12 Coisas para Fazer em Porto em Dezembro

Passeios históricos e gastronómicos, pistas de patinagem, planos para a última noite do ano... Descubra tudo o que a segunda maior cidade de Portugal tem para oferecer durante o mês de dezembro.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

12 Coisas para Fazer em Porto em Dezembro

O interior da árvore de Natal do Porto | ©Eduardo Vales

Apesar de dezembro ser a época de inverno, durante a sua visita encontrará muitas coisas para fazer no Porto. Poderá desfrutar de actividades culturais, recreativas e gastronómicas. Para além disso, há muitas opções para desfrutar da vida nocturna da cidade. Tudo depende dos seus interesses.

Durante o seu passeio pelas ruas do Porto vai encontrar várias pistas de patinagem onde pode desfrutar de uma experiência de patinagem no gelo, bem como mercados de Natal onde pode comprar lembranças e recordações. Há ainda espectáculos de circo e de cinema mudo, que só se realizam em dezembro, provas de vinho e comida tradicional.

1. Aprecie a iluminação e conheça a história do Porto num passeio noturno

À noite no Natal| ©Pete Eaton
À noite no Natal| ©Pete Eaton

Se quiser aproveitar ao máximo a sua visita de 3 dias ao Porto em dezembro, deve incluir no seu itinerário um passeio noturno pela cidade. Com este passeio, ficará a conhecer a história escondida nas praças e monumentos desta cidade, enquanto aprecia as belas decorações de Natal e as centenas de luzes coloridas nas ruas.

Para realizar esta atividade, pode juntar-se a um passeio noturno, onde um guia local experiente o levará a pé ou de bicicleta pelas principais ruas do Porto. Poderá ver os locais históricos e os locais da moda e descobrir as melhores decorações de Natal.

Mas, se preferir fazer o passeio ao seu próprio ritmo, uma boa opção é apanhar um dos autocarros turísticos do Porto. Terá a oportunidade de descer nos locais que lhe chamam a atenção, explorá-los, tirar fotografias e voltar a entrar noutro autocarro.

Ambiente de festa de Natal

Em ambos os casos, verá letras gigantes iluminadas com palavras como Família, Amor, Porto, Festa, entre outras.

Além disso, na Praça dos Aliados, encontrará uma enorme árvore de Natal com 30 metros de altura e desfrutará de um agradável ambiente de festa.

Certamente, é uma atividade que não pode faltar entre as 10 coisas para fazer no Porto com crianças.

Reservar um passeio no autocarro turístico

2. Provar o vinho do Porto numa prova

Casa Taylor's| ©Taylor D
Casa Taylor's| ©Taylor D

Durante a sua visita ao Porto em dezembro não pode deixar de provar um dos requintados vinhos produzidos na cidade. A temperatura de serviço recomendada para estes vinhos situa-se entre os 6 e os 12ºC, pelo que o tempo frio do ano é uma boa oportunidade para fazer uma prova e, assim, apreciar as variadas notas desta bebida dos deuses.

Neste sentido, poderá visitar algumas adegas por sua conta, como a Casa Taylor's, considerada uma das mais antigas da cidade e produtora de vários estilos de vinho do Porto. Aí, entre as 10:00 e as 19:00, terá a oportunidade de fazer várias provas e experimentar alguns queijos.

Mas se preferir uma atividade mais intimista e completa, pode optar por uma destas interessantes opções:

Reserve a sua visita a uma adega

3. Subir à Torre dos Clérigos e desfrutar de uma vista nocturna da cidade na época do Natal

Torre dos Clérigos| ©Fran Gonzales
Torre dos Clérigos| ©Fran Gonzales

Visitar a Torre dos Clérigos durante este mês de inverno é uma boa oportunidade para admirar o panorama urbano na época natalícia, que, a partir das 18:00 horas, se ilumina e oferece um espetáculo visual atraente. Com 76 metros de altura, o edifício é considerado a torre mais alta da cidade.

Depois de subir os 225 degraus, chega-se ao topo da torre sineira e tem-se uma visão de perto da igreja dos Clérigos, bem como uma vista privilegiada de toda a cidade. Pode ainda aproveitar para entrar na sala de exposições do edifício e admirar uma exposição permanente de vestuário, mobiliário e pintura dos séculos XVIII e XIX.

Sendo a Torre dos Clérigos um emblema da cidade, é paragem obrigatória nas várias visitas guiadas que nos aproximam da sua história. Recomendo a reserva de uma visita guiada ao Porto ou a compra de um lugar num passeio de bicicleta para conhecer os pormenores deste magnífico edifício.

Informações úteis

  • Preço: a partir de 6€ por pessoa.
  • Quando: todos os dias (9:00 às 11:00).
  • Onde: Torre dos Clérigos.

Reservar uma visita guiada ao Porto

4. Passar o Ano Novo no Porto

Cruzeiro no rio Porto| ©Cayetano Gros
Cruzeiro no rio Porto| ©Cayetano Gros

Se planeia passar a passagem de ano nesta cidade costeira, terá várias opções para se divertir: cruzeiros no rio Porto, festas no meio da rua ou em discotecas até de madrugada. Também pode optar por uma noite mais calma na esplanada de um bar ou restaurante.

Pode ir para as seguintes ruas:

  • Avenida dos Aliados: é o ponto de encontro preferido dos habitantes locais e dos turistas. Aí, poderá apreciar a contagem decrescente, um espetáculo de fogo de artifício, artistas surpresa e DJs.
  • A Ribeira ou as Galerias de Paris: é uma zona composta por várias ruas onde se encontram bares e discotecas com entrada livre.

Mas se quiser festejar a passagem de ano de uma forma mais calma e menos barulhenta, pode dirigir-se a uma das esplanadas da Ribeirinha, onde poderá saborear um menu tradicional enquanto assiste ao fogo de artifício que vem da Avenida dos Aliados.

Reservar um cruzeiro no Douro

5. Emocionar-se com um espetáculo de Fado

Fado|©Dave Coombs
Fado|©Dave Coombs

O fado é um género musical tipicamente português que se destaca pela sua grande emoção e expressividade. Cada espetáculo é único, porque os artistas muitas vezes improvisam e acrescentam nuances pessoais às interpretações, que são acompanhadas por guitarra portuguesa e guitarra clássica.

Abrigar-se do frio do inverno e assistir a um espetáculo de Fado que o deixará arrepiado enquanto bebe um cálice de vinho do Porto é uma experiência imperdível. Garanto-lhe que o vai emocionar.

Além disso, este espetáculo, que por sinal é considerado património cultural imaterial da humanidade, é realizado de forma intimista, pelo que pode até interagir com os músicos e viver uma experiência muito mais próxima.

Reservar um bilhete para um espetáculo de Fado

6. Saia do Porto e descubra outras zonas de Portugal

Aveiro, Portugal|©Bradclin Photography
Aveiro, Portugal|©Bradclin Photography

Portugal é um país que esconde muitos encantos: a sua gastronomia, as suas gentes, a sua música, a sua bela língua... e, sem dúvida, os seus edifícios e a sua natureza.

Se vai estar no Porto durante um número suficiente de dias ou se já conhece a zona e quer explorar mais, aqui ficam algumas ideias que são perfeitas para dezembro, uma vez que as temperaturas não são extremamente frias e não vai encontrar multidões ou sobrelotação:

  • Reserve uma viagem para Aveiro a partir do Porto: A cidade de Aveiro é conhecida como a Veneza portuguesa devido aos seus canais. Para além disso, as cores vivas e os azulejos das suas casas e edifícios não o deixarão indiferente. Esta excursão inclui também um passeio num barco tradicional "moliceiro".
  • Reserve uma excursão a Braga e Guimarães: nesta excursão de 9 horas, ficará a conhecer duas das mais belas cidades do Norte de Portugal, com centros históricos espectaculares. A excursão inclui um almoço típico português.
  • Reserve uma excursãoao Vale do Douro: esta excursão de 9 horas inclui um passeio de barco no Douro, uma visita a 2 adegas com degustação em cada uma delas e um delicioso almoço. Uma oportunidade única para contemplar a natureza espetacular do Douro português.
  • Reserve uma excursão ao Parque Nacional da Peneda-Gerês: tem a oportunidade de descobrir o único parque nacional de Portugal, um espetáculo para os sentidos repleto de paisagens idílicas, cascatas, vales, miradouros, maciços, prados...

Reservar uma viagem para Aveiro a partir do Porto

7. Venha a uma pista de patinagem e desfrute desta divertida atividade em dezembro

Pista de patinagem no Porto| ©Fran Gonzales
Pista de patinagem no Porto| ©Fran Gonzales

Se é um entusiasta da patinagem no gelo ou apenas quer fazer algo diferente durante a sua estadia na cidade, vai gostar de saber que o mês de dezembro está repleto de actividades de inverno no Porto.

Entre outras coisas, encontrará algumas pistas de gelo instaladas nas principais praças da cidade.

  • Plaza de la Batalla: todos os anos é montada uma pista de patinagem com luzes, decorações, aluguer de patins e música. É um ambiente ideal para adultos e crianças. Esta praça também tem uma igreja com mosaicos interessantes, enquanto na área circundante encontrará alguns restaurantes e edifícios históricos.

  • Praça Mouzinho Albuquerque e Praça D. João I: todos os dias de dezembro e até à primeira semana de janeiro, há pistas abertas entre as 10:00 e as 20:00 aproximadamente, embora estes horários possam mudar anualmente e consoante a instalação visitada.

Informações úteis

  • Preço: a partir de 3,5 euros por pessoa.
  • Quando: de 1 de dezembro à primeira semana de janeiro.
  • Onde: Praça da Batalha, Praça Mouzinho Albuquerque e Praça D. João I.

8. Visite os Mercados de Natal do Porto em dezembro

Mercado Artesanatus| ©Wells T
Mercado Artesanatus| ©Wells T

Os mercados de Natal são uma boa opção se não sabe o que ver e fazer no Porto em 4 dias ou mais. Encontrará esta série de bancas distribuídas por toda a cidade, todas elas, com muitas coisas para comprar: artesanato, comida de rua, têxteis, lembranças, etc.

  • O Mercado Artesanatus, um dos principais mercados da cidade, está localizado na Praça D. João I e reúne dezenas de artesãos das diferentes regiões de Portugal.
  • Mercado deNatal de Matosinhos, no Parque Basílio Teles, de meados de novembro a meados de dezembro.
  • Mercado de Artes e Ofícios, na Avenida Dom Afonso Henriques. Encontrará decorações e têxteis durante todo o mês de dezembro.
  • Mercado de Natal de Serralves, instalado no Parque de Serralves durante a primeira semana de dezembro.
  • WOW Natal Market, uma feira da ladra aberta até à primeira semana de janeiro no Museu WOW. Ideal se também vai estar no Porto em janeiro e quer aproveitar os descontos nos produtos que compra.

Existem também alguns mercados de Natal intermitentes, que pode encontrar aos fins-de-semana, como o Mercado de Design de Natal no exterior do Palácio de Cristal, entre outros.

Informações úteis

  • Preço: entrada livre.
  • Quando: última semana de novembro até à primeira semana de janeiro.
  • Onde: Praça D. João I, Parque Basílio Teles, Parque de Serralves, Museu WOW, Palácio de Cristal, entre outros locais da cidade.

9. Desfrute de filmes mudos com música ao vivo durante o mês de dezembro no Porto

Cinema Trindade| ©Tiago Resen
Cinema Trindade| ©Tiago Resen

Na sua visita ao Porto durante o mês de dezembro vai encontrar actividades muito interessantes. Por exemplo, os filmes mudos com música ao vivo, realizados gratuitamente nos cinemas e igrejas da cidade.

Para desfrutar deste espetáculo pode ir ao Cinema Trindade, Círculo Católico Operário do Porto, Fundação Inatel, Cine Passos Manuel e Casa das Artes. Os horários dos espectáculos tendem a variar, pelo que será necessário verificar a partir da última semana de novembro.

Esta é certamente uma atividade que pode incorporar no seu roteiro de 2 dias no Porto, se estiver na cidade durante a primeira quinzena de dezembro.

Informações úteis

  • Preço: entrada livre.
  • Quando: primeira quinzena de dezembro.
  • Onde: Cinema Trindade, Círculo Católico Operário do Porto, Fundação Inatel, Cine Passos Manuel e Casa das Artes de Porto.

10. Prove a gastronomia tradicional de dezembro no Porto

Bolo Rei| ©Mark Atkinson
Bolo Rei| ©Mark Atkinson

Durante o mês de dezembro encontrará alguns alimentos tradicionais desta época de inverno, que não poderá provar quando visitar o Porto no verão ou em qualquer outra estação do ano.

Por isso, percorrer as pastelarias, cafés e restaurantes da cidade é uma boa ideia, quer o faça ao seu ritmo, quer faça um dos melhores roteiros gastronómicos do Porto.

Seja qual for a opção escolhida, entre as principais opções encontram-se os seguintes pratos:

  • Caldo verde: é um preparado que combina couve galega, sal, batata, alho e chouriço. É também acompanhado com pão de farinha de milho.
  • Papas de sarrabulho: este preparado é originário do Porto e pode ser encontrado em qualquer restaurante que decida visitar. Consiste numa sopa com presunto, cominhos, chouriço, pão, limão, frango, carne de porco e sangue de porco. É também típica do mês de dezembro devido à matança do porco que se realiza neste mês.
  • Bolo Rei: é um pão de ló recheado com frutas cristalizadas e com um exterior em forma de coroa. Pode ser encontrado em qualquer padaria ou café durante todo o mês de dezembro e até ao Natal.
  • Fatias: são fatias de pão mergulhadas em vinho, leite e ovo, que depois são fritas em óleo e polvilhadas com açúcar.

Informações úteis

  • Preço: a partir de 60 euros por pessoa (visita guiada).
  • Quando: todos os dias de dezembro.
  • Onde: restaurantes, pastelarias e cafés da cidade do Porto.

11. Assistir a um espetáculo de circo no Coliseu Porto Ageas durante a segunda quinzena de dezembro

Coliseu Porto Ageas| ©James D
Coliseu Porto Ageas| ©James D

Todos os anos, no teatro e sala de concertos "Coliseu Porto Ageas", há um espetáculo de circo que funde o mundo real com o mundo das ilusões. Em palco, poderá ver equilibristas, trapezistas e acrobatas e desfrutar de música ao vivo.

O espetáculo realiza-se todos os dias na segunda quinzena de dezembro. Os horários tendem a variar, pelo que deve consultar o site oficial do Coliseu Porto Ageas para obter informações actualizadas no início do mês.

Cada edição oferece surpresas diferentes: artistas de circo portugueses de renome mundial, ilusionistas, músicos, palhaços, parkour, entre outros. Em qualquer dos casos, saiba que vai poder desfrutar de uma demonstração de talento, de piruetas surpreendentes e de um repertório muito divertido.

Informações úteis

  • Preço: a partir de 10€ por pessoa.
  • Quando: Todos os dias na segunda quinzena de dezembro.
  • Onde: Teatro e sala de espectáculos: "Coliseu Porto Ageas".

12. Participe na corrida de São Silvestre 10K durante a sua visita ao Porto em dezembro

Corrida de São Silvestre 10K| ©george17168
Corrida de São Silvestre 10K| ©george17168

Se estiver no Porto no dia 31 de dezembro e for um entusiasta da maratona ou de caminhadas ao ar livre, não hesite nem um pouco e participe na corrida anual de São Silvestre.

Trata-se de um evento desportivo com mais de 20 anos de tradição, que se realiza na Avenida dos Aliados.

Consoante o seu nível de condição física, pode escolher entre uma corrida de 10 km, conhecida como a corrida da família, ou uma mini maratona de 6 km, sem classificação na meta. No fundo, o objetivo é divertir-se enquanto observa as ruas do Porto de uma outra perspetiva.

Informações úteis

  • Preço: a partir de 15€ por pessoa.
  • Quando: 31 de dezembro.
  • Onde: Avenida dos Aliados.

Temperaturas no Porto em dezembro

Natal no Porto| ©Eduardo Vales
Natal no Porto| ©Eduardo Vales

O mês de dezembro no Porto não é muito frio, uma vez que a cidade está muito próxima do nível do mar. Por isso, é pouco provável que se registe uma descida de temperatura até aos 0ºC. Também não verá o termómetro a marcar 1ºC ou mais de 13ºC. De facto, a temperatura média ronda os 10ºC.

O tempo no Porto durante o inverno caracteriza-se por ser ameno, húmido e frio, devido à combinação do clima oceânico e mediterrânico da cidade.

Por isso, em dezembro, a temperatura tende a subir durante o dia e a descer à noite, mas normalmente apenas cerca de 1ºC. Para além disso, este período de inverno é marcado por dias ventosos e chuvosos.

O que levar na mala quando visitar o Porto em dezembro?

Bagagem| ©Anete Lūsiņa
Bagagem| ©Anete Lūsiņa

Se planeia visitar a cidade durante este mês, vai precisar de levar roupa que o proteja do frio: casacos grossos, calças compridas, camisas, camisolas e meias de lã ou térmicas, entre outros.

É também importante levar roupa impermeável e calçado fechado com boa tração. Além disso, um guarda-chuva é imprescindível durante a sua visita, pois em dezembro há vários dias de chuva e não se sabe a que horas do dia vai chover.