Estocolmo em 3 dias: um guia para você aproveitar ao máximo sua visita

Passear por Estocolmo num fim de semana prolongado não é uma tarefa impossível se souber organizar o seu itinerário. Eis uma seleção de destinos imperdíveis.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 12 minutos

Estocolmo em 3 dias: um guia para você aproveitar ao máximo sua visita

Estocolmo | ©Aleksandra Pękala

A capital da Suécia, Estocolmo, é um lugar com uma história de mais de 700 anos. As suas ruas pitorescas convidam-nos, desde o primeiro momento em que as percorremos, a descobrir os seus museus, monumentos, palácios e outros destinos. Também pode passear pelos seus canais e lagos, compostos por cerca de 50 pontes, que ligam as ilhas desta cidade.

Durante a sua estadia de três dias, encontrará muitos locais para visitar. Só tens de organizar o teu itinerário e aproveitar cada minuto. Por exemplo, algumas das melhores coisas para fazer em Estocolmo incluem explorar a Cidade Velha ou Gamla Stan, descobrir as áreas naturais e as cidades vizinhas, visitar lugares como o Museu dos Naufrágios ou o Museu Viking na Ilha Djurgarden, entre outras actividades. Aqui está como aproveitar ao máximo cada dia!

Dia 1: Explorar a Cidade Velha de Estocolmo ou Gamla Stan

Catedral de Estocolmo| ©Peter Cook
Catedral de Estocolmo| ©Peter Cook

O objetivo deste dia é explorar a Cidade Velha de Estocolmo , mais conhecida como Gamla Stan. Irá ver o Palácio Real, a Catedral de São Nicolau, a Igreja Riddarholmen, o Museu do Prémio Nobel, a Rua Marten Trotzig Grand, a Praça Stortoget e o Palácio do Parlamento.

Palácio Real de Estocolmo

O seu primeiro dia de aventura em Estocolmo começa no Palácio Real, localizado a alguns minutos a pé, aproximadamente 170 metros, da Cidade Velha. Trata-se de um imponente edifício de 11 andares com cerca de 600 quartos, construído no século XVIII e residência oficial dos reis suecos.

Pode visitar o interior do palácio por sua conta ou fazer uma visita guiada à Cidade Velha de Estocolmo. Ficará maravilhado com a sua beleza arquitetónica, ornamentos, obras de arte, mobiliário e muito mais. Terá também a oportunidade de apreciar a troca da Guarda Real, que tem lugar no exterior. Normalmente, tem lugar às 12h15, mas este horário varia consoante a época do ano.

  • Preço: A entrada no palácio custa cerca de 13 euros (adultos) e aproximadamente 6 euros (crianças dos 7 aos 17 anos).
  • Horário de abertura: das 10h00 às 17h00, se estiver em Estocolmo em maio e até meados de setembro. Durante o resto do ano, o palácio encerra uma hora mais cedo (16:00) e não está aberto às segundas-feiras.

Reservar uma visita guiada à Cidade Velha

Catedral de São Nicolau de Estocolmo

Do destino anterior, terá de caminhar cerca de 77 metros ao longo da Högvaktsterrassen, cerca de 1 minuto, até ao próximo destino, a Catedral de São Nicolau. Esta igreja, construída no século XIII, foi a primeira igreja da cidade.

Ao chegar, ficará surpreendido com a arquitetura gótica báltica do edifício. Verá a sua fachada de tijolos de cor ocre e, no interior, verá grandes tesouros religiosos, como a estátua de São Jorge e o dragão, esculpida em madeira e do período medieval. Além disso, o púlpito da igreja com o seu estilo barroco francês do início do século XVII, entre outras coisas.

  • Preço: cerca de 5 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: das 9:00 às 16:00 de outubro a abril, das 9:00 às 17:00 de maio a setembro, e das 9:00 às 18:00 de junho a agosto.

Igreja de Riddarholmen

A próxima paragem é a Igreja de Riddarholmen. Terá de caminhar cerca de 350 metros a partir da Catedral de São Nicolau na direção de Storkyrkobrinken e Riddarholmsbron. Esta é uma igreja funerária e memorial, onde repousam os governantes suecos da história.

Neste mosteiro pode ver os túmulos de reis medievais, como Magnus Ladulås, cujo governo se estendeu de 1275 a 1290; Karl Knutsson Bonde, que subiu ao trono pela primeira vez em 1448. Além disso, os regentes do rei Gustavo II (falecido em 1632) ao rei Gustavo V (falecido em 1950).

  • Preço: cerca de 4 euros para adultos e cerca de 2 euros para crianças dos 7 aos 17 anos.
  • Horário de funcionamento: aberto diariamente de maio a setembro das 10h00 às 17h00, de outubro a novembro apenas aos sábados e domingos das 10h00 às 16h00 e de dezembro a abril está encerrado.

O Museu do Prémio Nobel

Depois de terminar a sua visita à Igreja de Riddarholmen, terá de caminhar cerca de 650 metros, uma caminhada de cerca de 9 minutos ao longo de Riddarhustorget para chegar ao Museu do Prémio Nobel. Foi inaugurado em 2010 para assinalar o centenário deste lendário prémio.

Com os bilhetes para o Museu do Prémio Nobel em Estocolmo, pode descobrir a história do Prémio Nobel e de todos os laureados, bem como o legado que deixaram para a paz, a ciência e a literatura. Além disso, se estiver em Estocolmo em dezembro, poderá ver exposições temporárias por ocasião da cerimónia anual de entrega do Prémio Nobel.

  • Preço: cerca de 12 euros por pessoa, preço reduzido de cerca de 8 euros para maiores de 65 anos e gratuito para menores de 18 anos.
  • Horário de funcionamento: aberto diariamente de junho a agosto das 9:00 às 20:00, de setembro a maio de terça a quinta-feira das 11:00 às 17:00, sexta-feira das 11:00 às 20:00, e sábado e domingo das 10:00 às 18:00.

Reserve os seus bilhetes para o Museu do Prémio Nobel

Passeio pela rua Marten Trotzig Grand

Outro ponto de passagem obrigatório no seu itinerário é a rua Marten Trotzig Grand, a pelo menos 350 metros do Museu do Prémio Nobel. Este é um destino bastante curioso, considerado a rua mais estreita de toda a cidade, com apenas 90 centímetros de largura.

Ao chegar, encontrará um lance de 36 degraus, que compõem a pitoresca ruela. Poderá tirar algumas fotografias e observar os graffitis nas paredes. Além disso, se participar numa das melhores excursões de Estocolmo a Gamla Stan, poderá descobrir alguns factos interessantes sobre este local que esteve fechado durante o século XVIII.

Passear pela Praça Stortoget

A partir da estreita rua Marten Trotzig Grand, irá para aquela que poderá ser a praça mais antiga de Estocolmo, Stortoget. Volte a caminhar na direção de Västerlånggatan durante cerca de 350 metros ou 5 minutos. Este é um local muito animado, pitoresco e com muita história.

Verá as casas coloridas que rodeiam a praça, edifícios antigos como o atualmente ocupado pela Academia Sueca, anteriormente a Bolsa de Valores de Estocolmo. Além disso, se estiver em Estocolmo na altura do Natal, encontrará uma feira da ladra com decorações, luzes e produtos sazonais.

Palácio do Parlamento de Estocolmo

O seu dia termina com uma visita ao Palácio do Parlamento. Fica a 600 metros e a 8 minutos a pé da Praça Stortoget, ao longo da Rua Slottskajen. O edifício monumental, construído entre 1897 e 1905, ocupa uma grande parte da ilha de Gamla Stan e tem um estilo neoclássico, elementos neo-barrocos no interior e uma fachada barroca renascentista.

Pode entrar no interior do palácio e desfrutar de uma visita guiada gratuita. Percorrerá as duas alas deste edifício, mergulhando na sua história. Regressará depois ao centro da cidade para passear pelas ruas e descobrir Estocolmo à noite, ou talvez fazer uma visita gastronómica aos restaurantes de Estocolmo.

  • Preço: a entrada é gratuita.
  • Horário de funcionamento: de setembro a junho, aos fins-de-semana, das 12:00 às 15:00, com visitas guiadas a cada 60 minutos. Entretanto, no verão (junho a agosto), o acesso é de segunda a sexta-feira, das 12:00 às 15:00, com visitas guiadas de 60 em 60 minutos.

Participar numa visita gastronómica

Dia 2: Participe numa atividade guiada para descobrir os espaços naturais e as aldeias vizinhas

Arquipélago de Estocolmo| ©Егор Журавлёв
Arquipélago de Estocolmo| ©Егор Журавлёв

O objetivo deste dia é desconectar da cidade para visitar as zonas naturais e as aldeias próximas de Estocolmo através de uma atividade guiada. Pode explorar o arquipélago de Estocolmo, a reserva natural de Nacka ou as aldeias vikings de Uppsala e Sigtuna.

Opção 1: Passeio pelo Arquipélago de Estocolmo

Se gosta de aventuras na água, durante o segundo diaem Estocolmo, pode percorrer o arquipélago da cidade de barco ou, se for mais aventureiro, de caiaque. Irá navegar através de um labirinto de ilhas com belas paisagens e poderá fazer algumas paragens para aproveitar os miradouros.

Há várias opções para esta experiência de um dia inteiro. Por exemplo, pode fazer um dos melhores passeios de barco em Estocolmo, onde pode simplesmente relaxar no convés e apreciar o ambiente que o rodeia. Ou participar num passeio de caiaque por Estocolmo e remar na companhia de um especialista nestas águas mágicas.

Informações úteis

  • Preço: os passeios de barco começam em cerca de 30 euros por pessoa, enquanto os passeios de caiaque custam, no mínimo, cerca de 60 euros por pessoa.
  • Duração: 5 a 8 horas (dependendo do tipo de experiência selecionada e das suas necessidades).

Reservar um passeio de caiaque em Estocolmo

Opção 2: Descobrir a reserva natural de Nacka fora de Estocolmo

Outra grande escapadela de Estocolmo é a Reserva Natural de Nacka, situada a cerca de 20 minutos de carro do centro da cidade. Aí, estará em contacto direto com a natureza durante um dia inteiro, deixando para trás a azáfama da cidade.

Depois de se encontrar com o seu motorista-guia em Estocolmo, viajará para a reserva, onde poderá realizar várias actividades:

  • Caminhará por florestas densas com carvalhos centenários, cogumelos e uma variedade de natureza.
  • Verá avida selvagem local, como raposas, alces, castores, veados e aves de rapina.
  • Participaránum almoço e cozinhará numa fogueira.
  • A paisagem de falésias, lagos de águas azuis e zonas verdes vibrantes é observada a partir de miradouros.

Informações úteis

  • Preço: cerca de 93 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de 5 horas.

Opção 3: Visitar as aldeias vikings de Uppsala e Sigtuna a partir de Estocolmo

Explorar a história e a cultura Viking é uma oportunidade a não perder na sua visita a Estocolmo. Embarque numa aventura de um dia, partindo da cidade para as aldeias de Uppsala e Sigtuna, para descobrir as jóias escondidas de ambas as regiões.

Juntamente com um motorista-guia, viajará para Uppsala (a 53 minutos de Estocolmo). Aí, verá uma série de túmulos dos séculos V e VI, pertencentes a reis vikings; a catedral desta cidade, erigida em 1164 para substituir um templo pagão viking, e muito mais. De seguida, viajará para Sigtuna (36 minutos), onde verá as ruínas da Igreja de S. Olaf e passeará por ruas repletas de cafés e lojas.

Informações úteis

  • Preço: cerca de 150 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de 8 a 10 horas.

Dia 3: Visita à Ilha Djurgarden ou à Ilha dos Museus, em Estocolmo

Museu dos Náufragos| ©Tony Shertila
Museu dos Náufragos| ©Tony Shertila

A proposta para o seu último dia na cidade é visitar alguns dos melhores museus de Estocolmo localizados na Ilha Djurgarden. Lá, pode visitar o Museu dos Naufrágios, o Museu Nórdico, o Museu Viking, o Museu ABBA e o Museu Skansen ao ar livre.

Museu dos Naufrágios de Estocolmo

O itinerário do terceiro dia em Estocolmo começa no Museu dos Naufrágios, situado a cerca de 15 minutos de carro do centro da cidade. Aqui verá um navio do século XVII, que se afundou no Mar Báltico em 1628, no próprio dia da sua inauguração. Foi resgatado em 1961 e uma grande parte foi reconstruída.

No museu, poderá apreciar uma extensa coleção de cerca de 40.000 objectos preservados no fundo do mar. Há exposições interactivas, hologramas e muito mais. Basicamente, com os bilhetes para o Vrak, o Museu dos Naufrágios de Estocolmo, terá acesso aos achados do naufrágio e às descobertas arqueológicas.

  • Preço: os bilhetes custam aproximadamente 18 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 10:00 às 17:00.

O Museu Nórdico em Estocolmo

Do Museu dos Naufrágios caminha-se cerca de 230 metros ou 3 minutos na direção de Galärvarvsvägen e chega-se ao Museu Nórdico de Estocolmo. Neste edifício de estilo renascentista, encontrará um registo histórico e cultural da Suécia, desde a Idade Média até ao período contemporâneo.

Nas salas do museu, ficará a conhecer o estilo de vida dos povos nórdicos. Poderá ver mobiliário, jóias, fotografias, retratos, trajes, objectos do quotidiano e muito mais. Aprenderá também sobre os rituais que costumavam celebrar e sobre o grupo étnico do norte da Europa, os Sami.

  • Preço: a partir de 12 euros por pessoa. As crianças com menos de 18 anos têm entrada gratuita.
  • Horário de abertura: diariamente das 10:00 às 17:00.

O Museu Viking em Estocolmo

No final da sua visita ao Museu Nórdico, deve caminhar aproximadamente 550 metros ou cerca de sete minutos para o noroeste de Galärvarvsvägen. Aí encontrará o Museu Viking de Estocolmo, onde viverá uma experiência única: áreas interactivas, artefactos antigos, navios do século IX e o comboio viking com os seus efeitos especiais.

Com os bilhetes para o Museu Viking de Estocolmo, conhecerá de perto a cultura viking e terá a oportunidade de se sentir como um guerreiro nórdico, experimentando trajes e acessórios da época. Ideal se estiver em Estocolmo com crianças.

  • Preço: o preço aproximado da entrada é de 19 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira das 11:00 às 17:00 e de sábado a segunda-feira das 10:00 às 18:00.

Reservar bilhetes para o Museu Viking

O Museu ABBA em Estocolmo

Para o seu próximo destino, precisará de comprar bilhetes para o Museu ABBA em Estocolmo. Este local, considerado um dos mais novos da ilha, fica a pelo menos 270 metros de distância do Museu Vi king. Vai entrar no universo de uma das bandas suecas mais famosas dos anos 70, os ABBA.

Neste museu, verá exposições com os trajes icónicos usados por Agnetha, Björn, Benny e Anni-Frid durante as suas actuações. Encontrará também instrumentos musicais, discos de ouro e outros prémios, fotografias, capas de revistas em que apareceram, reproduções de cenários e estúdios de gravação, salas de realidade virtual, etc.

  • Preço: cada pessoa paga cerca de 22 euros pelo seu bilhete.
  • Horário de abertura: todos os dias das 10:00 às 18:00.

O museu ao ar livre Skansen em Estocolmo

Para terminar o passeio deste terceiro dia em Estocolmo, terá de caminhar uma média de cinco minutos desde o destino anterior. Desta forma, encontrará o Museu ao Ar Livre Skansen. Trata-se de uma quinta e de um jardim zoológico, onde poderá conhecer a vida dos povos nórdicos antes do advento da industrialização.

Com os bilhetes para o museu ao ar livre Skansen, em Estocolmo, viverá uma época diferente. Verá como eram feitos alguns trabalhos quotidianos: fabrico de sapatos, sopro de vidro, manteiga, têxteis e muito mais. Também verá alguns animais: renas, alces e muito mais. E antes de partir, desfrutará de uma sobremesa típica e de um café na tradicional fika sueca ou pausa para descanso.

  • Preço: Os bilhetes para o museu custam aproximadamente 18 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: Segunda e terça-feira das 10:00 às 16:00, quarta e quinta-feira das 10:00 às 15:00 e de sexta-feira a domingo das 10:00 às 17:00.

Reservar bilhetes para o Museu Skansen

Autocarro turístico para viagens de longo curso em Estocolmo

Viagem de autocarro turístico| ©Lars Igelström
Viagem de autocarro turístico| ©Lars Igelström

Se está a pensar em formas de se deslocar na capital sueca, devo dizer-lhe que o autocarro turístico de Estocolmo é a melhor opção para descobrir a cidade ao seu próprio ritmo e percorrer longas distâncias numa viagem de 3 dias. Poderá poupar tempo e dinheiro enquanto se desloca de uma atração para outra através das suas duas rotas, que funcionam das 10:00 às 16:00 horas.

Terá à sua disposição a rota do autocarro vermelho. Com mais de 25 paragens, poderá aceder a locais como o Museu do Brinquedo, Gamla Stan ou o centro antigo da cidade, a Câmara Municipal, a Catedral de São Nicolau, entre outros destinos.

A rota do barco verde dar-lhe-á uma perspetiva da cidade a partir dos seus lagos e canais. Terá nove paragens à sua disposição , incluindo o Museu Vasa, o Palácio Real, o terminal de cruzeiros Stadsgården, o parque de diversões Gröna Lund e muito mais.

Reservar bilhetes para o autocarro turístico de Estocolmo

Sightseeing Card para poupar no itinerário de 3 dias em Estocolmo

As pessoas em Estocolmo| ©Paul Jaquin
As pessoas em Estocolmo| ©Paul Jaquin

Outro facto importante é que o Stockholm Tourist Card é a forma ideal de poupar no seu itinerário de 3 dias. Terá acesso gratuito a dezenas de atracções (museus, monumentos, parques de diversões e outras experiências) e sem filas na maioria dos casos.

Com o Stockholm All-Inclusive Pass pode fazer um passeio de barco nos canais, visitar o Museu Nórdico, o Museu Fotografiska, o Museu Nobel, a Igreja Riddarholmen, o Palácio Real e muito mais. Basta digitalizar o código QR no passe a partir do seu telemóvel na bilheteira de cada destino durante o período de validade (1, 2, 3 ou 5 dias), dependendo do cartão adquirido.

Reservar o Stockholm All-Inclusive Pass

Destaques de 3 dias em Estocolmo

  • Dia 1
  • Explorar a Cidade Velha de Estocolmo ou Gamla Stan
  • Palácio Real de Estocolmo
  • A partir de 13 euros por pessoa
  • 10:00 às 17:00 (maio a setembro), resto do ano 10:00 às 16:00. Encerrado às segundas-feiras
  • Dia 2
  • Participe numa atividade guiada para descobrir os locais naturais próximos
  • Reserva Natural de Nacka, nos arredores de Estocolmo
  • A partir de 93 euros por pessoa
  • Duração de cerca de 5 horas (aprox.)
  • Dia 3
  • Visite o Djurgarden de Estocolmo ou a Ilha dos Museus
  • Museu Viking de Estocolmo
  • A partir de 19 euros por pessoa
  • De terça a sexta-feira das 11:00 às 17:00 e de sábado a segunda-feira das 10:00 às 18:00.