Semana Santa em Madrid: o que ver e o que fazer

A Páscoa é uma época turística na maioria das cidades espanholas e Madrid não é exceção a esta regra. Convido-o a conhecer alguns excelentes planos que o ajudarão a desfrutar destas datas.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 10 minutos

Semana Santa em Madrid: o que ver e o que fazer

Procissão da Páscoa | ©Graham and Sheila

A primeira coisa que precisa de saber para uma viagem durante a Semana Santa na capital espanhola é que as melhores coisas para ver e fazer em Madrid estão em constante mudança, tanto pela época do ano como pelas festividades que se celebram. Como a Semana Santa é uma celebração católica, muitos dos eventos estão relacionados com a religião, enquanto outros são influenciados pelo carácter multicultural e diversificado que define a sociedade madrilena do século XXI.

Assim, para lhe proporcionar um itinerário que lhe permita conhecer todas as facetas desta cidade, reuni nesta publicação as tradições e actividades que os habitantes locais desfrutam todos os anos durante a Semana Santa. Desta forma, pode ter a certeza de que estes eventos estarão disponíveis para si e que são uma escolha apropriada para o tipo de viagem que pretende fazer.

1. Aproveite e faça uma visita guiada às igrejas mais importantes

Catedral de Almudena| ©manuel m. v.
Catedral de Almudena| ©manuel m. v.

As igrejas são algo que abunda em Madrid. Por isso, uma das melhores formas de apreciar a cidade numa altura tão específica como a Páscoa é iniciar um passeio para conhecer por dentro e por fora algumas das igrejas mais importantes da cidade.

A cripta da Catedral de Almudena é uma das mais representativas da grande variedade de igrejas que existem na cidade. Além disso, a sua localização estratégica, junto ao Palácio Real, faz com que uma visita guiada a estes dois locais seja uma excelente forma de começar o dia, se o seu dia estiver centrado em explorar os outros tesouros do catolicismo madrileno.

A Basílica de Nuestra Señora de Atocha, localizada a menos de 5 minutos da famosa estação de comboios, e a Igreja de San Jerónimo el Real são outros locais que não podem faltar neste passeio turístico centrado nas construções que são os protagonistas da Semana Santa. Há também a questão de que, se fizer uma viagem de 5 dias a Madrid, terá tempo suficiente para visitar um par deles em cada dia, o que também lhe permitirá conseguir coincidir com uma missa num deles, se isso for algo que chama a sua atenção.

Reservar uma visita guiada ao Palácio Real e à Catedral da Almudena

2. Festa numa das melhores semanas do ano para o fazer

Teatro Barceló| ©Fred Romero
Teatro Barceló| ©Fred Romero

A Semana Santa para alguns é sinónimo de religiosidade, enquanto para outros madrilenos é o momento perfeito para festejar enquanto preparam o corpo e a mente para a chegada do verão. E é um facto indiscutível que a capital espanhola se converteu num dos destinos mais importantes no que diz respeito à vida nocturna, tanto a nível europeu como mundial.

O Teatro Barceló é um exemplo perfeito da importância cultural das discotecas quando se pensa numa saída nocturna em Madrid. No entanto, durante a Semana Santa, o plano mais recomendável é visitar diferentes bares ao melhor estilo dos madrilenos em bairros que se tornaram os destinos favoritos no que diz respeito à vida nocturna da cidade e às melhores coisas para fazer em Madrid à noite.

Malasaña, Moncloa e Calle Huertas são referências indiscutíveis do que a vida nocturna de Madrid tem para oferecer durante a Semana Santa. Chueca é o lugar a visitar se quiser conhecer a diversidade que define a Madrid do século XXI no bairro LGBT mais emblemático da cidade.

De qualquer forma, participar num passeio urbano que te conta um pouco da história da Madrid antiga enquanto desfrutas da tradição das tapas madrilenas é uma óptima maneira de começar as tuas noites durante a Semana Santa. Pelo menos antes de decidir que tipo de festa quer viver numa das épocas mais animadas da vida nocturna da cidade.

Reserve um passeio gastronómico noturno por Madrid

3. Participar na procissão do Cristo de Medinaceli

Procissão do Cristo de Medinaceli| ©Comunidad de Madrid
Procissão do Cristo de Medinaceli| ©Comunidad de Madrid

Em Madrid realiza-se uma das maiores procissões do catolicismo mundial, a procissão do Cristo de Medinaceli. Este evento começa e termina na basílica que leva o mesmo nome deste Cristo e normalmente dura aproximadamente 4 horas e tem uma participação média de 800.000 pessoas.

Quanto ao percurso que a procissão segue, é preciso saber que se encontra em diferentes lugares emblemáticos do centro da cidade que costumam fazer parte do itinerário dos melhores tours de Madrid. A Puerta del Sol, a Plaza de Cibeles, a Plaza de las Cortes e o Paseo del Pardo são apenas alguns dos troços deste percurso histórico e elementar, que é um evento básico das tradições católicas da Semana Santa de Madrid.

Esta procissão tem lugar durante a noite de Sexta-feira Santa, mas se por alguma razão esta altura estiver ocupada e não quiser perder a experiência de uma procissão católica durante a Semana Santa em Madrid, não se preocupe, porque a partir de segunda-feira e até ao Domingo de Páscoa, este tipo de eventos será organizado por toda a cidade.

A Procissão do Santo Enterro, a Procissão de Santa Catalina de Siena, a Procissão da Ressurreição 'Jesus Pobre' e a Estação da Penitência Santísimo Cristo de las Tres Caídas são apenas algumas das actividades que fazem parte do calendário de procissões católicas em Madrid durante esta semana do ano.

4. Não perca o clássico desfile de tambores no Domingo de Páscoa

Tamborrada do Domingo de Páscoa| ©koukat
Tamborrada do Domingo de Páscoa| ©koukat

Com a chegada do Domingo de Páscoa, há também a oportunidade de desfrutar de outra das tradições pascais de Madrid. Trata-se da tamborrada que é organizada no centro da cidade. Basicamente, trata-se de outra procissão que vai desde o Convento de las Carboneras até à Plaza Mayor, onde milhares de participantes se reúnem para ouvir os tambores, bombos, timbales e cornetas a soar a todo o volume, como celebração da ressurreição de Jesus Cristo.

Em suma, é uma atividade recomendável para fazer durante a Semana Santa, porque é uma tradição importante para os madrilenos. Ao mesmo tempo, porque se trata de uma aproximação a uma celebração católica que se diferencia do carácter lú dico e até mesmo triste da maioria das procissões desta semana.

Na verdade, é muitas vezes uma obrigação para algumas pessoas que estão à procura de coisas para ver e fazer em Madrid num único dia, sabendo que querem passar o seu Domingo de Páscoa na capital espanhola. Tudo parece ainda mais conveniente se considerarmos que esta tamborrada termina na Plaza Mayor, o que nos permite estar bem no centro da cidade para explorar outros edifícios históricos e monumentos de importância.

5. Participe em algumas das exposições de arte da época

Obras do Museu do Prado| ©Angel de los Rios
Obras do Museu do Prado| ©Angel de los Rios

A Semana Santa é também uma época cheia de eventos culturais em Madrid e isto tem a ver com o facto de haver umas pequenas férias escolares de quarta-feira até ao Domingo de Páscoa. Também tem a ver com o facto de a sexta-feira ser habitualmente um feriado não laboral, o que facilita às famílias passarem o seu tempo a explorar actividades de entretenimento.

Para sua conveniência, há o facto de diferentes centros de convenções terem habitualmente exposições especiais durante esta semana, sabendo que este é um período muito importante para o turismo, bem como para o entretenimento dos madrilenos. No entanto, o verdadeiro protagonista da agenda cultural da Semana Santa é a visita ao Museu do Prado e ao Museu Reina Sofia.

Isto tem a ver com o facto de estas duas instituições organizarem habitualmente exposições orientadas para aspectos específicos da arte católica durante esta semana. Tudo pelo simples facto de a religião representar um dos temas mais sólidos e constantes da arte espanhola, bem como da arte ocidental em geral. Também é possível que sejam organizadas exposições especiais sobre artistas mais contemporâneos, sabendo que a afluência de turistas durante esta semana é bastante elevada.

Por isso, comprar um bilhete que lhe ofereça uma visita combinada a estes dois museus é uma excelente decisão. Especialmente se lhe interessar a ideia de ser acompanhado por um guia que possa explicar a importância tanto das exposições especiais como das exposições permanentes.

Reservar uma visita guiada aos Museus do Prado e Reina Sofía

6. Desfrutar de umas deliciosas torrijas como sobremesa da época

Torrijas| ©Tamara Barragán
Torrijas| ©Tamara Barragán

Se os madrilenos fossem desafiados a sentar-se e a pensar qual é a comida mais representativa da Páscoa nesta cidade , as torrijas seriam a vencedora. Este doce, que consiste em fatias de pão embebidas em leite, xarope ou vinho, cobertas de açúcar e ovo e fritas em óleo, é um dos pratos principais dos restaurantes e tabernas nesta altura do ano.

Ao longo dos anos, tornaram-se uma parte muito tradicional da Semana Santa em Madrid. Por esta razão, há quem se dedique a visitar o maior número possível de restaurantes de gastronomia espanhola com a intenção de descobrir quais são as suas torrijas madrileñas preferidas antes de terminar a sua visita à cidade

. Ao mesmo tempo, esta é uma atividade que pode ser complementada com outro tipo de planos que permitam explorar a capital espanhola. Alguns dos melhores tours de tapas e vinhos em Madrid incorporam muitas vezes a possibilidade de saborear esta sobremesa, sabendo que se estará a visitar locais que se centram na comida tradicional da cidade.

Reservar uma excursão de tapas e vinhos em Madrid

7. Visite o Parque Warner como uma alternativa de entretenimento para crianças

Parque Warner| ©Jordi, Mons i Víctor
Parque Warner| ©Jordi, Mons i Víctor

Por outro lado, a tradição preferida por muitas famílias de Madrid para a Páscoa pode surpreendê-lo, pois é uma decisão que nada tem a ver com a celebração da gastronomia local ou das tradições do catolicismo nas datas mais importantes para esta religião. Trata-se de visitar o Parque Warner numa altura em que as crianças se podem divertir sabendo que no dia seguinte não terão aulas.

Sem dúvida que esta é uma das melhores coisas para fazer em Madrid com crianças e, especificamente durante a Páscoa, é uma boa forma de equilibrar os planos que se centraram nas tradições religiosas para que sintam que a viagem também é feita a pensar nelas.

Há que ter em conta que este parque também tem atrações aquáticas e, felizmente, a Páscoa é uma das primeiras épocas do ano em que o tempo está bom o suficiente para que as crianças possam desfrutar delas. Pelo menos fora do calendário turístico de verão.

É preciso saber que este parque não se encontra exatamente no centro da minha cidade, pois fica na periferia sul de Madrid. Por isso, é aconselhável comprar bilhetes que incluam um transfer a partir do seu alojamento ou, pelo menos, encontrar um transporte alternativo que lhe garanta um regresso seguro quando tiver terminado a sua visita ao parque.

8. Percorrer El Retiro e a Praça de Espanha nesta época tão peculiar do ano

Praça de Espanha| ©Mathieu Marquer
Praça de Espanha| ©Mathieu Marquer

Percorrer o Parque do Retiro e visitar os arredores da Praça de Espanha é algo que pode ser recomendado para todas as épocas do ano. O fator diferenciador que faz com que estes dois locais sejam ideais para visitar durante a Semana Santa é o facto de os madrilenos aproveitarem estes espaços públicos durante o seu tempo livre para se divertirem como se estivessem de férias fora da cidade.

Isto significa que nestes locais se encontram músicos a dar espectáculos ao vivo, artistas plásticos e de artes performativas e também muitos madrilenos que se reúnem para apanhar sol e aproveitar a tarde como raramente têm oportunidade de fazer durante o ano.

De facto, outra altura do ano em que é altamente recomendável visitar estes dois cantos de Madrid é em dezembro. A verdade é que são considerados uma das melhores coisas para fazer em Madrid durante a época natalícia, porque os próprios habitantes locais ocupam estes espaços públicos para desfrutar de alguns raios de sol.

Além disso, há que ter em conta que estes locais não são assim tão próximos uns dos outros e caminhar desde a Puerta de Alcalá, no Parque do Retiro, até à Plaza de España, que o aproxima dos Jardins de Sabatini, é uma excelente oportunidade para visitar o centro de Madrid num só dia. Tudo isto numa semana em que este é o bairro mais animado de todos pela sua ligação histórica ao mundo do catolicismo.

Reservar uma excursão ao Retiro e Tapas em Madrid

9. Uma visita ao Palácio Real de Aranjuez

Palácio Real de Aranjuez| ©Jocelyn Kinghorn
Palácio Real de Aranjuez| ©Jocelyn Kinghorn

Sair da cidade também é uma das coisas favoritas a fazer durante a Semana Santa e se a sua viagem à capital for suficientemente longa para que esta seja uma ideia recomendada, então não pode perder a oportunidade de fazer uma viagem ao Palácio Real de Aranjuez. Trata-se de uma residência real construída durante o século XVIII e que, para muitos especialistas, é uma das melhores construções históricas da Europa.

É um destino turístico habitualmente escolhido pelos madrilenos durante a Semana Santa, pois é também uma excelente oportunidade para visitar a famosa igreja de San Antonio de Pádua, uma construção de estilo barroco que também data do século XVIII e que se destaca tanto pela sua capela circular como pelo seu pórtico.

Além disso, uma excursão como esta é também uma boa oportunidade para visitar os lagos do Jardim do Príncipe, numa época em que o tempo é favorável. Por isso, esta ideia é um plano a não perder se durante a Semana Santa lhe apetecer fazer uma das melhores excursões de um dia a partir de Madrid, que o pode ajudar a fugir um pouco do trânsito gerado pelas constantes procissões.

10. Fazer compras no Rastro

Na feira da ladra| ©Pier Paolo Zini
Na feira da ladra| ©Pier Paolo Zini

Por último, outra das grandes tradições pascais de Madrid é ir às compras na feira do Rastro para aproveitar a oportunidade de adquirir pequenos tesouros num dos fins-de-semana mais procur ados por revendedores e compradores de antiguidades e roupa em segunda mão.

Este mercado tem lugar ao longo da Calle Ribera de Curtidores e está situado no coração do bairro de Embajadores. Visitar este mercado durante a Semana Santa e, mais concretamente, no Domingo de Páscoa, é uma boa ideia, pois marca a transição entre a venda de produtos orientados para o inverno e a venda de produtos ideais para o verão que se aproxima.

Além disso, os verdadeiros apreciadores de objectos decorativos consideram que esta data é particularmente especial, pois muitos vendedores incluem entre os seus artigos artigos relacionados com a estética católica. Isto deve-se ao facto de ser uma época repleta de turistas que vêm peregrinar na capital espanhola.

De qualquer forma, independentemente do tipo de produto que se procura, este é um local a não perder na agenda cultural da Semana Santa de Madrid e, ao mesmo tempo, pode ser um local ideal para visitar antes de uma tarde de bebidas no icónico bairro de La Latina.