Melhor Degustação de Vinho em Bilbao

As melhores provas de vinho em todo o mundo são aquelas que sabem combinar uma experiência divertida e turística com o prazer de um bom copo de vinho. Neste post vou falar-vos das que existem nos arredores de Bilbao.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 12 minutos

Melhor Degustação de Vinho em Bilbao

Bilbau | javierAlamo

O norte do País Basco não é uma região vitivinícola por excelência, o que é lógico, uma vez que se trata de uma zona atlântica com um clima demasiado temperado para o efeito. No entanto, o sul desta região autónoma, juntamente com La Rioja e parte de Navarra, constituem a zona com os melhores vinhedos de Espanha. Por isso, uma das melhores coisas para fazer em Bilbau é fazer uma viagem ao sul do País Basco para desfrutar de uma boa degustação de vinhos num local adequado.

Convido-o a continuar a ler para que possa ter uma ideia clara e concisa de como funcionam as melhores provas de vinhos nos arredores de Bilbau. Ficará a conhecer as condições do transfer, os preços da experiência, a duração da viagem, o tipo de coisas que irá fazer e o número de participantes que normalmente o acompanham neste tipo de provas de vinhos com excursões guiadas a La Rioja e ao sul do País Basco.

1. Uma visita privada a La Rioja a partir de Bilbau

Em La Rioja| ©Mario & Debbie
Em La Rioja| ©Mario & Debbie

A primeira alternativa que tem à sua disposição se quiser desfrutar de uma excelente prova de vinhos nos arredores de Bilbau é participar numa excursão privada de vinhos centrada na zona vitivinícola da região de Rioja. A primeira coisa que deve saber sobre este tipo de excursão é que será recolhido à porta do seu hotel, desde que este esteja localizado no centro de Bilbau. Se não for esse o caso, é designado um ponto de encontro no Porto de Bilbau.

Em seguida, a excursão começa num veículo privado com ar condicionado, no qual viajará apenas o seu grupo de acompanhantes, com o motorista e um guia, que também pode ser bilingue, se assim o desejar. Finalmente, chegará à prova de vinhos na primeira adega da excursão , localizada numa construção subterrânea numa aldeia do Vale do Ebro, no coração vitivinícola de La Rioja.

O próximo local será uma adega na aldeia de Samaniego, no extremo sul do País Basco. Esta parte da visita é frequentemente destacada por ser uma vinha mais familiar. Em seguida, passará pela mítica cidade de Laguardia para almoçar num restaurante local de pintxos e passear pelas ruas desta bela cidade medieval.

Finalmente, chegará à adega Marqués de Riscal para um passeio pelas vinhas e uma prova final. Este local destaca-se pela beleza do hotel com o mesmo nome, com instalações projectadas pelo famoso arquiteto Frank Gehry. Esta visita está disponível para pessoas em cadeiras de rodas e para crianças, desde que estejam sempre acompanhadas pelos pais.

Detalhes interessantes

  • Preço: o preço aproximado de uma excursão como esta, que inclui 9 provas de vinho em 3 adegas diferentes, é de cerca de 290 euros. O que é lógico, sabendo que se trata de uma excursão privada que será composta apenas pelos seus acompanhantes e, portanto, geralmente há uma quota mínima de participantes.
  • Duração: este tipo de excursão de degustação dura geralmente 8 ou 9 horas em média.
  • Meio de transporte: o meio de transporte mais comum é o miniautocarro, tendo em conta que se trata de uma excursão turística para um máximo de 10 a 15 pessoas.
  • Vantagens desta opção: é raro que uma excursão ofereça mais do que uma prova de vinhos no seu itinerário e, neste caso, o visitante desfrutará de três. Poderá regressar a Bilbau com um conhecimento mais alargado da indústria vinícola envolvente, bem como da beleza da região.
  • Desvantagens desta opção: 290 euros por pessoa não é exatamente barato e isso pode ser limitativo para muitas pessoas que viajam para Bilbau com um orçamento apertado.

Excursão Privada de Vinhos Essenciais de Rioja a partir de Bilbau

2. Visita gastronómica com provas de vinho

Degustação de vinhos| ©Andrea Gori
Degustação de vinhos| ©Andrea Gori

Existem vários passeios gastronómicos que se concentram em explorar os aspectos mais interessantes e autênticos da comida basca e da cena culinária que define Bilbau. A maior parte deles gira em torno dos pintxos, que são basicamente uma versão basca das tapas espanholas que se encontram em bares, tabernas e restaurantes de todo o país.

Por outro lado, os passeios gastronómicos de alta gama que também incluem uma prova de vinhos na maior parte dos restaurantes e estabelecimentos culinários visitados são uma excelente alternativa se quiser desfrutar da cena vinícola que define o sul do País Basco sem ter de sair de Bilbau numa viagem a La Rioja e às suas famosas vinhas e adegas.

É preciso ter em conta que este tipo de itinerário consiste basicamente em ir de bar em bar e de restaurante em restaurante para provar os pintxos ou o prato mais emblemático e representativo da oferta gastronómica do estabelecimento. Ao mesmo tempo, a degustação de vinhos realiza-se de forma homogénea, e em cada local poderá desfrutar de alguns copos de vários vinhos de produção local que lhe permitirão saborear o mesmo produto que terá à sua disposição numa viagem às adegas ou vinhas de Vitoria ou La Rioja.

Neste caso, não costuma haver restrição de idade, uma vez que a degustação continua a ser um acompanhamento opcional da refeição e, portanto, pode ser um plano familiar para desfrutar do mundo culinário de Bilbau de uma forma diferente. Além disso, trata-se de uma visita totalmente guiada e, na maioria das vezes, não há mais de 10 participantes.

Detalhes de interesse

  • Preço: uma excursão enogastronómica em Bilbau custa normalmente cerca de 100 euros por pessoa. Pode parecer caro, mas é preciso ter em conta o facto de, em média, se visitarem 6 ou 8 locais na mesma noite.
  • Duração: normalmente duram cerca de 3 horas e é tempo mais do que suficiente para os participantes percorrerem a cidade ouvindo as histórias do seu passado culinário enquanto aprendem a pedir como um verdadeiro basco nos estabelecimentos mais emblemáticos desta cidade.
  • Meios de transporte: Neste caso, não será necessário qualquer meio de transporte, uma vez que existe sempre um ponto de encontro central no centro histórico de Bilbau. Isto significa que a deslocação até lá depende de si e que pode escolher entre o metro, o elétrico, o autocarro ou o táxi para chegar ao seu destino da forma mais cómoda e conveniente para si.
  • Vantagens desta opção: o facto de não ter de sair de Bilbau é já uma grande vantagem para muitas pessoas que não têm interesse em sair da cidade, mesmo que seja por algumas horas. O facto de serem passeios gastronómicos e vínicos depois do pôr do sol também faz com que seja uma atividade conveniente, pois deixa o dia todo livre para fazer outras actividades turísticas na cidade.
  • Desvantagens desta opção: embora o vinho seja uma das principais características de um itinerário como este, é verdade que em cada uma das paragens terá também a opção de beber cervejas artesanais ou sidras produzidas localmente, outra bebida típica do País Basco.

Uma visita gastronómica de alto nível a Bilbau

3. Uma visita a Vitória com uma prova na região vinícola local

Prova de vinhos em Vitoria| ©Don Dowell
Prova de vinhos em Vitoria| ©Don Dowell

Para desfrutar de uma boa prova de vinhos nos arredores de Bilbau , não é necessário atravessar a fronteira entre o País Basco e La Rioja. De facto, a região vitivinícola que tornou este canto de Espanha mundialmente famoso estende-se entre os dois territórios e chega mesmo a abranger alguns quilómetros de Navarra. É por isso que, numa excursão como esta, é habitual viajar de Bilbau a Vitória para desfrutar de provas nas adegas locais, bem como noutras localidades próximas, como Laguardia ou Haro.

Tenha em conta que, neste itinerário, partilhará a viagem com outras pessoas fora da sua reserva. No entanto, isto não é um grande inconveniente, uma vez que o autocarro é suficientemente grande para que todos possam viajar confortavelmente e o número de participantes raramente ultrapassa as 40 pessoas. O pick-up está normalmente incluído se estiver alojado numa lista específica de hotéis e, se não estiver, é designado um ponto de encontro numa praça acessível no centro de Bilbau.

A visita à adega e a prova de vinhos têm normalmente lugar em Laguardia, na Bodega El Fabulista ou noutra empresa vinícola local. O almoço costuma ter lugar em Laguardia, o que normalmente é deixado à escolha de cada viajante, enquanto tem 2 horas para passear pelas ruas calcetadas desta aldeia medieval. Ano após ano, costuma ser classificada como uma das cidades mais bonitas de Espanha.

Neste caso, também é necessário que haja um número mínimo de participantes para que a prova de vinhos se realize, pelo que é possível que seja cancelada e reagendada. No entanto, esta situação não é frequente. O autocarro tem cadeiras para crianças disponíveis para os seus passageiros. A experiência é guiada, pelo que terá sempre ao seu lado um especialista na história da região, mesmo durante a prova de vinhos na adega de Laguardia.

Detalhes interessantes

  • Preço: uma excursão como esta, que inclui apenas uma ou duas provas de vinho na mesma adega, é mais barata do que a alternativa anterior. Os preços rondam normalmente os 70 ou 80 euros por adulto, enquanto as crianças entre os 12 e os 2 anos pagam cerca de 40 euros. É evidente que as provas de vinho não estão disponíveis para os menores.
  • Duração: esta viagem dura normalmente cerca de 8 horas, desde o ponto de partida no centro de Bilbau até ao eventual regresso.
  • Meios de transporte: como se trata de uma excursão que pode incluir até 35 pessoas na mesma viagem, pode presumir-se que será sempre necessário um autocarro relativamente grande para a logística desta visita guiada à região vinícola do sul de Euskadi.
  • Vantagens desta opção: esta opção é muito mais barata do que uma prova de vinhos privada e, ao mesmo tempo, oferece-lhe a visita turística da região. Basicamente, as vantagens são as mesmas, só que visitará menos adegas, mas também pagará menos euros.
  • Desvantagens desta opção: há pessoas que pretendem desfrutar de mais de duas provas de vinho durante a visita e, para elas, este itinerário pode parecer insuficiente. No entanto, há que ter em conta o facto de que duas provas numa cidade como Laguardia e a possibilidade de visitar Vitória é também uma situação vantajosa.

Vitória e a região vinícola de Rioja

4. Visita combinada de La Rioja e Vitória num circuito de vinhos com visita a adegas

Prova de vinhos| ©Fresco Tours
Prova de vinhos| ©Fresco Tours

Como a ideia de uma boa viagem para muitas pessoas é aproveitar ao máximo o tempo para visitar o maior número possível de lugares na mesma oportunidade, então existem excursões de degustação de vinhos que combinam Vitória com as adegas da Comunidade Autónoma de La Rioja no mesmo itinerário. Basicamente, trata-se de uma excursão programada que começa na capital do País Basco, Vitória, e depois vai até Laguardia, onde se encontra a primeira adega do percurso.

Segue-se um passeio pelas zonas vitivinícolas que já se encontram na Comunidade Autónoma de La Rioja. Assim, será possível ver de perto como é o local onde são extraídas as uvas que dão origem a esta famosa bebida alcoólica. Em algumas das paragens, há uma degustação gourmet, quer numa aldeia de La Rioja, quer na adega de Laguardia.

Todo o passeio é feito num minibus, o que significa que é uma experiência relativamente privada. No entanto, na realidade, é quase certo que partilhará a viagem com outras pessoas se o seu grupo não for suficientemente grande para encher o veículo. Além disso, será acompanhado por um guia local e poderá ser recolhido no seu hotel, se este constar da lista de alojamentos do percurso do miniautocarro.

O tempo livre para o almoço pode ser atribuído em Laguardia ou também na cidade de Vitória. Tudo depende de qual é a primeira paragem do itinerário. A prova de vinhos dura normalmente cerca de uma hora e o mais habitual é escolher uma adega típica local, bastante fiel à cultura vitivinícola mais tradicional da região.

Pormenores interessantes

  • Preço: o preço desta excursão é bastante semelhante ao da alternativa anterior, pelo que as tarifas rondam também os 70 euros para adultos e 40 euros para crianças com menos de 12 anos.
  • Duração: um pacote turístico com estas características também tem normalmente uma duração de cerca de 8 horas, desde o ponto de partida no centro de Bilbau até ao regresso ao mesmo ponto da cidade.
  • Meio de transporte: são utilizados mini-autocarros, o que significa que se trata de um veículo mais íntimo que não deve ultrapassar os 15 ou 20 passageiros.
  • Vantagens desta opção: a vantagem desta alternativa é que se atravessa a fronteira com a Região Autónoma de La Rioja, o que pode ser conveniente se quiser dizer que conheceu duas regiões espanholas numa só viagem a Bilbau.
  • Desvantagens desta opção: as 8 horas de duração de um itinerário turístico para desfrutar de uma boa prova de vinhos podem ser demasiado longas para alguém que prefira chegar a Vitória e arredores por conta própria para tomar todas as bebidas que conseguir nos bares de vinho da cidade.

Tour de vinhos de La Rioja e Vitória com visita a adegas

Como reservar as melhores provas de vinho em Bilbau e arredores?

Reservar online| ©Porapak Apichodilok
Reservar online| ©Porapak Apichodilok

Tem à sua disposição diferentes meios para reservar este tipo de excursões baseadas em provas de vinho em Bilbau e arredores. No entanto, o melhor de todos será sempre o online.

Nesta forma de adquirir o seu serviço, tem a possibilidade de cancelar a sua compra gratuitamente. Também pode reservar o horário que desejar, selecionar a data do seu interesse e até verificar a disponibilidade e a diferença de preços de acordo com as diferentes épocas do ano.

Por outro lado, tem a possibilidade de reservar estas provas de vinho através de agências de turismo locais dentro da própria cidade de Bilbau. O problema desta situação é que não há qualquer garantia de que se consiga a prova de vinhos do seu interesse no tempo que tem disponível para a mesma. Também não tem a possibilidade de garantir que não está a pagar um serviço mais caro do que realmente vale.

De facto, a reserva online deste tipo de actividades turísticas é algo que se aplica à maioria das excursões que o levam às melhores aldeias fora de Bilbau. É também uma boa forma de reservar passeios dentro da própria cidade e outras actividades de entretenimento familiar ou para adultos na região da Costa Basca.

Duração das provas de vinho em Bilbau e arredores

Ver| ©Sonja Langford
Ver| ©Sonja Langford

Em média, todas as provas de vinho duram entre uma e duas horas no total. No entanto, estas excursões que o levam às adegas ou vinhas onde se realizam estes eventos são uma atividade muito mais longa. Assim, para desfrutar de uma ou duas provas de vinho na região vinícola nos arredores de Bilbao, será necessário gastar entre seis e oito horas no total.

No entanto, tenha em conta que estas excursões começam normalmente de manhã cedo para que a prova possa ter lugar no início da tarde. Isto significa que ao início da noite estará de volta ao seu hotel para desfrutar da melhor vida nocturna de Bilbao.

Conselhos para uma prova de vinhos nos arredores de Bilbau

Excursão por Bilbau| ©Bigeddie100
Excursão por Bilbau| ©Bigeddie100

O primeiro conselho que lhe posso dar em relação a uma prova de vinhos nos arredores de Bilbau é que tenha em conta que estas actividades não se destinam ao consumo excessivo de álcool. Pelo contrário, são um plano para desfrutar da cultura do vinho, bem como de um produto de excelente qualidade. Se começares a tua viagem com esta filosofia em mente, poderás desfrutá-la melhor.

A segunda recomendação que posso fazer é que escolhas a tua roupa adequadamente. A verdade é que vai estar ao sol quando visitar as vinhas, o que pode levar a uma insolação se não aplicar protetor solar e não usar roupa adequada. De facto, uma viagem às vinhas do sul do País Basco é uma das melhores coisas para fazer em Bilbau e arredores durante o verão.

Deve também ter em conta que as provas gastronómicas são um elemento adicional que é muitas vezes considerado dispensável e desnecessário pelas adegas. Por isso, aconselho-o a optar por uma excursão gastronómica de alto nível em Bilbau se quiser realmente desfrutar do mundo culinário desta região espanhola.

Reserve a sua excursão gastronómica de alto nível em Bilbao

Porque é que é aconselhável participar numa prova de vinhos em Bilbau e arredores?

Os barris de vinho| ©Francisco Aragão
Os barris de vinho| ©Francisco Aragão

Embora Bilbau não seja uma cidade produtora de vinho, a sua proximidade com La Rioja torna-a um destino interessante para os amantes do vinho de boa qualidade. De facto, La Rioja, enquanto região vinícola, tem a primeira denominação de origem espanhola da história. Isto significa que, se estivermos realmente com vontade de provar vinhos, vale a pena as horas de viagem para chegar ao sul do País Basco e desfrutar de uma das regiões vinícolas mais famosas do mundo.

Como se pode imaginar, uma excursão deste tipo, centrada na prova de vinhos em La Rioja ou na cidade de Victoria, é uma das melhores viagens de um dia a partir de Bilbau. Ao mesmo tempo, estando em Bilbau, aperceber-se-á de que existem outros lugares próximos que valem a pena visitar, se tiver tempo suficiente para o fazer. Por esta razão, as visitas guiadas são uma boa alternativa se não tiveres um carro para chegar a estes importantes locais turísticos. Os transferes de Bilbau para San Juan de Gaztelugatxe são um excelente exemplo disso.