12 Coisas para Fazer em Porto no Inverno

Desde a degustação de vinhos tradicionais, passando pela celebração do Natal e do Ano Novo, até ao passeio pelo Douro num cruzeiro no Dia dos Namorados.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

12 Coisas para Fazer em Porto no Inverno

Porto | ©Thierry

Sendo uma das cidades mais importantes de Portugal, o Porto tem muitas actividades para fazer durante todo o ano. Mas os eventos em torno do Natal fazem do inverno uma óptima opção para visitar a cidade Tripeira. O Porto oferece muitas actividades para toda a família durante a época de inverno.

Aqui estão as melhores coisas para fazer na cidade mais importante do norte de Portugal.

1. Provar o famoso vinho do Porto

Caves de Vila Nova de Gaia| ©Alin Andersen
Caves de Vila Nova de Gaia| ©Alin Andersen

Com a chegada das temperaturas mais frias, terá a oportunidade perfeita para marcar uma visita a uma adega e provar o mundialmente famoso vinho do Porto, que nasceu durante os séculos XVI e XVII e é conhecido como vinho fortificado, pois inclui uma medida de aguardente na altura da fermentação. Esta técnica nasceu nesta região para que o vinho pudesse aguentar as longas viagens de navio sem se estragar.

Este vinho tem muitas variedades e o Porto tem muitas caves onde o pode provar. É um vinho com um teor alcoólico mais elevado do que o normal, mas bastante doce, pelo que recomendo que seja moderado, pois a doçura pode ser enganadora. A zona da Riberhina é um dos melhores sítios para provar este vinho e qualquer outro vinho produzido no Vale do Douro.

Se estiver interessado, pode visitar os melhores sítios do Vale do Douro, reservando uma excursão a esta bela região vinícola. Também pode visitar uma das adegas mais modernas: Porto Cruz, que tem um belo terraço onde pode relaxar. Esta zona não é apenas conhecida pelos seus bons vinhos, mas também por ser uma das zonas onde se podem provar os pratos tradicionais mais deliciosos de Portugal. Recomendo-lhe que reserve uma visita gastronómica ao Porto.

Marque a sua visita a uma adega

2. Comemore o Dia dos Namorados num cruzeiro no rio Douro

Cruzeiro no Porto| ©Cayetano Gros
Cruzeiro no Porto| ©Cayetano Gros

Se o mês de fevereiro está a chegar e está a planear passar o Dia dos Namorados no Porto, recomendo que reserve um cruzeiro romântico no Douro. Esta opção de cruzeiros no Porto no Dia dos Namorados permitir-lhe-á não só passear pelas seis famosas pontes que ligam a cidade, mas também passar uma bela noite com a sua cara-metade.

Os cruzeiros disponíveis partem do porto da Ribeira. Uma vez iniciado o passeio, poderá desfrutar de um delicioso jantar, que normalmente tem opções afrodisíacas, bem como dos melhores vinhos da região.

O passeio tem normalmente uma duração aproximada de 50 minutos, onde percorrerá a cidade do Porto enquanto navega pelas águas do rio Douro. Se a viagem for mais tardia, há muitas opções de cruzeiros pelo Douro e outros rios da região.

Reservar um cruzeiro no Douro

3. Visitar o Museu do F.C. Porto

Museu do F.C. Porto| ©Pricylia Celado
Museu do F.C. Porto| ©Pricylia Celado

Fundado em 1893, é um dos clubes mais importantes e históricos de Portugal. A reserva de bilhetes para o Museu do F.C. Porto e para o Estádio do Dragão é uma atividade perfeita se o tempo não estiver propício para um passeio ou se o frio o obrigar a mudar de passeio. Lembre-se também que a cidade tem uma grande variedade de museus para escolher.

Este museu é muito moderno, com exposições interactivas, fotografias e vídeos dos seus momentos mais gloriosos, bem como camisolas históricas e todos os troféus conquistados pelo clube. A visita inclui ainda um passeio pelo moderno Estádio do Dragão, onde em 2019 se disputou a final da UEFA Nations League, que Portugal venceu por 1-0 contra a Holanda.

Se tiver a oportunidade de assistir a um jogo, recomendo que o faça, pois o Porto está sempre a lutar pelo título na Liga Portuguesa e pode desfrutar de um jogo emocionante do desporto mais popular do planeta.

  • Localização: Via Futebol Clube do Porto - Estádio do Dragão.
  • Horário: Todos os dias, das 10h às 19h.
  • Taxa de entrada: Adultos, 15 euros / Crianças (5-12 anos) e maiores de 65 anos, 12 euros / Crianças 0-4 anos, grátis.

Reservar bilhetes para o Museu FC Porto

4. Mergulhe na cultura popular com um concerto de fado

mulher a cantar|©Ubi Rhodes-Malin
mulher a cantar|©Ubi Rhodes-Malin

Que melhor altura do que um dia frio de inverno para reservar bilhetes para um concerto de Fado no Porto e abrigar-se numa sala de espectáculos enquanto desfruta deste género musical popular caracterizado pela expressividade emocional dos seus intérpretes.

Amor, saudade e dor são apenas alguns dos sentimentos que serão transmitidos pelos músicos com quem terá tempo para conversar e que lhe darão a conhecer todos os segredos do Fado.

Além disso, durante o concerto, que terá a duração aproximada de uma hora, terá a oportunidade de desfrutar de um copo de vinho do Porto, típico da cidade.

Reservar bilhetes para um concerto de Fado no Porto

5. Não perca a Sé Catedral do Porto

Sé Catedral do Porto|©Yolanda Moltó
Sé Catedral do Porto|©Yolanda Moltó

Uma paragem obrigatória na sua viagem de inverno é uma visita à Catedral do Porto. De facto, é sempre imperdível, mas na época do Natal o ambiente na praça torna-se ainda mais mágico.

Com o seu bilhete, que recomendo que compre com antecedência, pode aceder à nave central e aos claustros, visitar o museu, descobrir a sua coleção de bíblias e relíquias, e subir à torre para desfrutar das melhores vistas panorâmicas do Porto e tirar as melhores fotografias.

Reservar bilhetes para a Sé Catedral do Porto

6. Assistir ao fogo de artifício da passagem de ano a partir da Ponte Dom Luís I

Ponte Dom Luís I| ©Nomada
Ponte Dom Luís I| ©Nomada

Se estiver perto da zona da Ribeira na véspera de Ano Novo, recomendo que se dirija à Ponte Dom Luís I para dar as boas-vindas ao Ano Novo, desfrutando de um espetáculo de fogo de artifício inesquecível.

Esta ponte é um local emblemático no Porto e é o local perfeito para assistir ao fogo de artifício na véspera de Ano Novo. Isto deve-se não só à sua altura, mas também à largura do largo rio Douro.

A ponte tem dois níveis. O nível superior, onde passa o metro, e o nível inferior, onde passam os veículos. Ambos os níveis têm faixas para peões. Recomendo que tentem ir ao nível superior, pois terão uma melhor perspetiva da cidade e do fogo de artifício. Outra opção para apreciar o fogo de artifício é reservar um cruzeiro pelas seis pontes do rio Douro.

Reservar um cruzeiro pelas seis pontes do rio Douro

7. Tirar uma fotografia junto à árvore de Natal na Praça da Liberdade

Árvore de Natal da Praça da Liberdade| ©JJdonson
Árvore de Natal da Praça da Liberdade| ©JJdonson

Esta praça é um dos pontos centrais característicos do Porto e no inverno, com a chegada da época festiva, transforma-se num local lindíssimo graças às suas incríveis decorações natalícias. É o ponto de partida da Avenida dos Aliados, que é sempre utilizada como local de organização dos eventos mais importantes do Porto. Se estiver na cidade portuguesa em dezembro, a partir do dia 1, poderá ver a emblemática árvore de Natal, bem como todas as decorações clássicas da época.

Esta árvore tem quase 35 metros de altura e 15 metros de largura e é imponente. Recomendo que, para aproveitar ao máximo esta atração turística, vá quando o sol se põe, pois fica espetacularmente iluminada. Com mais de 50.000 luzes LED, é uma verdadeira obra de arte. Para além disso. As luzes da árvore e dos ecrãs são sincronizadas com música e imagens e criam um verdadeiro espetáculo.

É o local ideal para quem viaja ao Porto com a família e aprecia os clássicos cânticos de Natal, as luzes de Natal e toda a emoção que esta época do ano gera.

  • Quando: De 1 de dezembro a 6 de janeiro. Os espectáculos de luz começam a partir das 20h até à meia-noite.
  • Onde: Praça da Liberdade e Avenida dos Aliados.

Reservar uma visita guiada ao Porto

8. Receber o Ano Novo na Ribeira

Passagem de Ano no Porto| ©Jimmy H
Passagem de Ano no Porto| ©Jimmy H

Um dos cartões postais mais comuns do Porto é a sua Ribeira, um símbolo caraterístico do Porto. Situada nas margens do rio Douro, tem muitos bares, restaurantes, cafés e esplanadas para saborear a gastronomia portuguesa. Se estiver a viajar na véspera de Ano Novo, recomendo que vá a qualquer um deles para um jantar inesquecível. Nesta data especial, muitos restaurantes planeiam um menu completo, com espectáculos e eventos especiais a serem aguardados 24 horas por dia.

Nem todos os bares e restaurantes abrem as portas para esta data, por isso recomendo que se informe com antecedência e reserve uma mesa. Para além disso, os menus de passagem de ano são normalmente fixos, pelo que também é aconselhável verificar o que está no menu antes de reservar.

Os restaurantes mais famosos não são os mais sumptuosos, mas sim os que servem uma cozinha farta e típica portuguesa. Entre eles, a Adega São Nicolau e o Restaurante Ora Viva, um pouco mais tradicional e económico, mas que serve refeições fartas.

9. Experimente a famosa Francesinha para combater o frio

Francesinha| ©Jayphen
Francesinha| ©Jayphen

Apesar de não nevar e de as temperaturas negativas serem raras, o inverno no Porto é uma surpresa para muitas pessoas. Isto porque a humidade e a proximidade do rio Douro fazem com que se sinta mais frio do que o termómetro indica. Por isso, recomendo que experimente alguns pratos quentes e poderosos para continuar o seu passeio.

Uma das especialidades desta época do ano é a famosa Francesinha: Este prato típico português é uma sanduíche recheada com enchidos portugueses, fiambre, carne, queijo derretido e molho de tomate. É normalmente servida com batatas fritas e um ovo estrelado por cima. É uma verdadeira bomba calórica, ideal para dar um impulso de energia depois de um dia frio e ventoso.

Há muitos sítios únicos para experimentar este prato e tenha em mente que cada sítio lhe dá o seu próprio toque ou estilo pessoal. Por exemplo, pode experimentar a francesinha no Yuko, um restaurante típico português localizado na Rua de Costa Cabral, 2331. Pode também experimentá-la no Francesinha Café, que não tem outro item no menu, pois é dedicado apenas à francesihna. Sem dúvida, um sítio perfeito para experimentar esta comida.

10. Prove um Bolo Rei para celebrar a Epifania

Bolo Rei| ©Greysimer
Bolo Rei| ©Greysimer

Uma das comidas típicas desta época festiva é o clássico Bolo Rei. A versão portuguesa do roscón ou rosca de reyes é um petisco ideal para celebrar o Natal e a chegada dos Reis Magos. A cidade do Porto tem algumas padarias excepcionais onde se pode provar todo o tipo de iguarias, mas os Bolos de Rei são definitivamente imperdíveis.

A forma do Bolo é semelhante a uma coroa e é coberto com frutos secos e frutas cristalizadas. Alguns locais vendem-no com estas frutas mergulhadas em vinho do Porto.

Uma das melhores pastelarias da cidade é a Padeirinha Doce. Situa-se perto da Praça da Batalha e tem preços muito económicos. Outra pastelaria bem conhecida perto do centro da cidade é a Confeitaria dos Clérigos. Aqui também recomendo que experimente os pastéis salgados, conhecidos como "coixinhas" ou "bolinhos de bacalhau".

11. Assistir aos espectáculos de passagem de ano na Avenida dos Aliados

Avenida dos Aliados| ©Wells T
Avenida dos Aliados| ©Wells T

O local mais popular para receber o Ano Novo é, sem dúvida, a Avenida dos Aliados. Festas e espectáculos são organizados durante todo o dia 31, culminando pouco antes da meia-noite para a contagem decrescente para o Ano Novo.

À meia-noite, é possível assistir ao espetacular fogo de artifício que dura vários minutos. É aconselhável ir um pouco mais cedo para conseguir uma boa localização, pois esta festa é muito concorrida. Depois, pode continuar a festa nos bares situados nas Galerias Paris e na Rua Cândido dos Reis, onde a festa continua até de madrugada.

Se não for fã de multidões, recomendo que se dirija à Ponte Dom Luís I ou à Ribeira, onde terá uma vista perfeita do fogo de artifício sem ter de se preocupar com as multidões.

12. Patinagem no gelo na Praça da Batalha

Pista de patinagem no Porto| ©Fran Gonzales
Pista de patinagem no Porto| ©Fran Gonzales

Devido à sua localização, a neve não é comum na cidade do Porto. No entanto, pode experimentar a patinagem no gelo em alguns dos seus belos parques. Se estiver perto da Praça da Liberdade ou da Avenida dos Aliados, pode ir a pé até à Praça da Batalha, onde encontrará uma pista de gelo ideal para patinar.

Estas pistas estão disponíveis desde o dia 1 de dezembro até ao início de janeiro no Porto, mais concretamente no dia 6 de janeiro. São perfeitas para aprender a patinar com os mais pequenos e, porque não, para os adultos experimentarem também.

Tenha em atenção que, devido à sua localização, a pista de patinagem da Praça da Batalha pode estar bastante cheia. Por esta razão, pode também ir às outras pistas localizadas na Praça de D. João I ou na Praça de Mouzinho Albuquerque. Pode ainda encontrar uma localizada na rotunda da Boavista, na Praça da Fantasia, onde terá não só uma pista de patinagem no gelo, mas também jogos e actividades para os mais pequenos.

Factos úteis:

  • Preços: Cerca de 6 euros por hora.
  • Horário: Todos os dias de 1 de dezembro a 6 de janeiro das 10h às 20h.

O tempo no Porto no inverno

Natal no Porto| ©Eduardo Vales
Natal no Porto| ©Eduardo Vales

As temperaturas no Porto são bastante amenas no inverno, com temperaturas médias a rondar os 16ºC em comparação com outras cidades europeias. Isto significa que, como as temperaturas não são hostis, poderá desfrutar de todas as coisas para ver e fazer no Porto no Natal, bem como passear ao ar livre sem qualquer problema. dezembro e janeiro, os meses mais frios, não registam queda de neve nem temperaturas negativas, pelo que um casaco quente será suficiente

. Se por acaso chover, dezembro e janeiro são os meses com mais precipitação. No entanto, a precipitação média não é assim tão elevada, com uma média de 16 milímetros entre eles. Com um simples guarda-chuva, estará mais do que bem para qualquer atividade ao ar livre.

Reservar o Porto Card com transportes públicos

Preços de inverno no Porto

Bagagem| ©Anete Lūsiņa
Bagagem| ©Anete Lūsiņa

A época alta do Porto é o verão, por isso, se decidir visitar a cidade entre dezembro e março, encontrará preços bastante acessíveis. A única exceção pode ser a época festiva, quando os hotéis, passeios e actividades tendem a aumentar de preço. Mas fora desta altura do ano, o inverno é a melhor altura para desfrutar de tudo o que há para ver e fazer no Porto, mantendo a sua carteira controlada.

Outra vantagem é que no inverno há normalmente menos turistas, pelo que não terá de fazer filas ou reservas nos locais mais movimentados.