Bilbao em 2 Dias: todas as coisas que você precisa saber

Bilbau, considerada a porta de entrada para o universo basco, é uma cidade que pode ser visitada em 2 dias e que permite retirar a essência desta cidade atravessada pelo rio Nervión.

Lorena Morales

Lorena Morales

leitura de 10 minutos

Bilbao em 2 Dias: todas as coisas que você precisa saber

Museu Guggenheim de Bilbau | Jorge Fernández Salas

Bilbau é uma cidade portuária situada no norte de Espanha, no País Basco. Está rodeada por cadeias montanhosas e é atravessada pelo rio Nervión, cujas águas correm para o mar Cantábrico. É um lugar ideal para conhecer a cultura basca, visitar alguns dos museus mais importantes do mundo e saborear a sua gastronomia única.

Se vais visitar Bilbau por dois dias, provavelmente vais querer aproveitar ao máximo a tua estadia na cidade, por isso aqui está um itinerário com as melhores coisas para fazer em Bilbau. No primeiro dia, sugiro que visite locais emblemáticos como a Cidade Velha, o Museu Guggenheim, o Mercado de Ribera e o miradouro de Artxanda, e no dia seguinte pode visitar uma das pontes mais antigas, caminhar pela zona portuária e passear pelas suas praias selvagens e falésias, para completar uma estadia inesquecível.

Dia 1: Museu Guggenheim, Centro Histórico e Mercado de La Ribera

Museu Guggenheim| ©Pom'
Museu Guggenheim| ©Pom'

No primeiro dia de viagem não pode faltar um passeio pelo Casco Viejo, para mergulhar na cultura e na história da cidade, e o Mercado de la Ribera. Também não deve perder o Museu Guggenheim e a sua inovadora construção nas margens do rio Nervión.

Também recomendo que suba ao miradouro de Artxanda, onde terá uma vista incrível da cidade e poderá tirar as melhores fotografias do letreiro de Bilbau. No centro histórico também há muitas lojas, bares e restaurantes onde podes almoçar. E, à noite, podes ir ao Mercado de la Ribera para provar uns deliciosos pinchos e outros pratos típicos da zona, enquanto desfrutas de um concerto junto ao rio.

Museu Guggenheim

O Museu Guggenheim é um museu muito interessante para visitar, mesmo que não esteja particularmente interessado em arte contemporânea, uma vez que o seu edifício é uma maravilha arquitetónica da cidade que tem atraído muitos visitantes desde a sua fundação.

O que chama a atenção no edifício são as suas formas curvas de titânio que parecem dobrar-se por acaso, embora sigam uma lógica perfeitamente concebida pelo arquiteto Frank Gehry. No exterior, há esculturas imperdíveis como Puppy, de Jeff Koons, na entrada, e Mama, de Louise Bourgeois, uma enorme aranha de pernas longas.

No interior, há exposições permanentes e temporárias dedicadas à arte contemporânea que deram ao museu grande destaque no mundo da arte. Muitas exposições famosas que percorreram o mundo foram apresentadas neste museu, como as de artistas como Kandinsky, Antonio Saura, Andy Warhol, Doris Salcedo e Henri Michaux.

Se estiver interessado em conhecer em pormenor as obras expostas no museu, pode contratar uma visita guiada privada de duas horas ao Guggenheim para conhecer a história do museu, as suas obras e muito mais.

  • Localização: Erribera Kalea, s/n, 48005 Bilbao.
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10 às 19 horas. Algumas segundas-feiras também está aberto. É melhor verificar o horário de abertura antes de ir.
  • Preçoda entrada: Cerca de 15€. Os menores de 18 anos não pagam entrada.

Funicular e miradouro de Artxanda

A 3 quilómetros do Museu Guggenheim, atravessando a ponte La Salve, encontra-se o miradouro de Artxanda, de onde se tem uma das melhores vistas da cidade. Aí poderá tirar uma fotografia com o gradeamento de 150 metros de comprimento onde se lê a frase "Bilbao-Bilbo" em grandes letras vermelhas, o que se tornou habitual quando se visita a cidade.

O bom é que para chegar ao miradouro de Artxanda tem de se apanhar o funicular de Artxanda, o que é um passeio em si mesmo, porque terá uma vista panorâmica da cidade à medida que o funicular sobe até ao miradouro. Uma vez no cimo do monte Artxanda, a 250 metros de altura, é possível ver a cidade, o Casco Viejo, o rio Nervión, as suas pontes e até o mar.

No Parque Funicular também se pode ver a escultura da Pegada, que é feita de aço carbono e tem cerca de 8 metros de altura. Foi feita pelo escultor Juanjo Novella para homenagear aqueles que lutaram contra o fascismo na Guerra Civil Espanhola de 1936.

Como chegar ao miradouro de Artxanda

Para chegar ao miradouro de Artxanda, é necessário caminhar um quilómetro desde o Museu Guggenheim até à Plaza Moraza, atravessando a ponte La Salve, ou apanhar um táxi. Aí, pode apanhar o funicular de Artxanda, que sai a cada 15 minutos e demora 3 minutos a chegar ao miradouro.

Se tiver alugado um carro, é melhor apanhar o funicular, caso contrário terá de fazer um longo desvio para apanhar um elevador até ao miradouro. Pode consultar os horários e as tarifas do funicular de Art xanda no sítio Web do funicular de Artxanda.

  • Custo da viagem de funicular: cerca de 2,50 EUR.
  • Horário: das 7h15 às 22h00 de outubro a maio, exceto aos domingos em que começa a funcionar às 8h15. De junho a setembro, funciona até às 23h00 nos fins-de-semana e vésperas de feriado.

Cidade Velha

Catedral de Santiago| ©Dan D
Catedral de Santiago| ©Dan D

Depois de visitar o miradouro de Artxanda, pode dirigir-se ao Casco Viejo, uma zona histórica pedonal repleta de bares, restaurantes, lojas, torres, praças, jardins, igrejas e ruas estreitas. Também conhecida como Las Siete Calles, é o lugar onde a cidade de Bilbau nasceu há 700 anos e um importante centro comercial e cultural da cidade.

As sete ruas antigas estão localizadas paralelamente à Catedral de Santiago em direção ao rio Nervión. Estas ruas são: Somera, Artekale, Tenderia, Belostikale, Carniceria Vieja, Barrenkale e Barrenkale Barrena.

Por outro lado, verá que existem muitos locais históricos ou interessantes fora destas ruas pedonais, como a Plaza Nueva, a Plaza Unamuno e o Museu Basco. A melhor maneira de percorrer o centro histórico é a pé, pois não é muito grande e os sítios estão muito próximos uns dos outros.

Locais de interesse no centro histórico

  • Plaza Nueva: foi construída no século XIX. É de estilo neoclássico, com 5 entradas e forma retangular rodeada de arcos semicirculares.
  • Teatro Arriaga: é um teatro neo-barroco construído em finais do século XIX, dedicado ao compositor Juan Crisóstomo de Arriaga. Está situado na praça com o mesmo nome.
  • Museu Basco: é o museu histórico e artístico do País Basco e um edifício muito bonito do ponto de vista arquitetónico. O seu estilo é neoclássico.
  • Catedral de Santiago: é o edifício mais antigo da Cidade Velha, cuja construção começou no século XIV. O seu estilo é neo-gótico.
  • Igreja de San Antón: é uma igreja de estilo gótico construída no século XV. É a igreja que está no brasão da cidade e, devido à sua localização junto à ria e à Ponte Antón, é um dos locais mais populares de Bilbau.

Outra opção, para além de passear pelas ruas do centro histórico, é fazer um passeio de barco pela ria para conhecer a cidade de outro ponto de vista, a partir do leito do rio Nervión.

Como chegar ao centro histórico

A partir do miradouro de Artxanda deve descer-se de funicular até à estação de funicular de Artxando do-Funikularra, na Plaza Moraza, que fica a um quilómetro do centro histórico. Uma boa opção é caminhar ao longo das margens do rio Nervión até à ponte Arenal, que fica perto da Plaza Nueva, pois é um passeio agradável.

Também pode apanhar o metro até à estação Zazpikaleak/Casco Viejo, ou apanhar um táxi.

Fazer um passeio histórico por Bilbau

Mercado La Ribera

A dois quarteirões da Catedral de Bilbau encontra-se o Mercado de la Ribera, que foi considerado um dos mercados mais completos do mundo. De estilo racionalista e art déco, foi construído em 1990 por Pedro Ispizua.

O Mercado de la Ribera é o local onde os habitantes do bairro compram todo o tipo de alimentos e produtos frescos, o que o torna o local ideal para conhecer os habitantes locais. Também tem gastrobares onde se podem provar algumas das iguarias locais, como as gildas e os mariscos, e os característicos pinchos.

O mercado tem também um café com vista para o rio, o Café-bar La Ribera, um bar de jazz onde, se quiser, pode cozinhar os alimentos que comprou no mercado.

  • Localização: Erribera Kalea, s/n, 48005 Bilbo.
  • Horário de funcionamento: Das 8h00 às 24h00, todos os dias, exceto ao domingo, em que abre às 11h00.

Dia 2: Ponte de Vizcaya, Praia de Gorrondatxe Hondartza e Passeio de Galea

Ponte suspensa de Vizcaya| ©Marga Noguera
Ponte suspensa de Vizcaya| ©Marga Noguera

No seu segundo dia na cidade de Bilbau, poderá visitar a ponte mais antiga da cidade, a sua zona portuária, passear pela costa e visitar as praias selvagens e as falésias, que serão o complemento ideal para a sua visita ao centro histórico de Bilbau.

Partindo da Ponte Vizcaya, poderá almoçar no Porto Velho e depois dar um passeio pela costa para se maravilhar com a incrível paisagem das margens do Golfo da Biscaia. É necessário ir preparado com calçado e roupa confortáveis, água e comida, pois trata-se de sítios naturais onde não há bares nem restaurantes.

À noite, para um final de dia agradável, pode inscrever-se num passeio gastronómico em Bilbau e desfrutar de uma das melhores cozinhas do mundo.

Ponte Vizcaya

A Ponte Vizcaya é a única ponte de ferry da cidade. É também a mais antiga ponte de ferry do mundo, razão pela qual foi declarada Património da Humanidade em 2006. A ponte atravessa o rio Nervión, ligando os bairros de El Arenal e Portugalete.

Para além de atravessar o rio numa pequena embarcação, é possível subir de elevador até ao passadiço pedonal, que tem 45 metros de altura, e desfrutar de uma vista panorâmica do rio, da cidade e do mar. A partir daí, pode também ver os sofisticados mecanismos de funcionamento do ferry enquanto este passa debaixo dos seus pés.

Pode subir a pé até à ponte pedonal a partir do bairro de Portugalete ou de Las Arenas, onde existem estações de metro muito próximas dos elevadores. É totalmente seguro para as crianças caminharem pela ponte pedonal. E, se desejar, pode também entrar no barco para completar o percurso, que está incluído na compra do bilhete.

  • Localização: C/Barria N° 3 -Bajo 48.930, Las Arenas (Getxo), Bilbao.
  • Horário de funcionamento do passadiço: das 10 às 14 horas e das 16 às 20 horas.
  • Preço do bilhete: cerca de 9 euros para o bilhete básico e 12 euros para o bilhete com guia áudio. As crianças com menos de 5 anos têm entrada gratuita.
  • Recomendações: é provável que não seja possível entrar em dias de chuva.

Como chegar à Ponte Vizcaya

A melhor opção, se não tiver carro, é ir de autocarro, uma vez que será deixado mais perto da base da ponte. Se preferir o metro, deve sair na estação Portugalete ou Areeta e caminhar cerca de 9 quarteirões até à ponte.

De carro, deve seguir pela estrada BI 637 e apanhar a Av. Zugatzarte até à foz do rio, virando depois na rua Eduardo Coste.

Porto Velho - Portu Zaharra

Um passeio de autocarro de 15 minutos a partir da Ponte de Vizcaya leva-nos a Puerto Viejo ou Portu Zaharra, uma encantadora vila de pescadores onde podemos passear um pouco e escolher um restaurante para almoçar. Originalmente, nos séculos XVII e XVIII, foi estabelecido aqui um porto de pescadores para ajudar os navios que naufragavam na zona.

Puerto Viejo é composto por bonitas casas brancas e tem uma oferta gastronómica variada e interessante.

Muito perto de Puerto Viejo encontra-se a praia de Arrigunaga, uma das mais bonitas de Bilbau, que é uma boa opção se preferir não se deslocar muito.

Passeio marítimo de La Galea

Porto e falésias| ©Indautxu71
Porto e falésias| ©Indautxu71

La Galea é uma zona de falésias, praias selvagens, ondas gigantes e faróis. Este percurso é também conhecido como o Passeio das Falésias. Trata-se de uma caminhada de 3,5 quilómetros ao longo da costa até à praia de Gorrondatxe Hondartza, que pode ser feita total ou parcialmente.

A partir de Puerto Viejo, é possível chegar ao local através de uma combinação de autocarros ou apanhando um táxi até ao parque de estacionamento do Forte de La Galea, ponto de partida para a caminhada até à praia de Gorrondatxe. A partir do parque de estacionamento, é preciso recuar um pouco para ver o Forte, que é uma construção militar abandonada que data do século XVIII.

Ao longo do caminho costeiro encontrará miradouros, o farol de La Galea, bancos de pedra para descansar e vistas incríveis das falésias. O passeio vale muito a pena e nem nos apercebemos da distância percorrida, porque o ambiente natural é maravilhoso e muito tranquilo. No entanto, também é possível chegar à praia de Gorrondatxe de carro.

Outra opção, se for uma daquelas pessoas que gostam de caminhar, é começar o passeio costeiro a partir de Puerto Viejo, e caminhar cerca de 6 km até à praia de Gorrondatxe. Em geral, a caminhada não é difícil, já que apenas se sobe no troço de Puerto Viejo até ao farol de La Galea.

Praia de Gorrondatxe Hondartza

Gorrondatxe Hondartza ou praia de Azkorri é uma praia com cerca de 800 metros de comprimento e 115 metros de largura de areia preta e rochas rodeadas por falésias. É possível dar um mergulho nas suas águas se o tempo estiver agradável, mas tenha em atenção que se trata de uma zona com ondas fortes, onde é frequente a prática de surf.

A praia tem chuveiros, casas de banho e um bebedouro, e é vigiada por nadadores-salvadores. Está isolada da urbanização, pelo que não encontrará nenhum bar ou restaurante nas proximidades. Se gosta de um ambiente natural selvagem, vai adorar esta praia.

Para regressar ao centro de Bilbau, pode voltar pelo mesmo caminho em direção ao farol de La Galea ou continuar a caminhar até à praia de Sopelana, onde pode apanhar o metro na estação de Larrabasterra.

Da praia de Sopelana é um quilómetro e meio até à estação de Larrasbasterra, enquanto que da praia de Gorrondatxe Hondartza são 2,5 quilómetros até à estação de Berango, onde pode apanhar o metro de volta ao centro de Bilbau.

Este é o itinerário que sugiro que siga se estiver em Bilbau durante dois dias, mas se ficar em Bilbau durante 3 dias ou mais, terá muitas opções para acrescentar à sua lista de actividades. Uma última recomendação para a tua estadia na cidade é não ires embora sem provar os melhores pintxos de Bilbao.