Mais sobre: Os 10 melhores museus de Praga
A visita oportuna a edifícios históricos como a Torre da Pólvora ou a novas construções modernas como a Casa Danzante são, em conjunto, uma das melhores coisas para ver ou fazer em Praga. Por sua vez, um passeio por alguns dos museus mais famosos e importantes da cidade é um dos melhores planos para fazer em Praga , independentemente da época do ano escolhida para a sua visita ou mesmo da idade dos seus acompanhantes.
A verdade é que existem museus de história, arte, curiosidades e alguns que combinam as três coisas num mesmo espaço. Convido-o a continuar a ler esta publicação, pois reuni informações sobre os 10 melhores museus de Praga para que possa ter uma ideia mais concreta e exata do tipo de experiências que viverá e das coisas que encontrará em cada um deles.
1. O Museu do Comunismo de Praga
O Museu do Comunismo de Praga é uma instituição criada para percorrer, de uma perspectiva reflexiva, a história do regime que assumiu o poder na República Checa desde o final da Segunda Guerra Mundial até à queda deste sistema político com a Revolução de Veludo.
O museu está dividido em 6 secções que vão desde as origens que apresentaram o comunismo como uma opção viável e um projeto de Estado favorável até à sua queda após anos de censura, perseguição política e limitações das liberdades civis no país. Não é um museu excessivamente grande em comparação com outras instalações, como o Museu Nacional. No entanto, destaca-se pela sua abordagem a um período histórico muito relevante para a República Checa na sua fase mais contemporânea.
Pode demorar cerca de duas horas a percorrer todo o museu, se decidir ler a maioria dos textos descritivos de cada uma das exposições, que estão em espanhol e inglês. Isto significa que é uma atividade relativamente curta, que pode ser combinada com outros planos para o mesmo dia.
O Museu Mucha e a Torre da Pólvora são duas das atrações mais importantes nas proximidades. No entanto, uma excursão ao campo de concentração de Terezin a partir de Praga pode ser uma atividade interessante se quiser saber mais sobre o papel da República Checa durante a Segunda Guerra Mundial.
Informações úteis:
- Preço do bilhete: a entrada custa cerca de 15 euros para adultos, cerca de 13 euros para maiores de 65 anos e é gratuita para menores de 10 anos.
- Horário: o museu costuma abrir diariamente das 9h às 21h. Há exceções em datas especiais, como 24 de dezembro e Ano Novo.
- Localização: a estação de metro Náměstí Republiky é a melhor forma de chegar, pois está localizada na rua V Celnici, a menos de 200 metros da famosa Torre da Pólvora.
2. O Museu Nacional de Praga
O Museu Nacional de Praga será sempre a referência imediata quando se pensa nos melhores museus da capital checa. Esta instituição é a mais antiga dedicada à preservação da história e da arte na região da Boémia. Desde a sua criação em 1818, mudou várias vezes de instalações, mas atualmente está localizado na famosa Praça Venceslau desde o início do século XX.
O átrio central do edifício funciona como uma espécie de panteão para algumas das personalidades mais ilustres da República Checa e é acompanhado por outras exposições dedicadas à história milenar da região e do país. O museu possui várias instalações ao longo da cidade, mas pode-se dizer que a nova sede do Museu Nacional e o edifício conhecido como Museu Naprstek são os mais importantes e os que melhor se conectam com a curadoria que se vê na sede principal.
O edifício da sede principal é um verdadeiro espetáculo arquitetónico e trata-se de uma estrutura neoclássica que foi desenvolvida pelo mesmo arquiteto que realizou a obra da Ópera Estatal. A secção de Zoologia pode ser a parte mais interessante do museu para os mais pequenos, enquanto a secção focada na pré-história da Boémia, Eslováquia e Morávia é imperdível para os visitantes mais adultos.
A visita a este museu, assim como um passeio pela maioria dos outros estabelecimentos desta lista, é uma daquelas coisas para ver ou fazer em Praga no inverno. A climatização interna deste imponente edifício é uma proteção segura contra as baixas temperaturas do inverno da Europa Central.
Informações úteis:
- Preço da entrada: os adultos pagam cerca de 9 euros, enquanto as crianças entre 6 e 15 anos pagam cerca de 6 euros. Menores dessa idade não pagam.
- Horário: aberto de segunda a domingo, das 10h às 18h. O primeiro terça-feira de cada mês costuma fechar para manutenção e é comum que haja alguma atividade específica ao longo do ano que possa prolongar o horário de funcionamento.
- Localização: a sede principal do museu está localizada no extremo sul da Praça Venceslau. É acessível por transporte público através do metro, descendo na estação Muzeum das linhas A e C.
3. A Galeria Nacional
O edifício mais conhecido da Galeria Nacional de Praga está localizado na praça mais antiga do centro histórico da cidade. Esta zona é conhecida como a Cidade Velha de Praga e há várias referências importantes, como a rua repleta de lojas de luxo chamada Pařížská ou a Igreja de Tyn com os seus icónicos campanários.
Na verdade, as instalações do museu estão espalhadas por toda Praga e as exposições são segmentadas de acordo com períodos históricos e tendências artísticas em cada um desses edifícios. Por exemplo, a arte medieval da Boémia e da Europa Central é exibida no Mosteiro de Santa Inês da Boémia, a cerca de 300 metros em direção ao norte. Isso a partir do edifício da Galeria Central, onde estão expostas obras contemporâneas de Warhol, Salvador Dalí e outros artistas checos, como Alfons Mucha.
O Veletržní palác, localizado do outro lado do rio Moldava, é uma grande construção funcionalista que também conta com exposições permanentes da Galeria Nacional de outro grupo de artistas contemporâneos, como Picasso, Monet, Klimt, Renoir e Van Gogh. Possui obras relacionadas com o âmbito das artes plásticas checas, que vão desde mobiliário a fotografias e design cenográfico.
Visitar algumas ou todas as instalações desta galeria é uma atividade recomendável a acrescentar aos planos para ver ou fazer em Praga durante o verão, pelo facto de haver frequentemente atividades ou exposições especiais que envolvem todas as sedes do museu simultaneamente.
Informações úteis:
- Preço da entrada: a entrada neste museu custa cerca de 20 euros por pessoa e tem a duração de uma semana, durante a qual o portador pode circular livremente entre uma sede e outra até conhecer todas as exposições permanentes.
- Horário: o horário de funcionamento padrão para todas as sedes da Galeria Nacional é das 10h às 18h às terças, quintas, sextas, sábados e domingos. Às quartas-feiras, o horário é prolongado até às 20h e nenhuma sede recebe visitantes às segundas-feiras.
- Localização: não existe uma sede única, mas o Mosteiro de Santa Inês Checa, o Palácio dos Kinský, o Palácio Šternberský e o Palácio de Exposições são alguns dos nomes de referência para chegar a todas as instalações da Galeria Nacional de Praga.
4. O Museu das Ilusões de Praga
O Museu das Ilusões de Praga é um estabelecimento dedicado às ilusões óticas e à magia interativa, localizado na parte nova da cidade, na rua Melantrichova. Esta zona de Praga é um dos epicentros da vida noturna da capital checa, mas durante o dia é realmente um local divertido que pode ser visitado em família ou sozinho.
A ilusão ótica da cadeira é um dos elementos mais icónicos deste museu e a proximidade deste local com o Relógio Astronómico de Praga torna este outro local uma paragem obrigatória durante a sua visita.
A caminho da praça onde se encontra o famoso relógio mecânico com mais de 600 anos, pode passar pelo curioso Museu das Máquinas Sexuais de Praga. Trata-se de uma instituição interessante que procura aprofundar a história da intimidade humana e a evolução dos hábitos sexuais dos seres humanos.
Informações úteis:
- Preço da entrada: os bilhetes custam normalmente 12 euros para adultos, enquanto as crianças entre os 15 e os 6 anos pagam 8 euros. Menores de 6 anos não pagam.
- Horário: o museu abre diariamente das 9h às 21h.
- Localização: fica na rua Melantrichova e pode chegar a pé em menos de um minuto a partir da estação de metro Mustek.
5. Museu Franz Kafka
Na rua Chilená, em frente à Cidade Velha de Praga e entre a Ponte Carlos e a Ponte Mànes , encontra-se o Museu Franz Kafka, o maior representante da literatura checa e um dos autores mais importantes da literatura contemporânea do século XX.
No museu, há exposições que detalham aspectos importantes da vida do autor, como a sua relação criativa com a cidade de Praga e a influência cultural que a sua obra teve para o país e para o género literário em geral. Há também várias compilações fotográficas da sua vida e do seu ambiente familiar, primeiras edições dos seus livros, esboços, cartas e todo o tipo de artigos pessoais de Kafka.
A fonte que se encontra na entrada do museu é um dos locais mais emblemáticos da cidade e a exposição sombria e confusa sobre a famosa obra A Metamorfose são alguns dos detalhes imperdíveis deste museu. Ao visitá-lo, aproveite para passear pelo Parque Vojanovy sady, pois é um local importante na cidade. Também costuma ser um ponto de encontro para algumas das melhores excursões nos arredores de Praga.
Informações úteis:
- Preço da entrada: a entrada custa aproximadamente 7,59 por pessoa, mas também há ingressos familiares para 4 pessoas por 20 euros.
- Horário: o museu abre todos os dias da semana, das 10h às 18h.
- Localização: fica na margem do rio Vltava, na rua Cihelná. É acessível por transporte público a partir da estação Malostranska ou também na estação de elétrico com o mesmo nome.
6. Museu Mucha
O Museu Mucha, localizado no palácio barroco Kaunický, no centro da Cidade Nova de Praga, é um estabelecimento cultural inteiramente dedicado às obras do artista Alfons Mucha. Este foi um pintor modernista checo, considerado internacionalmente como um dos maiores representantes da Art Noveau.
No museu, há várias exposições que incluem cartazes, pinturas a óleo, esboços, painéis decorativos e obras tridimensionais. A maioria delas são trabalhos criados durante a sua estadia em Paris. Na verdade, dentro do museu há uma réplica do estúdio que o artista habitou na capital francesa durante a Belle Époque.
Este museu é mais recomendado para os fãs de arte e especialmente para os admiradores da Art Noveau. Embora também seja uma atividade recomendada entre os planos para ver e fazer em Praga no Natal, devido à sua proximidade com a avenida Na Příkopě, que costuma ficar bastante decorada desde o final de novembro até o início de janeiro.
Informações úteis:
- Preço da entrada: a entrada custa aproximadamente 11 euros para adultos e cerca de 7 euros para maiores de 65 anos e menores.
- Horário: aberto todos os dias da semana, das 10h às 18h. Assim como a maioria dos museus mencionados nesta lista.
- Localização: o museu está localizado na rua Panská. É fácil chegar lá a partir das estações Mustek ou Muzeum do metro da cidade.
7. Museu Checo da Música
A cultura sempre foi um aspeto muito importante para a sociedade checa e, por isso, não é surpreendente saber que existe um Museu Checo da Música na cidade de Praga. As instalações são a antiga igreja de Santa Maria Madalena e consistem numa exposição de mais de 400 instrumentos que fizeram parte da história musical da Boémia e da Europa Central desde o período medieval até aos dias de hoje.
O átrio interior do edifício impressiona a maioria dos visitantes pela sua majestade. Está localizado no centro do bairro de Malá Strana e a Ilha de Kampa, com o seu museu de arte moderna, são outras atrações que pode desfrutar nesta parte da cidade.
O Jardim Vrtba é outro local que não pode perder ao visitar este museu, sobretudo pelo facto de ser um lugar que não o manterá ocupado por muito tempo.
Informações úteis:
- Preço da entrada: a entrada custa aproximadamente 11 euros para adultos, enquanto há um desconto de 8 euros por entrada para menores e para maiores de 65 anos.
- Horário: aberto todos os dias da semana, das 10h às 18h, exceto às terças-feiras.
- Localização: fica na avenida Karmelitská, no coração do bairro de Malá Strana. Pode chegar de transporte público descendo na estação Hellichova do sistema de bondes da cidade.
8. O Museu dos Brinquedos
O Museu dos Brinquedos está localizado na ala norte do Castelo de Praga, um edifício neogótico que abriga vários museus e que, em sua totalidade, representa uma das construções mais impressionantes do planeta. É também uma das atrações turísticas mais significativas da República Tcheca.
No interior do museu, encontrará tudo relacionado ao mundo dos brinquedos como um elemento básico da história da humanidade. Por isso , há peças da Grécia Antiga, bem como exposições de elementos mais modernos, como as Barbies. Há peças artesanais com centenas de anos, bem como todo o tipo de brinquedos tradicionais da Boémia e da Europa Central.
Sem dúvida, esta é uma das melhores atividades para fazer em Praga com crianças. Embora seja uma atração, pode ser bastante interessante até mesmo para um grupo de viajantes adultos. Juntamente com a visita à catedral e outras atividades, também se apresenta como uma das coisas para ver e fazer no bairro do Castelo de Praga.
Informações úteis:
- Preço da entrada: a entrada é bastante económica, pois custa cerca de 3 euros para adultos, enquanto crianças e maiores de 65 anos pagam metade do preço. Há bilhetes familiares para dois adultos e duas crianças por um preço total de 4,5 euros.
- Horário: normalmente, este museu está aberto todos os dias da semana, das 9h30 às 17h.
- Localização: fica dentro do Castelo de Praga e, por isso, a melhor forma de chegar é de metro, descendo na estação Malostranská.
9. Museu Judaico de Praga
O Museu Judaico de Praga é uma das instituições dedicadas à preservação desta cultura mais antigas de toda a Europa. Tal como no caso do Museu Nacional de Praga e da Galeria Nacional de Praga, trata-se de uma exposição permanente que está subdividida em vários locais da cidade.
As seis sinagogas que ainda existem após a Segunda Guerra Mundial, o antigo cemitério judeu de Praga e a Galeria Roberta Guttmanna são as instalações que compõem esta importante organização para a preservação histórica. Há exposições permanentes sobre o holocausto e o seu impacto na sociedade checa, mas também há exposições sobre a história do judaísmo na Boémia e na Morávia.
Percorrer o exterior destes edifícios também é uma das coisas a ver ou fazer em Praga à noite, uma vez que todos estão localizados num bairro turístico e importante do centro histórico mais antigo da cidade.
Informações úteis:
- Preço da entrada: a entrada combinada para todas as sinagogas e o cemitério, com exceção da sinagoga antiga-nova, custa aproximadamente 9 euros. Crianças menores de 6 anos não pagam e crianças entre 6 e 15 anos pagam 6 euros pelo bilhete de entrada.
- Horário: de novembro a março, geralmente abre todos os dias da semana, exceto aos sábados, das 9h às 16h. De abril a outubro, mantém o horário semanal de fechamento aos sábados, mas começa o dia às 10h e recebe visitantes até às 18h.
- Localização: todas as sinagogas estão localizadas na parte ocidental da Cidade Velha de Praga. Por isso, a melhor maneira de chegar de transporte público é descendo na estação Staroměstská do metro de Praga.
10. Museu de Torturas Medievais
A poucos metros da Praça da Cidade Velha de Praga, na rua Celetná , encontra-se o Museu da Tortura e dos Elementos de Tortura de Praga. O seu nome em checo é Muzeum útrpného práva. Basicamente, trata-se de um espaço acondicionado para parecer uma masmorra sombria, na qual há mais de 400 artefactos usados para torturas medievais em toda a Europa e, particularmente, na região da Boémia.
A experiência pode ser assustadora para muitas pessoas, pelo facto de grande parte das exposições serem acompanhadas por uma iluminação e música estranhas. O objetivo é transportar o visitante para um cenário realista sobre como era a Santa Inquisição.
Informações úteis:
- Preço da entrada: o preço aproximado para um adulto é de cerca de 6,50 euros, enquanto as crianças entre 15 e 6 anos pagam metade, aproximadamente 4 euros.
- Horário: aberto todos os dias da semana, das 11h às 18h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados e domingos, começa a receber visitantes às 10h e fecha as portas às 20h.
- Localização: a sua localização na rua Celetná torna-o acessível por transportes públicos a partir da estação Náměstí Republiky, bem como da estação Staroměstská.