Como Chegar em San Juan de Gaztelugatxe saindo de Bilbao

O ilhéu de San Juan de Gaztelugatxe é um dos locais mais visitados da costa basca e saber como lá chegar a partir de Bilbau é uma verdadeira necessidade para evitar desvios desnecessários.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 13 minutos

Como Chegar em San Juan de Gaztelugatxe saindo de Bilbao

San Juan de Gaztelugatxe, Espanha | Jose Maria Garcia Garcia

Uma visita a San Juan de Gaztelugatxe, juntamente com um passeio pontual por outras aldeias da Costa da Biscaia, é uma das melhores coisas para ver ou fazer quando se viaja para Bilbau. A beleza natural do norte do País Basco, bem como a peculiaridade arquitetónica das suas povoações, fazem com que seja uma verdadeira necessidade explorar a área para além da maior e mais conhecida cidade desta região autónoma espanhola.

Por isso, aqui explicarei os meios à sua disposição para chegar ao ilhéu de San Juan de Gaztelugatxe sem qualquer inconveniente e de uma forma rápida e segura. Estará à vossa espera juntamente com outras grandes atracções deste troço da costa norte da Península Ibérica.

A melhor opção

Passeio Diurno em San Juan de Gaztelugatxe

Excursão de um dia a San Juan de Gaztelugatxe

Descubra a história, a arquitetura e a beleza natural de San Juan de Gaztelugatxe.

Duração: 6 horas

Preparados para uma aventura inesquecível a partir de Bilbau? Participe nesta excursão de dia inteiro a San Juan de Gaztelugatxe, a apenas 45 minutos da cidade. Explore a ilha e a sua histórica ermida, famosa pelas suas lendas de piratas e pelo seu papel no "Rocadragon" de Game of Thrones.

Suba as escadas até ao topo para captar as melhores vistas e fotografias da paisagem. Visite também o encantador Porto Velho de Bermeo e a emblemática Casa de Encontro de Gernika-Lumo.

Com transferes de e para a porta do seu hotel, terá uma experiência agradável do princípio ao fim.

Recomendado se... procura um dia cheio de história, natureza e paisagens de cortar a respiração no País Basco.

1. A melhor maneira de chegar a San Juan de Gaztelugatxe a partir de Bilbau: uma excursão organizada

San Juan de Gaztelugatxe| ©jordi Doria Vidal
San Juan de Gaztelugatxe| ©jordi Doria Vidal

O facto de San Juan de Gaztelugatxe se situar a apenas 35 quilómetros do centro de Bilbau faz com que seja um destino turístico básico e elementar para os visitantes interessados em percorrer a Costa Basca. Seja a partir de Biarritz ou de San Sebastián até à foz do rio Nervion, nas águas do Golfo da Biscaia. Por sua vez, uma excursão guiada de um dia a partir de Bilbau a este famoso ilhéu rochoso é a melhor forma de conhecer um lugar tão atrativo e peculiar.

A primeira razão é uma questão de organização logística. Para este tipo de excursão de um dia a partir de Bilbau, há sempre um itinerário planeado que garante a chegada a San Juan de Gaztelugatxe a tempo de desfrutar da sua beleza. Além disso, poderá descobrir outros pontos da costa, sem ter de se preocupar em explorá-los por conta própria.

A segunda razão é a comodidade, uma vez que uma excursão guiada pré-organizada costuma ser efectuada em veículos de primeira classe. O mais comum é um miniautocarro com capacidade para 25 pessoas e, neste tipo de carro, pode desfrutar da viagem nas suas próprias condições. Tem a possibilidade de se juntar ao grupo e conviver ou jogar um jogo com os seus companheiros e familiares. Também pode aproveitar a viagem para admirar a beleza de uma das zonas florestais mais bonitas de Espanha.

O acompanhamento guiado da experiência é uma terceira razão pela qual esta é a melhor forma de chegar a San Juan de Gaztelugatxe a partir de Bilbau. Terá um especialista à sua disposição em todos os momentos para responder a todas as suas perguntas sobre a história da região, bem como sobre o ilhéu que é o foco dos seus interesses. Explicarei com mais pormenor os dois tipos de excursões que se costumam realizar a San Juan de Gaztelugatxe para que possa ter uma melhor ideia da viagem que poderá desfrutar.

Excursão ao miradouro de San Juan de Gaztelugatxe

Este tipo de excursão costuma centrar-se em conhecer San Juan de Gaztelugatxe juntamente com duas ou três aldeias dos arredores. Normalmente, começam na Ponte Transportadora de Biscaia, uma maravilha da engenharia moderna que vale a pena ver antes de deixar a área metropolitana de Bilbau.

O ponto seguinte do itinerário é normalmente o ilhéu de San Juan de Gaztelugatxe, mas neste tipo de excursão não é habitual os participantes descerem até à praia e depois começarem a subir os mais de 200 degraus até à ermida. A ermida está situada no cume rochoso da ilha, a mais de 150 metros acima do nível do mar. Neste caso, o miniautocarro costuma estacionar no miradouro do ilhéu e, a partir daí, o guia conta a história do lugar e permite que os turistas captem recordações fotográficas.

Após este momento , retomamos a viagem até à localidade de Bermeo, uma das mais pitorescas da região pelas suas casas de arquitetura basca pintadas com cores vivas mesmo ao nível do passeio marítimo da localidade. Será feito um passeio urbano pela cidade antes de se dirigir a Guernica-Luno, uma cidade histórica que sofreu um trágico bombardeamento durante a Guerra Civil Espanhola e que inspirou Pablo Picasso a criar a sua obra mais famosa.

Finalmente, regressará ao centro de Bilbau depois de ter percorrido algumas das cidades mais interessantes do interior basco circundante. Incluindo entre elas a admiração do belo ilhéu de San Juan de Gaztelugatxe.

Informações úteis:

  • Preço: uma excursão como esta custa normalmente cerca de 62 euros por adulto. Há um desconto de 50% para crianças entre os 12 e os 2 anos de idade. Os bebés com menos de um ano de idade podem ir gratuitamente, mas devem estar nos braços dos seus representantes.
  • Duração da viagem**:** Uma viagem desta duração e com este número de paragens demora normalmente cerca de 5 horas. No entanto, o trânsito durante as épocas turísticas mais movimentadas pode fazer com que a viagem demore um pouco mais.
  • Vantagens: Esta viagem é interessante para aqueles que apenas querem ver o rochedo de San Juan de Gaztelugatxe, mas não têm interesse em fazer o pequeno percurso pedestre que implica a subida à ermida no cimo da ilha.
  • Desvantagens: este facto e a falta de subida à ermida podem constituir uma lacuna importante para quem só está interessado neste local e não pretende conhecer o resto da região. Ou que, pelo menos, gostariam de ver um pouco mais de destaque para as famosas escadas de pedra que conduzem à ermida de San Juan de Gaztelugatxe.

Explorar a costa basca

Excursão com subida à ermida

Como San Juan de Gaztelugatxe é o elemento mais interessante para si em qualquer tipo de excursão guiada, é vantajoso saber que existem alguns itinerários que incluem a subida à ermida no topo do rochedo como parte do planeamento turístico da viagem. Basicamente, o início da viagem é o mesmo, uma vez que se encontrará com o seu grupo no ponto do centro de Bilbau de onde sairá o miniautocarro e iniciará a viagem em direção a este famoso troço rochoso da Costa Basca.

Tudo muda quando se chega ao parque de estacionamento de San Juan de Gaztelugatxe, uma vez que o guia que o acompanhou até agora lhe dirá que tem 2 horas livres para explorar a zona à sua vontade. Indicar-vos-á também a zona onde estará à espera do grupo para qualquer dúvida ou emergência imprevista.

Isto significa que terão de caminhar desde o Controlo de Acesso a San Juan de Gaztelugatxe para começar a descer por um caminho perfeitamente sinalizado que vos levará até à ponte de dois arcos. Aqui começam as escadas íngremes e sinuosas que, após cerca de 15 minutos, nos levarão ao cimo da ilha, onde se encontra a ermida com o mesmo nome. Não esqueçam que, segundo os habitantes locais, no último degrau antes de chegar à ermida podem ver a pegada de São João Batista.

Finalmente, quando as duas horas terminarem, terão de regressar ao ponto de encontro com o minibus da vossa excursão e, a partir daí, continuarão o vosso passeio pela Costa Basca. Isto significa que ainda terão a oportunidade de desfrutar de uma breve visita à vila de Bermeo, bem como ao município de Guernica-Luno e à sua histórica Casa de las Juntas.

Factos interessantes:

  • Preço: um adulto paga normalmente cerca de 68 euros, enquanto as crianças entre os 12 e os 2 anos de idade pagam cerca de 35 euros. Note-se que este valor inclui o pagamento de todas as portagens, eventuais taxas e também o guia que o acompanhará durante toda a viagem.
  • Duração da viagem**:** como neste caso se trata de uma subida à ermida de San Juan de Gaztelugatxe, a duração da viagem é normalmente prolongada para cerca de 6 horas, em média. Isto é lógico, uma vez que a paragem na Ponte Transportadora de Biscaia é normalmente eliminada para otimizar a logística.
  • Vantagens: neste caso, se conseguirmos desfrutar de tudo o que tem a ver com San Juan de Gaztelugatxe, teremos também a oportunidade de ver outros lugares bonitos da região no mesmo itinerário turístico.
  • Desvantagens: o facto de ter de subir até à ermida pode ser um desafio para os grupos familiares que incluem crianças muito pequenas ou que viajam com adultos idosos. Isso implica dividir o grupo se alguém quiser realmente subir as escadas, o que pode ser relativamente mau, dependendo do indivíduo.

Comprar bilhetes para Gaztelugatxe e subir até ao topo

2. Como lá chegar de carro?

Alugar um carro| ©Obi
Alugar um carro| ©Obi

Existem outras alternativas para chegar a San Juan de Gaztelugatxe a partir de Bilbao de forma direta e segura, sem ter de seguir o itinerário de uma excursão turística, caso não esteja interessado em aproveitar os benefícios de uma. A primeira opção disponível é chegar de carro particular, percorrendo as estradas do País Basco. É uma boa ideia, uma vez que serão apenas 40 ou 50 minutos de viagem na ida e o mesmo tempo na volta.

Neste caso, terá de apanhar a estrada BI-631 a partir do centro de Bilbau e conduzir para norte, como se fosse para a cidade de Bermeo. Alguns quilómetros antes de chegar a Bermeo, terá de apanhar o desvio para a BI-2101, que é uma nova estrada que vai em direção a Baquio. Mudará numa rotunda e daí serão mais alguns quilómetros até Baquio.

Quando chegar a esta aldeia, verá as placas que o levam até à estrada para San Juan de Gaztelugatxe e quando chegar ao miradouro encontrará um parque de estacionamento onde pode deixar o seu carro.

Tenha em conta que esta é uma boa alternativa, pois ter um carro significa que pode viajar pelo País Basco à vontade para descobrir as melhores aldeias à volta de Bilbau, bem como percorrer a região para desfrutar dos melhores passeios gastronómicos de Bilbau.

Factos interessantes:

  • Preço: tudo depende da época da sua visita e do tipo de carro de aluguer que escolher, bem como da duração do contrato. No entanto, o custo médio do aluguer de um carro em Bilbau situa-se entre 30 e 50 euros por dia. Não se esqueça que a este valor acrescem o combustível e as portagens.
  • Duração do trajeto: a duração do trajeto de ida e volta entre o centro de Bilbau e o parque de estacionamento de San Juan de Gaztelugatxe é normalmente de 1,5 a 2 horas aproximadamente. A duração da visita ao ilhéu e às suas alternativas é da responsabilidade de cada um.
  • Vantagens: a experiência de ir num carro privado é a mais íntima de todas, assim como a mais ajustável aos interesses de cada participante. O facto de poder utilizar o carro para percorrer a Costa Basca à hora que lhe convier também é vantajoso.
  • Desvantagens: um carro implica que terá de ter um lugar para o estacionar em Bilbau, caso pretenda utilizá-lo durante mais dias e, se adicionar o preço do combustível, pode tornar-se a alternativa mais cara de todas.

Desfrute dos melhores passeios gastronómicos de Bilbau

3. Como chegar de autocarro?

Percorrer San Juan de Gaztelugatxe| ©Mario A. P.
Percorrer San Juan de Gaztelugatxe| ©Mario A. P.

Se gosta da ideia de viajar de autocarro, mas não quer participar numa excursão pré-concebida, então pode utilizar as rotas de transportes públicos da região em seu benefício. Na época alta, que decorre normalmente entre o início e o fim do verão, há uma rota direta entre Bilbau e San Juan de Gaztelugatxe que parte das estações de autocarros junto ao estádio de San Mamés. No entanto, durante o resto do ano, terá de se contentar com uma logística que envolve combinações de diferentes rotas de autocarro.

A primeira opção disponível seria apanhar a linha A3518 que liga Bilbau a Baquio, que o levará ao centro desta cidade costeira em aproximadamente 1 hora. Também pode apanhar a outra linha mais comum de Bilbao a Bermeo, chamada A3527. As ligações são quando se tem de utilizar a linha que liga Baquio e Bermeo, a A3524, pois é a única que o levará diretamente à entrada do parque de estacionamento de San Juan de Gaztelugatxe.

O meu conselho é ir de Bilbau a Baquio e depois apanhar o autocarro para Bermeo. Neste caso, terá de sair na paragem de Gaztelu Begi, pois esta é a paragem de San Juan de Gaztelugatxe e deixa-o a menos de 100 metros do Controlo de Acesso Turístico. Aplicaria o mesmo percurso em sentido inverso para poder regressar à cidade e, assim, poder juntar-se às melhores coisas para fazer ou ver em Bilbau à noite.

Não se esqueça de que terá de obter o cartão Barik para poder fazer todas estas transferências de autocarro, uma vez que é o cartão de mobilidade entre os sistemas de transportes públicos da região da Biscaia. Pode comprá-lo em qualquer estação de metro de Bilbau por cerca de 3 euros e um carregamento de 5 euros será suficiente para fazer o percurso de ida e volta que sugeri.

Informações úteis:

  • Preço: se somar os 3 euros do cartão com o carregamento de 5 euros, pode assumir que esta viagem tem um custo aproximado de 8 euros por pessoa. No entanto, estas tarifas são estimativas, uma vez que pode haver ajustamentos de preços e isso pode aumentar ligeiramente o custo final.
  • Tempo de viagem**:** somando as paragens e a mudança de autocarro que teria de fazer em Baquio duas vezes, pode deduzir-se que a viagem no total pode demorar 2 horas e meia e mesmo três horas se houver atrasos significativos.
  • Vantagens: Os transportes públicos são uma experiência extremamente económica e até divertida para muitos turistas. Além disso, o cartão permite-lhe deslocar-se em toda a região, bem como no interior de Bilbau.
  • Desvantagens: Não há garantias de que os autocarros circulem exatamente às horas que lhe interessam, o que pode ser muito incómodo para quem gosta de planear sempre uma logística cronometrada.

4. Como chegar lá de táxi ou Uber?

Pedir um Uber| ©freestocks.org
Pedir um Uber| ©freestocks.org

Se nenhuma das outras opções for convincente, ficará satisfeito por saber que ainda tem uma última alternativa. É um pouco mais caro e depende muito da disponibilidade de veículos e da vontade do motorista, mas tem sempre a alternativa de viajar num táxi, num Uber ou num BlaBlaCar.

Tenha em atenção que, no caso do Uber, terá de se ajustar às tarifas que estão disponíveis com base na oferta e procura de viagens no momento do seu pedido. Isto significa que tudo pode ser mais caro num dia de grande movimento turístico, como a Páscoa ou os fins-de-semana de verão.

Ao mesmo tempo, tudo depende de encontrar um taxista que esteja disposto a viajar para San Juan de Gaztelugatxe num determinado dia. A verdade é que tem de ter em conta que lhe pagará a viagem de ida, mas não há garantias de que ele queira esperar que lhe pague a viagem de regresso a Bilbau.

O mesmo se aplica à BlaBlaCar, pois terá de monitorizar a aplicação para ver se há alguém a fazer esse percurso de Bilbau para San Juan de Gaztelugatxe ou, pelo menos, para Baquio. Numa época turística é muito provável que consigas uma boleia convincente nesta plataforma, mas tem em conta que com a Uber, o táxi e a BlaBlaCar não há garantia de que consigas a mesma alternativa para a viagem de regresso. Isso significa que provavelmente terá de recorrer aos autocarros públicos.

Factos interessantes:

  • Preço: a tarifa aproximada de um Uber para San Juan de Gaztelugatxe numa hora média sem muita procura de serviços é normalmente 50 ou 60 euros. Tenha em conta que a viagem será em duas direcções e o preço poderá chegar aos 100 ou 120 euros. Um táxi cobrará tarifas muito semelhantes e na BlaBlaCar é possível obter preços com um desconto de até 30 ou 40%.
  • Duração da viagem**:** a condução é a mesma, o que significa que a viagem de ida e volta, quer seja feita exclusivamente num táxi ou numa viagem privada, demorará cerca de 2 horas ou um pouco menos.
  • Vantagens: com um motorista de táxi, pode desfrutar de um pouco mais de privacidade do que com os transportes públicos ou uma excursão partilhada e não tem de se preocupar com a condução do carro quando está ao volante.
  • Desvantagens: Não é a alternativa mais barata de todas e, dependendo da hora que escolher para ir a San Juan de Gaztelugatxe, há uma hipótese significativa de não encontrar um taxista ou Uber para a viagem de regresso. Isto deixa-o completamente dependente do sistema de autocarros.

Dicas para a viagem entre Bilbau e San Juan de Gaztelugatxe

Visitar o castelo rochoso de Gaztelugatxe| ©Luis A. López
Visitar o castelo rochoso de Gaztelugatxe| ©Luis A. López

O primeiro conselho que vos posso dar é que usem protetor solar, por muito nublado que esteja o céu na altura da vossa visita. Lembrem-se de que ainda existe a possibilidade de apanhar uma insolação mesmo que o sol não esteja totalmente visível.

Esta é uma das coisas para ver e fazer em Bilbau com crianças e isso é bom. No entanto, para que esta ideia seja bem sucedida, é preferível levar algum tipo de entretenimento para as viagens de miniautocarro, autocarro público ou carro.

Também recomendo que levem lanches para ajudar a aguentar o apetite, caso este apareça na altura errada. Mas também gostaria de salientar que, mesmo ao lado do parque de estacionamento de San Juan de Gaztelugatxe, há um restaurante tradicional basco chamado Eneperi que é bastante bom e não tem nada a invejar a um estabelecimento da cidade.

Aconselho também a reservar a sua visita gratuitamente se estiver de visita a San Juan de Gaztelugatxe entre 13 de junho e 11 de setembro. Assim como durante a Semana Santa, um feriado ou um fim de semana prolongado. Desde há alguns anos, este sistema foi criado para evitar a deterioração do parque, limitando a entrada a um determinado número de pessoas quando se regista um afluxo excessivo de turistas em determinadas épocas do ano.