Mais sobre: 10 coisas para ver e fazer em Maiorca em outubro
O final do verão é a melhor época do ano para os viajantes que querem desfrutar da verdadeira essência de Maiorca, longe dos meses de férias. Tal como noutros locais da Europa, costuma ser um período repleto de festividades que celebram a época da colheita.
Nesta época do ano, a Serra de Tramontana adquire um suave tom avermelhado à medida que as temperaturas baixam para níveis mais amenos e as praias ficam vazias. É uma época perfeita para fazer excursões, caminhadas pela montanha e até dar um mergulho no mar. Como vê, em outubro Maiorca ainda tem muito a oferecer e aqui vou contar-lhe tudo.
1. Experimente as delícias gastronómicas das pequenas aldeias locais
O mês de outubro dá lugar a uma grande variedade de festividades em toda a Europa, e Maiorca não é exceção. Muitas das aldeias rurais da ilha celebram com feiras tradicionais onde se pode desfrutar de música ao vivo, mercados, espetáculos e festas. Algumas duram mais do que outras, como é o caso da feira de outono de Llucmajor, que se prolonga durante todo o mês.
A comida torna-se o centro das atenções nas festividades, e é então que Maiorca presta homenagem aos seus produtos locais: a llampuga em Cala Ratjada ou os llonguets, uma mostra gastronómica que se celebra no primeiro fim de semana do mês.
Também são realizados eventos especiais dedicados à sobrasada em Campos na terceira quinta-feira de outubro, aos doces de Esporles no primeiro domingo ou aos pimentos vermelhos em Felanitx no domingo após São Lucas, o que torna esta feira a última do ano nesse local.
Um dos pratos favoritos é a sobremesa local ensaimada e, em homenagem a essa delícia tradicional de Maiorca, o município de Inca também se veste a festa com a feira agroalimentar «Dijous Bo». Um evento que dá aquele toque doce à época das celebrações. Deixo-lhe um link com os melhores passeios gastronómicos de Maiorca.
2. Proteja-se da chuva no Museu de Rafa Nadal
Outubro é um mês excelente para viajar para Maiorca, mas tenha em conta que pode haver alguns dias chuvosos. Por isso, pode dedicar um desses dias a conhecer em primeira mão os inúmeros troféus do melhor tenista espanhol, visitando o Museu Rafa Nadal Experience.
Localizado no município de Manacor, de onde é natural o tenista, este museu oferece exposições não só sobre a carreira de Nadal, mas também sobre outros grandes atletas como Michael Jordan, Usain Bolt ou Pau Gasol.
Poderá desfrutar de um dia de jogos interativos praticando no simulador de F1, andando de bicicleta ou praticando remo. Sem dúvida, este plano é ideal se viajar para Maiorca com crianças, pelo que recomendo adquirir os bilhetes com antecedência para evitar filas.
3. Apoie o comércio local na feira de Alcúdia
A Fira D' Alcúdia é celebrada no centro histórico no primeiro fim de semana de outubro. Esta feira tem uma temática agrícola e comercial, na qual muitas empresas locais aproveitam a oportunidade para mostrar os seus produtos.
No sábado da feira, o Estol del Rei En Jaume, um grupo que representa personagens da história e da tradição maiorquina, sai às ruas, com um concerto à noite. Trata-se do primeiro rei cristão que houve em Maiorca, responsável pela expulsão dos mouros e pela repovoação catalã, razão pela qual hoje em dia o catalão é a língua oficial das Ilhas Baleares.
Nesse mesmo dia, em Sant Joan, celebra-se a Festa do Butifarrón, o já conhecido enchido espanhol que não pode faltar nos festivais e que se saboreia desde o amanhecer até bem tarde da noite.
Pode chegar-se a esta vila fazendo um dos inúmeros passeios de barco que se podem fazer na ilha
4. Beba cerveja como um autêntico alemão na Oktoberfest
Um dos eventos mais importantes a nível mundial é o festival da cerveja em Munique, mas com tantos alemães a viver e a visitar a ilha, não é de admirar que também seja um grande acontecimento em Maiorca.
Embora a estrela principal seja a cerveja, não podem faltar os carrinhos de comida e até áreas especiais para os mais pequenos, uma oportunidade perfeita para a família se divertir.
Ao contrário do original, que começa em setembro, o Oktoberfest de Maiorca é celebrado nas três primeiras semanas de outubro. O local é a House of Son Amar, em Palma, e os ingressos podem ser comprados com antecedência através do site oficial.
5. Chegou a hora de dançar no Festival de Tango
Na cidade de Palma, todos os anos, em meados de outubro, reúnem-se os maiores expoentes do tango. Durante uma semana inteira, são oferecidas aulas de dança, espetáculos e festas ao mais puro estilo argentino.
Sem dúvida, trata-se de uma oportunidade única que reúne talentos não só argentinos e espanhóis, mas também bailarinos de diferentes partes do mundo que se reúnem todos os anos para mostrar o seu próprio estilo de dança.
Os passes para assistir às exibições e participar dos eventos são vendidos através do site oficial e incluem uma série de aulas ministradas pelos maiores expoentes desta arte.
6. O melhor do cinema internacional e local no Evolution Mallorca International Film Festival
Reconhecido como um dos festivais internacionais de cinema que mais cresce na Europa, o cinema independente é utilizado para fortalecer a comunidade criativa de cineastas.
Durante sete dias, a programação do festival de cinema é concebida para mostrar uma mistura culturalmente diversificada de longas-metragens, curtas-metragens, documentários, videoclipes, filmes infantis, experimentais, curtas-metragens de animação, filmes de estudantes e um concurso de longas-metragens e roteiros de curtas-metragens, bem como uma seção de realidade virtual.
Como se não bastasse, a categoria «Made In Baleares» apresenta filmes produzidos e dirigidos pelos cineastas mais talentosos das Ilhas Baleares. Na verdade, foi esta secção que deu origem ao festival, como forma de inspirar os produtores locais e estreitar os laços com a comunidade nacional e internacional.
7. Deleite os seus ouvidos no Festival de Música Clássica de Port de Sóller
O Museu do Mar é o local onde se realiza este maravilhoso festival de música, com o pátio exterior do museu de frente para o mar e os seus espetaculares pores do sol. Não há dúvida de que é um local impressionante para desfrutar das maravilhosas vistas do Porto de Sóller, em harmonia com os concertos de música clássica.
O pianista Alexander Malter é o diretor artístico do evento e está ligado à música da região desde 2005, trazendo ao Porto de Sóller uma grande riqueza musical, conhecimentos e experiência artística.
Os ingressos podem ser adquiridos online e oferecem bilhetes individuais ou a possibilidade de um desconto se forem comprados em conjunto para quatro concertos.
8. Ajuste os seus ténis para correr a maratona de Palma de Maiorca
A cada vez mais popular Maratona de Palma de Maiorca reúne milhares de corredores em várias competições: uma maratona, uma meia maratona, uma corrida de 10 quilómetros e a corrida infantil de Palma.
Os percursos até à meta incluem alguns dos monumentos mais emblemáticos de Palma, como a catedral, o passeio marítimo e o centro histórico da cidade, o que torna esta experiência desportiva mais uma oportunidade para conhecer as joias de Maiorca escondidas entre as suas ruas e monumentos.
Imagina percorrer Palma com centenas de corredores ao seu lado e um público a animá-lo a cada passo? É definitivamente uma daquelas experiências únicas na vida para recordar.
9. Um olhar ao passado na Classic Week
Os amantes de carros reúnem-se em Port Adriano, geralmente na terceira semana de outubro, para a emocionante Mallorca Classic Week. Os participantes podem admirar carros clássicos, divertir-se com desfiles de "pin-ups", música e muito mais.
A atmosfera que se respira nesta semana é como ser transportado para os eventos americanos, pois até se organiza uma corrida infantil e exposições de carros que são, na sua maioria, de origem americana.
Se a velocidade e a adrenalina ao volante são o seu forte, definitivamente é algo que não vai querer perder na sua visita a Maiorca. Mas, para participar, certifique-se de se inscrever previamente no site oficial.
10. Participe numa prova de vinhos em Consell
Este município destaca-se pelos seus vinhedos, tanto que faz parte da denominação de origem Binissalem. Para honrar o título, Consell celebra a sua feira de vinhos no primeiro domingo após Sant Lluc, que geralmente é a terceira semana do mês.
A rua de Sant Bartomeu e os arredores vestem-se a rigor para a festa, que inclui uma grande variedade de bares e restaurantes, com degustação de vinhos e uma mostra gastronómica dos principais produtos da região.
Como é o tempo em Maiorca em outubro
O clima de outubro torna Maiorca muito mais agradável para visitar, pois o calor sufocante dos meses de julho ou agosto dá lugar a uma média de 20 °C, temperatura que diminui nos últimos dias, embora historicamente a média continue sendo de cerca de 16 °C no final.
Embora outubro seja o mês mais chuvoso do ano para a ilha, ainda assim chove pouco. A probabilidade de chuva é de um ou dois dias por semana, pelo que um casaco impermeável é mais do que suficiente.
A temperatura da água oscila entre os 22 e os 22 graus, o que permite continuar a desfrutar da praia e do mar, mas sem os picos de calor típicos do verão maiorquino. A desculpa perfeita para dar um bom mergulho nas famosas praias do mar Mediterrâneo!
Portanto, Maiorca em outubro, evitando os dias de chuva, é uma época ideal para um passeio de bicicleta, praticar o seu desporto favorito ao ar livre, como andar de quadriciclo, ou para assistir a um dos muitos festivais que inundam a região de cores e alegria.
Embora a ilha seja pequena, o tempo pode variar consideravelmente mesmo nas cidades mais próximas, e costuma fazer mais calor nas localidades turísticas de Alcudia, Santa Ponce e Cala d'Or, enquanto nas regiões altas e do norte é mais comum que as temperaturas se mantenham mais baixas e com maior probabilidade de chuvas.
Aldeias com charme próprio
Outubro é uma ótima altura para visitar as aldeias mais encantadoras da ilha: Fornalutx ou Orient. Também é imperdível a aldeia de Valldemossa, onde se pode visitar a casa de Chopin e saborear a típica coca de batata.
E não poderia faltar a vila de Soller e o seu icónico porto, onde podemos saborear os típicos camarões de Maiorca, aproveitando o trajeto entre um e outro no elétrico que data de 1912, ideal para admirar as montanhas e os campos de laranjeiras. Sem dúvida, uma das melhores excursões para fazer em Maiorca.
É claro que a cidade de Palma de Maiorca tem muitos locais que valem a pena visitar, como a catedral ou o Castelo de Bellver. O centro histórico, com as suas lojas e restaurantes, é também um bom ponto de partida para fazer um dos passeios pela cidade, culminando com um jantar em algum dos seus inúmeros restaurantes e bares para descobrir a vibrante vida noturna de Maiorca.
Por fim, nesta lista de aldeias imperdíveis, a Serra de Tramontana oferece muitas trilhas para caminhadas adequadas para todos os níveis, entre muitas outras atividades, e onde se encontra o mosteiro de Lluch, um dos locais mais visitados da serra e de toda a ilha.
Com a diminuição das multidões de turistas, o calor sufocante do verão finalmente amainando e tantas coisas para ver e fazer, outubro é um ótimo momento para aproveitar o melhor de Maiorca. O que você está esperando para ver com seus próprios olhos?