10 melhores museus de Estocolmo

Estocolmo alberga mais de 60 museus e escolher quais visitar durante a sua viagem pode ser uma tarefa difícil. Aqui estão os imperdíveis.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 melhores museus de Estocolmo

Vista do Museu Nacional de Estocolmo | ©piningforthewest

A capital da Suécia, Estocolmo, também conhecida como a Veneza do Norte, é conhecida pelo seu grande centro de arte. Existem mais de 60 museus nas suas ruas. Neles, você terá a oportunidade de conhecer a história e a cultura da cidade, ver exposições fotográficas, obras de arte moderna e contemporânea, entre outras expressões.

Fazer um tour pelos museus da cidade é, sem dúvida, uma das melhores coisas para se fazer em Estocolmo. Pode visitar o tradicional Museu dos Naufrágios ou Vrak, para descobrir os segredos das águas nórdicas; ou o Museu Viking, onde pode mergulhar na história sueca. Também pode visitar o moderno Museu ABBA, o Museu Skansen ao ar livre, o Museu Fotografiska e muitos outros.

1. Museu Viking

Museu Vasa| ©dilettantiquity
Museu Vasa| ©dilettantiquity

O Museu Viking é um destino obrigatório durante a sua estadia de pelo menos 2 dias em Estocolmo. Poderá descobrir a cultura sueca através de atracções interactivas, exposições fotográficas, artefactos antigos e muito mais. Sentir-se-á como se tivesse sido transportado de volta à Era Viking.

Durante o passeio pelas salas do museu, verá:

  • Os três navios vikings, que datam do século IX.
  • Osespectáculos teatrais, com reconstituições da Era Viking que lhe darão uma visão da sua influência na Europa nórdica, comércio, expedições e muito mais.
  • A exposição de trajes vikings, na qual se destacam as túnicas de lã características dosvikings, capacetes de guerra, etc.
  • As colecções de artefactos antigos. Muitos deles encontrados em câmaras funerárias.

Para além de desfrutar de todas estas exposições, os bilhetes para o Museu Viking de Estocolmo dão acesso ao comboio viking. Trata-se de uma atração interactiva com uma série de efeitos especiais e sons que o vão surpreender enquanto mergulha na história destes guerreiros lendários.

Informações úteis

  • Preço: a partir de cerca de 19 euros por pessoa.
  • Horário de abertura: 11:00 às 17:00 de terça a sexta-feira, 10:00 às 18:00 de sábado a segunda-feira.
  • Localização: Ilha de Djurgården ou Ilha dos Museus.

Reservar bilhetes para o Museu Viking

2. Museu dos Espíritos

Museu dos Espíritos| ©Kevin Oliver
Museu dos Espíritos| ©Kevin Oliver

Não importa se visita Estocolmo em janeiro, a meio do ano ou em dezembro. Se é um entusiasta dos sabores e aromas oferecidos pelas bebidas espirituosas, então o Museu das Bebidas Espirituosas é para si. Aí, ficará a conhecer a cultura por detrás do fabrico do álcool sueco: história, destilação, produção, a sua ligação à humanidade.

Este é um museu popular entre os turistas porque combina o mundo das bebidas espirituosas com a arte. Aprenderá como é efectuado o processo de destilação para criar bebidas espirituosas como o rum, o vodka e o gin. Pode também fazer algumas provas.

Encontrará também exposições permanentes, que mostram as obras utilizadas pela Absolut Vodka para as suas campanhas publicitárias. No total, são cerca de 850 obras (arte gráfica, pinturas, instalações, etc.) pertencentes a cerca de 500 artistas, como Andy Warhol, Kenny Schar, Ola Billgren, entre outros.

Os bilhetes para o Museu das Bebidas Espirituosas de Estocolmo também dão acesso à loja de recordações, onde pode comprar as garrafas da sua escolha para levar consigo o sabor de Estocolmo. Pode ainda visitar a zona de restauração para almoçar ou jantar.

Informações úteis

  • Preço: o preço é de aproximadamente 15 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: de quinta a terça-feira das 11:00 às 18:00, quarta-feira das 11:00 às 19:00.
  • Localização: Ilha de Djurgården ou Ilha dos Museus.

Reservar bilhetes para o Museu dos Espíritos

3. Museu do Brinquedo

Museu do Brinquedo| ©Dvortygirl
Museu do Brinquedo| ©Dvortygirl

Se gosta de figuras de ação, livros de banda desenhada, jogos de tabuleiro, animais de peluche, bonecas, comboios e muito mais, então uma visita ao Museu do Brinquedo em Estocolmo é obrigatória. Irá sentir-se como uma criança ao ver as impressionantes colecções que aqui se encontram.

Quer esteja sozinho, com amigos ou tenha viajado para Estocolmo com crianças, este museu é o local ideal para se divertir enquanto aprende sobre a evolução dos brinquedos que fizeram história. Será envolvido por uma atmosfera pitoresca com um toque de nostalgia.

Nas salas de exposição, verá cerca de 40.000 objectos. Todos eles estão organizados por ordem cronológica e temática. Podes jogar clássicos de arcada, como a Corrida Espacial da Atari, Pinball, Pac Man da Namco, entre outros.

Além disso, deves saber que os bilhetes para o Museu do Brinquedo estão incluídos no Cartão de Turismo de Estocolmo. Por conseguinte, pode obter uma poupança considerável no preço da entrada comprando o passe.

Informações úteis

  • Preço: o preço da entrada no museu começa em 15 euros por pessoa.
  • Horário de abertura: diariamente, das 10:00 às 17:00.
  • Localização: Svensksundsvägen 5, 111 49, Estocolmo.

Reservar bilhetes para o Museu do Brinquedo

4. Museu ao Ar Livre Skansen

Museu ao Ar Livre Skansen| ©Brian Dooley
Museu ao Ar Livre Skansen| ©Brian Dooley

Estocolmo tem muitos museus, mas um que rompe com a tradição é o Museu ao ar livre Skansen. Trata-se de um parque zoológico que deve ser incluído no seu itinerário de, pelo menos, 3 dias em Estocolmo e que lhe permitirá conhecer a vida rural desta região antes da industrialização.

Ao chegar a este museu, encontrará quintas e casas que evocam a Suécia dos séculos passados. Será recebido por habitantes locais em trajes tradicionais, que lhe contarão a história da terra. Terá também acesso a uma série de estações onde verá de perto como se desenvolviam algumas das actividades representativas da região.

Por exemplo, conhecerá o fabrico de sapatos suecos, as etapas do fabrico de vidro soprado à mão , o processo de batedura da manteiga, a arte da tecelagem tradicional, etc. E, na zona do jardim zoológico, verá algumas renas, alces, bisontes, ursos pardos e outros animais.

Os bilhetes para o museu ao ar livre Skansen, em Estocolmo, também lhe permitem participar num dos momentos suecos mais aguardados do dia, a fika. Faz-se uma pausa para petiscar e tomar uma bebida quente. Tudo isto enquanto admira a paisagem.

Informações úteis

  • Preço: a taxa média de entrada é de 18 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: 10:00-15:00 às quartas e quintas-feiras, 10:00-17:00 de sexta a domingo e 10:00-16:00 às segundas e terças-feiras.
  • Localização: Ilha de Djurgården ou Ilha dos Museus.

Reservar bilhetes para o Museu ao Ar Livre de Skansen

5. Museu do Prémio Nobel

Conhecer o museu| ©Solis Invicti
Conhecer o museu| ©Solis Invicti

Outro lugar em Estocolmo onde terá uma grande experiência cultural é o Museu do Prémio Nobel. Descobrirá o legado deixado à humanidade pelos laureados com o Prémio Nobel desde 1901. Tudo isto em prol da paz, da ciência e da literatura.

No interior do museu, encontrará exposições permanentes e temporárias, onde conhecerá a história e os contributos de grandes figuras. É o caso do físico alemão Albert Einstein; do defensor dos direitos civis, Martin Luther King; do jornalista e contador de histórias americano, Ernest Hemingway, entre outros.

Os bilhetes para o Museu do Prémio Nobel em Estocolmo dão acesso a um guia áudio com o qual pode fazer a visita ao seu próprio ritmo. Também é possível solicitar uma visita guiada com um especialista. De qualquer forma, desfrutará de uma experiência enriquecedora com projecções, exposições interactivas e muito mais.

Informações úteis

  • Preço: aproximadamente 16 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: das 9:00 às 20:00 entre junho e agosto. De setembro a maio, está aberto às terças e quintas-feiras, das 11h às 17h, às sextas-feiras, das 11h às 20h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h.
  • Localização: Praça Stortorget, 2, 103 16 Estocolmo.

Reservar bilhetes para o Museu do Prémio Nobel

6. Museu Sueco das Artes do Espetáculo

Museu Sueco das Artes do Espetáculo| ©dixtuin
Museu Sueco das Artes do Espetáculo| ©dixtuin

Expressões como a dança, o teatro e a música têm um lugar especial no Museu das Artes do Espetáculo de Estocolmo. Aqui encontrará uma série de exposições permanentes e temporárias, que o ajudarão a experimentar o que acontece no palco e atrás dele.

O museu está instalado num edifício histórico do século XVII, que durante cerca de 300 anos foi utilizado como padaria e loja de bebidas. As suas salas albergam uma importante coleção de cerca de 50.000 objectos: manuscritos, instrumentos musicais, trajes de palco, modelos de cenários e muito mais.

Pode chegar facilmente a este destino, quer vá a pé, de carro particular ou através dos passeios de autocarro turístico de Estocolmo. Basta comprar bilhetes para o Museu Sueco de Artes Performativas em Estocolmo e começar a apreciar as várias formas de arte.

Para além das exposições, existem cerca de 20 estações interactivas à sua disposição. Pode vestir um fato, maquilhar-se, subir ao palco e esperar que a cortina suba para dar largas à sua criatividade e ser a estrela da sua própria peça. Pode também criar as suas próprias faixas e visitar o salão da fama da música.

Informações úteis

  • Preço: o preço médio do bilhete é de cerca de 15 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: das 11:00 às 17:00 de terça a sexta-feira, das 10:00 às 17:00 aos sábados e domingos. Fechado às segundas-feiras.
  • Localização: Sibyllegatan 2, 114 51 Estocolmo.

Reservar bilhetes para o Museu Sueco de Artes Performativas

7. Museu Paradox

Dentro do Museu do Paradoxo| ©luitpold
Dentro do Museu do Paradoxo| ©luitpold

Se quiser desafiar a lógica e as leis da física, deve reservar um espaço no seu itinerário para visitar o Museu do Paradoxo em Estocolmo. Sentir-se-á como se estivesse noutro mundo onde tudo está ao contrário e rompe com a realidade.

Irá mergulhar numa série de ilusões sensoriais e ópticas oferecidas através de cerca de 70 exposições, entre as quais se destacam as seguintes:

  • O túnel, onde o objetivo é manter o equilíbrio enquanto tudo à sua volta gira.

  • A sala de cabeça para baixo. Ao entrar, o visitante tem a sensação de estar a flutuar.

  • Osofá paradoxal, onde verás o teu tronco separado das tuas pernas.

  • Um piano falante, com o qual pode ter uma conversa interessante apenas pressionando as suas teclas.

Sem dúvida, com os bilhetes para o Museu Paradox em Estocolmo terá a oportunidade de estimular os seus sentidos e elevar o seu nível de perceção em relação à realidade. Depois desta experiência inesquecível, podes continuar o teu passeio pela cidade. Talvez participar num dos melhores passeios de barco em Estocolmo ou visitar outros museus.

Informações úteis

  • Preço: a entrada custa a partir de 23 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: das 9:00 às 21:00 de sábado a terça-feira, das 10:00 às 19:00 às quartas e quintas-feiras e das 10:00 às 21:00 às sextas-feiras.
  • Localização: Sergelgatan 20, 111 57 Estocolmo.

Reservar bilhetes para o Museu Paradox

8. Vrak, o Museu dos Naufrágios

O Museu dos Naufrágios| ©Tony Shertila
O Museu dos Naufrágios| ©Tony Shertila

Na ilha de Djurgården, a cerca de 15 minutos de carro do centro de Estocolmo, encontra-se o Museu dos Naufrágios, que alberga o histórico navio Vrak. Aqui encontrará várias exposições que lhe darão uma visão dos segredos das profundezas do Mar Báltico e de como era a vida a bordo do navio.

O museu é composto por dois pisos. Num dos pisos, estão expostos todos os achados do naufrágio, enquanto o outro dá acesso a descobertas arqueológicas marítimas. Uma visita às exposições pode ser um dos melhores passeios em Estocolmo.

Terá uma experiência imersiva através das colecções interactivas com hologramas e fotografias, que reúnem cerca de 40.000 objectos preservados no fundo do mar. Além disso, assistirá a um filme que lhe permitirá conhecer a construção do navio no século XVII, o naufrágio em 1628, o seu salvamento em 1961 e o processo de restauro de mais de 95%.

Além disso, com os bilhetes para o Vrak, o Museu dos Naufrágios, pode visitar a área do restaurante, para provar alguns bolos e bebidas. Existe também uma loja de recordações com objectos únicos relacionados com a história do naufrágio.

Informações úteis

  • Preço: a entrada custa cerca de 18 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 10:00 às 17:00.
  • Localização: Ilha Djurgården ou Ilha dos Museus.

9. Museu dos ABBA

Museu dos ABBA| ©David Jones
Museu dos ABBA| ©David Jones

A lendária banda sueca de Europop ABBA tem um espaço dedicado a ela na cidade de Estocolmo. Trata-se do Museu ABBA, onde poderá conhecer todos os pormenores sobre os primórdios deste grupo que, na época, era um verdadeiro fenómeno musical mundial.

Ao longo desta visita, verá uma grande coleção de trajes icónicos usados por Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson e Anni-Frid (membros dos ABBA) nos seus concertos, perfeitamente preservados. Você também verá alguns cenários e terá a oportunidade de tirar uma foto com bonecos de cera dos quatro cantores, entre outras coisas.

Além disso, você deve saber que o museu oferece uma sala de realidade virtual, mas os ingressos para o ABBA The Museum em Estocolmo não incluem essa atividade. Portanto, se quiser desfrutar deste passeio, terá de pagar uma taxa adicional no momento da visita.

Informações úteis

  • Preço: a taxa de entrada começa em aproximadamente 22 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 10:00 às 18:00.
  • Localização: Djurgårdsvägen 68, 115 21. Estocolmo.

10. Museu Fotografiska

Fotografiska| ©Maria Eklind
Fotografiska| ©Maria Eklind

Durante a sua estadia em Estocolmo, os amantes da fotografia têm um encontro imperdível no Museu Fotografiska. Poderá apreciar o trabalho de artistas contemporâneos, que destacam diferentes abordagens à arte, cultura, social, ambiental, paisagística, urbana e muito mais.

Alguns dos artistas cujo trabalho é apresentado no museu são:

  • Sarah Moon. De origem francesa e especializada em moda.
  • Sally Mann, de nacionalidade americana, cujo trabalho se caracteriza por mostrar a nudez do corpo e dos sentimentos.
  • Annie Leibovitz, nascida nos Estados Unidos e conhecida pelos seus retratos com narrativa e movimento.

Com os bilhetes para a Fotografiska em Estocolmo, não só verá as composições em exposição, como também poderá tirar partido da posição privilegiada do edifício no centro da cidade para obter uma vista fantástica da área circundante, o que é ideal se estiver a explorar Estocolmo à noite.

Informações úteis

  • Preço: o valor deste bilhete é de pelo menos 18 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 10:00 às 23:00.
  • Localização: Stadsgårdshamnen 22, 116 45 Estocolmo.

Reservar bilhetes para a Fotografiska