-vindo não só a uma cidade histórica, mas a uma das cidades com maior diversidade cultural da América. Magia, calor, alegria, festa, história, grilhetas, liberdade e música, tudo numa só panela com aroma a Cajun. Há sempre algo para ver e fazer em Nova Orleães e agosto é um daqueles meses que parecem anos com a quantidade de actividades na cidade.

A capital cultural do Louisiana é um daqueles lugares que ficará no seu coração para o resto da sua vida. Não lhe vou mentir se lhe disser que Nova Orleães em agosto é um dos melhores investimentos na sua felicidade para o resto da sua vida. Aqui estão apenas algumas das coisas para fazer em agosto, porque eu poderia continuar a sugerir lugares e actividades.

1. O Satchmo SummerFest fará com que você sinta a música

Satchmo Summerfest| ©Francesco
Satchmo Summerfest| ©Francesco

O Satchmo SummerFest é um dos festivais mais importantes da cidade e do mundo da música, pois comemora a data de nascimento do pai fundador do jazz; o icónico homem pop, "Satchmo" (abreviatura de Satchelmouth).

Não estou a falar de mais ninguém para além de Louis Armstrong. Independentemente da música que se toque, este festival é um rito de passagem que celebra uma das mentes mais criativas da história moderna. É a melhor coisa a fazer se só puder visitar Nova Orleães num dia.

Neste festival terá a oportunidade de, durante dois dias, desfrutar de dois palcos com mais de quarenta músicos em palco, enquanto prova a incrível comida do Louisiana e mergulha na maravilhosa história dos Estados Unidos através de uma das suas expressões artísticas.

Ou seja, jazz no Museu de Jazz de Nova Orleães. História, música e jazz - de que mais precisa?

Louis Armstrong nasceu a 4 de agosto e é um dos mais universais habitantes de Nova Orleães, trazendo a essência multicultural da sua terra para uma fusão musical que gerou todo um movimento baseado na improvisação musical.

Nova Orleães não seria o que é hoje sem Louis Armstrong e este festival é uma congregação para enaltecer a essência frenética e mutável da cidade, onde se testemunham os ritmos que envolvem a cidade.

É uma das melhores coisas para fazer durante todo o verão em Nova Orleães, por isso não a perca.

Sugiro que leve calções e uma t-shirt para o festival, para lhe fazer companhia nesta época quente e húmida do ano. O custo do bilhete varia consoante a altura em que o compra: não é a mesma coisa comprá-lo antes do festival do que na entrada do festival no próprio dia.

O custo varia entre 8 e 11 euros. O sistema de transportes preferido da cidade são os autocarros RTA, que têm um custo fixo de 2 euros e as linhas 15, 32, 64, 65 passam pelo museu.

Informações práticas

  • Localização: New Orleans Jazz Museum. 400 Esplanade Avenue, 70116 - Quando: coincide com o aniversário de Louis Armstrong, que cai em 4 de agosto. Se a data coincidir com um dia de semana, o festival é transferido para o fim de semana e decorre durante dois dias - Preço: Os preços variam entre 8 e 11 euros, dependendo se compra antecipadamente ou no dia do evento, à entrada - Horário: Sábado e Domingo: 10h30 - 20h00, embora varie de ano para ano.

2. Não vai parar de comer no Coolinary em Nova Orleães

Comida Cajun| ©Greg's Southern Ontario
Comida Cajun| ©Greg's Southern Ontario

O Coolinary de Nova Orleães é um dos momentos mais esperados na cidade para desfrutar e deleitar-se com a sua incrível história de comida crioula ou cajun.

A culinária tradicional e a inovadora têm um espaço para partilhar receitas consigo e pode desfrutar dos cheiros que só o rio Mississippi e a história têm para si.

Durante todo o mês de agosto, de 1 a 31 de agosto, todas as ofertas gastronómicas baixam os seus preços para que possa desfrutar da cozinha crioula e cajun. Este plano aplica-se desde os restaurantes mais exclusivos até aos mais históricos e populares.

Pode desfrutar de almoços incríveis a preços inferiores aos 26 euros fixos por prato e ainda inferiores a 46 euros para o jantar e brunch.

O custo pode variar consoante o prato e o restaurante em que se encontra, mas estes preços são incríveis para uma das ofertas culinárias mais ricas e indígenas dos Estados Unidos.

Pode aproveitar esta altura para fazer uma das incríveis excursões culinárias dacidade para que o seu orçamento não seja afetado.

E se estava a pensar no nome... sim, o prefixo "cool" junta-se ao adjetivo "culinary" para dar rédea solta a Coolinary. Prometo que este nome não faz justiça à cozinha original da cidade.

Dica de viajante

A cozinha de Nova Orleães é composta por duas tradições: a cozinha crioula, originária do Louisiana e que combina as cozinhas clássicas europeia e africana, e a cozinha cajun, que é uma combinação das cozinhas francesa e sulista, para além de ser mais robusta e picante.

3. Vista-se de forma chique com os seus melhores brancos para a Noite do Linho Branco do Fidelity Bank

Noite do Linho Branco do Loyalty Bank| ©Emma C
Noite do Linho Branco do Loyalty Bank| ©Emma C

Nova Orleães em agosto é também sinónimo de calor, acompanhado de muita humidade e não há nada melhor para aproveitar as tardes quentes e as noites húmidas do que desfrutar de uma noite de música e arte vestida inteiramente de branco.

A Fidelity Bank's White Linen Night é uma celebração anual onde a cena artística de Nova Orleães mostra as suas novas criações e exposições inovadoras.

O evento é organizado e encorajado pelo Contemporary Arts Center e tem lugar em todo o Warehouse Arts District, que está no centro da maré branca dos passeios de fim de tarde por estas belas ruas.

Sem dúvida, esta é uma das melhores coisas para fazer em Nova Orleães à noite nas suas ruas festivas.

Passeie pelas ruas e deslumbre-se com as actuações dos artistas mais requisitados do panorama artístico. Também pode ir a uma das exposições e instalações artísticas únicas organizadas pelas mais de 20 galerias de arte contemporânea e moderna que a cidade tem para oferecer.

Claro que nunca lhe faltará o seu vinho branco de Nova Orleães preferido, a incrível gastronomia da cidade e as festas que o farão dançar ao som dos ritmos do sul.

O evento é gratuito para o público e a maioria das exposições e instalações artísticas nas galerias estão abertas ao público. Poderá encontrar alguns eventos que têm de ser pagos, mas normalmente a atividade é realizada na rua.

Não se preocupe em ir a uma festa que tenha vestido branco, pois é uma tradição no sul da cidade para acompanhar a luz do verão. Pode apanhar as linhas de autocarro 11, 15, 16, 91, W-2 e W-3 para chegar à Rua Julia.

Informações práticas

  • Local: Rua Julia - Quando: primeira semana de agosto - Preço: Gratuito. Algumas actividades têm um preço, assim como a entrada em alguns locais - Horário: 5:30h - 22:30h

4. Continue a divertir-se na Noite da Roupa Suja

Noite da Roupa Suja| ©dadadreams
Noite da Roupa Suja| ©dadadreams

E a festa não pára em Nova Orleães. Ainda não se recuperou da White Linen Night do Loyalty Bank quando a cidade já o convida para a Dirty Linen Night.

Esta festa é mais um evento para aproveitar o calor e a noite da cidade, mas com a roupa suja da semana anterior que usou para ir à White Linen Night do Loyalty Bank.

São eventos semelhantes, dedicados à arte, mas com algumas diferenças no tratamento: enquanto na Noite do Linho Branco se usa roupa de linho branca para refletir a luz do verão, na Noite do Linho Sujo usa-se roupa casual ou a roupa suja da semana anterior.

Enquanto na primeira se bebe vinho branco, na segunda, o Martini e a cerveja serão a sua companhia nocturna. Finalmente, a primeira tem lugar na exclusiva Rue Julia e a segunda leva-o a umdos melhores passeios que alguma vez fará no histórico e popular Bairro Francês.

Todo o evento é gratuito, embora haja actividades que exigem um custo da sua parte. Mas não se preocupe, a cidade é para ser barata e você está lá para investir na sua felicidade.

As linhas de autocarro, independentemente da localização do seu hotel, não lhe cobrarão mais de 2 euros. As linhas 88 e 91 são a sua melhor aposta para um autocarro que o deixe no Bairro Francês.

Informações práticas

  • Localização: Bairro Francês, Bloco 200 - 1000 rue Royal - Quando: segunda semana de agosto - Preço: Gratuito. Algumas actividades têm um preço, tal como a entrada em alguns locais - Horário: 5h30 - 22h30

Reservar uma visita guiada ao Bairro Francês de Nova Orleães

5. Desfrute de uma noite especial no Hex Fest

Leitura das cartas no Hex Fest| ©Jessica
Leitura das cartas no Hex Fest| ©Jessica

Um fim de semana de magia e feitiçaria espera por si no Hex F est em Old New Orleans. A sua viagem pela capital da cultura afro-francesa na América do Norte não estará completa sem experimentar a magia vudu, o vudu, a bruxaria e as experiências extra-sensoriais que a sua população tem para oferecer.

Bruxas, raizeiros, sacerdotes vudu, mestres mágicos e todos aqueles que desejam partilhar os seus conhecimentos e a sua sabedoria oculta em Nova Orleães reúnem-se num fim de semana para lhe proporcionar uma experiência mágica e inesquecível neste incrível festival.

As bruxas mais poderosas e famosas da cidade dão-lhe as boas-vindas ao som de tambores num dos melhores passeios de barco que Nova Orleães tem para oferecer e continuam a regalá-lo com os seus conhecimentos no místico e assustador Bourbon Orleans Hotel.

O evento convida-o a consumir a sua sabedoria nas suas várias rotinas, seminários, eventos e venda de ferramentas mágicas e livros poderosos.

Pode ir como um visitante curioso e divertir-se enquanto aprende sobre uma das formas de uma população manifestar a sua sabedoria, além de poder aproveitar as actividades especiais do evento e as visitas ao incrível cemitério de Nova Orleães.

O preço varia entre 150 e 350 euros, dependendo do pacote de actividades em que deseja participar e do número de dias em que deseja estar presente no evento. Estes preços podem dever-se ao facto de o evento ser limitado a 350 pessoas e de não serem aceites menores.

Os autocarros 88 e 91 são a melhor opção para o deixar no Bairro Francês e o preparar para ir para o hotel.

Informações práticas

  • Localização: Hotel Bourbon Orleans, 717 Orleans St, 70116 - Quando: segunda semana de agosto - Preço: 150-350 € - Horário de funcionamento: 10h30 - 20h30

Reservar uma visita aos cemitérios de Nova Orleães

6. Salte e festeje ao ritmo do rock no Nolapalooza!

Rock 'N' Bowl| ©David Lee
Rock 'N' Bowl| ©David Lee

O Nolapalooza é o irmão mais novo do famoso e épico festival Lollapalooza, que se realiza um mês antes em Chicago, mas chega a Nova Orleães na primeira semana de agosto. Trata-se de um festival organizado pela Metairie/New Orleans School of Rock.

O festival é conhecido por acolher um repertório de músicos e bandas que estão a entrar na cena rock americana e com espectáculos de bandas consagradas como Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam, Soundgarden, Nine Inch Nails, entre outras que farão da sua viagem uma experiência inesquecível.

Comida, gente, bebida, pogos, rock. A experiência que recomendo e que deves aproveitar quando estiveres em Nova Orleães se gostas de rock.

O festival abre as portas às 12 horas e decorre até às 20 horas. Tem lugar no histórico restaurante, bar e pista de bowling, o Rock 'N' Bowl. O custo da entrada não ultrapassa os 15 euros. A melhor opção de transporte para lá chegar é de autocarro e deve utilizar o autocarro número 202, 39.

Informações práticas

  • Local: 3016 South Carrollton Avenue, 70118 - Quando: Primeira semana de agosto - Preço: 10-15 ¤.

  • Horário: 12:00 h - 20:00 h

7. Passeio ao longo das frentes de água da cidade: lago e rio

Lago Pontchartrain| ©J Wilson
Lago Pontchartrain| ©J Wilson

Há água por todo o lado em Nova Orleães: a cidade está situada na extremidade do rio Mississippi, perto do seu delta, e é uma cidade costeira com um enorme estuário ou lago de água salgada. Todas estas massas de água tornam-na uma cidade muito atractiva para passear durante o mês de agosto, um dos meses mais quentes do ano.

Apesar de todos estes corpos de água, muitos dos canais e margens não são muito percorríveis e estão separados por muros. Mas há muito para desfrutar nas tardes de agosto, como o Saint John Bayou, um pequeno canal com águas muito calmas que liga ao belo New Orleans City Park, outro espaço que também tem muitas zonas inundadas.

Mais a norte fica o Lago Pontchartrain, cujas águas estiveram poluídas durante muito tempo e agora estão limpas, mas não há nadadores-salvadores, pelo que não é recomendável tomar banho.

Nada disso o impede de dar um passeio pela Lakeshore Dr. e comer qualquer coisa, terminando num cais onde há dois pequenos parques encantadores: o West End Park e o Breakwater Park.

Se quiser continuar para oeste, há um caminho só para caminhantes e ciclistas. Aqui pode informar-se sobre os cruzeiros para o lago e para o rio Mississippi.

Mas vai perder o rio Mississippi? Neste verão agitado, seria imperdoável. A maior parte da zona ribeirinha da cidade está ocupada por portos e docas para barcos, mas há algumas áreas recuperadas de que pode desfrutar, como o Woldenberg Park, onde pode apanhar um pouco de calor a poucos metros do rio.

Estas são algumas das melhores coisas que pode fazer com as crianças na cidade para desfrutar do verão sem morrer de calor.

Reserve seu cruzeiro em Nova Orleans

8. Faça os seus melhores movimentos para o Festival anual de Salsa e Bachata de Nova Orleans

Dançarinos de salsa| ©Marko Zirdum
Dançarinos de salsa| ©Marko Zirdum

O Festival anual de Salsa e Bachata de Nova Orleans é um dos eventos mais alternativos no cenário musical da cidade. Durante três dias, a dimensão latina reúne-se no New Orleans Marriott Hotel para o pôr a dançar ao som dos maiores nomes da cidade.

Não são apenas a salsa e a bachata que o esperam neste festival. Encontrará kizomba, zouk, fusão urbana, saltos altos e dança de salão. O único requisito é que esteja disposto a polir o chão com os seus passos e a aprender sobre a incrível cultura hispânica que Nova Orleães tem para oferecer.

Aprenda qualquer género de música latina nos vários workshops oferecidos pelo festival, enquanto desfruta de actuações nocturnas especiais dos melhores bailarinos em qualquer uma das suas modalidades e termine as suas noites nas festas latinas até altas horas da madrugada.

Nada pode correr mal se uma festa tiver salsa no seu repertório. Já disse que também têm uma festa temática na piscina do telhado do hotel?

A melhor maneira de chegar ao hotel de autocarro é apanhar as linhas 11, 16, 32, 64 e 65. O horário do festival começa às 16h e termina às 23h, para começar as festas.

O preço varia consoante o pacote de actividades e workshops em que se inscreve, bem como o número de dias em que está disposto a deixar o seu coração e alma no recinto do festival.

Informações práticas

  • Local: New Orleans Marriott, 555 Canal Street - Quando: segunda semana de agosto - Preço: 20-170 euros - Horário: 4:00 h- 23:00 h

9. Prepare-se para a Corrida dos Vestidos Vermelhos

Corrida do Vestido Vermelho| ©Tom Pumphret
Corrida do Vestido Vermelho| ©Tom Pumphret

Todos os segundos sábados de agosto, a cor vermelha toma conta das ruas de Nova Orleães. Trata-se de um evento sem fins lucrativos organizado pelos Hash House Harriers of New Orleans, um clube de bebida que criou uma forma divertida e original de passar uma manhã de sábado diferente durante a sua viagem.

Vista o seu melhor vestido vermelho e prepare os seus melhores ténis, porque vai participar numa corrida de três quilómetros em que não vai parar de rir e de se distrair com os desenhos e trajes originais que os outros usam.

Convido-vos a participar e a contribuir para esta corrida porque, se participarem, o dinheiro que pagaram pela inscrição reverterá a 100% para uma instituição de caridade local.

O custo da inscrição é entre 60 e 70 euros. O evento inclui um almoço pós-corrida, que será partilhado com os outros concorrentes. Também pode contribuir se desejar e não quiser participar no evento.

O evento só começa com o fim da corrida. A corrida percorre o Bairro Francês até ao anoitecer... quem não quer passar um dia de vestido vermelho e divertir-se com os outros?

Se vai estar na cidade durante cerca de quatro dias e coincidir com esta corrida, o meu conselho é passar uma manhã diferente e vestir-se de vermelho. Sugiro que utilize as linhas de autocarro 5, 55, 88 e 91 para chegar ao Crescent Park.

Informações práticas

  • Local: Começa no Crescent Park. 2300 N Peters Street - Quando: 2º Sábado de agosto - Preço: 60-70 € - Horário: 9:00 am

10. Aprenda gratuitamente durante o Mês dos Museus em Nova Orleães

Museu Exterior| ©Chanse Arrington
Museu Exterior| ©Chanse Arrington

O Mês dos Museus em Nova Orleães é um evento em que todos os museus da cidade participam para incentivar visitas gratuitas aos museus.

De 1 a 31 de agosto, todos os museus abrem as suas portas e oferecem visitas guiadas para que possa aprender sobre a sociedade, a cultura e a história de uma das principais cidades históricas da América, sem qualquer custo.

Garanto que visitar qualquer um dos museus é uma das melhores visitas guiadas da cidade.

Há algo para todos: pode aprender sobre a versão americana da Segunda Guerra Mundial no National World War II Museum, ou aprender sobre a história da religião vudu no New Orleans Voodoo History Museum.

O meu conselho é que aproveite e peça as melhores visitas guiadas a fantasmas em Nova Orleães quando estiver neste último museu.

Também recomendo que mergulhe na incrível história da escravatura e da liberdade no Free People of Color Museum. Aprenda e maravilhe-se com os grandes nomes da pintura sulista no Museu de Arte de Nova Orleans e, claro, não se esqueça de parar no incrível Museu de Jazz de Nova Orleans.

Eu mencionei que todos esses passeios são gratuitos? Todos estes museus têm uma localização central e o próprio sistema de autocarros da cidade permite-lhe chegar a eles de forma conveniente.

Há anos em que permitem participar em excursões às melhores plantações e propriedades de Nova Orleães como parte das excursões históricas da cidade, para aprender sobre o passado das plantações e da escravatura.

Compre o seu bilhete para o Museu da Segunda Guerra Mundial em Nova Orleães

Temperaturas em agosto em Nova Orleães

Passeios em Nova Orleães| ©sprusak
Passeios em Nova Orleães| ©sprusak

Muito quente. A temperatura em agosto em Nova Orleães é quente e húmida. Recomendo que use roupa confortável: T-shirts, camisas largas, meias curtas, tecidos confortáveis.

É a altura do ano perfeita para fazer os melhores passeios nos pântanos da zona, mas tenha cuidado e leve creme anti-pragas, pois é o mês dos mosquitos. Nova Orleães é também conhecida pela sua imensa biodiversidade ao longo do rio Mississippi.

As noites são frescas e confortáveis para passear ao longo da baía e há sempre eventos musicais a que pode ir em casal ou em família.

Nola, como é conhecida a cidade, é imensamente rica em diversidade cultural, verá como coexistiram diferentes culturas de fora e de dentro do país e, no verão, as manifestações culturais estarão por todo o lado. Basta levar o protetor solar e desfrutar do melhor do Sul americano.