Melhores Passeios de Bicicleta em Cracóvia

Andar de bicicleta em Cracóvia permite-lhe ver as principais atracções da cidade de uma perspetiva diferente. Aqui estão alguns dos pontos turísticos mais famosos da cidade!

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

Melhores Passeios de Bicicleta em Cracóvia

Cracocia em bicicleta | © La Chica de Ayer

Todas as cidades europeias têm o seu encanto único e Cracóvia não é exceção, a melhor parte é que é um destino que pode ser explorado confortavelmente de bicicleta. Este tipo de experiência é obrigatório nas suas férias, pois acrescenta emoção e permite-lhe maximizar o seu tempo e poupar passeios cansativos.

Existem diferentes tipos de passeios à escolha, alguns dos quais o levam ao perímetro central, onde o Bairro Judeu e a Cidade Velha estão escondidos. Pode também explorar a zona rural polaca, cujos lagos, ruínas e florestas o transportarão para uma atmosfera encantada. Pode juntar-se a algumas das melhores coisas para fazer em Cracóvia, como degustações de comida, visitar o bairro comunista e subir às Montanhas Tantra.

1. Pedale pelos pontos altos da cidade

Castelo de Cracóvia| ©Sergei Gussev
Castelo de Cracóvia| ©Sergei Gussev

Cracóvia tem muitas atracções para desfrutar, por isso vale a pena considerar uma experiência de ciclismo. Desta forma, conseguirá chegar a dezenas de pontos turísticos que são cansativos de alcançar a pé. Enquanto anda de bicicleta, poderá mover-se sem limites no pulmão verde da cidade, conhecido como Planty Park, onde este tipo de experiência é imperdível.

Prepare-se para tudo o que há para ver e fazer em Cracóvia de bicicleta, como desfrutar de uma paragem no impressionante edifício do Castelo Real de Wawel. Aqui é possível visitar o Castelo de Cracóvia, que foi a primeira residência da realeza polaca, albergando apartamentos reais, salas de estado, exposições com jóias preciosas e artefactos da Idade Média. É também onde se encontra a Catedral de Wawel, uma das principais igrejas locais; o Museu da Catedral João Paulo II e a Caverna do Dragão, uma gruta cheia de mistérios e lendas.

Claro que a melhor altura para viajar até à cidade e aproveitar esta experiência é no verão. Seguindo a rota habitual deste tipo de passeio, chegará aos terraços, casas burguesas e palácios que rodeiam a maior praça de mercado medieval da Europa. Outros pontos de interesse incluem a Basílica de Santa Maria e o bairro de Kazimierz. Por favor, note que esta é normalmente uma experiência partilhada com um grupo de excursão de pelo menos 25 pessoas, ideal para conhecer novas pessoas.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de 26 euros por pessoa.
  • Duração: aproximadamente quatro horas.
  • Vantagens: geralmente inclui orientação profissional e aluguer de bicicletas, pelo que só tem de se divertir.
  • Desvantagens: Se você está planejando coisas para fazer em Cracóvia com crianças, você deve saber que as bicicletas só são adequadas para crianças com mais de 128 cm de altura.

Reservar um passeio de bicicleta

2. Personalize a sua aventura sobre rodas na Cidade Dourada

Conhecer Cracóvia| ©Enrica
Conhecer Cracóvia| ©Enrica

Conhecer a cidade com outras pessoas é sempre uma experiência enriquecedora, no entanto, estará dependente de um grupo e o itinerário é normalmente pré-determinado. Se quiser conhecer o lado mais autêntico da cidade e aproveitar ao máximo as melhores actividades de Cracóvia, recomendo que avalie um tour privado de bicicleta.

Viaje no tempo e aprecie os principais pontos turísticos, enquanto absorve a história e a cultura com um especialista local. Pode aproveitar ao máximo o seu tempo e explorar o bairro judeu de Kazimierz, ou explorar a cidade velha para se maravilhar com as suas ruas empedradas e edifícios antigos. Durante a visita, poderá descobrir histórias e lendas locais e, nalguns casos, poderá solicitar uma visita a locais que lhe interessam.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de 80 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de três horas.
  • Vantagens: Em geral, pode beneficiar da atenção pessoal de um guia especializado, uma vez que só o seu grupo participará.
  • Desvantagens: deve ser reservado com antecedência, pois este tipo de experiência esgota-se facilmente. Para além disso, são mais caras devido ao serviço personalizado.

Reservar um passeio privado de bicicleta

3. Explore as ruas encantadoras com a sua família ou amigos

Ruas de Cracóvia| ©Francisco Anzola
Ruas de Cracóvia| ©Francisco Anzola

Se estiver a viajar com a sua família ou amigos, a melhor opção para explorar Cracóvia de bicicleta é uma excursão concebida para pequenos grupos. Trata-se de uma experiência personalizada, mas mais económica do que as visitas privadas. Geralmente, terá três horas para apreciar a beleza arquitetónica desta cidade, cuja mistura da Europa de Leste está tatuada em cada esquina.

Inclui normalmente um guia local, que lhe indicará os pontos de interesse. É preciso estar atento aos pormenores do centro histórico, onde se pode percorrer de bicicleta a Lonja de Paños, uma pequena rua repleta de lojas de recordações.

Também se pode ver a beleza da Torre da Câmara Municipal, a opulência da Praça do Mercado rodeada de edifícios coloridos e a solenidade da Basílica de Santa Maria. É provável que chegue à sinagoga mais antiga da Polónia e faça uma paragem no bairro judeu de Cracóvia.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de 31 euros por pessoa.
  • Duração: aproximadamente três horas.
  • Prós: uma óptima maneira de fazer exercício durante as férias.
  • Desvantagens: fica-se exausto rapidamente e não é recomendado em dias de chuva.

Participe num passeio de bicicleta para pequenos grupos

4. Passeio de segway pelo bairro de Kazimierz

Segway em Cracóvia| ©Madrid Segway
Segway em Cracóvia| ©Madrid Segway

Para poupar o esforço de caminhar ou pedalar, sugiro que considere um passeio de Segway. É uma opção muito semelhante a uma bicicleta, exceto que se trata de um veículo elétrico que é controlado pelo equilíbrio do condutor. De facto, algumas das melhores visitas guiadas ao Bairro Judeu de Cracóvia são realizadas a bordo deste engenhoso dispositivo de auto-equilíbrio.

Pode concentrar-se em descobrir os segredos e as melhores actividades do Bairro Judeu, onde encontrará pontos de interesse como o Cemitério Judeu Remuh, a Sinagoga Tempel ou a Praça Wolnica. O melhor é que não precisa de ter experiência, pois normalmente recebe uma breve introdução sobre como utilizar a Segway e é provável que esteja sempre acompanhado por um guia local.

Este tipo de experiência faz a diferença, pois normalmente oferecem uma degustação de doces típicos polacos, se o selecionar na sua reserva.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de 46 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de duas horas.
  • Vantagens: normalmente inclui formação sobre como utilizar a Segway.
  • Desvantagens: Não é adequado para mulheres grávidas, viajantes com problemas cardíacos ou outros problemas médicos graves.

Reservar um passeio de Segway

5. Mergulhe no passado comunista de Nowa Huta, um dos subúrbios mais importantes de Cracóvia

Nowa Huta| ©photobeppus
Nowa Huta| ©photobeppus

O passado comunista de Cracóvia é preservado em Nowa Huta, um subúrbio que lembra a história soviética local. Os passeios de bicicleta oferecem uma experiência multi-sensorial que o leva num passeio pelas tradições, gastronomia, exposições e locais preservados. Geralmente, o percurso começa no centro e, à medida que se aproxima deste bairro, vislumbra uma antiga base aérea, onde pode agora visitar o Museu da Aviação.

Terá a oportunidade de visitar a Igreja de Nossa Senhora, que tem a forma de um navio e é uma das principais igrejas locais. Outra paragem regular é o coração desta zona que se destaca pelas suas zonas residenciais de época, rodeadas de cinemas e antigos teatros. Os destaques incluem o bar de leite e a antiga fábrica de aço Vladimir Lenin. Note-se que esta experiência pode ser combinada com uma visita privada ao bairro de Nowa Huta a bordo de um carro clássico comunista.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de 40 euros por pessoa.
  • Tempo de viagem: aproximadamente quatro horas.
  • Vantagens: geralmente inclui um guia.
  • Desvantagens: as refeições geralmente não estão incluídas, como você precisa recarregar suas baterias, sugiro que você dê uma olhada nos melhores restaurantes para comer em Cracóvia que estão localizados na área.

Reservar uma visita privada ao comunismo

6. Mergulhe na cultura culinária polaca enquanto desfruta de um passeio de bicicleta

Degustação de obwarzanek| ©young shanahan
Degustação de obwarzanek| ©young shanahan

Andar de bicicleta requer energia, por isso não há nada melhor do que combinar um passeio de bicicleta por Cracóvia com uma prova da cozinha polaca. Passe pelos melhores restaurantes de Cracóvia e visite os principais mercados para mergulhar na cultura culinária. Normalmente, começa no centro, através de ruas calcetadas que escondem um rico património histórico e cultural.

Isto pode ser um abrir de olhos que o encorajará a entrar nos melhores passeios gastronómicos em Cracóvia. É provável que experimente o obwarzanek, conhecido por ser um tipo de donut de pão que é um clássico local, e também experimentará uma explosão de sabores com o oscypek, um queijo fumado tradicional. Claro que não há nada melhor do que provar as salsichas pol acas no meio da Polónia. Por vezes, há até uma prova de vodka, normalmente produzida na cidade.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de 28 euros por pessoa.
  • Duração da viagem**:** cerca de duas horas e meia.
  • Vantagens: Poderá saborear pratos tradicionais e visitar restaurantes autênticos.
  • Desvantagens: Este tipo de excursão esgota-se rapidamente.

Participe numa excursão gastronómica

7. Pedale ao longo da estrada para o campo polaco e para a abadia beneditina de Tyniec

Abadia beneditina de Tyniec| ©Sandra Király
Abadia beneditina de Tyniec| ©Sandra Király

A beleza desta cidade polaca não se limita ao seu interior - as actividades à volta de Cracóvia também merecem um lugar no seu itinerário. O seu capacete e uma bicicleta podem levá-lo numa viagem que começa ao longo do rio Vístula, que serpenteia pelo campo. A apenas quarenta minutos de bicicleta, encontrará a cidade mágica de Tyniec.

O passeio pode parecer um pouco longo, mas quase não dará pelo tempo, pois verá florestas imponentes, fortalezas em ruínas e lagos cintilantes, tornando a paisagem imbatível. Normalmente, há uma paragem para lanches polacos e para recarregar as baterias. O ponto alto deste canto é a Abadia de Tyniec, um mosteiro onde se realizam rituais todos os dias. Note-se que é necessário cobrir os ombros para entrar.

Na área circundante encontrará muitas opções de entretenimento, tais como aprender sobre a vida no século XI, provar chá ou vinho polaco e ir a lojas que vendem guloseimas feitas pelos monges. No regresso, maravilhe-se com as vistas do campo polaco, visite a antiga área onde João Paulo II trabalhou e aprecie as falésias da encosta.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de 40 euros por pessoa.
  • Duração: aproximadamente quatro horas. A viagem de bicicleta de Cracóvia a Tyniec dura pelo menos 40 minutos de bicicleta, mas pode encurtar o tempo de carro, táxi ou transportes públicos se tiver algum problema de saúde.
  • Vantagens: deixar para trás a azáfama turística e conhecer os melhores locais secretos de Cracóvia. Além disso, normalmente inclui uma bicicleta de trekking especial, que facilitará a pedalada.
  • Desvantagens: Não é adequado para viajantes com problemas cardíacos ou outros problemas médicos graves. De facto, os participantes devem estar em condições físicas médias.

8. Descubra os cantos escondidos e menos visitados de Cracóvia de bicicleta

Basílica de Skalka| ©magro_kr
Basílica de Skalka| ©magro_kr

Ao chegar a Cracóvia, a maioria dos turistas apressa-se a visitar os pontos turísticos mais emblemáticos, mas perde o verdadeiro encanto da cidade. Este tipo de experiência leva-o às zonas menos turísticas da cidade, a um ritmo calmo. Pedale ao longo do rio Vístula, tire fotografias de postal e conheça a história da Segunda Guerra Mundial.

Terá também acesso a uma das igrejas imperdíveis de Cracóvia, conhecida como a Basílica de Skalka. A vida judaica tem uma grande história nesta cidade, por isso é provável que passe pelo antigo gueto judeu Podgorze. Perto do pôr do sol, suba às plataformas de observação da cidade e aproveite as vistas panorâmicas.

Pormenores interessantes

  • Preço: a partir de 30 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de três horas.
  • Vantagens: é um passeio suave, pelo que a maioria das pessoas pode participar na experiência.
  • Desvantagens: geralmente só está disponível em inglês, polaco e neerlandês.

9. Subir as montanhas Tatra de bicicleta

Montanhas Tatra| ©Natalia
Montanhas Tatra| ©Natalia

A rota mais aventureira é, sem dúvida, a que sobe as montanhas Tatra. É ideal para os aventureiros e é uma experiência de ciclismo inesquecível. É claro que percorrer toda a distância de bicicleta é uma loucura e só é recomendado para profissionais. Normalmente, há viagens para as Montanhas Tatra e as suas fontes termais a partir de Cracóvia, que incluem um motorista treinado que o levará até lá em tempo útil, em menos de três horas, aproximadamente.

Sair da cidade permite-lhe escapar à az áfama e apanhar ar fresco. À chegada, pode explorar a capital do esqui da Polónia, conhecida como Zakopane, onde é ideal subir numa bicicleta tradicional ou eléctrica. Ao longo do caminho, verá as tradicionais casas de madeira, conhecerá os habitantes locais e terá a oportunidade de provar as iguarias locais. Quando chegar aos alicerces da montanha, pode optar por continuar de bicicleta ou de funicular, consoante a sua capacidade física. Claro que, no cimo, as vistas da serra são de cortar a respiração.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de 220 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de dez horas, a viagem dura aproximadamente duas horas e quarenta minutos.
  • Vantagens: Inclui normalmente a recolha e a entrega no seu alojamento, bem como um bilhete para o funicular até à montanha.
  • Desvantagens: É uma das opções mais caras.

Reservar uma excursão a Zakopane e Tatra

Dicas para passeios de bicicleta em Cracóvia

Ciclismo em Cracóvia| ©Marco
Ciclismo em Cracóvia| ©Marco
  • Escolha uma empresa de confiança e verifique o que está incluído. Recomendo que prefira itinerários completos que o levem a experimentar as melhores coisas para fazer em Cracóvia.
  • No caso de alugar uma bicicleta por conta própria, certifique-se de que escolhe a bicicleta certa. Por exemplo, para as zonas montanhosas, é melhor optar por bicicletas de trekking.
  • Leve um casaco impermeável ou roupa adequada às condições climatéricas, bem como sapatilhas confortáveis.
  • Não faça este tipo de atividade se tiver problemas de saúde delicados.
  • Utilize o capacete que lhe é fornecido, pois pode salvá-lo de acidentes e multas.
  • Respeiteas regras de trânsito e utilize as pistas para ciclistas.
  • Mantenha-se hidratado ao longo do percurso, faça paragens para comer e descansar.