Como Chegar em Oxford saindo de Londres

Quer visitar Oxford a partir de Londres, mas não faz ideia de quais são as suas opções de transporte? Felizmente, encontrará uma variedade de opções para esta viagem.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 9 minutos

Como Chegar em Oxford saindo de Londres

Oxford | ©x70tjw

Oxford e os seus campus universitários serão sempre uma das melhores coisas para ver ou fazer em Londres, especialmente se quiser passar algum tempo nas maravilhas turísticas nos arredores da cidade.

Com isso em mente, convido-o a ler esta compilação informativa que elaborei para que tenha sempre uma alternativa que se adapte às suas exigências, ao seu orçamento e às suas necessidades.

1. Excursão organizada: a melhor opção

Oxford, Londres| ©Marcin Pieluzek
Oxford, Londres| ©Marcin Pieluzek

A primeira opção que tem à sua disposição para ir a Oxford a partir de Londres pode ser a melhor de todas. Uma visita guiada com um especialista na história desta comunidade universitária é uma das melhores maneiras de conhecer um lugar com uma história tão rica.

Embora existam diferentes opções de excursões, uma das mais interessantes é a que inclui a cidade de Windsor, Oxford e Stonehenge no mesmo itinerário.

Esta combinação permite-lhe poupar tempo e dinheiro, sabendo que num só dia pode visitar três das maravilhas turísticas de Inglaterra sem ter de pagar excursões individuais a cada uma delas.

Não se pode esquecer que tanto Windsor como Stonehenge são locais emblemáticos quando se pensa no turismo inglês. É uma oportunidade única de entrar numa residência da monarquia inglesa e, mais ainda, de visitar um dos grandes enigmas das capacidades arquitectónicas dos nossos antepassados pré-históricos.

Poderá escolher entre as excursões que incluem bilhetes de entrada e as que não incluem, pelo que terá de comprar as que lhe interessam na bilheteira.
Tenha em conta que também há excursões que o levam a Oxford e acrescentam Cambridge ao itinerário, enquanto que há outras excursões que se concentram em dar-lhe uma visita guiada a esta cidade universitária, juntamente com os cenários de filmagens mais importantes de Downton Abbey.

Finalmente, se estiver interessado numa excursão Harry Potter em Londres, há outra excursão a Oxford relacionada com este tema. De facto, esta excursão combina uma visita à cidade universitária com uma visita aos estúdios da Warner Bros, onde se podem ver muitos objectos e decorações do filme.

  • Preços: O preço de uma excursão sem bilhetes incluídos é de cerca de 75 euros por adulto e de cerca de 64 euros para crianças até aos 16 anos de idade. As crianças com menos de 2 anos são gratuitas. Quaisquer outras visitas guiadas que incluam o acesso a atracções como o Castelo de Windsor ou que o levem também à cidade de Cambridge custarão um pouco mais, dependendo do que estiver incluído.
  • Meios de transporte: os autocarros com ar condicionado são normalmente utilizados para um máximo de 50 pessoas. Deve saber que estes autocarros são tão confortáveis e bons como os dedicados aos passeios turísticos em Londres.
  • Vantagens: se não estiver realmente interessado em entrar em Stonehenge e nas atracções de Windsor, pode utilizar as poupanças obtidas nas excursões sem entradas para gastar o dinheiro noutras actividades, como excursões a Downton Abbey a partir de Londres ou mesmo para comer uma refeição um pouco mais luxuosa durante as paragens em Oxford.

2. Como chegar a Oxford a partir de Londres num comboio direto?

Comboio via Oxford| ©Joshua Brown
Comboio via Oxford| ©Joshua Brown

Organizar uma viagem direta de comboio é a próxima opção mais conveniente para visitar Oxford se estiver interessado em ir à mais antiga Cidade Universitária do Hemisfério Ocidental sem ter de passar por outras atracções no caminho.

Se já leu algum guia prático sobre o metro de Londres, provavelmente já ouviu dizer que a mobilidade através de comboios ligeiros, metro e comboios de alta velocidade é uma parte essencial da deslocação entre cidades no Reino Unido.

Neste caso, terá de se dirigir à estação de Paddington, que está localizada numa parte muito acessível da cidade e está ligada ao metro pelas linhas District, Bakerloo, Hammersmith e Circle.

Por outras palavras, pode lá chegar rapidamente a partir de qualquer ponto de Londres.

Terá de apanhar uma das carreiras da Great Western Railways, que partem para Oxford de 10 em 10 ou de 20 em 20 minutos, consoante a época do ano.

A estação de chegada a Oxford fica apenas a 5 minutos a pé do centro da cidade, pelo que pode começar a explorar a área antes de se dirigir para o campus da universidade.

Existe outra rota a partir da estação de Marylebone, em Londres, mas tenha em atenção que esta é muito mais instável em termos de frequência de partidas de comboios.

Também perderá a estação de Paddington, que por si só é uma bela parte da cidade. De facto, é um local que teria de visitar mesmo que não estivesse a planear uma viagem aos arredores da cidade.

  • Preços: os preços variam consoante a hora do dia e a estação do ano em que se encontra, mas, em média, pode esperar gastar entre 20-40 euros em cada sentido. As manhãs cedo, antes do nascer do sol, e os fins de tarde são os mais caros.
  • Duração: A viagem de comboio para Oxford a partir de Londres demora normalmente 1 hora no máximo e uma coisa posso garantir: cada parte da viagem é agradável pela oportunidade de apreciar a beleza da paisagem rural inglesa.
  • Vantagens: as viagens de comboio continuam até tarde da noite e pode encaixar outros destinos no seu dia, sabendo que pode apanhar um comboio de regresso a Londres por volta das 23 horas. Por exemplo, se estiver a pensar como chegar a Cotswolds a partir de Londres, ficará satisfeito por saber que este mesmo comboio pode levá-lo a Moreton-in-Marsh para uma visita nocturna, depois de ter visitado o centro de Oxford.

3. Como chegar a Oxford utilizando os autocarros públicos do Reino Unido?

Autocarro via Oxford| ©DSH Transport
Autocarro via Oxford| ©DSH Transport

Se não gosta de comboios e prefere um autocarro público, pode contar com a rede de autocarros públicos do Reino Unido, que tem a vantagem de ter muitas alternativas para ir do centro de Londres para a Estação Gloucester Green de Oxford.

A maioria parte da estação de Victoria, com frequências adaptadas a cada empresa, à época do ano e à maior ou menor procura por parte dos utilizadores habituais e dos turistas interessados em maravilhar-se com o ambiente académico de Oxford.

Oxford Tube é uma das mais famosas, mas também tem à sua disposição a X90, a National Express e a Megabus.

O mais interessante é que todos eles têm viagens de ida e volta à noite, o que lhe permitirá ficar até tarde em Oxford ou optar por uma viagem de ida e volta ao pôr do sol para cumprir os seus planos noturnos em Londres.

  • Preços: Uma viagem de ida e volta neste tipo de autocarro pode custar-lhe cerca de 20-40 euros, já que o valor de uma viagem simples é normalmente de 10 ou 20 euros, dependendo da época do ano e da hora do dia.
  • Duração: Um autocarro demora 1 hora e 45 minutos desde a estação de Victoria até estacionar dentro do terminal de autocarros em Oxford. Note-se que se trata de uma indicação aproximada, uma vez que Londres é uma cidade muito movimentada e a autoestrada que liga as duas cidades sofre frequentemente deste problema, especialmente nos meses de turismo.
  • Vantagens: Os autocarros oferecidos por estas empresas de transportes públicos são de qualidade superior, com ar condicionado interno. A maior parte dos autocarros dispõe de portas de carregamento integradas e de acesso Wi-Fi gratuito para manter os passageiros entretidos durante a viagem. Isto torna-os a alternativa ideal se estiver à procura de uma boa sesta antes de regressar à cidade para algumas das melhores excursões nocturnas de Londres.

4. Como chegar a Oxford a partir de Londres num carro particular?

Ruas de Oxford| ©Alain Rouiller
Ruas de Oxford| ©Alain Rouiller

Chegar a Oxford a partir de Londres de carro particular pode ser o plano mais peculiar de todas as alternativas que sugeri, mas isso deve-se ao facto de não ser habitual ter um carro numa cidade como Londres quando se está de visita.

No entanto, há obviamente a possibilidade de querer alugar um porque está interessado na experiência de condução inglesa. Da mesma forma, pode valer a pena se planear ficar em Oxford por um período de tempo mais longo e desejar conduzir pelo campo inglês num carro particular.

Se optar por esta opção, terá de apanhar a autoestrada M40 e conduzir um troço de aproximadamente 80 quilómetros até aos arredores de Oxford. Uma viagem como esta demora normalmente cerca de 50-60 minutos, embora possa demorar até 90 minutos, dependendo do tráfego na estrada.

Um aspeto importante a ter em conta é que os lugares de estacionamento são muito limitados no centro de Oxford e terá de deixar o seu carro num espaço oficialmente designado na cidade.

Não são baratos e pode acabar por pagar mais 10-15 euros, dependendo da proximidade do centro da cidade e do número de horas que o seu carro estiver estacionado lá.

  • Preços: Se tivermos em conta apenas o custo do aluguer de um carro, podemos calcular entre 20-30 e 60-70 euros. Tudo depende do tipo de carro que escolher e se terá de pagar combustível extra ou não.
  • Vantagens: Se está a pensar em coisas para ver ou fazer em Londres em 7 dias, então uma viagem até aos arredores da cidade pode ser um bom plano. Especialmente se estiver interessado em continuar a descobrir os segredos do campo britânico.

Dicas para a viagem entre Londres e Oxford com qualquer uma destas alternativas

As ruas de Oxford| ©Chris Yunker
As ruas de Oxford| ©Chris Yunker

O primeiro conselho que lhe posso dar para qualquer uma destas alternativas de transporte é que as escolha em função das suas necessidades e do seu orçamento.

Não vale a pena pagar uma excursão completa e luxuosa se não vai ter dinheiro suficiente para comer em Oxford, e ainda mais se o seu principal interesse for Oxford e não os outros destinos do itinerário.

A outra coisa a ter em conta são as suas próprias condições e exigências, pois uma viagem de comboio é rápida, prática e barata, mas isso não significa que seja adequada para si se tiver tendência para ficar tonto facilmente neste tipo de meio de transporte.

Marque bem a hora da sua viagem, pois a maioria das alternativas de transporte público encerra as suas bilheteiras por volta das 22h00, mesmo que ainda haja mais comboios ou autocarros que partam e regressem à meia-noite.

A proximidade de Oxford a Windsor, Stonehenge e Cotswolds também faz com que seja uma excelente ideia pernoitar na cidade para poder visitar estes outros destinos no dia seguinte. Ou seja, sem ter de pagar o regresso a Londres e a viagem de volta no dia seguinte.

Por último, aconselho-o a prestar muita atenção às condições climatéricas previstas para a data em que vai visitar Oxford. Uma vez que vai visitar a cidade ao ar livre, andar ao ar livre num dia frio de inverno ou estar demasiado bem vestido numa vaga de calor de verão pode ser a pior decisão de toda a sua viagem.

Outros meios de transporte disponíveis para visitar Oxford a partir de Londres

Helicópteros em Londres| ©Check-in London
Helicópteros em Londres| ©Check-in London

Todas as opções que lhe dei foram concebidas para poupar dinheiro e para serem cómodas para fazer turismo. Claro que existem outros meios de transporte que podem ser muito interessantes se quiser investir numa experiência de luxo.

Por exemplo, se quiser visitar Windsor a partir de Londres e depois passar a tarde em Oxford , pode pagar um transfer de helicóptero que o levará a si e a mais três pessoas pelos céus, numa experiência única digna de uma cena de filme.

No entanto, o orçamento quintuplica neste tipo de plano, uma vez que as tarifas nunca serão inferiores a 250 euros por pessoa e podem mesmo rondar os 400 euros, dependendo das condições oferecidas pela empresa.

Tem também a alternativa de pagar um táxi ou um serviço de transporte privado que o poderá levar a Oxford com um grau de intimidade um pouco mais significativo. Mas é preciso ter em conta o facto de que a viagem é de hora e meia e pode demorar até 2 horas, dependendo do trânsito.

Assim, a fatura final no seu cartão de crédito será provavelmente superior a 200 euros, o que também está de acordo com a procura e a época do ano em que decidir fazer esta despesa.

  • Excursões
  • Entre 65 e 120 euros, consoante a excursão e as entradas incluídas.
  • Vantagens: É um transfer planeado com transporte incluído, onde só tem de se preocupar em desfrutar da viagem.
  • Desvantagens: É necessário respeitar o itinerário da excursão.
  • Comboio
  • Entre 20 a 40 €, consoante a época em que viaja.
  • Vantagens: É uma viagem confortável, direta e rápida, o que lhe permitirá otimizar o seu tempo para visitar outros destinos.
  • Desvantagens: A garantia de obter um bilhete depende da afluência turística da época.
  • Autocarros
  • 10 ou 20 euros, consoante a época do ano e o horário escolhido.
  • Vantagens: É a alternativa mais económica.
  • Desvantagens: Não é a opção mais confortável e a privacidade será limitada.
  • Carro
  • Aluguer a partir de cerca de 20 euros + combustível + taxas de entrada.
  • Vantagens: Terá mais liberdade durante a visita.
  • Desvantagens: A condução é feita pela esquerda, o que dificulta a tarefa do condutor.