10 Coisas para fazer em Estocolmo em novembro

Independentemente do mês do ano, Estocolmo é uma cidade encantadora, cheia de história e cultura, com muitas atracções para os turistas que a visitam em novembro.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 Coisas para fazer em Estocolmo em novembro

novembro em Estocolmo | ©samiKoo

Quando o ano chega ao fim, em novembro, a cidade de Estocolmo transforma-se numa das mais belas cidades da Europa. Não é segredo que tem um encanto quase mágico durante todo o ano, que aumenta com a chegada do inverno e da época natalícia.

Embora novembro seja um mês frio em Estocolmo, há muitas coisas para fazer. Por exemplo, se for fã de fenómenos naturais, há a possibilidade de ver a aurora boreal, porque há mais horas de escuridão e o céu tem mais probabilidades de estar limpo. Por outro lado, a cidade tem menos turistas e preços mais baixos com a mesma oferta cultural. Para além disso, a partir de meados do mês, Estocolmo fica enfeitada com luzes e decorações de Natal.

1. Celebrar o Dia de Todos os Santos em Estocolmo

Dia de Todos os Santos| ©Reid Beels
Dia de Todos os Santos| ©Reid Beels

Se a sua viagem a Estocolmo for em novembro, então pode celebrar o Dia de Todos os Santos em Estocolmo. Esta é uma tradição católica celebrada a 1 de novembro e homenageia todos os santos no céu, tanto os reconhecidos pela igreja como os que não o são. Na Suécia, este dia é celebrado de uma forma muito especial, pois mistura-se com a tradição pagã do Samhain, que marca o fim do verão e o início do inverno.

Um dos costumes mais típicos a que se pode aderir é fazer uma excursão privada para visitar os cemitérios. Aí, milhares de velas são acesas para recordar os entes queridos. O efeito das chamas na neve e na escuridão cria uma atmosfera mágica e emocional, que o fará sentir uma ligação com o além.

Alguns dos cemitérios mais bonitos e famosos de Estocolmo são o Skogskyrkogården e o Norra begravningsplatsen, onde estão enterradas pessoas famosas como Alfred Nobel e Greta Garbo. Também Galärvarvskyrkogården, localizado na ilha de Djurgården.

Estocolmo no Dia de Todos os Santos é um destino para aqueles que querem uma experiência comovente, combinando tradições religiosas e pagãs, história e modernidade, luz e escuridão.

Reservar uma visita privada a Estocolmo

2. Aproveite ao máximo os saldos da Black Friday em Estocolmo!

Compras em Estocolmo| ©Polina Tankilevitch
Compras em Estocolmo| ©Polina Tankilevitch

Uma das vantagens de visitar a cidade em novembro é que se pode fazer tudo, desde passeios turísticos de autocarro por Estocolmo até visitar lojas e centros comerciais para aproveitar os saldos da Black Friday.

De facto, Estocolmo é uma cidade que oferece muitas opções de compras. Se quiser encontrar uma grande variedade de lojas e produtos num só lugar, pode visitar alguns dos centros comerciais de Estocolmo, tais como:

  • Gallerian; localizado no centro da cidade, perto da estação ferroviária central e tem mais de 80 lojas de moda, beleza, desporto, eletrónica e muito mais.
  • Mood Stockholm; moderno e elegante, oferece uma experiência de compras diferente. Tem mais de 20 lojas de marcas exclusivas, como Ralph Lauren, Michael Kors e Filippa K. Também há restaurantes finos disponíveis.
  • Globen Shopping Center: localizado ao lado do Estádio Globen, possui mais de 60 lojas de moda, acessórios, brinquedos, livros e muito mais.

Depois de um dia de compras nos vários centros comerciais e lojas da cidade, pode fazer um passeio de barco sob as pontes de Estocolmo e relaxar enquanto observa o pôr do sol de inverno numa das cidades mais bonitas da Europa.

Navegar sob as pontes de Estocolmo

3. Passear pelos mercados de Natal de Estocolmo

Mercado de Natal| ©J. Chea
Mercado de Natal| ©J. Chea

Estocolmo no inverno enche-se de uma magia e de um encanto que cresce em novembro com a instalação dos mercados de Natal, uma tradição que remonta ao século XVI.

Passear por eles é uma experiência cultural. Alguns deles estão entre os mais belos e originais da Europa. Pode aproveitar para fazer algumas compras sazonais, como moda, comida, lembranças e muito mais.

Os mercados são um ponto de encontro obrigatório para quem embarca num passeio gastronómico por Estocolmo, pelo que pode aproveitar para fazer um sozinho ou com um guia e aprender mais sobre a cultura e gastronomia suecas com produtos típicos, artesanais e de qualidade. Alguns dos mercados de Natal mais notáveis de Estocolmo são:

  • Mercado de Natal Gamla Stan; o mais antigo e famoso de Estocolmo, está localizado na Praça Stortorget.
  • Mercado deNatal Skansen; o maior e mais tradicional mercado de Natal de Estocolmo. Também se realiza no museu ao ar livre Skansen.
  • Mercado de Natal de Kungsträdgården: Este é o mercado de Natal mais central e moderno de Estocolmo, realizado no Parque Kungsträdgården.

Reservar uma excursão gastronómica

4. Sinta-se como uma criança no Museu do Brinquedo de Estocolmo

Museu do Brinquedo| ©sonykus
Museu do Brinquedo| ©sonykus

novembro é um mês frio e chuvoso em Estocolmo e o Museu do Brinquedo é um bom lugar para visitar, porque está localizado num sistema de túneis escavados na rocha sob a ilha de Skeppsholmen, no centro da cidade, e porque é um mês de baixa temporada, pode desfrutar de menos multidões e mais paz e tranquilidade. Além disso, como é um mês de época baixa, pode desfrutar de um ambiente menos concorrido e mais calmo.

Considerado um dos melhores museus de Estocolmo, o Museu do Brinquedo é o local perfeito para deixar o espírito do seu filho sair para uma experiência lúdica e nostálgica. Alberga uma impressionante coleção de jogos, brinquedos, banda desenhada e outros objectos de várias gerações.

Em novembro, pode também aproveitar as exposições temporárias especiais de inverno e as decorações de inverno, que incluem motivos natalícios, como uma árvore de Natal gigante feita de peças de Lego.

O museu é também interativo e convida os visitantes a brincar, tocar e explorar os seus mais de 40.000 objectos. O museu está dividido em quatro pisos, cada um dedicado a um tema diferente: jogos, brinquedos, banda desenhada e comboios. Visitar o Museu do Brinquedo de Estocolmo em novembro é uma óptima maneira de escapar ao frio e à chuva e passar um tempo divertido e com cheiro a Natal.

Reservar bilhetes para o Museu do Brinquedo

5. Aqueça-se com algumas das bebidas alcoólicas de Estocolmo

Bar de Estocolmo| ©Johan Sahlén
Bar de Estocolmo| ©Johan Sahlén

A arquitetura deslumbrante, as belas paisagens e o encanto histórico definem Estocolmo, mas esta cidade é também famosa pelas suas incríveis bebidas tradicionais, cada uma com a sua própria história. Para se aquecer no frio mês de novembro, descobrir algumas das bebidas alcoólicas típicas e os melhores locais para as provar é um plano adequado, quer fique 3 dias ou mais em Estocolmo.

Uma visita ao Museu das Bebidas Espirituosas em Estocolmo pode ajudá-lo a aprender mais sobre o processo de destilação. Além disso, um pub crawl dar-lhe-á uma visão da cultura alcoólica da cidade. Entre as opções disponíveis, pode ir a:

  • Café Saturnus; um local acolhedor e elegante onde pode saborear o
  • Tjoget; uma adega de vinhos que funciona como cervejaria, bar de cocktails e sala de jantar para degustar diferentes tipos de cervejas artesanais.
  • O Temple Bar; um pub com uma grande variedade de cervejas, localizado na ilha de Skeppsholmen.

Reservar bilhetes para o Museu dos Espíritos

6. Embarque no autocarro turístico de Estocolmo para um passeio panorâmico pela cidade

Viagem de autocarro turístico| ©Lars Igelström
Viagem de autocarro turístico| ©Lars Igelström

O autocarro turístico de Estocolmo é uma opção ideal para o mês de novembro, porque permite ver a cidade sem se molhar ou apanhar frio. Além disso, poupará dinheiro em transportes públicos e evitará as multidões de turistas dos meses de verão. Além disso, poderá aproveitar ao máximo o seu tempo em cada paragem.

A experiência tem duas rotas com mais de 27 paragens nos principais locais de interesse da cidade. Pode escolher entre um bilhete de 24 ou 72 horas, que lhe permite entrar e sair do autocarro as vezes que quiser durante esse período.

Veja os pontos turísticos mais emblemáticos de Estocolmo, incluindo o Palácio Real, a Câmara Municipal, o Museu Nobel, o Museu ABBA, o Parque de Diversões Gröna Lund, Södermalm, a Catedral de Estocolmo, a Ópera Real e o Museu de História Natural.

Reservar bilhetes para o autocarro turístico de Estocolmo

7. Ir ao Museu Viking de Estocolmo e mergulhar na cultura sueca

Barco Museu| ©Kevin Oliver
Barco Museu| ©Kevin Oliver

Em Estocolmo, a modernidade encontra a tradição, a natureza encontra a cultura e a elegância encontra a simplicidade. Entre as suas muitas atracções em novembro, uma boa ideia é procurar actividades que possam ser feitas dentro de casa e ao abrigo das intempéries, como uma visita ao Museu Viking de Estocolmo.

Esta opção é ideal, pois permite conhecer a cultura viking de uma forma interactiva e divertida, independentemente do tempo que se faça sentir no exterior. É também um espaço dedicado à história e ao legado dos vikings, um dos povos mais fascinantes e misteriosos da antiguidade.

O museu apresenta artefactos arqueológicos, efeitos sonoros, ecrãs tácteis e encenações históricas que permitem conhecer o estilo de vida, as crenças, os costumes e as aventuras dos vikings na Europa nórdica. Para além de fugir ao frio, o Museu Viking em Estocolmo, em novembro, é uma forma divertida e educativa de passar algum tempo.

Reservar bilhetes para o Museu Viking

8. Divirta-se a patinar no gelo em Estocolmo

Patinagem na natureza| ©Sara Melhuish
Patinagem na natureza| ©Sara Melhuish

A capital da Suécia oferece muitas opções de lazer e cultura durante todo o ano. No entanto, o inverno tem um encanto especial, pois pode desfrutar de um dos passatempos preferidos dos suecos: a patinagem no gelo. Há duas formas de praticar este desporto em Estocolmo: uma é gratuita e a outra é uma excursão de introdução à patinagem paga, mas ambas são muito divertidas.

Pode ir ao Parque Kungsträdgården, um dos parques mais antigos de Estocolmo, que no inverno se transforma numa pista de gelo ao ar livre, iluminada e com música.

O acesso à pista é gratuito e está aberta a partir de meados de novembro. É mesmo uma das coisas a fazer em Estocolmo em dezembro, quando o tempo é muito mais favorável.

Para uma experiência mais aventureira e original, pode inscrever-se numa visita de introdução à patinagem no gelo natural em Estocolmo. Trata-se de uma atividade guiada por um instrutor profissional, que lhe ensina as técnicas básicas para patinar no gelo dos lagos, rios ou do Mar Báltico que rodeiam a cidade e uma oportunidade única para admirar as paisagens nevadas de Estocolmo de uma perspetiva diferente.

9. Observe o Vrak e descubra os mistérios das águas nórdicas

Vrak| ©JanL8
Vrak| ©JanL8

O Mar Báltico esconde mistérios e património cultural, e se gosta de naufrágios, não pode perder o Vrak, o museu de naufrágios de Estocolmo, que tende a ser muito popular entre os visitantes e os habitantes locais. Se for neste mês, evitará as longas filas e multidões, e poderá apreciar melhor os pormenores das exposições.

Este centro de investigação tem exposições onde pode ver naufrágios desde a Idade da Pedra até aos dias de hoje e aprender sobre as suas tripulações. Também pode aproveitar as visitas guiadas diárias em inglês, que estão incluídas no preço do bilhete.

Depois da visita, pode combiná-la com outras actividades típicas desta época do ano e descobrir Estocolmo à noite no inverno. O Vrak está situado na ilha de Djurgården, uma das ilhas mais bonitas e mais verdes de Estocolmo.

Para chegar ao museu de autocarro, pode apanhar o autocarro 67 do centro da cidade e sair na paragem Nordiska museet/Vasamuseet. A partir daí, são apenas alguns minutos a pé até ao museu.

Informações úteis

  • Preço: cerca de 18 euros para adultos e gratuito para crianças com menos de 18 anos.
  • Horário de funcionamento: das 10:00 às 17:00 todos os dias, exceto às quartas-feiras, que encerra às 20:00.

10. Veja a paisagem de inverno de Estocolmo num passeio de barco panorâmico

inverno em Estocolmo| ©Lars Igelström
inverno em Estocolmo| ©Lars Igelström

Uma das melhores maneiras de descobrir a beleza de Estocolmo é num passeio panorâmico de barco pelos seus canais e pelo arquipélago de mais de 24.000 ilhas. Em novembro, a cidade veste-se de branco e transforma-se num cenário de conto de fadas, com os seus edifícios históricos, parques nevados e luzes de Natal.

Um passeio de barco por Estocolmo permite ver alguns dos monumentos mais importantes da cidade de uma perspetiva diferente, como a Câmara Municipal, o Palácio Real, o Museu Nobel, a Catedral de São Nicolau e o Parlamento.

Poderá também apreciar o contraste entre a cidade antiga, Gamla Stan, com as suas ruas estreitas e casas coloridas, e a cidade moderna, com os seus arranha-céus e design vanguardista. Tudo isto constitui uma experiência única e inesquecível, permitindo-lhe admirar a cidade de um ponto de vista diferente. Não se esqueça de se agasalhar bem para combater o frio.

Reservar um cruzeiro panorâmico à volta do Arquipélago de Estocolmo

Preços em Estocolmo em novembro

Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran
Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran

Estocolmo oferece uma grande variedade de atracções turísticas, culturais e naturais, mas é também uma cidade com fama de ser cara. No entanto, esta é uma constante na primavera e no verão. novembro é um mês de época baixa, pelo que poderá encontrar melhores ofertas em termos de alojamento, transportes, alimentação e vestuário. Como bónus adicional, há menos multidões nos locais de interesse.

Outra vantagem de viajar para a capital sueca entre novembro e fevereiro é que os custos podem ser reduzidos e há pechinchas de preços. Por exemplo, para a alimentação, pode procurar opções mais baratas e, para as entradas e actividades, escolha opções gratuitas ou com desconto, como museus públicos, visitas guiadas ou cartões turísticos, que são mais baratos nos meses de inverno.

O que levar na mala para uma visita a Estocolmo em novembro?

Bagagem| ©tookapic
Bagagem| ©tookapic

O clima de Estocolmo em novembro é frio e chuvoso, com temperaturas a rondar os 5°C durante o dia e 1°C à noite. Além disso, há cerca de 11 dias de precipitação, que pode ser chuva ou neve, pelo que é importante levar roupa quente e adequada para o frio.

Para a sua visita, deve trazer um casaco ou blusão impermeável, que o protegerá do vento, da chuva e da neve. Além disso, um polar ou pulôver deve servir de camada intermédia. Um par de calças de inverno que sejam confortáveis e resistentes. Acessórios como um chapéu, um cachecol e luvas são indispensáveis. O calçado deve ser fechado e com sola antiderrapante, para que possa caminhar sem problemas.