10 Coisas para Fazer em Bilbao no Verão

A capital da Biscaia é um lugar que se revitalizou nos últimos anos para se tornar uma cidade que irradia cultura, sofisticação e muita atmosfera. É também o lugar perfeito para quem quer fugir das altas temperaturas do verão durante alguns dias.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

10 Coisas para Fazer em Bilbao no Verão

verão em Bilbau | nell haynes

Se é daqueles que preferem fugir para lugares mais frescos durante o verão, esta é a escapadela ideal para si. As temperaturas agradáveis de que Bilbau goza durante estes meses fazem dela o destino perfeito para quem quer mergulhar na sua vasta gama de actividades culturais sem estar demasiado calor.

Bilbau é uma combinação perfeita de modernidade e cultura tradicional basca. É também uma cidade animada, com uma gastronomia requintada e onde não falta o que fazer. Por isso, se estás a pensar visitar esta animada capital, continua a ler e eu digo-te quais são as melhores coisas para ver e fazer em Bilbau, para que possas aproveitar ao máximo a tua viagem.

1. Assistir ao Bilbao BBK Live, um dos festivais mais importantes de Espanha.

Bilbao BBK Live| ©Tom Hagen
Bilbao BBK Live| ©Tom Hagen

Todos os anos, durante o mês de julho, tem lugar em Bilbau um dos festivais mais importantes do país, o Bilbao BBK Live.

Este festival de música rock e pop é um dos mais conhecidos e populares em Espanha. Dentro do recinto há até 12 palcos onde todos os verões actuam os artistas nacionais e internacionais mais influentes da cena atual.

Green Day, Coldplay, The Killers, Radiohead... são apenas alguns dos grandes nomes que já actuaram nos seus palcos, atraindo mais de 100.000 pessoas.

À noite, pode dormir na zona de descanso, que está dividida em duas partes. Na primeira, o campismo, pode montar a sua própria tenda numa zona verde onde terá acesso a algumas instalações como um supermercado, casas de banho e um bar. A segunda opção, o glamping, é perfeita se não quiser abdicar nem da diversão do campismo nem do conforto de um hotel. No entanto, o preço do seu bilhete aumentará consideravelmente.

Informações práticas

  • Onde se realiza: na cidade de Bilbau. Os concertos têm lugar na zona de Kobetamendi, no monte Cobetas.
  • Quando: durante o mês de julho.
  • Preço: o preço inicial do bilhete de 3 dias com campismo ronda geralmente os 180 euros. O preço para um único dia é de 65 euros.

2. Explorar a costa basca

San Juan de Gaztelugatxe| ©jordi Doria Vidal
San Juan de Gaztelugatxe| ©jordi Doria Vidal

Uma forma ideal de aproveitar o bom tempo nos meses de verão é fazer uma viagem a um dos locais de interesse ao longo da costa do País Basco.

Uma das principais atracções turísticas desta zona é o ilhéu de San Juan de Gaztelugatxe, e não é difícil perceber porquê. A ilha de San Juan de Gaztelugatxe situa-se ao largo da costa de Bizkaia e é uma imponente formação rochosa que se ergue do mar e está ligada ao continente apenas por um estreito caminho que atravessa as águas para lá chegar.

Além disso, é considerada uma das paisagens mais bonitas do país e, de facto, foi utilizada como cenário para as filmagens de Game of Thrones, uma das séries de maior sucesso da última década.

No entanto, uma vez que vai sair de Bilbau para explorar os arredores, aconselho-o a aproveitar a oportunidade para fazer uma excursão que inclua outros locais de interesse próximos, como a Ponte Suspensa de Biscaia, Bermeo ou Guernica. Para chegar a estes lugares, é possível alugar um carro em Bilbau, embora a opção mais cómoda e recomendável seja reservar uma visita guiada pela costa.

Reservar uma excursão pela costa basca

3. Celebrar a Aste Nagusia, a festa mais importante de Bilbau

Semana Grande de Bilbau| ©Jazu Garro Medino
Semana Grande de Bilbau| ©Jazu Garro Medino

Todos os anos , em agosto, em Bilbau, tem lugar uma das celebrações mais importantes do País Basco, La Semana Grande, uma festa de nove dias que começa com o mítico chupinazo e a leitura da proclamação.

Depois de ambos os rituais, a mascote das festividades , Marijaia, aparece na varanda do Teatro Arriaga e começa a semana de festividades. Durante esta celebração, as ruas enchem-se de milhares de pessoas, a música está presente em todo o lado, as lojas estão abertas e realiza-se uma série de espectáculos, como desfiles, concursos de fogo de artifício e actuações de grupos.

Além disso, são montados palcos nas ruas onde cantam diferentes artistas de renome, realizam-se concertos de música basca e realizam-se concursos e exposições de desportos rurais. No último dia, a mascote Marijaia é queimada como símbolo do fim das festividades.

Informações práticas

  • Onde: nas ruas e praças do centro de Bilbau.
  • Quando: as datas mudam todos os anos, mas o primeiro dia é geralmente em meados de agosto.
  • Preço: apenas o que se gasta em comida e bebida.

4. Divirta-se com as atracções do Quartel de Etxebarria

Parque de Etxebarria| ©eitb.eus
Parque de Etxebarria| ©eitb.eus

Todos os anos, durante o mês de agosto, no Parque Etxebarria, são montadas as barracas, um recinto de feiras repleto de atracções e outras facilidades para a diversão dos visitantes.

O Parque Etxebarria está situado junto ao centro histórico da cidade e é o maior parque de Bilbau. Como está situado na encosta de uma colina, terá uma vista extraordinária sobre a cidade e, mais concretamente, sobre o Teatro Arriaga.

Para além das atracções, encontrará também bares com esplanadas, bares de churros, bancas com jogos de habilidade, gelatarias e, claro, lugares para os espectáculos que aí se realizam. Todas estas actividades são acompanhadas pela estrela das barracas: o circo, ao qual se pode assistir para ver os seus espectáculos mágicos.

5. Fazer um passeio de barco por Bilbau

Passeio de barco| ©Miguel Angel
Passeio de barco| ©Miguel Angel

Um plano de verão perfeito para relaxar enquanto se aprecia a cidade é reservar um passeio de barco pela ria de Bilbau. É cada vez mais comum que barcos de diferentes empresas façam passeios de barco para que os turistas possam ver Bilbau enquanto dão um agradável passeio. Desta forma, é possível explorar a arquitetura da cidade enquanto se navega pelas águas calmas que atravessam Bilbau.

Geralmente, o passeio começa no cais da Plaza Pío Baroja e a partir daí inicia-se uma excursão em que se podem ver tanto os edifícios como as diferentes pontes que atravessam o rio que liga as duas partes da cidade.

Uma das empresas locais mais populares para reservar o seu passeio de barco é a Bilboats, onde, por um preço acessível, pode comprar um bilhete para um passeio, alugar um barco privado para grupos e até assistir a uma festa a bordo.

6. Fazer uma viagem até uma praia próxima

Praia de Barinatxe| ©Mackedwars
Praia de Barinatxe| ©Mackedwars

Uma opção para quem sente falta de um bom mergulho na praia é fazer uma excursão de um dia às praias de La Salvaje ou Plentzia, situadas a menos de 30 quilómetros de Bilbau e que oferecem belas paisagens e um local fantástico para relaxar ao sol ou experimentar o surf.

A praia de Barinatxe - La Salvaje fica a apenas 20 minutos de carro de Bilbau e tem uma extensão de até 750 metros de areia fina e dourada. Uma das particularidades que tornam esta praia tão bonita é o facto de estar rodeada de altas falésias com vegetação. Além disso, possui uma zona de nudismo e as suas ondas fazem dela um dos melhores locais para a prática de surf na zona.

A partir de Bilbau, existe uma linha de metro que nos leva à praia de Barinatxe a pouco mais de 15 minutos a pé, pelo que é possível lá chegar se não tivermos veículo próprio.

Uma alternativa a esta última é a praia de Plentzia. A forma mais fácil de lá chegar de transportes públicos a partir de Bilbau é apanhar o metro diretamente para Plentzia e, a partir daí, há um autocarro que o deixa na própria praia. Com areia dourada, águas calmas e rodeada por um agradável passeio marítimo, esta praia situada numa baía é ideal para relaxar e também oferece um fantástico plano para fazer em Bilbau com crianças.

7. Atrever-se com um pouco de desporto aventura

Jet ski em Bilbau| ©Howard P. Kepa
Jet ski em Bilbau| ©Howard P. Kepa

Quando chega o verão, o aumento da temperatura convida-nos a fazer actividades refrescantes, seja na piscina, num rio ou no mar. Neste caso, vou propor-vos um plano muito original ao longo da ria de Bilbau: alugar um jet ski.

Já sabemos que o lugar mais típico para andar neste tipo de mota é a praia, mas certamente não imaginava que poderia ver o icónico Museu Guggenheim a partir da água enquanto vive uma aventura emocionante.

O aluguer da mota inclui sempre equipamento de segurança com coletes salva-vidas e pode levar um máximo de duas pessoas. As rotas mais comuns para praticar este desporto são duas: a primeira atravessa a ria de Bilbao, permitindo admirar a capital a partir das suas águas, e a segunda seria uma excursão entre as localidades de Getxo e Plentzia.

O preço médio por hora para alugar um jet ski é de 120 euros por veículo, ou seja, 60 euros por pessoa se forem duas pessoas a andar. Além disso, a maioria das empresas oferece rotas guiadas com um instrutor, por isso não terá de se preocupar em não seguir o percurso corretamente, pois fá-lo-á com a ajuda de um especialista.

8. Ver Bilbau das alturas

Funicular de Artxanda| ©Iñaki Mariscal
Funicular de Artxanda| ©Iñaki Mariscal

Aproveitando o bom tempo que se faz sentir na capital do País Basco nesta altura do ano, seria uma boa ideia aproveitar para subir a um dos seus muitos miradouros. Além disso, o céu limpo desta época do ano permitirá admirar a cidade das alturas com total clareza.

Um dos miradouros mais conhecidos é o de Artxanda, situado numa colina próxima da cidade. Trata-se também de um miradouro duplo, já que se olharmos numa direção podemos ver Bilbau, enquanto que do outro lado da montanha podemos ver o vale de Txorierri.

A forma mais cómoda e divertida de chegar ao topo é apanhar o funicular de Artxanda, que nos levará sem esforço enquanto desfrutamos das maravilhosas vistas.

Artxanda converteu-se numa das zonas de lazer mais animadas da cidade e também alberga alguns dos restaurantes mais prestigiados de Bilbau. No entanto, se é um verdadeiro amante da boa gastronomia, aconselho-o a reservar uma excursão gastronómica de alto nível a Bilbau, onde terá a oportunidade de provar a cozinha basca de uma forma requintada.

Outros miradouros que também pode subir são o Miradouro do Monte Cobetas, o Miradouro do Parque Etxebarria ou as Escadas de Solokoetxe, de onde terá uma vista fantástica do centro histórico da cidade.

Reservar um passeio gastronómico por Bilbau

9. Refugiar-se do calor no emblemático Museu Guggenheim

Museu Guggenheim| ©Pom'
Museu Guggenheim| ©Pom'

É sabido que no norte do país as temperaturas são mais frescas do que noutras zonas de Espanha, mas verão é verão e nos dias mais quentes uma visita ao museu pode ser a forma perfeita de se refrescar durante algumas horas.

Além disso, não quererá deixar Bilbau sem uma visita ao famoso Museu Guggenheim, que se tornou o símbolo da cidade. Depois de comprares os teus bilhetes para o museu, poderás apreciar as obras dos artistas mais prestigiados das últimas décadas, bem como a impressionante arquitetura do edifício de Frank Gehry.

O Museu Guggenheim também tem a sua própria coleção que complementa o resto das colecções das instituições Guggenheim e na qual estão representadas algumas das obras mais importantes da arte basca contemporânea.

Uma opção altamente recomendada é reservar uma visita guiada ao museu, pois terá a oportunidade de visitar todas as suas salas acompanhado por um especialista que o ajudará a compreender o significado das obras mais importantes deste magnífico universo artístico e cultural.

Reservar uma visita guiada ao Museu Guggenheim

10. Visite o Mercado das Flores e experimente a gastronomia local

Mercado das Flores| ©Joyce Fernandez
Mercado das Flores| ©Joyce Fernandez

Que melhor plano para uma manhã solarenga de verão do que um passeio rodeado de belas rosas, orquídeas e cravos? Se tiver a sorte de viajar num domingo, um passeio pelo Mercado das Flores é uma forma fantástica de aproveitar o bom tempo e o cheiro da vegetação colorida.

Este mercado é montado todos os domingos de manhã no Parque Arenal e aí pode comprar flores e plantas acabadas de colher de produtores locais a preços muito bons. Em alternativa, pode simplesmente dar um passeio agradável num ambiente maravilhoso e animado.

Depois do passeio, convido-o a continuar a sua visita ao centro enquanto faz um passeio de pintxos por Bilbau. Os pintxos são os petiscos mais típicos do País Basco e consistem em pequenas tapas normalmente servidas num pedaço de pão e têm o tamanho de uma dentada.

O costume em Bilbau é fazer um passeio por diferentes bares onde se bebem**"txikitos**"(pequenos copos de vinho) acompanhados por um pintxo. Alguns dos melhores bares de pintxos de Bilbau são Gure Toki, El Globo ou Sorginzulo. No entanto, se quiser provar a gastronomia de Bilbao sem perder nada, o melhor é reservar uma excursão de pintxos, onde será guiado pelos melhores locais e conhecerá a história da cidade.

Reservar um passeio de pintxo em Bilbao

O clima de Bilbau no verão

Noite de verão em Bilbau| ©Fernando Villaverde Gaviña
Noite de verão em Bilbau| ©Fernando Villaverde Gaviña

Bilbau tem uma temperatura semelhante à do resto do norte de Espanha, com um clima bastante húmido e chuvas durante a maior parte do ano, e o céu costuma estar nublado durante a maior parte do tempo. Além disso, o céu costuma estar nublado durante a maior parte do tempo.

No entanto, as temperaturas no verão sobem ligeiramente, alcançando uma agradável média máxima de 24ºC e mínima de 18ºC, o que faz destes meses a época perfeita para visitar Bilbau sem passar demasiado frio.

Outra caraterística do clima de Bilbau no verão é que se encontra no seu período mais seco, que começa aproximadamente em meados de maio e termina no final de setembro. No entanto, é aconselhável ser cauteloso e levar um guarda-chuva na mala se estiver a planear uma viagem a esta cidade de céu cinzento.

Números e preços do turismo de verão em Bilbau

Bilbau turística| ©Bigeddie100
Bilbau turística| ©Bigeddie100

Apesar de estar a poucos quilómetros da costa, Bilbau não é conhecida por ser um destino popular para quem procura férias na praia. No entanto, esta altura do ano é considerada a época alta do turismo na capital da Biscaia. Todos os verões, uma onda de turistas viaja para Bilbau em busca das suas muitas festas e festivais, ou para fugir às altas temperaturas noutras partes do país.

A cidade é particularmente animada durante estes meses, pelo que não é de estranhar que sejam também os meses mais movimentados para o turismo. Inevitavelmente, isto significa que os preços sobem. Por isso, se decidir visitar Bilbau durante os meses de verão, recomendo vivamente que reserve a sua viagem com antecedência, para evitar ficar sem opções e também para conseguir um preço mais barato.

O que levar na mala para uma visita a Bilbau no verão

Fazer a mala| ©Craig Adderley
Fazer a mala| ©Craig Adderley

A coisa mais importante a saber sobre o que levar na mala antes de viajar é ter em conta tanto o clima como o tipo de planos que tem em mente. Para o ajudar nesta tarefa, aqui fica uma lista do que é essencial para esta viagem:

  • Sapatos confortáveis: a melhor forma de conhecer bem uma cidade é percorrê-la a pé e, para isso, é essencial usar sapatos confortáveis que aguentem facilmente um dia inteiro de longas caminhadas.
  • Roupa leve: para visitar Bilbau no verão, deve usar roupa leve, como t-shirts de manga curta. No entanto, não se esqueça que nesta zona do país as temperaturas não sobem excessivamente durante estes meses, pelo que é boa ideia levar umas calças e t-shirts de manga comprida, mas não demasiado grossas.
  • Roupa quente: as noites em Bilbau tendem a ser frescas, mesmo no verão. Por esta razão, convém levar roupa quente para se manter quente.
  • Creme solar: embora o sol permaneça escondido a maior parte do tempo, um céu nublado não garante a segurança da nossa pele, especialmente se planeamos passar o dia inteiro ao ar livre. É por isso que recomendo que leve sempre protetor solar nas suas viagens, independentemente das previsões meteorológicas.