Preços do Museu do Prado

O Museu do Prado alberga, sem dúvida, uma das melhores colecções de arte do mundo. Informe-se sobre os diferentes tipos de bilhetes que pode adquirir

Matteo Gramegna

Matteo Gramegna

leitura de 4 minutos

Preços do Museu do Prado

Museu do Prado, Madrid | ©Mathieu Marquer

Poucos lugares aparecem com tanta frequência como o Museu do Prado na lista do que ver em Madrid, independentemente do número de dias que se passe na cidade. Sem dúvida, é praticamente uma visita obrigatória para quem viaja à capital espanhola. Por esta razão, escrevi um **breve guia para o ajudar a escolher o seu bilhete.

É possível comprar um bilhete de entrada geral para a instituição cultural mais importante do país por cerca de 20 euros ou uma visita guiada por cerca de 35 euros. No entanto, existem diferentes formas de poupar dinheiro ou de melhorar a sua visita à cidade, comprando um bilhete combinado. Continue a ler para saber como.

Quanto custam os bilhetes para o Museu do Prado?

Fila para entrar no Museu do Prado| ©Jorge Láscar
Fila para entrar no Museu do Prado| ©Jorge Láscar

A entrada geral no Museu do Prado custa cerca de 20 euros através do site Hellotickets.

Também tem a opção de os comprar na bilheteira, embora esta não seja a opção que costumo recomendar, uma vez que a galeria de arte de Madrid tem um grande número de visitantes ao longo do ano e formam-se longas filas de espera. Durante as férias, tempo é dinheiro e tenho a certeza de que não quer perder o seu tempo numa fila.

Reservar bilhetes para o Museu do Prado

Como poupar na visita ao Museu do Prado?

Sala 75 do Museu do Prado| ©Museo Nacional del Prado
Sala 75 do Museu do Prado| ©Museo Nacional del Prado

Uma opção que lhe permitirá poupar no preço é um bilhete combinado. Desta forma, é possível ver duas atracções a um preço razoável.

Entre as opções mais comuns estão os bilhetes que incluem uma visita ao Museu Reina Sofía ou uma visita ao Palácio Real. Aqui estão os mais populares:

Reservar bilhetes para o Museu do Prado

Posso ter entrada gratuita no Museu do Prado?

Estátuas no Museu do Prado| ©Christian Van Der Henst
Estátuas no Museu do Prado| ©Christian Van Der Henst

Claroque pode, e digo-lhe mais: acontece todos os dias da semana. Se quiser apreciar as obras-primas da arte europeia sem gastar um único euro, pode optar pelas seguintes faixas horárias:

  • Das 18:00 às 20:00(de segunda a sábado).
  • Das 17:00 às 19:00 (domingos e feriados).

Em ambos os casos, a entrada é permitida até 30 minutos antes da hora de encerramento. No entanto, o tempo de que dispõe é muito limitado e só poderá dar uma vista de olhos rápida às principais obras. A minha recomendação é que marque uma visita ao Museu do Prado e fique a conhecer um dos melhores museus do mundo.

Marcar uma visita ao Museu do Prado

Quem pode entrar gratuitamente no Museu do Prado?

Crianças no Museu do Prado| ©Alfredo Arias
Crianças no Museu do Prado| ©Alfredo Arias

Se viajar para Madrid com crianças, ficará satisfeito por saber que as crianças com menos de 18 anos têm entrada gratuita. O mesmo se aplica às pessoas com deficiência, aos desempregados, aos jornalistas, aos membros de organizações ligadas ao museu, às famílias numerosas e aos guias turísticos.

No caso dos desempregados, é necessário apresentar um comprovativo de desemprego. As pessoas com mais de 65 anos e os portadores do Carnet Jove (cartão jovem) têm direito a uma entrada reduzida, com um custo de 7,5 euros.

A isto acrescem os dias em que a entrada gratuita é generalizada. Em geral, são as seguintes as datas:

  • 19 de novembro, aniversário do Prado.
  • 18 de maio, Dia Internacional dos Museus.

Reservar bilhetes para o Museu do Prado

É possível entrar gratuitamente no Museu do Prado com um cartão turístico?

Galeria Central do Museu| ©Angel de los Rios
Galeria Central do Museu| ©Angel de los Rios

Sim e não. Passo a explicar: a Câmara Municipal ou outros organismos disponibilizam cartões turísticos que permitem o acesso gratuito a um ou mais museus. No entanto, terá de pagar uma taxa para usufruir deste privilégio. Eis as opções disponíveis:

  • Art Walk Pass: dá-lhe acesso aos três museus mais importantes de Madrid: Prado, Thyssen-Bornemisza e Reina Sofía. Custa normalmente entre 30 e 40 euros e garante o acesso às colecções permanentes.
  • Cartão Anual de Museus do Estado: para além das instituições culturais do Paseo del Arte, pode entrar quantas vezes quiser no Museo del Traje (Avenida Juan de Herrera 2), no Museo de América (Avenida de los Reyes Católicos 6), no Museo del Romanticismo (Calle San Mateo 13), no Museo Arqueológico Nacional (Calle Serrano 13) e noutros espaços culturais da capital. O preço varia entre 35 euros e 40 euros.
  • Madrid Explorer Pass: a partir de 69 €, você terá acesso a 3, 4, 5, 5, 6 ou 7 atrações ou passeios pelas atrações mais populares da capital.
  • Madrid All Inclusive Pass: a partir de 99 €, você pode comprar seu passe com acesso a mais de 15 atrações e visitas guiadas.

Reservar o Madrid All Inclusive Pass

Preços do Museu do Prado na época alta vs época baixa

Entrada lateral do Museu do Prado| ©Fernando Bueno
Entrada lateral do Museu do Prado| ©Fernando Bueno

O Museu do Prado é uma das coisas essenciais a ver na sua viagem a Madrid. Quanto ao preço, não se preocupe, não varia ao longo do ano. O único preço que pode mudar é o das exposições temporárias. Se estiveres interessado nos "convidados" do Prado, recomendo que consultes o site oficial do museu.

Reservar bilhetes para o Museu do Prado