Bilhetes para World of Discoveries no Porto: como comprar, preços e descontos

Se está a organizar uma viagem ao Porto e gostaria de visitar um dos muitos museus da cidade, não perca o famoso World of Discoveries, uma das melhores coisas para fazer com crianças na cidade.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

Bilhetes para World of Discoveries no Porto: como comprar, preços e descontos

Por dentro do mundo dos descobrimentos | ©Sara F. Soares

O World of Discoveries é um museu interativo fantástico que deslumbra as crianças e lhes ensina factos interessantes sobre a história e o passado colonial de Portugal e das terras que conquistou pelo mundo. É também um dos melhores museus da cidade. Neste artigo vou dizer-lhe tudo o que precisa de saber para não perder nada durante a sua visita, bem como como comprar os bilhetes, quanto custam e quais os descontos de que pode usufruir. Está preparado?

Como comprar bilhetes para o World of Discoveries no Porto? Que tipos de bilhetes existem?

No World of Discoveries| ©Joris Rietbroek
No World of Discoveries| ©Joris Rietbroek

Todos os bilhetes para o World of Discoveries têm o mesmo preço e podem ser comprados online ou quando chegar ao Porto, numa das bilheteiras. A melhor opção é comprá-los online e evitar as filas de espera. Poderá também cancelar a atividade de forma totalmente gratuita até 24 horas antes da data da sua visita.

As visitas ao World of Discoveries são gratuitas. No entanto, se quiser fazer uma visita guiada, o museu dispõe de toda uma equipa de guias vindos diretamente do século XVI para orientar os visitantes e ajudá-los nas suas dúvidas.

Se quiser fazer uma visita guiada na sua própria língua, o bilhete inclui um audioguia durante o passeio de caravela para o ajudar a compreender melhor o percurso dos grandes galeões. Se quiser ir ainda mais fundo, terá de reservar com alguns dias de antecedência no sítio Web.

Quanto custam os bilhetes para o World of Discoveries no Porto?

Visita guiada ao World of Discoveries| ©Heder
Visita guiada ao World of Discoveries| ©Heder

Os preços dos bilhetes para o World of Discoveries no Porto variam, quer os compre na bilheteira, quer os compre antecipadamente online. Na bilheteira, os bilhetes são ligeiramente mais baratos, mas terá de fazer fila para entrar quando chegar, pelo que não valerá a pena.

Os bilhetes para o World of Discoveries no Porto estão incluídos no cartão turístico?

Entrada no World of Discovery| ©Marcos F Santos
Entrada no World of Discovery| ©Marcos F Santos

Infelizmente, não. Não existe um passe turístico que inclua a entrada gratuita no World of Discoveries. No entanto, se comprar o Porto Card, terá um desconto de 35% na compra dos bilhetes.

Quanto tempo é necessário para visitar o World of Discoveries no Porto?

Parte do passeio| ©Leila S
Parte do passeio| ©Leila S

Uma visita ao World of Discoveries demora normalmente cerca de 1 hora, embora dependa do tempo que se quer passar e do tempo que se passa em cada sala.

O World of Discoveries é um museu adequado para crianças?

Os mais pequenos a desfrutar do passeio| ©Luis F
Os mais pequenos a desfrutar do passeio| ©Luis F

O World of Discoveries é, sem dúvida, uma das melhores coisas para fazer com crianças na cidade. De facto, esta atração é considerada uma mistura entre um museu e um parque temático, graças às suas muitas salas interactivas, que explicam a história dos navegadores portugueses, que atravessaram os oceanos em busca de novas terras entre os séculos XV e XVI e que viajaram à volta do globo a bordo dos seus incríveis navios.

Através de 20 salas temáticas diferentes, as crianças podem descobrir as incríveis rotas que estes exploradores percorreram através da exótica floresta amazónica, algumas regiões de África, Índia, China, Macau, Japão e inúmeros lugares remotos.

Além disso, em todas as salas encontrará tripulantes do século XVI, que o ajudarão em caso de dúvidas e alegrarão a visita dos mais pequenos.

Quando é que o World of Discoveries abre no Porto?

Barcos| ©Ria H
Barcos| ©Ria H

O World of Discoveries está aberto todos os dias, exceto às segundas-feiras. O horário de funcionamento de terça a sexta-feira é das 10h00 às 18h00 (última admissão às 17h30) e aos fins-de-semana e feriados das 10h00 às 19h00 (última admissão às 18h30).

Os únicos feriados em que o World of Discoveries está encerrado são 1 de janeiro e 25 de dezembro. No entanto, nos dias 24 e 31 de dezembro, a última entrada será às 15h30 e o encerramento será às 16h.

Como chegar ao World of Discoveries no Porto?

Elétrico do Porto| ©javi garcia
Elétrico do Porto| ©javi garcia

O World of Discoveries está localizado no bairro de Miragaia e não está lá por acaso. Para além de este bairro ser um dos mais pitorescos e especiais do Porto (e é por isso que recomendo que dedique algum tempo a explorá-lo e até a fazer um cruzeiro fluvial), era aqui que se situavam os estaleiros da frota portuguesa durante a chamada época dos Descobrimentos.

Assim, para aceder ao museu, terá de percorrer uma ponte pedonal, que imita os passadiços que permitiam embarcar nas grandes naus antigas. O World of Discoveries está situado numa zona bastante central, pelo que a forma mais fácil de lá chegar se estiver a passear pelo centro é a pé.

De transportes públicos: a poucos metros da entrada há uma paragem de elétrico (linha 1) e as linhas de autocarro 1M, 403, 500 e 910.

Há também uma paragem de autocarro turístico Hop On Hop Off nas imediações.

O que é que vai ver durante a sua visita ao World of Discoveries?

Um pouco de história| ©Fifi83
Um pouco de história| ©Fifi83

O World of Discoveries é um museu concebido para as crianças descobrirem a história de um dos impérios mais importantes da história. Tudo isto com especial destaque para o facto de estarmos no século XV, pelo que a tecnologia de que estas pessoas dispunham era praticamente nula e todas as noções e conhecimentos que tinham sobre qualquer assunto eram adquiridos através da prática e de tentativas falhadas.

Não só estamos a falar de uma época em que não havia Internet nem aplicações móveis, como também estamos a recuar a um período da história em que os mapas de navegação nem sequer eram fiáveis: a ideia de que a Terra não era plana tinha acabado de ser aceite e ainda se estavam a descobrir terras e ilhas que não se sabia existirem.

Todas as incursões no mar e no oceano eram terrivelmente perigosas e muitos navios encalhavam ou não chegavam ao seu destino. A isto juntam-se as más condições de vida e a insalubridade das pessoas a bordo dos navios, onde as doenças eram frequentemente frequentes.

Um pouco de história

Embora Portugal nos pareça atualmente um país bastante pequeno, o Império Português foi uma das maiores, mais ricas e mais poderosas potências entre os séculos XVI e XVIII. Embora o império só tenha sido oficialmente dissolvido em 1975, foi muito antes que começou a perder poder gradualmente (foi por volta do século XVII que se iniciou o processo de declínio).

Se olharmos para um mapa que mostre os territórios que o Império Português abrangia no início do século XVI, veremos que tinha territórios e, com eles, frotas e exércitos nos cinco continentes do planeta.

Ainda hoje, o Império Português é considerado um dos 10 maiores impérios que existiram na história da humanidade desde que há registos.

Talvez a sua colónia mais conhecida seja o Brasil (o imenso país Brasil), mas a verdade é que os seus territórios abrangiam muitas partes de África (onde ainda hoje se fala português), muitos pontos estratégicos como ilhas e algumas partes da Ásia, como o enclave comercial de Nagasaki, no Japão.

Parece incrível, não é?

As salas interactivas

Na primeira sala, a visita começa com a projeção de um vídeo protagonizado por Henrique de Portugal, mais conhecido por Infante D. Henrique, um infante que teve um papel preponderante no início da chamada Era dos Descobrimentos (no século XV). Este vídeo dura apenas alguns minutos e, de seguida, chegamos à sala das invenções.

A sala das invenções alberga diferentes modelos das naus utilizadas pela frota portuguesa nas suas incursões pelo mar e pelo oceano, desde as mais simples e pequenas às maiores embarcações. A ideia é mostrar como estas embarcações evoluíram para se adaptarem às novas viagens e aos perigos do mar. Além disso, estão também expostos alguns instrumentos de navegação antigos, como bússolas.

A sala seguinte é muito mais interactiva e é composta por grandes ecrãs tácteis e projecções, incluindo uma projeção 4D de uma bola do mundo, onde se podem ver as rotas estabelecidas pelos navegadores portugueses para chegar a todos estes novos destinos.

A próxima coisa que vai ver é uma reprodução em tamanho real do interior de um navio. É como se estivéssemos dentro de uma verdadeira nau do século XV. Os mais pequenos vão poder ver como viviam os tripulantes das naus e como eram as suas condições de vida a bordo, bem como o local onde eram transportadas as mercadorias e as ferramentas que utilizavam.

Mas o melhor ainda está para vir.

O grande final

A próxima coisa que vai fazer neste museu é entrar num barco. Como leu: vai deixar a cidade do Porto de barco e chegar a lugares longínquos e exóticos como o Brasil e a Índia. Para além de atravessar o Mar Tenebroso, que é como o Oceano Atlântico era conhecido na antiguidade, quando não se sabia o que havia do outro lado e se especulava que poderia ser o fim do mundo...

Os barcos percorrem uma série de cenários diferentes, jogando com efeitos de luz e som, para tentar simular na perfeição o local onde se "encontra". Os cenários estão cheios de pequenos pormenores que farão com que aprecie ainda mais a visita.

Estes barcos têm um guia áudio multilingue (em espanhol, inglês, francês, francês, alemão e italiano) para que não perca nada. Estão também adaptados para visitantes com necessidades sensoriais e cognitivas especiais. É de salientar que esta atração não é mais do que um passeio de barco e não se destina a causar vertigens ou emoções fortes, pelo que é adequada para crianças de todas as idades.

Uma vez aqui, chegámos ao fim do passeio e pode visitar a loja de recordações. Finalmente, pode parar no restaurante do museu, Mundo Sabores. Este restaurante temático mantém a decoração do resto do museu e é particularmente recomendado pelas suas francesinhas (prato típico de Portugal, que deve ser provado numa visita gastronómica ) e pela sua variedade de sangrias sem álcool aromatizadas. Os preços são médios.

Se não falarmos português, vamos entender a visita?

Objectos do museu| ©Fred
Objectos do museu| ©Fred

Não se preocupe com a língua: todos os conteúdos apresentados neste museu estão disponíveis em 6 línguas (português, espanhol, inglês, francês, alemão, italiano e francês), para que não perca nada com os seus filhos.

Algumas dicas úteis para visitar o World of Discoveries no Porto

No World of Discoveries| ©Greysimer
No World of Discoveries| ©Greysimer

Quando é a melhor altura para visitar o World of Discoveries? Vale a pena evitar a fila? Posso levar um carrinho de bebé? Aqui ficam algumas dicas úteis que tornarão a sua visita ao World of Discoveries no Porto ainda mais especial.

A melhor altura para visitar

A melhor altura para visitar o World of Discoveries é às 10 horas. Logo à hora de abertura é quando está menos cheio, pelo que poderá visitar à vontade.

Pessoas com necessidades especiais

Todas as salas do museu e o barco estão adaptados a visitantes com necessidades sensoriais e cognitivas especiais. Além disso, tanto as salas como o barco são perfeitamente acessíveis aos utilizadores de cadeiras de rodas.

Carrinhos de bebé

Os carrinhos de bebé podem entrar e circular no museu, embora os bebés tenham de ser colocados ao colo de um adulto na última atividade do barco.

Vale a pena evitar a fila?

Esta é uma questão pessoal que terá de decidir com base nas suas preferências, no seu orçamento e nas necessidades das crianças com quem viaja. Sendo uma das principais atracções do Porto, não é raro que se formem filas à entrada e não é raro ter de esperar pelo menos meia hora.

As melhores visitas guiadas ao World of Discoveries

Como mencionado acima, o barco no final da visita ao World of Discoveries tem um guia áudio multilingue e as informações sobre o museu estão disponíveis em 6 línguas. No entanto, vale a pena notar que, ao longo das salas, parte da tripulação que veio aqui diretamente do século XVI estará à disposição para o guiar e ajudá-lo se precisar de qualquer tipo de informação. Se também quiser reservar uma visita guiada com um dos seus guias oficiais, terá de reservar com vários dias de antecedência através do seu sítio Web.

É tudo o que precisa de saber para aproveitar ao máximo a sua visita ao World of Discoveries. Como já referi, as crianças adoram-no e é perfeito para brincarem e se divertirem, enquanto aprendem factos interessantes sobre a história de Portugal. Precisa de mais coisas para fazer com crianças no Porto? Vamos ao resgate!