Semana Santa em Granada: o que ver e o que fazer

Granada é uma das cidades mais interessantes do sul de Espanha e durante a Páscoa torna-se um excelente destino turístico devido à variedade de planos que oferece. Convido-o a conhecer alguns deles para desfrutar da sua viagem.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 9 minutos

Semana Santa em Granada: o que ver e o que fazer

Semana Santa em Granada | ©Josep Maria Viñolas Esteva

A cidade de Granada é um dos recantos mais visitados da Andaluzia, tanto pela sua importância histórica como pela existência de tesouros arquitectónicos como a Alhambra. Ao mesmo tempo, há o facto de que as melhores coisas para ver e fazer em Granada mudam um pouco durante a Semana Santa, já que as tradições religiosas e a exploração de certos locais se tornam os verdadeiros protagonistas destas datas.

Para facilitar a tomada de decisões que o ajudarão a organizar uma boa viagem, encarreguei-me de descobrir quais são as actividades que não pode perder durante a Semana Santa em Granada. Por isso, aconselho-o a continuar a ler para que não perca os sítios que não pode perder durante a sua estadia nesta bela cidade.

1. Participar nas principais procissões

Procissões da Semana Santa| ©Anna & Michal
Procissões da Semana Santa| ©Anna & Michal

As procissões são a atividade mais caraterística da maioria das cidades espanholas durante a Semana Santa. As procissões de Granada destacam-se do resto do país, tanto pelas tradições que fazem parte do seu percurso como pelos trajes usados pelos nazarenos das diferentes confrarias que compõem estas marchas urbanas.

Qualquer que seja o dia em que se visite a cidade de Granada durante a Semana Santa, é certo que se irá encontrar pelo menos duas profissões diferentes. Embora especificamente entre a noite de Quinta-feira Santa e as primeiras horas da Sexta-feira Santa, há diferentes confrarias que se agrupam para iniciar as procissões que comemoram a morte de Jesus Cristo.

De todas as procissões , a procissão da confraria de El Silencio dist ingue-se pelo facto de toda a cidade estar às escuras enquanto um único tambor marca a marcha desta procissão católica pelas diferentes ruas de Granada. Realiza-se nas primeiras horas da manhã de Sexta-feira Santa, mas existem outras alternativas, como a da irmandade do Cristo de Los Gitanos, que se realiza nas primeiras horas da manhã de quarta-feira.

Deve saber que todas estas procissões fazem parte dos planos para fazer em Granada com crianças, porque são eventos familiares adequados para pessoas de todas as idades. Também deves saber que as ruas costumam estar cheias de gente e, por isso, é aconselhável participar num passeio histórico privado no centro de Granada. Especialmente se não quiser perder os principais edifícios e monumentos antes de participar nestas procissões.

Reservar uma visita guiada ao centro de Granada e ao Albaicín

2. Visita à catedral acompanhada por um guia

Catedral de Granada| ©Gotardo González
Catedral de Granada| ©Gotardo González

A Catedral de Granada é um edifício renascentista que se destaca pela sua cúpula de vitrais, bem como por ser um edifício que capta a atenção das pessoas, o que não é fácil numa cidade com uma arquitetura tão interessante como Granada. É claro que este sítio é uma das melhores coisas para fazer durante a Semana Santa, porque é a principal igreja católica da cidade.

Visitar este sítio será um pouco complicado durante a Sexta-Feira Santa, bem como no Domingo de Páscoa, uma vez que as muitas procissões da cidade passam por este sítio a dada altura. Por isso, a melhor maneira de visitar a catedral de Granada com tranquilidade é optar por uma visita guiada durante um dos horários disponíveis nos dias menos concorridos da Semana Santa.

A manhã de Quinta-feira Santa, a Segunda e a Terça-feira são provavelmente as melhores datas para passar o tempo que desejar na catedral e nos seus arredores, uma vez que está localizada numa área que também tem maravilhas arquitectónicas dignas de serem vistas, como o Palácio Madraza e a famosa Calle Elvira.

Visitar a Capela Real e a Catedral de Granada

3. A Páscoa é uma boa altura para visitar a Alhambra

A Alhambra| ©Pepe Serrano
A Alhambra| ©Pepe Serrano

Outro aspeto insuspeito e muito benéfico da Semana Santa em Granada é o facto de estes dias serem uma das melhores alturas do ano para visitar a Alhambra. Isto deve-se ao facto de este complexo de palácios e jardins que datam da época da ocupação muçulmana da Península Ibérica não fazer parte das atracções católicas da cidade.

Deve saber que a melhor maneira de visitar este sítio é através de uma visita guiada. Especialmente porque se trata de um local de grande importância histórica, onde cada tijolo tem um significado muito específico que pode estar a perder se não tiver o apoio de um especialista neste local.

Também deve ter em conta que estas visitas guiadas a Alhambra para um grupo familiar normalmente incluem uma visita ao Generalife, que é outro palácio muçulmano que data do mesmo período e tem uma grande extensão de jardins que é tão importante e bonita como a Alhambra. Como ambos os locais estão situados um ao lado do outro, é possível completar esta visita em menos de 5 horas e regressar ao seu passeio pelas atracções católicas da cidade.

Reservar uma visita guiada a Alhambra e Generalife

4. Provar os pratos típicos da Semana Santa de Granada

Feira gastronómica e Roscos fritos (donuts fritos)| ©PhotoLanda
Feira gastronómica e Roscos fritos (donuts fritos)| ©PhotoLanda

A Semana Santa representa uma reconfiguração dos hábitos alimentares de muitas pessoas, porque durante a Quaresma há uma tradição que proíbe o consumo de carne animal, como a carne de vaca e de porco. Ao longo da história, este facto permitiu que as comunidades desenvolvessem receitas específicas para esta época do ano e, por esta razão, os pratos típicos da gastronomia de Granada que se podem encontrar durante a Semana Santa não são os mesmos que se encontram durante o resto do ano.

O cozido de Páscoa à base de bacalhau, grão-de-bico e espinafres; os pãezinhos fritos com açúcar branco e raspa de limão e o bacalhau com tomate são apenas algumas das receitas típicas desta época do ano que não pode perder durante a sua visita a Granada.

De qualquer forma, deve ter em conta que os melhores tours de tapas em Granada são uma boa maneira de desfrutar desta exploração culinária dos pratos típicos da Semana Santa de Granada. Isto deve-se ao facto de este tipo de visitas se centrarem em restaurantes típicos andaluzes que certamente terão este tipo de preparações no seu menu para a Quaresma.

5. Fazer uma visita guiada às grutas de Sacromonte na noite de Quarta-feira Santa

Grutas de Sacromonte| ©jose luis naussa
Grutas de Sacromonte| ©jose luis naussa

O bairro de Sacromonte, com as suas grutas, é um dos locais mais visitados de Granada. Trata-se de um terreno montanhoso onde as comunidades ciganas se desenvolveram durante séculos, mais exatamente a partir do século XV. O lugar é caracterizado pelo estilo das suas casas, além de ter uma ligação direta com a origem cultural do flamenco em Granada.

Por outro lado, é preciso saber que durante a Quarta-feira Santa tem lugar uma das procissões mais interessantes da agenda cultural católica da Semana Santa. A procissão do Cristo dos Ciganos chega a esta zona numa parte do seu percurso com a intenção de acender fogueiras que iluminam a noite nos locais onde se encontravam as grutas que historicamente foram ocupadas como habitações por estas comunidades ciganas.

Se, por algum motivo, não puder participar nesta procissão de quarta-feira à noite, não pode perder uma visita guiada aos bairros de Albaicín e Sacromonte. De facto, se tiveres a oportunidade de fazer a visita guiada à noite, deves aproveitá-la ao máximo, pois poderás apreciar a verdadeira essência deste lugar. Isso enquanto desfruta de um espetáculo de flamenco ao longo do passeio.

Reservar uma visita guiada a Albaicín e Sacromonte à noite

6. Passeio pelo cemitério de Granada

Cemitério de Granada| ©mertxe iturrioz
Cemitério de Granada| ©mertxe iturrioz

Acredite-se ou não, o cemitério de Granada é uma das principais atracções da cidade. Durante a Semana Santa, torna-se um local que vale a pena visitar, tanto pelo seu baixo número de turistas como pela ligação direta que tem com a história do catolicismo nesta cidade. Também é influenciado pelo facto de serem mais frequentes as visitas guiadas que explicam a importância por detrás de alguns dos túmulos deste local.

Há que ter em conta que Granada é uma cidade que, ao longo da sua extensão, tem locais de enterro de pessoas extremamente importantes na história espanhola. Entre eles estão os túmulos de Isabel, a Católica, e Juana la loca na capela da Catedral de Granada.

Também deve ter em conta que o cemitério de Granada desempenhou um papel importante noutros episódios da história espanhola e um deles foi durante a ditadura de Franco, pois a verdade é que os dados publicados pela Universidade de Granada indicam que houve cerca de 5000 execuções nesta área. Por esta razão, o cemitério é um bem de interesse cultural para a cidade e faz parte das suas principais atracções turísticas, especialmente em datas reflexivas de natureza espiritual, como a Semana Santa.

7. A vida nocturna é uma opção de entretenimento noturno

Copo de vinho| ©Marco A. Gómez
Copo de vinho| ©Marco A. Gómez

Granada pode ser um destino turístico para aqueles que fazem peregrinações católicas durante a Semana Santa, mas ao mesmo tempo é uma área favorita para aqueles que procuram fugir das suas cidades para se divertirem num local do sul de Espanha. Exatamente por isso, sair para uma noite de festa durante a Semana Santa é algo que não deve perder se estiver interessado neste tipo de planos.

A zona de Las Gabias e a zona conhecida como Zona de los Reyes Católicos são os locais preferidos para desfrutar das esplanadas e do clima favorável que define a Semana Santa na Andaluzia, embora deva saber que são bairros para planos mais adultos e moderados. Por outro lado, a Calle Elvira e o bairro do Realejo são o epicentro da vida nocturna mais moderna e diversificada de Granada.

De igual modo, seja qual for o tipo de noite que se pretenda viver, é preciso saber que sair para tomar uns copos depois do jantar é um plano recomendado em Granada durante toda a Semana Santa. Isto inclui até a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa.

8. As excursões à Serra Nevada são um grande sucesso durante esta época

Serra Nevada| ©Pepe Serrano
Serra Nevada| ©Pepe Serrano

Sair de Granada para desfrutar das atracções naturais próximas da cidade é um plano popular entre os habitantes locais, bem como entre aqueles que têm tempo suficiente para explorar todas as atracções desta parte da Andaluzia. Por esta razão, uma excursão à Serra Nevada é algo que deve ser aproveitado se gostar da ideia de passar uma tarde a caminhar enquanto explora uma das mais belas cadeias montanhosas de toda a Península Ibérica.

Chegar a esta área natural a partir do centro de Granada não é algo complexo, uma vez que existem diferentes alternativas de transporte, bem como diferentes visitas guiadas que lhe facilitarão o planeamento da logística da experiência. Mas a verdade é que se não tem ideia de como chegar à Serra Nevada a partir de Granada e sente que pode ficar confuso no processo, então é preferível ir com um guia especialista na região.

Isto é aconselhável se tiver em conta que o preço destas visitas guiadas é geralmente bastante semelhante ao que gastaria a pagar por bilhetes por conta própria se não reservar com bastante antecedência.

9. Não hesite em fazer uma viagem a Sevilha

Sevilha| ©strafefox
Sevilha| ©strafefox

Sevilha é a verdadeira protagonista da Semana Santa em Espanha e isso tem a ver com o número de pessoas que vêm a esta cidade para assistir às magníficas procissões, bem como com a estética peculiar destas marchas católicas centenárias. É fácil viajar para Sevilha, uma vez que fica apenas a um par de horas de distância.

Se a sua visita a Granada durante a Semana Santa for suficientemente longa para reservar um destes dias para uma excursão aos arredores da cidade, então uma visita a Sevilha é obrigatória. Sobretudo porque é um destino turístico que faz parte das melhores excursões e visitas guiadas a partir de Granada durante todo o ano e que na Páscoa se torna imprescindível pela importância das suas tradições.

Esta pequena viagem também pode ser feita por conta própria, mas o problema é que terá de lidar com os sistemas de transportes públicos que estarão muito cheios. Principalmente porque os turistas espanhóis e estrangeiros estarão a tentar chegar tanto a Granada como a Sevilha para desfrutar dos eventos que fazem parte do quadro cultural da Semana Santa.

10. Se possível, aproveite para assistir a um espetáculo de flamenco

Espetáculo de flamenco| ©Uri Bruck
Espetáculo de flamenco| ©Uri Bruck

O flamenco é tão importante culturalmente em Granada como em Sevilha e noutras cidades andaluzas. De facto, nesta cidade, existe uma corrente musical e interpretativa do flamenco totalmente única, chamada La Zambra. É uma versão com influências directas do mundo cigano e caracteriza-se por dançar descalço, bem como por saias compridas acompanhadas de castanholas.

Para sua comodidade, a Semana Santa é uma época muito concorrida para os turistas na cidade. Por esta razão, alguns dos melhores espectáculos de flamenco em Granada costumam ter várias actuações em várias datas para atrair o maior número possível de visitantes.

O bairro cigano de Sacromonte é um lugar ideal para viver uma noite cheia de flamenco ao estilo de Granada. Embora no centro histórico da cidade existam muitas discotecas onde este género musical é o verdadeiro protagonista.

Desfrute de um espetáculo de flamenco no coração de Granada