Tours ao Cemitério em Nova Orleães

Nova Orleães é o lar de alguns dos cemitérios mais antigos dos Estados Unidos, onde pode aprender sobre a sua história, cultura, música e lendas sobrenaturais.

Lorena Morales

Lorena Morales

leitura de 9 minutos

Tours ao Cemitério em Nova Orleães

Cemitério de Nova Orleães | ©Jonathan Martin Pisfil

Nova Orleães, também conhecida como "a cidade dos mortos", tem um folclore muito particular, no qual as lendas assustadoras, o jazz, o vudu, os vampiros e os fantasmas deixaram a sua marca. É por isso que visitar os seus cemitérios é uma das melhores coisas para ver e fazer em Nova Orleães.

Enquanto desfruta da sua estadia nos diferentes bairros, como o French Quarter ou o Garden District, é uma boa ideia percorrer os seus cemitérios mais famosos para conhecer pormenores interessantes sobre a sua arte e arquitetura, as suas tradições funerárias e as pessoas famosas que aí repousam, bem como as histórias e situações misteriosas que ocorreram dentro das suas paredes.

1. Visita ao cemitério mais antigo de Nova Orleães: Saint Louis No. 1 com paragem no Bairro Francês

Cemitério S T. Louis nº 1| ©Morgan Petroski
Cemitério S T. Louis nº 1| ©Morgan Petroski

Um dos principais passeios em Nova Orleans é o passeio pelo cemitério mais antigo da cidade, o Cemitério Saint Louis No. 1.

Este passeio geralmente também inclui um passeio pelo Bairro Francês, onde você terá um vislumbre da arquitetura do século 18 antes de ir para o cemitério.

A visita é perfeita como introdução à cidade e à sua história, na qual o jazz, o vudu e os fantasmas deixaram a sua marca.

No cemitério de Saint Louis, um guia dir-lhe-á, por exemplo, como as pessoas são enterradas, bem como o aspeto das abóbadas e os pormenores artísticos que os artesãos nelas colocaram. Normalmente, é feito a pé, durante o dia, e pode ser desfrutado com toda a família.

Muitas lendas e histórias paranormais são contadas sobre o cemitério de Saint Louis. Uma delas é a de Marie Laveau, conhecida como a rainha do vudu, que se diz ter efectuado não só trabalhos de cabeleireiro mas também de vudu.

Acredita-se também que ela ainda é capaz de realizar desejos, pelo que os visitantes escrevem vários "x" no seu túmulo ou deixam-lhe oferendas. Podem também realizar cerimónias vudu para comunicar com ela.

Louis é uma das principais atracções da cidade. Foi construído em 1789, entre a época colonial e a recuperação de Napoleão Bonaparte em 1803. Passou depois para as mãos dos americanos.

É por isso que tanto europeus como americanos estão aqui enterrados, incluindo escravos, aristocratas, músicos, celebridades e políticos.

Pormenores interessantes

  • Preço: Cerca de 40 euros.
  • Duração: 1 hora.
  • Meio de transporte: A pé.
  • Vantagens desta opção: Verá o cemitério mais antigo de Nova Orleães, do qual se contam muitas histórias e lendas sobrenaturais.
  • Desvantagens desta opção: Deve estar preparado para caminhar, usar roupas confortáveis e trazer a sua própria comida e bebida, se não estiverem incluídas.

Reservar uma visita guiada ao cemitério de Saint Louis n.º 1

2. Excursão ao Cemitério Lafayette No. 1

Cemitério Lafayette No. 1| ©Chris Anderson
Cemitério Lafayette No. 1| ©Chris Anderson

Na sua viagem a Nova Orleães, pode visitar um dos cemitérios mais antigos da cidade, localizado no Garden District, o primeiro cemitério onde os não católicos podiam ser enterrados e um dos mais famosos.

Um local que serviu de cenário para inúmeros filmes, como Drácula (2000). Este é o Cemitério de Lafayette #1

No Cemitério de Lafayette, também conhecido como "A Cidade dos Mortos", um guia especializado irá falar-lhe de processos de enterro únicos e interessantes, tradições assustadoras e técnicas de enterro muito particulares.

É um passeio a pé durante o dia e, devido às suas características, é uma das coisas a fazer em Nova Orleães com crianças.

Durante a visita, verá as abóbadas do século XVIII, com túmulos do tamanho de uma casa e outros muito pequenos, alguns trabalhados em mármore e outros em granito, com desenhos muito admiráveis elaborados com entalhes manuais.

Ficará também a saber que pessoas famosas estão aí enterradas e porque é que as abóbadas foram construídas acima do solo.

Ao percorrer as abóbadas, ficará a conhecer a história dos Estados Unidos, pois encontrará, por exemplo, sepulturas de pessoas que estiveram na Guerra Civil, bem como muitas sepulturas das vítimas da febre amarela do século XIX.

A maioria das excursões ao Cemitério Lafayette inclui uma visita ao bairro do Cemitério Lafayette, mas se quiser ver o bairro em mais pormenor, pode fazer uma visita completa ao Garden District de Nova Orleães. Neste bairro, poderá ver as mansões muito antigas e elegantes com a sua impressionante arquitetura Revivalista Grega, embelezada por jardins ingleses.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 30 EUR.
  • Duração: 1-2 horas.
  • Meios de transporte: autocarro ou a pé.
  • Vantagens desta opção: é ideal para conhecer a história e a cultura da cidade.
  • Desvantagens desta opção: para visitar os túmulos, é necessário estar preparado para caminhar e usar roupa e calçado confortáveis.

Reservar uma visita ao Jardim Distrital e ao Cemitério de Lafayette

3. Visita nocturna ao cemitério maçónico

Cemitério à noite| ©Attila Lisinszky
Cemitério à noite| ©Attila Lisinszky

Se é uma pessoa corajosa, este passeio é o que estava à procura. Trata-se de uma visita guiada ao cemitério do Templo Maçónico que se realiza à noite, quando as coisas estão mais assustadoras.

Durante a visita, um guia fala-lhe dos procedimentos de enterramento acima do solo e da história dos cofres.

Devo avisar que algumas das experiências contadas por aqueles que puderam visitá-lo à noite são verdadeiramente sobrenaturais. Talvez por isso seja uma das melhores coisas para ver e fazer em Nova Orleães à noite.

Nesta visita, ficará a conhecer a origem do cemitério, que foi criado pela Grande Loja Estatal dos Maçons Livres e Aceites do Louisiana em 1865, razão pela qual é muito diferente dos cemitérios católicos.

A forma particular da sua construção e os seus túmulos contribuem para a visão nocturna sinistra deste cemitério. No entanto, é um passeio adequado para toda a família. Além disso, os grupos de visitantes não são muito numerosos.

Uma das coisas mais estranhas é a forma particular do cemitério, que cobre cerca de dois quarteirões. Tem uma planta triangular com ruas sobrepostas que formam o emblema maçónico do esquadro e do compasso. A excursão também inclui normalmente um passeio pelo Parque da Cidade de Nova Orleães, um dos parques urbanos mais antigos do país. Vários eventos, como bailes, concertos e affaires d'honneur, são realizados aqui e são muito populares.

A excursão pode terminar no Memorial do Furacão Katrina, um cemitério onde 85 vítimas não reclamadas do devastador Furacão Katrina são colocadas para descansar.

Detalhes de interesse

  • Preço: cerca de 28 euros.
  • Duração: 2 horas.
  • Meio de transporte: a pé.
  • Vantagens desta opção: visitar o cemitério maçónico à noite é uma experiência única.
  • Desvantagens desta opção: os alimentos e as bebidas não estão incluídos.

4. Visita ao Memorial do Furacão Katrina e a quatro outros cemitérios

Cemitério de Nova Orleães| ©Courtney Cook
Cemitério de Nova Orleães| ©Courtney Cook

Se se interessa por história, este passeio é ideal para si, pois ficará a conhecer o trágico fenómeno natural que atingiu a cidade de Nova Orleães a 29 de agosto de 2005: a passagem do furacão Katrina.

O passeio inclui uma visita guiada ao Memorial do Furacão Katrina, que foi construído para homenagear as vítimas não reclamadas desta catástrofe, que repousam sob o Mausoléu de granito.

Poderá também visitar 4 outros cemitérios nas proximidades, onde repousam vítimas da febre amarela e soldados da Guerra Civil, entre outros.

Durante a visita, um guia irá contar-lhe os acontecimentos mais aterradores que os cidadãos tiveram de enfrentar no rescaldo do furacão. Também lhe dirá porque é que o Memorial do Furacão Katrina foi construído no local. A visita realiza-se durante o dia, em pequenos grupos, e é adequada para toda a família.

Ficará surpreendido ao ver o monumento de granito, um material raro nos cemitérios, construído para homenagear as vítimas não reconhecidas do furacão Katrina. Aprenderá também sobre a sua construção, que tem a forma de um furacão quando visto do céu.

Os outros cemitérios da cidade que visitará durante este passeio são o Charity Hospital Cem etery, o Greenwood Cemetery, o Saint Patrick's Cemetery e o Cypress Grove Cemetery. Também costuma incluir uma paragem num bar para um lanche para animar o passeio.

Detalhes de interesse

  • Preço: cerca de 27 euros.
  • Duração: 2 horas.
  • Meio de transporte: autocarro.
  • Vantagens desta opção: percorrerá 5 cemitérios enquanto aprende sobre acontecimentos históricos importantes para Nova Orleães e para os Estados Unidos.
  • Desvantagens destaopção: as bebidas no bar não estão incluídas no preço da excursão.

5. Visita de três cemitérios: o maçónico, o Saint Patrick nº 1 e o Katrina Hurricane Memorial

Cemitério de Nova Orleães| ©Jonathan Martin Pisfil
Cemitério de Nova Orleães| ©Jonathan Martin Pisfil

Nesta visita guiada, visitará 3 cemitérios importantes de Nova Orleães: Saint Patrick, Masonic e Katrina Hurricane Memorial. Trata-se de uma visita pedestre diurna em pequenos grupos. Durante esta visita, um guia irá contar-lhe a história dos cemitérios e das pessoas que aí foram enterradas.

No caso da Igreja de São Patrício, a sua origem está ligada à Igreja de São Patrício, a segunda mais antiga da cidade, depois da Catedral de São Luís. Louis. A construção começou em 1833 e foi concluída em 1840.

O cemitério de São Patrício é um dos cemitérios mais interessantes do Louisiana.

Ficará surpreendido com as passagens em forma de labirinto e as abóbadas com anjos e virgens no topo. A secção n.º 1 deste cemitério alberga os cidadãos irlandeses que emigraram devido à fome generalizada no seu país.

Durante esta visita, visitará também dois outros cemitérios: o Memorial do Furacão Katrina, construído para homenagear as vítimas não reclamadas desta catástrofe, e o Cemitério Maçónico, um dos mais antigos e o primeiro a ser construído para o enterro de não católicos.

Detalhes de interesse

  • Preço: Cerca de 35 euros.
  • Duração: 1,5 horas.
  • Meio de transporte: A pé.
  • Vantagens desta opção: Visitará três cemitérios de interesse histórico, arquitetónico e religioso.
  • Desvantagens desta opção: A visita não inclui comida e bebida.

6. Visita de dois cemitérios: Greenwood e Cypress Grove, o cemitério mais popular de Nova Orleães

Cemitério de Nova Orleães| ©Jonathan Martin Pisfil
Cemitério de Nova Orleães| ©Jonathan Martin Pisfil

Um dos passeios mais interessantes que se pode fazer é uma visita ao cemitério Cypress Grove de Nova Orleães, o primeiro cemitério construído para os bombeiros voluntários e suas famílias, e ao cemitério Greenwood, que recebeu milhares de vítimas da febre amarela.

O passeio pode ser feito durante o dia e a pé, em pequenos grupos, e é adequado para todas as idades. Durante a visita aos cemitérios, um guia irá contar a história de cada local e o significado histórico e simbólico para os seus cidadãos.

O cemitério de Greenwood não tem um desenho arquitetónico marcante, uma vez que foi concebido para otimizar o espaço, dado o enorme número de vítimas da febre amarela.

Em vez disso, Cypress Grove tem uma entrada única com duas torres principais, semelhante à arquitetura cerimonial do Egipto.

Aqui podem ver-se os cofres que foram construídos por várias corporações de bombeiros voluntários, especialmente concebidos para homenagear os seus heróis. Até as corporações de bombeiros voluntários de outros cemitérios foram transferidas para lá.

As abóbadas do Cypress Grove , feitas em mármore, ferro fundido e granito por artesãos e arquitectos, e o seu estilo arquitetónico fazem dele um dos mais importantes do país. As origens do cemitério remontam ao filantropo Stephen Herderson, que doou a propriedade à Associação de Beneficência e Caridade dos Bombeiros em 1838.

Detalhes de interesse

  • Preço: Cerca de 18 euros.
  • Duração: 1 hora.
  • Meio de transporte: A pé.
  • Vantagens desta opção: Conhecerá a história do primeiro cemitério construído para os bombeiros voluntários e os veteranos de guerra, bem como a história de um cemitério construído durante a epidemia de febre amarela.
  • Desvantagens desta opção: Algumas visitas são proibidas de tirar fotografias, pelo que é aconselhável verificar antes de tirar fotografias.

7. Visite o cemitério Saint Louis n.º 1 e os principais locais da história do vudu

História do Vodu| ©Cottonbro Studio
História do Vodu| ©Cottonbro Studio

Este passeio é altamente recomendado se quiser conhecer um pouco da história e da cultura da cidade, mais especificamente relacionada com o vudu, juntamente com o cemitério mais antigo de Nova Orleães.

A excursão consiste numa visita aos principais locais relacionados com o vudu e numa visita ao cemitério Saint Louis n.º 1, onde está enterrada Marie Laveau, conhecida como a rainha do vudu.

É uma excursão a pé, em pequenos grupos, durante o dia e à noite. As crianças também podem participar neste passeio, uma vez que se trata de uma excursão de interesse histórico.

Por conseguinte, é ideal para quem procura informações sobre o que é realmente o vudu e não sobre lendas assustadoras. Durante a excursão, um guia conhecedor irá contar-lhe histórias sobre o vudu e os locais relacionados com a sua história.

Durante esta excursão, visitará vários locais de interesse relacionados com o vudu, tais como o Museu Histórico do Vudu de Nova Orleães, a loja Voodoo Authentica, a casa onde Marie Laveau viveu e o Parque Louis Armstrong, que em tempos anteriores era conhecido como a Praça do Congo.

Detalhes de interesse

  • Preço: Cerca de 25 euros.
  • Duração: 2 horas.
  • Meio de transporte: Autocarro.
  • Vantagens desta opção: Conhecerá o Bairro Francês e ficará a saber tudo sobre o vudu, a sua história e sobre Marie Leveau, a rainha do vudu.
  • Desvantagens destaopção: O cemitério de Saint Louis pode ser visível apenas do exterior, devido a algumas medidas restritivas que estão normalmente em vigor. A visita não inclui alimentos e bebidas.

Inscreva-se para uma visita guiada sobre o vudu e o cemitério de Saint Louis n.º 1