10 Melhores museus em Cusco

Quando se está na cidade inca de Cuzco, visitar os seus museus é uma obrigação. Dê uma olhada nesta lista dos 10 melhores para que você possa escolher os que mais gosta.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 Melhores museus em Cusco

Vista aérea de Cuzco |© Robert Rusell

Capital do Império Inca, Cuzco tem muito para oferecer, apesar de o império ter caído há mais de quinhentos anos. No centro dos Andes peruanos, Cuzco é uma cidade que combinou o passado indígena e especificamente inca com o espanhol e, finalmente, o peruano, por isso há muitas coisas para ver e fazer na cidade que os turistas adoram visitar.

Como Cuzco é uma fonte tão notável de sincretismo cultural, os museus floresceram. Existem muitos museus religiosos, arqueológicos, regionais e até de coca na cidade. Gostaria de visitar alguns destes maravilhosos museus?

1. Museu de Arte Religiosa

Museu de Arte Religiosa|©oceancurrent
Museu de Arte Religiosa|©oceancurrent

Cuzco é conhecida pelo seu poder Inca, mas a dominação religiosa espanhola deixou a sua marca. Um plano essencial para mergulhar na história da cidade é reservar o seu bilhete para o Museu de Arte Religiosa, um belo espaço onde pode apreciar o passado colonial da cidade a partir de uma perspetiva católica.

O melhor deste museu é que verá o Palácio do Arcebispo de Cuzco, onde se encontra a mundialmente famosa Pedra dos 12 ângulos, uma rocha de diorito com doze ângulos que se encaixam perfeitamente com o resto das rochas circundantes. Este é um exemplo da complexidade da arquitetura inca e não pode deixar de tirar uma fotografia em frente à pedra.

No interior do museu poderá admirar as melhores pinturas religiosas coloniais, com uma coleção que inclui também esculturas e retábulos incrustados com ouro. Na Sala Corpus Christi encontrará 12 telas que o deslumbrarão, mas também poderá ver maravilhas regionais na Sala Dourada, na Sala do Zodíaco e na Sala do Pomar, entre outras.

Informações práticas

  • Localização: Calle Herrajes 38, Cuzco 08002, Peru.
  • Preço: cerca de 8 euros.
  • Horário de abertura: das 8h às 18h, de segunda a sábado. Encerrado aos domingos.

Reserve o seu bilhete para o Museu de Arte Religiosa

2. Museu do Mosteiro de Santa Caterina de Siena

Mosteiro de Santa Catarina de Siena|©zug55
Mosteiro de Santa Catarina de Siena|©zug55

A vida religiosa é sempre cativante para os amantes da história e da cultura. Em Cuzco, não se pode deixar de visitar o Museu do Mosteiro de Santa Catalina de Siena, que fica no majestoso Mosteiro de Santa Catalina de Siena. Este mosteiro foi construído em 1601 sobre uma construção inca, da qual ainda se conservam algumas colunas e paredes.

No interior do mosteiro, foi criado em 1971 um museu com uma exposição permanente. Inicialmente, a ideia era mostrar a vida das freiras de clausura ao longo da história, bem como as produções artísticas das próprias freiras. Mas, aos poucos, esse conceito foi mudando e o museu passou a contar com uma bela coleção de arte religiosa colonial, além de arte popular.

As telas com imagens religiosas são as mais notáveis, mas há também esculturas e até louças usadas pelas freiras. Por vezes, estas exposições, permanentes ou temporárias, podem passar para segundo plano em relação à beleza do mosteiro e da sua arquitetura, que o transportará para o passado colonial e para a tranquilidade de um convento.

Informações práticas

  • Localização: Calle Santa Catalina, 401, Cuzco.
  • Preço: cerca de 8 euros.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8:30 às 17:30 horas.

Reserve o seu bilhete para o Museu do Mosteiro

3. Museu da Catedral de Cuzco

Museu da Catedral|©Killary Peru Tour www.killaryperutour.com
Museu da Catedral|©Killary Peru Tour www.killaryperutour.com

Uma das obras coloniais mais imponentes é a Catedral de Cuzco e é possível comprar bilhetes para visitar o seu museu. Esta igreja construída no início do século XVI com uma pequena capela é conhecida como a Basílica da Virgem da Assunção. Uma igreja longa e imponente que foi construída no mesmo local onde os Incas tinham o seu palácio de governo, no que é um exemplo de domínio colonial.

Para chegar à Catedral e ao seu respetivo museu, basta estar em frente à Plaza de Armas de Cuzco. Na verdade, a catedral é um complexo, que inclui o Templo de El Triunfo, a primeira capela que foi erguida como catedral e o Templo da Sagrada Família. Tudo isto significa que, dentro do complexo, existem 11 capelas que demoraram quase um século e meio a ser concluídas.

No museu, é possível ver elementos litúrgicos coloniais, bem como pinturas e esculturas, principalmente dos séculos XVII e XVIII. Uma das mais belas é a tela A Última Ceia, obra de Marcos Zapata. Também o anónimo El Señor de los Temblores é um dos favoritos dos turistas. A ideia quando se está aqui é ter uma grande visão geral da arquitetura e da arte colonial, num lugar memorável.

Informações práticas

  • Localização: Plaza de Armas, Cuzco, Peru.
  • Preço: A entrada na Catedral de Cuzco custa cerca de 18 euros.
  • Horário de abertura: diariamente, das 10 às 18 horas.

Reserve o seu bilhete para a Catedral de Cuzco

4. Museu de Arte Pré-Colombiana

Museu de Arte Pré-Colombiana, Cuzco|©Laurence Williams
Museu de Arte Pré-Colombiana, Cuzco|©Laurence Williams

Apesar de toda a influência colonial, Cuzco é conhecida por ter sido a capital do império Inca, com tudo o que isso implica. O Museo de Arte Precolombino é o principal museu do género na cidade e alberga mais de 400 peças de arte numa localização fenomenal, a Casona Cabrera, no coração do centro da cidade. Este museu depende da Fundação BBVA e a sua coleção pertence ao Museu Larco de Lima.

A maioria das salas do museu está dividida de acordo com o material da obra de arte. Há salas dedicadas à madeira, conchas, prata e ouro, mas há também outras que tentam mostrar as peças arqueológicas de acordo com as regiões do Peru: sul, norte e centro. Finalmente, existem outras salas dedicadas a explicar a evolução histórica do mundo pré-colombiano: as origens, antes dos Incas e a expansão imperial Inca.

A composição deste museu fará com que a sua visita seja como uma viagem à América pré-colombiana, onde os diferentes impérios indígenas lutaram pelo poder. Aqui poderá ver peças com pelo menos 3.000 anos de idade num belo edifício como a Casa Cabrera, que antes da época colonial era uma escola para a nobreza inca. Por todas essas razões, é uma das melhores coisas para se fazer em Cuzco.

Informações práticas

  • Localização: Plaza de las Nazarenas 231, Cuzco.
  • Preço: Para os estrangeiros, a entrada geral é de cerca de 5 euros. Estudantes estrangeiros, metade do preço.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 22h.

5. Museu Inka

Museu Inka| ©Jorgelina Dromedari
Museu Inka| ©Jorgelina Dromedari

Quer entrar no clima pré-hispânico? A Universidade Nacional de San Antonio Abad del Cuzco oferece aos habitantes locais e aos turistas um belo museu dedicado especificamente à arte inca. Cuzco foi a capital do Império Inca, um dos mais importantes de toda a história pré-colombiana e este museu reconhece a importância deste império no contexto regional e global.

Este não é um museu muito grande, por isso pode fazer uma boa visita guiada numa hora, a menos que seja demasiado detalhista. A ideia deste museu é mostrar como se vivia no Império Inca, com muita ênfase nas cerâmicas, instrumentos e múmias reais, onde se pode ver como os Incas tratavam a morte.

Os achados arqueológicos deste museu provêm geralmente da região de Cuzco, pelo que é também um museu regional onde são expostos até crânios de antigos habitantes do Império Inca que viveram nessa zona. Estás disposto a ver estas múmias e outros artefactos?

Informações práticas

  • Localização: Cuesta Almirante, 103, Cuzco, Peru.
  • Preço: cerca de 4 euros.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e feriados das 9h às 16h.

6. Museu de Arte Contemporânea

Museu de Arte Contemporânea| ©Sheep
Museu de Arte Contemporânea| ©Sheep"R"Us

É sabido que Cuzco é uma cidade e um departamento mundialmente conhecido pela sua influência pré-hispânica, mas este não é o único tipo de arte que se pode ver nesta cidade. O Museu de Arte Contemporânea de Cuzco, fundado em 1995, é um dos museus mais modernos de todo o Peru e foi fundado por iniciativa do gabinete do prefeito. De facto, o museu está localizado nas instalações do Palácio Municipal.

Praticamente todas as obras de arte do Museu de Arte Contemporânea são do século XX e existem mais de 300, o que lhes permite ter mais de 50 exposições temporárias todos os anos. A maior parte delas centra-se em artistas peruanos, mas sendo Cuzco uma cidade tão turística, este museu recebe normalmente diferentes eventos latino-americanos de arte contemporânea.

O museu tem principalmente três salas de exposição, pelo que pode facilmente percorrê-lo em cerca de 45 minutos e depois continuar com o seu dia. Não se esqueça de tirar fotografias com as obras de Edilberto Mérida Rodríguez ou com as pinturas de Remigia Mendoza ou Francisco Olazo.

Informações práticas

  • Localização: Calle Espinar 270, Cuzco 08002, Peru.
  • Preço: Na maioria das vezes, não há taxa de entrada.
  • Horário de abertura: das 9h às 18h, de segunda a sábado.

7. Museu do Convento do Templo de São Francisco

Igreja de São Francisco|©A.Davey
Igreja de São Francisco|©A.Davey

Como se pode ver, há muitas coisas para ver e fazer em Cuzco. Especificamente, em frente à Praça de São Francisco em Cuzco está o Templo e Convento de São Francisco, um dos mais emblemáticos de toda a cidade serrana. Com origem em 1534, os frades franciscanos espanhóis que chegaram à cidade deram origem a esta bela igreja, que foi destruída em 1645 e reconstruída em 1652.

Esta igreja é realmente importante em Cuzco, pois, juntamente com o seu convento, tornou-se um dos principais símbolos religiosos da cidade. Dentro do convento, no claustro, está exposta uma tela gigante, chamada Epílogo da ordem franciscana numa árvore de doze ramos. Segundo alguns especialistas, é a maior pintura de todo o continente e uma das mais antigas da cidade, pois mostra a evolução dos membros da ordem até ao século XVII.

Para além desta tela, existem muitas outras obras como esculturas, talhas, figuras religiosas, criptas e uma enorme quantidade de pinturas coloniais, principalmente com motivos cristãos, mas com muitas ligações ao mundo indígena. Vai perder a oportunidade de ver a maior pintura do continente?

Informações práticas

  • Localização: em frente à Praça de São Francisco.
  • Preço: pouco mais de 1 euro.
  • Horário de funcionamento: das 9h às 18h, de segunda a domingo.

8. Museu da Coca

Museu da Coca|©Angelica Woolley
Museu da Coca|©Angelica Woolley

Embora em todo o mundo a coca esteja relacionada com drogas, a verdade é que se trata de uma planta milenar que no mundo Inca teve um significado extremamente forte, que se manteve presente na história. A coca relacionada com as drogas industriais é apenas uma pequena parte desta planta e se fores ao Museu da Coca em Cuzco, poderás mergulhar no seu passado.

Dentro de uma bela mansão colonial, o Museu da Coca tem três salas de exposição concebidas para mostrar, através de painéis, a história da coca nesta região dos Andes. Aqui, é possível conhecer a origem indígena e o seu significado mágico e religioso, bem como o conhecimento científico, cultural e social da coca no Peru e na América Latina.

Este museu não foge ao debate e é, por isso, um local de encontro. Aqui também se podem ver os muitos produtos feitos a partir da coca, como bebidas e doces, bem como têxteis e representações artísticas da coca. Vai perder o museu mais controverso de Cuzco?

Informações práticas

  • Localização: Plaza San Blas 618, 2º andar, Cuzco.
  • Preço: cerca de 2,5 euros. Para os estudantes, a entrada é metade do preço.
  • Horário de funcionamento: das 9 às 21 horas.

9. Museu do sítio de Coricancha

Coricancha|©N3074Echo
Coricancha|©N3074Echo

Não se deixe enganar pelo tamanho: o museu do sítio de Coricancha é pequeno, mas está entre os mais importantes da região, pois é onde estão expostos os principais achados arqueológicos das civilizações pré-colombianas da região de Cuzco. Aqui podem ver-se fragmentos de cerâmica, instrumentos, ferramentas e peças líticas tanto incas como pré-incas.

Nas cinco salas do museu também se podem ver diferentes reconstruções a partir dos achados arqueológicos, para que se possa ver como era a vida antes dos espanhóis na zona, tudo baseado nas escavações no sítio de Coricancha, que em quechua significa pátio de ouro. A maioria destes achados foi encontrada no final dos anos 90.

Outros aspectos que os turistas mais gostam são as grandes maquetas que reconstituem a cidade inca e, especificamente, Coricancha. Há também múmias e algumas perfurações de crânios que datam do período Inca. Garanto-vos que vale a pena visitar este sítio arqueológico. Se estiver interessado neste assunto, pode também considerar ir ao sítio arqueológico de Sacsayhuaman em Cuzco.

Informações práticas

  • Localização: Av. El Sol 526, Cuzco 08002, Peru.
  • Preço: cerca de 2,5 euros.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 8h às 17h, domingos das 14h às 16h.

10. Museu Histórico Regional - Casa Garcilaso

Casa Garcilaso|©Diego Muñoz
Casa Garcilaso|©Diego Muñoz

Há muitos anos atrás, no início do século XVI, o Inca Garcilaso de la Vega viveu nesta casa. Garcilaso foi um dos primeiros mestiços de renome no continente americano, pois através das suas cartas exaltava a sua cultura inca, bem como a hispânica. Além do seu trabalho como escritor e poeta, o Inca Garcilaso deve muito do registo documental da cultura Inca e das suas histórias passadas, que faziam parte da tradição oral.

Hoje, a casa de Garcilaso está incluída em muitos dos melhores passeios de Cuzco, pois funciona como o Museu Histórico Regional de Cuzco, que é um monumento e património do país. Este edifício tem suas origens no império Inca, mas foi reconstruído pelos espanhóis e adquirido pelo pai do Inca Garcilaso. No seu interior, pode passear pelas treze salas de exposição permanente que contam a história da cidade.

Também neste museu, verá uma pluralidade de exposições, uma vez que pelo menos seis salas são dedicadas à arqueologia, enquanto outras sete estão focadas na arte e etnografia, principalmente indígena. Isto permitir-lhe-á fazer uma visita bastante variada e com muito por onde escolher.

Informações práticas

  • Localização: Calle Heladeros s/n, Casa del Inca Garcilaso de la Vega, Cuzco.
  • Preço: entrada incluída no bilhete turístico de Cuzco.
  • Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 8h às 17h.