Mais sobre: Os 10 melhores tours por parques e jardins de Granada
Granada é uma cidade na região da Andaluzia, em Espanha, cujas ruas estão repletas de belos espaços naturais que convidam a serem explorados. Quer faça um passeio por conta própria ou participe numa atividade guiada, irá descobrir parques e jardins imperdíveis.
Durante a sua estadia, terá muitos parques e jardins à sua escolha. Por exemplo, entre as melhores coisas para ver e fazer em Granada, poderá perder-se na beleza dos jardins do Generalife, dar um passeio pelo Parque Federico García Lorca, visitar os jardins do Paseo del Río Genil, passar um momento único no Parque das Ciências, entre outros.
1. Passeio pelo Generalife para se perder pelos seus jardins exuberantes
Uma visita imperdível no seu itinerário de 1 a 3 dias em Granada ou mais é aos jardins do Generalife, a antiga residência de verão dos sultões nazaríes. Desfrutará de um cenário natural e arquitetónico impressionante : as flores perfumadas, o design islâmico do edifício principal e as vistas da cidade.
Esta atividade geralmente parte do centro da cidade. Viajará de carro com um guia especializado até ao complexo de palácios e pátios da Alhambra. Lá, aprenderá sobre a arquitetura islâmica enquanto passeia pelo Palácio de Comares e pelo Palácio dos Leões.
Depois, o guia irá levá-lo aos jardins do Generalife. Ficará surpreendido com o aroma perfumado, o som da água que emerge das fontes estrategicamente colocadas no pátio do acequia. Poderá aproximar-se de uma pérgula e, de lá, contemplar uma vista impressionante do local e dos arredores.
Com esta visita guiada à Alhambra e aos jardins do Generalife, mergulhará no passado da Granada medieval. Sem dúvida, uma experiência que vai querer repetir sempre que visitar a cidade.
Detalhes de interesse
- Preço: os bilhetes para visitar o Generalife e a Alhambra com um guia custam a partir de 84 € por pessoa.
- Duração: 3 horas.
- Meio de transporte: o transporte é feito de carro.
- Vantagens desta opção: terá a companhia de um guia experiente que lhe fornecerá informações precisas sobre cada destino.
- Desvantagens desta opção: talvez a duração do passeio seja um pouco limitada para desfrutar plenamente dos destinos.
2. Passeio pelo Parque Federico García Lorca
Fazer um passeio pelo Parque Federico García Lorca proporcionará um descanso da agitação da cidade de Granada. Desfrutará de um espaço de aproximadamente 71.000 m² com jardins e trilhos. Além disso, conta com espaços culturais e de lazer para todas as idades. Ideal se viajar para Granada com crianças.
Uma vez no parque, terá a oportunidade de explorar o local por conta própria. Verá o jardim das rosas, considerado um dos maiores da Europa. Poderá caminhar por amplos passeios (Paseo de los Tilos ou Paseo de la Alameda), aproximar-se do Huerto de las Ranas, que se destaca pelos seus lagos e atmosfera tranquila.
Além disso, encontrará muitas outras coisas interessantes, como as seguintes:
- Esculturas e monumentos relacionados ao poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca, a quem o parque presta homenagem.
- A área infantil, com baloiços e outros jogos para as crianças.
- Um terraço, onde pode comer e recarregar as energias.
- Eventos culturais ao ar livre. Por exemplo, no verão (de final de junho a meados de setembro em Granada), poderá desfrutar de cinema gratuito na horta.
O Parque Federico García Lorca costuma fazer parte do itinerário de alguns passeios gratuitos por Granada e outras atividades guiadas. No entanto, poderá desfrutar deste espaço natural por conta própria sem qualquer inconveniente.
Detalhes de interesse
- Preço: o passeio por conta própria é gratuito.
- Duração: o passeio dura cerca de 2 horas, mas pode ficar no parque o tempo que quiser.
- Meio de transporte: a pé.
- Vantagens desta opção: o parque é de fácil acesso, pois fica no centro da cidade.
- Desvantagens desta opção: no verão costuma ser muito concorrido, o que pode ser um pouco incómodo se procura um espaço tranquilo para relaxar.
3. Passeio panorâmico pelos jardins do Paseo del Genil
Os jardins do Paseo del Genil destacam-se como uma boa opção para desfrutar da natureza em Granada. Pode fazer um passeio por este atraente espaço natural e, assim, desfrutar dos seus belos caminhos, vistas pitorescas do rio Genil e da Alhambra.
Este passeio panorâmico pelos jardins do Genil permitirá admirar uma grande variedade de árvores, como olmos, choupos e plátanos, juntamente com pitorescas flores da estação. Enquanto caminha, ouvirá o suave murmúrio da água e, de alguns pontos específicos do jardim, verá a Serra Nevada, que se entrelaça com os edifícios.
Além disso, neste ambiente de trilhos, encontrará monumentos emblemáticos que realçam a história e a cultura local. Por exemplo, a Ponte dos Tristes. Após esta experiência relaxante, poderá continuar a explorar a cidade. Talvez visitar a Catedral ou participar numa excursão privada por Granada.
Detalhes de interesse
- Preço: gratuito.
- Duração: aproximadamente 1 hora.
- Meio de transporte: a pé.
- Vantagens desta opção: terá uma vista privilegiada da cidade, tendo como pano de fundo a Serra Nevada.
- Desvantagens desta opção: este percurso não é adequado durante a época das chuvas.
4. Passeio pelo Parque de las Alquerías
Outro parque que se destaca como um destino imperdível para iniciar um passeio é o Parque das Alquerías, considerado um dos mais antigos de Granada. Explore as suas áreas verdes, descubra os espaços recreativos que acolhe e viva uma experiência diferente.
Uma vez no parque, poderá caminhar livremente pelos seus caminhos enquanto contempla alguns monumentos e esculturas, como o Ciprés de la Sultana, esculpido em aço. Além disso, poderá aproximar-se das áreas relvadas para se deitar na relva ou aproveitar para fazer ioga.
Também terá à sua disposição um circuito de ciclismo e outro de caminhada para praticar desporto enquanto entra em contacto com a natureza. E, se desejar, pode fazer um piquenique ou um churrasco, pois há áreas especiais para ambas as atividades.
Ao final desta experiência no Parque de las Alquerías , pode continuar a descobrir a cidade e tudo o que ela tem para oferecer. Por exemplo, fazer um tour privado de bicicleta por Granada, desfrutar dos melhores espetáculos de flamenco, participar de um tour de tapas e muito mais.
Detalhes de interesse
- Preço: gratuito.
- Duração: entre 1 e 3 horas, aproximadamente.
- Meio de transporte: a pé.
- Vantagens desta opção: poderá divertir-se ao ar livre realizando atividades de lazer e recreação.
- Desvantagens desta opção: se planeia fazer um churrasco durante a sua visita, deverá fazer a reserva prévia da área.
5. Passeio pelos jardins dos Cármenes Mártires
As emblemáticas casas de Carmen de los Mártires são caracterizadas pelos seus belos jardins e hortas, sendo, portanto, um destino imperdível na sua visita de 2 dias ou mais a Granada. Descobrirá uma impressionante coleção de jardins e aprenderá sobre a arquitetura nazarí, mergulhando assim na história e cultura local.
Na companhia de um guia, percorrerá Cármenes Mártires e poderá ver jardins como os seguintes:
- O Jardim Barroco Francês, com um impressionante lago acompanhado por uma estátua de Neptuno e outras quatro esculturas alusivas às estações do ano.
- O Jardim das Palmeiras, decorado com uma fonte de três andares, sebes e palmeiras.
- O Jardim Espanhol, com um lago central rodeado por quadros de roseiras.
- O Jardim Paisagístico, formado por duas ilhas rodeadas por sebes que abrigam alguns patos e cisnes.
Ao longo deste passeio por Los Cármenes em Granada, o guia fornecerá informações sobre a história do local, os tipos de plantas avistadas e a arquitetura nazarí. Sem dúvida, uma experiência enriquecedora. E, se estiver em Granada em dezembro, ficará maravilhado com a iluminação do local.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 17 € por pessoa.
- Duração: cerca de 2 horas.
- Meio de transporte: a pé.
- Vantagens desta opção: poderá desfrutar de belos jardins num ambiente tranquilo e fresco.
- Desvantagens desta opção: como estas casas são residenciais, nem todas estão abertas ao público.
6. Visita ao Jardim Botânico da cidade
O Jardim Botânico é outro destino para se conectar com a natureza durante a sua estadia de um dia ou mais em Granada. Poderá dar um passeio por este local tranquilo e surpreender-se com todas as plantas autóctones e exóticas que alberga.
Uma vez no Jardim Botânico, localizado na Universidade de Granada, no centro da cidade, poderá fazer um pequeno passeio ao seu próprio ritmo pelo mundo da botânica. Desfrutará de uma série de trilhos, decorados com plantas, lagos e fontes.
Ao adentrar-se neste maravilhoso ambiente natural, verá algumas coleções de plantas tropicais, mediterrânicas e autóctones. Além disso, terá acesso aos arboretos, ao jardim de plantas aromáticas e ao jardim de cactos e suculentas.
Como se não bastasse, o design do jardim incorpora alguns miradouros, que proporcionam uma vista privilegiada da cidade e da Alhambra. E, se a sua vista coincidir com o pôr do sol de verão em Granada, desfrutará de uma cena acolhedora.
Detalhes de interesse
- Preço: a entrada no jardim é gratuita.
- Duração: cerca de 2 horas.
- Meio de transporte: a pé.
- Vantagens desta opção: aprenderá sobre diferentes tipos de plantas autóctones e exóticas num ambiente tranquilo.
- Desvantagens desta opção: na época das chuvas, a experiência pode ser prejudicada.
7. Passeio pelos Jardins do Triunfo
O Jardim do Triunfo destaca-se como uma boa alternativa para se refugiar ao ar livre no coração da cidade de Granada. Pode fazer um passeio a pé por uma ampla área verde de cerca de 14 000 metros quadrados, rodeada de fontes, monumentos e vegetação.
Durante este passeio livre, poderá caminhar tranquilamente por caminhos largos e inclinados, sobre os quais se ergue um monumento histórico ao Triunfo da Virgem. Se se dirigir para a área baixa dos jardins, verá um monumento dedicado a São João de Deus.
Ao longo do parque, verá ciprestes, cedros e outras espécies de árvores. Além disso, encontrará cerca de 6 fontes, entre as quais se destaca uma com aproximadamente 75 metros de comprimento, que ao cair da noite em Granada oferece um espetáculo impressionante de luzes e jatos de água. Sem dúvida, um bom cenário para tirar algumas fotografias.
Detalhes de interesse
- Preço: a entrada é gratuita.
- Duração: 1 hora.
- Meio de transporte: a pé.
- Vantagens desta opção: desfrutará de um refúgio natural no meio da cidade.
- Desvantagens desta opção: é proibido o uso de bicicletas e segways.
8. Caminhada pela paisagem natural do Parque das Ciências
Existem muitos parques e jardins que poderá visitar durante a sua passagem pela cidade, e o Parque das Ciências de Granada é um deles. Embora originalmente concebido como um museu interativo, possui jardins e áreas verdes que valem a pena explorar.
Enquanto caminha pelo parque, encontrará um jardim botânico e um viveiro, com uma importante amostra da biodiversidade vegetal. Verá mais de 300 espécies de árvores, herbáceas e arbustivas. Depois, poderá visitar o mariposário tropical e interagir com estas espécies.
Poderá dar um passeio pelo jardim da ciência, que é um espaço ajardinado com algumas exposições temporárias e permanentes. Por exemplo, inclui a exposição de anfíbios e répteis ibéricos; uma reconstrução do dolmen de Dílar (Granada), que é um monumento funerário megalítico, entre outros.
Além disso, o parque oferece exposições interativas de tecnologia, ciência, física e biologia. Antes de sair, não se esqueça de subir à Torre de Observação, de onde poderá ver o parque e a cidade de uma perspectiva diferente. Se estiver em Granada no outono, ficará surpreendido com a mudança de cor da paisagem.
Detalhes de interesse
- Preço: cerca de 8 € por pessoa.
- Duração: entre 3 e 5 horas.
- Meio de transporte: a pé.
- Vantagens desta opção: aproximar-se-á do mundo da ciência e da natureza num único local.
- Desvantagens desta opção: durante a época alta, algumas exposições podem exigir reserva.
9. Passeio pelo Parque Miguel Ríos
O Parque Miguel Ríos de Granada é outro dos destinos imperdíveis que deve incluir no seu roteiro de parques e jardins. Descubra este grande pulmão verde e dê um passeio pelas suas amplas áreas relvadas e trilhos.
Para aceder a este parque que leva o nome do cantor e compositor de rock granadino Miguel Ríos, deve dirigir-se ao bairro Zaidín, localizado a cerca de 8 minutos de carro do centro. Ao chegar, poderá explorar ao seu ritmo uma enorme área verde decorada com cerca de 2.149 arbustos e pelo menos 546 árvores.
Enquanto caminha pelos longos caminhos ladeados por cercas de madeira, tílias, sebes de espinheiro-alvar e áceres, encontrará áreas de descanso onde poderá fazer um piquenique e relaxar. Além disso, encontrará equipamentos desportivos, uma área infantil e uma fonte com jatos para se refrescar.
Detalhes de interesse
- Preço: gratuito.
- Duração: entre 1 e 3 horas.
- Meio de transporte: a pé.
- Vantagens desta opção: terá à sua disposição grandes áreas relvadas e trilhos para caminhar.
- Desvantagens desta opção: o parque tem menos atrações do que outros. No entanto, é um espaço ideal para relaxar.
10. Passeio pelo Parque Jornalista Tico Medina
Todos os parques e jardins de Granada têm um encanto particular, e o Parque Jornalista Tico Medina certamente não é exceção. Aproxime-se deste destino e descanse por algumas horas das ruas movimentadas da cidade. Passará um momento diferente.
Ao chegar ao parque, notará que há uma pista de terra que o atravessa de ponta a ponta, marcando assim o seu percurso. Mas não estará limitado apenas a este caminho. Poderá explorar o local ao seu gosto, encontrando muitas áreas relvadas com árvores frondosas para se proteger do sol, especialmente durante o mês de agosto em Granada, um dos meses mais quentes.
Durante o passeio neste parque dedicado ao jornalista Tico Medina, também encontrará algumas áreas especiais, tais como:
- O terraço bar, conhecido como Cabaña del Tico. Poderá desfrutar de uma tapa, tomar uma bebida e partilhar um momento agradável com os seus companheiros de viagem.
- Uma área para cães, equipada com túneis, passarelas, rodas, etc.
- A área infantil, com almofadas, baloiços e escorregas.
Detalhes de interesse
- Preço: gratuito.
- Duração: cerca de 2 horas.
- Meio de transporte: a pé.
- Vantagens desta opção: poderá respirar ar fresco e descansar das ruas movimentadas de Granada.
- Desvantagens desta opção: o parque não tem árvores suficientes para dar sombra ao longo de todo o percurso.
Por que é recomendável fazer um passeio pelos parques e jardins de Granada?
Existem várias razões pelas quais, durante a sua viagem de 1 a 4 dias em Granada ou mais, é recomendável fazer um passeio pelos seus parques e jardins. A cidade possui belos espaços naturais repletos de história e cultura, onde poderá escapar da agitação e mergulhar num ambiente tranquilo.
Com este tipo de experiência, terá a oportunidade de se conectar com a natureza e a história de cada lugar visitado. Verá uma flora local variada , entrará em trilhos verdes e outros espaços ao ar livre com uma grande beleza paisagística.
Dicas para um passeio pelos parques e jardins de Granada
Fazer um passeio pelos parques e jardins de Granada não é uma tarefa complicada. Pode fazê-lo por conta própria ou através de uma experiência guiada. Qualquer que seja a opção escolhida, é importante ter em consideração alguns conselhos básicos:
- Escolha o melhor horário. As primeiras horas da manhã e pouco antes do pôr do sol são ideais para este tipo de passeios, pois evita as multidões e o calor. Além disso, poderá desfrutar de uma paisagem embelezada pela luz dourada do sol.
- Reserve com antecedência. Planeie a atividade guiada ou compre bilhetes online para o parque ou jardim que deseja visitar, pois em alguns casos eles costumam esgotar rapidamente. Este também é um bom conselho para visitar a Alhambra, pois é um destino muito popular.
- Use calçado adequado. Este tipo de espaços naturais costuma ter trilhos e caminhos para percorrer, pelo que precisará de sapatos confortáveis e que protejam os seus pés.
- Leve consigo alguns mantimentos. Lembre-se de que o passeio pode prolongar-se por algumas horas ou até mais, pelo que precisará de se manter hidratado e com energia para o percurso. Além disso, poderá querer aproveitar para fazer um piquenique.