10 coisas para fazer em Estocolmo à noite

Estocolmo é a capital da Suécia, uma cidade tão encantadora como versátil e que alberga o melhor do velho continente. A cidade tem história e cultura, mas também muito para desfrutar e explorar à noite.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 coisas para fazer em Estocolmo à noite

Estocolmo à noite | ©Giuseppe Milo

Estocolmo é uma cidade que oferece muitas opções de entretenimento e diversão quando o sol se põe. Desde bares e discotecas com música ao vivo, a museus e espectáculos culturais, Estocolmo é uma metrópole com todo o charme europeu, mas com um toque moderno. É uma metrópole com todo o charme europeu, mas com um toque moderno.

Se visitar a capital da Suécia, vai querer explorar as suas jóias escondidas e descobrir as melhores coisas para fazer em Estocolmo. Há passeios noturnos maravilhosos pelos seus bairros pitorescos e experiências únicas, como o Icebar ou os clubes de jazz para os amantes da elegância e da boa música. Apetece-lhe descobrir esta cidade?

1. Faça um passeio noturno em Estocolmo e descubra uma perspetiva diferente da cidade

Estocolmo à noite| ©Peter Balmer
Estocolmo à noite| ©Peter Balmer

Estocolmo é uma cidade que brilha com a sua própria luz quando a noite cai. Os seus edifícios históricos, canais e pontes são iluminados para criar uma atmosfera mágica e até romântica. Se quiser descobrir uma perspetiva diferente da capital sueca, pode fazer um passeio pela cidade velha de Estocolmo, conhecida como Gamla Stan.

Este é um dos lugares mais bonitos e emblemáticos da cidade, sempre incluído entre os melhores passeios de Estocolmo. À noite, as suas ruas empedradas e casas coloridas tornam-se ainda mais encantadoras, com o contraste entre luz e sombra. Poderá admirar monumentos como a Catedral, o Palácio Real ou o Museu Nobel. Desfrutará também do ambiente noturno dos seus bares e restaurantes.

Descobrir Estocolmo à noite significa visitar a residência oficial do Rei e da Rainha da Suécia, uma das atracções mais famosas da cidade. À noite, terá uma vista privilegiada, pois o palácio ilumina-se, realçando a sua majestade e elegância. Poderá contemplar o exterior ou visitar algumas das suas salas interiores, como o Museu do Tesouro ou o Museu das Três Coroas.

No seu passeio noturno, poderá também visitar o Museu Vasa ou o primeiro bar de gelo permanente do mundo, que o surpreenderá pelo seu estilo moderno e futurista.

Reservar uma visita guiada a Gamla Stan

2. Jante em Estocolmo e delicie o seu paladar com a cozinha local

Jantar em Estocolmo| ©Anton Kouba
Jantar em Estocolmo| ©Anton Kouba

Com uma grande variedade de opções gastronómicas, Estocolmo é uma meca para os paladares mais exigentes à noite. Pode encontrar tudo, desde a cozinha tradicional sueca à cozinha internacional. As refeições em Estocolmo podem ser variadas consoante a estação do ano. Embora se possa fazer esta atividade durante todo o ano, é preciso saber que em março, maio ou abriluma grande colheita em Estocolmo e as opções são mais variadas.

Se procura uma gastronomia de alta qualidade, pode ir ao Wedholms Fisk, um restaurante elegante, especializado em marisco e peixe. Pode experimentar o salmão com endro e beterraba, o alabote com mel ou o sorbet de flor de sabugueiro. Por outro lado, se procura cozinha caseira sueca com um toque moderno, recomendo o Mom's Kitchen Nybrogatan. Aqui, pode saborear pratos tradicionais como almôndegas, salsichas, arenque ou rolo de carne, confeccionados com produtos biológicos e sazonais, que são uma verdadeira delícia.

No entanto, para os mais exigentes e gulosos, a minha melhor recomendação é participar numa excursão culinária por Estocolmo com um especialista em culinária, incluindo, por exemplo, um restaurante com três estrelas Michelin com uma cozinha inovadora e criativa. Um exemplo disso é o restaurante Frantzén, onde o chefe Björn Frantzén combina ingredientes locais com influências europeias e asiáticas.

Participe numa excursão gastronómica

3. Desfrute da vida nocturna de Estocolmo nos seus bares e discotecas

Bar de Estocolmo| ©Johan Sahlén
Bar de Estocolmo| ©Johan Sahlén

Os amantes da vida nocturna sentir-se-ão em casa em Estocolmo. Existe uma grande variedade de locais para todos os gostos e estilos. Desde bares sofisticados e eleg antes a bares boémios e alternativos. A vida nocturna e as festas são extensas, com alguns dos melhores locais da Europa para uma noite de diversão e música no centro da cidade.

Stureplan é a zona mais chique e exclusiva. Aqui encontrará os clubes, bares e discotecas mais modernos e mais caros. Podes dançar ao som da música e, quem sabe, cruzar-te com uma celebridade. Alguns dos sítios mais populares são o Spy Bar, o Sturecompaniet, o Tweed ou o Berns Salonger.

A vida nocturna de Estocolmo continua em Södermalm, o bairro mais alternativo e boémio. Há bares e discotecas com música de todos os tipos e os preços são mais acessíveis do que noutras zonas. Como nota lateral, se depois desta experiência ficar entusiasmado com a cultura do álcool nesta região, então recomendo que visite o Museu dos Espíritos em Estocolmo.

Outra opção para se integrar na vida nocturna de Estocolmo é ir a Gamla Stan, porque respira história e charme. Aqui pode desfrutar de uma noite mais tranquila e romântica num dos pubs ou cafés com um ambiente acolhedor e música ao vivo. Alguns dos locais mais recomendados são o Jazzpuben Stampen, o Tweed ou o Corner Club.

Reservar bilhetes para o Museu dos Espíritos

4. Ponha os seus nervos à prova descobrindo os mistérios de Estocolmo numa visita guiada de fantasmas

Excursão de fantasmas| ©robertbyard
Excursão de fantasmas| ©robertbyard

Todas as cidades têm uma história, e no caso de Estocolmo, é o lar de uma história fascinante, mas também de um dos segredos mais sombrios e arrepiantes. Para quem vive no limite e procura emoção, conhecer o lado misterioso da capital sueca através de uma visita guiada aos fantasmas de Estocolmo pode ser a melhor opção.

É uma forma diferente e divertida de explorar as ruas medievais de Estocolmo, iluminadas pela luz de uma lanterna. A noite e um guia especializado acompanhá-lo-ão pelas ruelas estreitas e pátios escondidos de Gamla Stan.

A experiência pode ser tão assustadora como interessante, pois não faltarão histórias de poltergeists, pragas, execuções públicas e assassinatos. O bom de o fazer com um guia é que ele lhe contará relatos autênticos de crimes, mistérios por resolver, mitos e lendas que deixarão até os mais cépticos de cabelos em pé.

Agora, nem tudo é horror, também pode aprender sobre os primórdios de Estocolmo e como se desenvolveu ao longo dos séculos. Assim, há um pouco de cultura e de história com um bónus sensorial, porque vai experimentar como era a vida antiga, com os seus cheiros, sabores e sons. Sem dúvida, uma opção a incluir no seu itinerário de pelo menos 3 dias em Estocolmo.

Reservar uma excursão fantasma

5. Explorar Estocolmo a bordo de um caiaque ao pôr do sol

Passeio de caiaque em Estocolmo| ©David Forsman
Passeio de caiaque em Estocolmo| ©David Forsman

Andar de caiaque à volta do Lago Mälaren ou do arquipélago depois de escurecer é outra excelente forma de explorar a cidade. Desfrutará de uma vista de cortar a respiração enquanto o sol se funde lentamente no Mar Báltico. Além disso, verá as luzes das fachadas dosedifícios da cidade velha iluminarem-se ao longe, criando um contraste entre o natural e o urbano.

Esta é uma atividade guiada popular, juntamente com os melhores passeios de barco em Estocolmo. O guia irá dar-lhe algumas dicas básicas para remar em segurança nestas águas calmas.

Uma vez na água, começará este passeio de caiaque por Estocolmo, onde poderá identificar alguns pontos turísticos emblemáticos como os seguintes:

  • O centro histórico ou Gamla Stan, com as suas casas coloridas do século XVI e o seu estilo medieval.
  • Ailha Langholmen, que se destaca por abrigar um museu dedicado à memória do músico Carl Michael Bellman.
  • A ilha deKungsholmen, que alberga a Câmara Municipal com a sua torre histórica de mais de 100 metros de altura.

Reservar um passeio de caiaque

6. Faça um passeio panorâmico de barco por Estocolmo e navegue sob as suas pontes

Pontes de Estocolmo| ©chas B
Pontes de Estocolmo| ©chas B

Sabia que Estocolmo está construída sobre 14 ilhas? Sim, a cidade está ligada por mais de 50 pontes. Por isso, para conhecer a sua beleza e história, com o tom que só o pôr do sol e o nascer da lua podem proporcionar, pode aventurar-se num passeio de barco sob as pontes de Estocolmo.

Trata-se de um passeio de barco panorâmico pelos canais e pelo Mar Báltico. Uma experiência que pode variar consoante as condições climatéricas, os locais que pretende visitar e o tipo de barco que preferir.

Existem alguns passeios que exploram o Canal Real, o mais elegante de Estocolmo, porque está rodeado de parques, palácios e mansões. Pode admirar a ilha de Djurgården, onde se encontram o Museu Vasa, o Museu ABBA e o parque de diversões Gröna Lund. E, se desejar, pode visitar alguns dos outros melhores museus de Estocolmo.

O passeio de barco sob as pontes de Estocolmo oferece uma perspetiva diferente. Verá a Cidade Velha, a Câmara Municipal, a ilha de Södermalm e a ilha ecológica de Hammarby Sjöstad. Em suma, é uma experiência para descobrir e captar as melhores e mais belas vistas panorâmicas do arquipélago à noite.

Informações úteis

  • Preço: Normalmente entre 25 e 35 euros por pessoa. No entanto, depende da época, do horário e da disponibilidade.

  • Duração: Pode demorar entre 2 a 3 horas, consoante o percurso efectuado.

Passear de barco sob as pontes de Estocolmo

7. Passear pelos mercados de Estocolmo e conhecer de perto os costumes locais

Mercado Hötorgshallen| ©La Citta Vita
Mercado Hötorgshallen| ©La Citta Vita

Não há forma mais autêntica de conhecer uma cidade do que através dos seus mercados. E é exatamente esse o caso em Estocolmo, onde encontrará uma série de mercados tradicionais. Passeie por estes destinos pitorescos e interaja com os habitantes locais, compre produtos frescos e delicie o seu paladar nas bancas de comida ou nos restaurantes.

Mercado Hötorgshallen

O mercado subterrâneo Hötorgshallen está localizado na Praça Hötorget. Pode aceder-lhe através de uma escada rolante e desfrutar de um ambiente acolhedor entre dezenas de bancas pitorescas com produtos frescos.

Terá a oportunidade de comprar salsichas, legumes, carnes, marisco, frutos exóticos, nozes e muito mais. Há também uma área para vinhos e outras bebidas alcoólicas.

  • Preço: entrada livre.
  • Horário de funcionamento: das 10:00 às 19:00.

Mercado Östermalms Saluhall

O mercado Östermalms Saluhall tem uma história que remonta a 1880 e está localizado no distrito de Östermalms (a cerca de 10 minutos de carro do centro histórico). Aí, terá acesso a um grande número de restaurantes nacionais e internacionais, cafés, lojas de produtos frescos e muito mais.

  • Preço: entrada livre.
  • Horário de funcionamento: das 9h30 às 19h. Encerrado aos domingos.

8. Aproveite a cena nocturna de Estocolmo e tire algumas fotografias

Estocolmo à noite| ©eGuide Travel
Estocolmo à noite| ©eGuide Travel

Durante a sua estadia, pode aproveitar o cenário noturno de Estocolmo para tirar algumas fotografias. Após o pôr do sol, a cidade fica completamente iluminada, dando-lhe uma perspetiva diferente das suas ruas, edifícios, monumentos e outros pontos turísticos. Ficará envolvido numa atmosfera mágica que quererá recordar para sempre.

Esta é uma experiência que pode fazer sozinho em qualquer altura do ano. Também encontrará algumas actividades guiadas na cidade com um especialista em fotografia, o que pode ser favorável se quiser obter algumas dicas básicas sobre como obter imagens de alta qualidade.

Qualquer que seja a opção escolhida, terá de percorrer as ruas da capital sueca em busca dos locais mais emblemáticos. Por exemplo, alguns deles são:

Além disso, se for um entusiasta da fotografia, pode complementar esta experiência comprando bilhetes para a Fotografiska em Estocolmo. Aí, poderá desfrutar de uma importante coleção pertencente a artistas contemporâneos como a americana Sally Mann, a francesa Sarah Moon, entre outros.

Reservar bilhetes para Fotografiska

9. Apanhe o Elevador Katarina e veja Estocolmo como o corvo voa

Partindo do Cais Nybrokajen| ©Lars Igelström
Partindo do Cais Nybrokajen| ©Lars Igelström

Uma viagem ao Elevador Katarina é outra atividade nocturna para a sua estadia de 2 dias em Estocolmo ou mais. Esta histórica estrutura metálica, construída em 1881 e reconstruída em 1935, oferece uma vista panorâmica de toda a cidade, que depois do pôr do sol é iluminada por centenas de luzes.

Este miradouro situa-se na ilha de Södermalm (parte sul da cidade) e pode ser acedido através da rua Urvädersgränd. Alcançará uma altura de aproximadamente 38 metros e terá um passadiço com paredes de vidro, onde poderá caminhar livremente enquanto aprecia a paisagem mágica e, porque não, tirar algumas fotografias.

Durante esta experiência, terá a oportunidade de ver o porto da cidade e a imensidão do Mar Báltico, que se funde com o céu ao longe. Terá também uma vista panorâmica da Ilha Djurgarden, onde se encontra o museu ao ar livre Skansen de Estocolmo, e dos coloridos edifícios medievais de Gamla Stan, ou Cidade Velha.

Informações úteis

  • Preço: A taxa de entrada é de aproximadamente 1 euro por pessoa.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 8:00 às 22:00 horas.

Reservar bilhetes para o Museu ao Ar Livre de Skansen

10. Patine numa superfície de gelo natural ao ar livre e sob o luar

Patinagem na natureza| ©Sara Melhuish
Patinagem na natureza| ©Sara Melhuish

Embora esta seja uma experiência que só pode ser feita durante uma época do ano, não posso deixar de mencionar uma das actividades mais populares na capital sueca, a patinagem no gelo à noite e ao ar livre. Será brindado com um cenário natural mágico, conduzido por uma paisagem de inverno sonhadora e enluarada. Ideal se estiver em Estocolmo com crianças, amigos ou mesmo sozinho.

Para desfrutar desta experiência, pode visitar os vários lagos, lagoas e rios que se encontram por toda a cidade. Estes estão completamente congelados durante o período de inverno e abertos ao público para patinagem. Também é possível participar numa visita guiada de introdução à patinagem no gelo natural em Estocolmo e, se for a sua primeira vez no gelo, pode obter aconselhamento especializado.

Seja qual for a opção escolhida, viverá um momento inesquecível de ligação à natureza e à tranquilidade da noite. Sem dúvida, esta é uma atividade que não deve faltar no seu itinerário. No entanto, como se trata de pistas de gelo naturais, só as poderá desfrutar se visitar Estocolmo no inverno.