Porto em 3 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

Se está a planear passar um fim de semana prolongado no Porto, este é um excelente plano. Poderá desfrutar ao máximo da cidade sem perder nenhuma das principais atracções.

Camilla Graciano

Camilla Graciano

leitura de 11 minutos

Porto em 3 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

Porto | ©Magda Ehlers

No Porto encontra uma cidade com um grande património histórico e muito para ver e fazer. Desde um passeio com as melhores vistas para o rio, a saborear a gastronomia portuguesa e a descobrir as ruas estreitas e empedradas da Ribeira, o seu centro histórico que foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1996.

Com três dias pode conhecer o suficiente para levar o melhor da cidade e desfrutar dos mais variados planos. Tome nota deste guia para conhecer

Dia 1: Um passeio pelo centro do Porto

Mercado do Bolhão| ©Pietro Faccioli
Mercado do Bolhão| ©Pietro Faccioli

A melhor forma de começar a sua viagem ao Porto é visitando alguns dos locais mais emblemáticos e populares. Por isso, o seu primeiro dia será dedicado à história, à cultura, a vistas deslumbrantes e a algumas adegas, para ficar com a melhor primeira impressão da cidade. Visitará o mítico Mercado do Bolhão, a popular Sé Catedral, o Palácio da Bolsa, a Igreja de São Francisco, comerá algo no Cais da Ribeira, atravessará a Ponte Dom Luís I e apreciará as melhores vistas da Serra do Pilar.

Passeio pelo Mercado do Bolhão

A sua primeira paragem será o Mercado do Bolhão, logo pela manhã. Este mercado emblemático da cidade do Porto abre as suas portas cedo, por isso a partir das 7h já pode entrar e vale bem a pena uma visita. A sua construção é muito caraterística, típica da arquitetura neoclássica, e os vendedores estão distribuídos por dois pisos.

Neste mercado encontrará todo o tipo de produtos frescos, como carne, marisco, frutas e legumes, restaurantes, floristas e padarias, onde poderá tomar o pequeno-almoço ou tomar um café e algo para comer enquanto continua o seu passeio pela cidade.

Visitar a Sé Catedral e o seu Claustro

A Sé Catedral e o seu Claustro são dois locais de visita obrigatória no Porto e ficam a cerca de 10 minutos a pé do Mercado do Bolhão.

A construção da mítica Sé Catedralremonta ao século XII, embora tenha sido renovada várias vezes mais tarde, albergando uma mistura de diferentes estilos: barroco, românico e gótico. O Claustro foi construído no século IV, a sua decoração de azulejos conta algumas cenas religiosas da história e pode ser acedido diretamente a partir do interior da Catedral.

Outra razão pela qual não pode deixar de visitar este local histórico é porque a Sé Catedral foi declarada Monumento Nacional e vai perceber porquê. Pode visitar a Catedral das 9h às 12h30 e das 14h30 às 19h e o acesso é gratuito, exceto para o Claustro, que custa aproximadamente 3 euros por pessoa.

Visitar o Palácio da Bolsa

O Palácio de la Bolsa, antigo convento de São Francisco até meados do século XIX, é hoje uma das mais importantes e mais visitadas belezas arquitectónicas da cidade, classificado como Monumento Nacional. Fica a 5 minutos a pé da Sé Catedral.

Pode fazer uma visita guiada para a conhecer em profundidade e aceder ao Pátio das Nações, à Sala Árabe, à Biblioteca, que alberga mais de 10.000 exemplares, e à Sala Presencial. É necessário reservar com antecedência no site oficial desta atração.

Admire o estilo único da Igreja de São Francisco

Igreja de São Francisco| ©Georges Jansoone
Igreja de São Francisco| ©Georges Jansoone

Ao lado do Palácio da Bolsa, que já foi o convento de São Francisco, ainda se encontra a Igreja de São Francisco. É um dos monumentos religiosos mais famosos e foi construído no início do século XIV. Tem elementos românicos e góticos, bem como um interior de estilo barroco, onde se diz que foram utilizados mais de 300 quilos de ouro em pó.

Sob o chão desta igreja estão enterrados alguns dos frades franciscanos e alguns membros de famílias nobres da cidade. A sua visita inclui também uma visita guiada a estas catacumbas e ao seu museu.

Paragem no Cais da Ribeira para comer qualquer coisa.

Depois deste passeio histórico pela cidade e antes de atravessar a ponte para continuar o seu primeiro dia no Porto, recomendo-lhe que coma qualquer coisa no Cais da Ribeira, a zona mais turística e pitoresca do Porto, para recarregar as baterias.

Aí encontrará uma grande oferta gastronómica, mas pessoalmente, recomendo estes dois restaurantes que mais gostei: Escondidinho do Barredo, um pequeno restaurante familiar com comida típica portuguesa que vai adorar e Taberna Dos Mercadores, outro restaurante português com uma abundante variedade de pratos.

A comida é algo muito caraterístico do Porto, por isso deixo-te com este guia para que possas conhecer os melhores passeios gastronómicos da cidade e incluir alguns deles no teu roteiro.

Atravessar a Ponte Dom Luís I

Depois de recarregar as baterias, o primeiro dia vai continuar a caminhar pela ponte que atravessa as águas do rio Douro e liga o Porto a Vila Nova de Gaia. A Ponte Dom Luís I foi construída em 1886, o que a torna num dos locais mais emblemáticos da cidade. A sua história remonta ao século XIX, quando houve um grande crescimento comercial no Porto e foi necessário reforçar as ligações entre Miragaia, um bairro de pescadores nas margens do Porto, e Vila Nova de Gaia, do outro lado do rio Douro.

A ponte tem um imponente arco de ferro para o qual foram utilizadas muitas toneladas de material e dois pisos, um por onde circula o metro do Porto e outro por baixo por onde passam os automóveis. Com 400 metros de comprimento, esta ponte tornou-se um símbolo do Porto e as suas vistas são magníficas, terá a melhor posição para apreciar a Ribeira de outro ponto de vista.

Pode atravessá-la a pé ou navegando pelas águas do rio Douro, fazendo um passeio de cruzeiro.

Reservar um passeio de comboio com cruzeiro no rio Douro

Apreciar um bom vinho numa adega em Vila Nova de Gaia.

Seria um pecado sair do Porto sem visitar uma das suas adegas características e, do lado de Gaia, há muito por onde escolher. Pessoalmente, recomendo a Cálem ou a Sandeman.

Aí pode desfrutar de visitas guiadas para conhecer a história da adega, aprender sobre o processo de produção do vinho e ter uma prova de vinhos incluída.

Desfrute das melhores vistas do Porto a partir do Jardím do Morro e do miradouro da Serra do Pilar

O Jardím do Morro é o ponto mais alto de Gaia e recomendo que suba até lá para se maravilhar com as melhores vistas. Há também um lago e uma grande variedade de vida selvagem local.

O acesso é feito por teleférico a partir da Praça Super Bock, no Cais de Gaia, e fica perto da Serra do Pilar, que alberga um miradouro com as melhores vistas do centro histórico do Porto. Recomendo vivamente que suba ao miradouro e leve a sua máquina fotográfica para tirar as melhores fotografias.

Acabar o dia a jantar na Ribeira de Gaia

Depois de descer do miradouro, recomendo que termine o seu primeiro dia a desfrutar de boa comida portuguesa na Ribeira de Gaia. A taberninha do Manel é uma boa opção para experimentar a comida típica portuguesa num restaurante pitoresco.

Dia 2: Veja os monumentos mais emblemáticos do Porto e prove a comida portuguesa.

Livraria Lello.| ©Wells T
Livraria Lello.| ©Wells T

No seu segundo dia no Porto, continuará a ver alguns dos edifícios mais emblemáticos, a provar a gastronomia típica portuguesa e a tirar fotografias das melhores paisagens da cidade. Irá visitar a mítica Livraria Lello, a Igreja do Carmo, a famosa Torre dos Clérigos, provar a comida típica portuguesa, a Praça da Liberdade, a estação de São Bento, passear pela rua Santa Catarina e visitar o Café Majestic.

Visita a um dos locais mais emblemáticos do Porto: a Livraria Lello.

O seu segundo dia começará no centro histórico da cidade, visitando um dos locais mais essenciais do Porto, a Livraria Lello, que é considerada uma das mais belas livrarias do mundo. Além disso, esta é a livraria que inspirou a autora de Harry Potter.

Se me permitirem, dou-vos uma dica. Este é um dos locais mais visitados da cidade, por isso recomendo que vás de manhã cedo para poderes entrar sem problemas e visitá-la ao teu próprio ritmo. A livraria estará aberta todos os dias das 9h00 às 19h00 e o preço da entrada é de aproximadamente 5 euros, que pode comprar no sítio Web oficial.

Apreciar a imponente Igreja das Carmelitas

A poucos minutos a pé da Livraria Lello, vai chegar à Igreja do Carmo, que é uma das mais belas igrejas do Porto, com um estilo rococó marcado e foi construída em granito em 1762.

O seu exterior é lindíssimo, revestido com os típicos azulejos que vestem toda a cidade e que, neste caso, representam a imposição do escapulário no Monte Carmelo. Pode visitar esta igreja todos os dias entre as 7:30 da manhã e as 7 da tarde.

Este segundo dia vai começar bem cedo, por isso recomendo que se dirija a um café típico do Porto situado a poucos metros da igreja, a Leitaria da Quinta do Paço. Lá pode tomar um café e provar o clássico éclair, que são pãezinhos finos e alongados que são cozidos até ficarem estaladiços e ocos e depois recheados, com diferentes variedades e sabores à escolha. Vai agradecer-me!

As melhores vistas da cidade a partir da torre da Igreja de Los Clérigos

A Igreja dos Clérigos foi construída em 1748 e, juntamente com a sua Torre, forma um conjunto arquitetónico muito reconhecível da cidade do Porto. Sem dúvida, vale a pena visitá-la.

A Torre dos Clérigos é a mais alta de Portugal, com 76 metros de altura, e para lá chegar terá de subir mais de 200 degraus. Aí, finalmente, alcançará uma das melhores vistas panorâmicas da cidade do Porto.

Note que a entrada na Igreja é gratuita, mas para aceder à Torre e ao museu que alberga, um dos melhores museus do Porto, terá de pagar uma entrada de cerca de 5 euros.

Provar uma francesinha típica num restaurante português.

Francesinha| ©Jayphen
Francesinha| ©Jayphen

Depois de subir e descer as escadas da Torre dos Clérigos, é uma boa altura para recarregar baterias e depois continuar com tudo o que falta no seu segundo dia no Porto. Para isso, recomendo uma das refeições típicas portuguesas: a francesinha.

Na zona há uma grande variedade de sítios por onde escolher, se me permite recomendo o Brasão Aliados um dos restaurantes mais conceituados ou as Francesinhas Al Forno da Baixa que também tem muito boa reputação.

Passear na Praça da Liberdade

Depois de recarregar as baterias, terá de passear um pouco mais pela zona e a próxima paragem será: Praça da Liberdade. Situa-se a poucos metros da Torre dos Clérigos e é a praça mais importante do Porto que liga o lado antigo e o lado moderno da cidade.

No centro desta praça, será surpreendido por um imponente monumento com cerca de 10 metros de altura, que é a estátua de D. Pedro IV, feita em bronze no ano de 1862. Se olhar com atenção, verá que o monarca está a segurar a Carta Constitucional.

Conhecer a estação de comboios de São Bento

A estação de São Bento é um emblema da cidade e está localizada a poucos passos da Praça da Liberdade. O que é realmente fascinante nesta estação são as suas paredes repletas de mais de milhares de azulejos, que recriam cenas de batalhas e a história dos transportes. Os azulejos são um clássico do Porto, mas esta é uma obra de arte.

Fazer compras na Rua Santa Catarina

A Rua Santa Catarina é uma rua pedonal e a mais comercial do Porto, que se estende desde a zona mais alta da cidade, na Praça da Batalha, até à Praça do Marquês de Pombal. Ao percorrê-la, poderá entrar nas lojas para fazer todo o tipo de compras nas lojas ou nos vendedores ambulantes. Pode também passear pelo centro comercial Via Catarina.

Se não é fã de compras, este passeio também será para si, porque encontrará aí as fachadas mais pitorescas, como a pequena Capela das Almas, que está coberta com os típicos azulejos azuis do Porto. Para além disso, terá restaurantes e cafés para descansar um pouco.

Não pode deixar de parar no Café Majestic, um emblema da cidade, para se sentir parte da história do Porto. Trata-se de um elegante café dos anos 20 que foi inaugurado em 1921 com o nome de Café Élite e que se tornou um ponto de encontro de personalidades ilustres da época e um local de inspiração para escritores e artistas. O café foi declarado património cultural em 1983.

Terminar o dia num restaurante clássico da cidade

Para terminar o segundo dia no Porto, recomendo um dos clássicos da cidade: a Casa Guedes e a sua típica sandes de pernil e queijo. Imperdível. Este é um dos locais mais concorridos e movimentados da cidade, por isso tente chegar cedo ou reservar com antecedência para não ter de esperar tanto tempo.

De qualquer forma, aqui está um guia dos melhores passeios gastronómicos no Porto que também pode ser um ótimo plano para terminar o seu segundo dia na cidade.

Dia 3: Um pouco mais de cultura e uma excursão guiada aos arredores do Porto.

Ponte elevada na Fundação de Serralves| ©Angel D
Ponte elevada na Fundação de Serralves| ©Angel D

No seu terceiro dia no Porto, terá um pouco de tudo, um pouco mais de cultura e história no centro da cidade e uma viagem para desfrutar dos arredores. Visitará a lendária Fundação de Serralves, o Museu de Arte Contemporânea e a Casa da Música.

Aprecie a Fundação de Serralves e o Museu de Arte Contemporânea.

O seu terceiro e último dia começa na Fundação de Serralves, um dos museus mais visitados do Porto e de Portugal. Aí encontrará a Casa de Serralves e o Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Absorver a arte e a cultura do local e passear pelos seus jardins arborizados é um ótimo plano.

Note que os preços dos bilhetes variam entre 12 e 20 euros, dependendo do que quer ver e dos locais que incluiu em cada passe.

Visitar a Casa da Música

A partir da Fundação de Serralves pode apanhar o autocarro para chegar rápida e diretamente à Casa da Música, que é, sem dúvida, uma obra de arte arquitetónica e artística. É uma sala de concertos no Porto que acolhe três orquestras: a Orquestra Nacional do Porto, a Orquestra Barroca e o Remix Ensemble. Para a ver em profundidade, recomendo que a visite como parte do itinerário de uma das visitas guiadas ao Porto.

Note que pode visitar a Casa de Música do Porto todos os dias entre as 9h30 e as 18h.

Fazer uma visita guiada aos arredores do Porto

Pode dizer-se que por esta altura já conhece o básico do Porto e para terminar o roteiro de 3 dias no Porto, recomendo que faça uma visita guiada nos arredores da cidade para que possa desfrutar da beleza dos arredores.

Aqui está um guia das melhores visitas guiadas do Porto onde terá algumas opções para escolher a que preferir. Pela minha parte, recomendo:

  • Uma visita guiada a Aveiro: Aveiro é conhecida como a Veneza de Portugal e fica a 45 minutos de distância do Porto por estrada. O passeio demora cerca de 4 horas no total e recomendo-o especialmente pela sua proximidade, pois terá tempo suficiente para o fazer.
  • Uma visita guiada ao Minho: A região do Minho é uma antiga província de Portugal e situa-se a cerca de 90 quilómetros do Porto. Com este passeio, terá a possibilidade de visitar duas cidades da região em 9 horas a partir do Porto e conhecer as melhores paisagens naturais e rurais.

Reservar uma excursão a partir do Porto

Uma óptima opção: o autocarro turístico do Porto

Autocarro turístico pelas ruas do Porto| ©Alquiler de Coches
Autocarro turístico pelas ruas do Porto| ©Alquiler de Coches

O Autocarro Turístico do Porto será o seu grande aliado na sua viagem de 3 dias pela cidade, uma vez que a maioria das actividades e atracções que mencionei neste post estão incluídas no seu percurso.

O melhor de tudo é que este autocarro tem paragens gratuitas, pelo que pode usá-lo como o meio de transporte perfeito para se deslocar pela cidade, sem gastar dinheiro extra em transportes e poupando tempo.

Aconselho-o a fazer uma lista das atracções que quer visitar e verificar se estão incluídas no percurso do autocarro, para que possa organizar a sua viagem da melhor forma e aproveitar ao máximo os seus 3 dias no Porto, sem ter de se preocupar com nada.