Parque Arqueológico Sacsayhuaman em Cusco

Se quiser saber mais sobre a cultura e a história Inca, então deve visitar o sítio de Sacsayhuaman numa destas fantásticas excursões!

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

Parque Arqueológico Sacsayhuaman em Cusco

Vista de Sacsayhuamán |© Azzedine Rouichi

Entre as melhores coisas para fazer em Cusco estão as visitas ao sítio de Sacsayhuaman. Este sítio localizado a norte de Cusco foi outrora um templo cerimonial para os Incas. Atualmente, ainda se encontra em bom estado e os turistas podem visitá-lo de forma organizada para admirar a sua grandeza e história.

As excursões a este sítio incluem normalmente outras visitas a outros parques ou destinos arqueológicos importantes. Desta forma, os visitantes podem aproveitar ao máximo o seu tempo no Peru, aprendendo muito mais sobre a sua cultura, tradição e história. O melhor de tudo é que eles incluem transporte privado e alguns até oferecem lanches ao longo do caminho - você terá uma experiência incrível se decidir ir!

1. Excursão para o sítio de Sacsayhuaman, para San Blas, La Merced e Coricancha

Sacsayhuaman, Peru|© Ruben Hanssen
Sacsayhuaman, Peru|© Ruben Hanssen

Entre os melhores passeios que se pode fazer a partir de Cusco estão os que o levam ao sítio de Sacsayhuaman e a San Blas, La Merced e Coricancha. Este passeio tem uma duração média de quatro horas e custa aproximadamente 90 euros.

Depois de encontrar o seu guia num ponto pré-estabelecido, pode começar um passeio cheio de história pela herança do Império Inca. Tenha em conta que o percurso é a subir e a primeira coisa que verá é a cidadela de Sacsayhuaman. Este lugar foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO.

Dentro do destino principal da excursão verá enormes muralhas construídas com pedras gigantescas. Este sítio tem uma grande importância militar antiga, que o seu guia lhe contará em pormenor. Após a visita a este sítio arqueológico, dirigir-se-á ao bairro de San Blas, onde vivia a nobreza inca. Atualmente, está repleto de ruas calcetadas e de artesãos.

Outra paragem deste passeio é a igreja de La Merced. Este edifício foi construído em estilo barroco moderno. Poderás admirar os seus tectos de madeira e os seus altares imponentes. A última paragem é em Coricancha. Aí verá o antigo Templo do Sol, a Catedral de Cusco e o convento sagrado de Santo Domingo. No final da excursão, o seu guia levá-lo-á de volta ao ponto de encontro.

Detalhes de interesse

  • Preço: cerca de 90 euros.
  • Duração: cerca de 4 horas.
  • Meio de transporte: minivan.
  • Vantagens desta opção: poderá visitar o sítio arqueológico de Sacsayhuaman e outros destinos próximos em Cusco.
  • Desvantagens desta opção: o passeio não está focado apenas no site.

2. Excursão de meio dia ao Parque Arqueológico de Sacsayhuaman

Formação rochosa|©Ruben Hanssen
Formação rochosa|©Ruben Hanssen

Uma das melhores actividades que Cusco tem para oferecer é uma excursão ao Parque Arqueológico de Sacsayhuaman. Se quiser concentrar-se apenas neste sítio, recomendo-lhe que faça esta excursão. A duração média desta excursão é de cerca de três horas e o custo é de 70 €.

Nestas excursões, o seu guia irá normalmente buscá-lo ao seu hotel. Depois de ele ter recolhido o resto do grupo, pode partir para as montanhas numa minivan confortável. Normalmente, há uma breve paragem na fonte sagrada de Tambomachav. Em seguida, passará pelas ruínas de Qenqo, um labirinto intimidante que esconde um altar onde eram efectuados sacrifícios.

Continuará o seu passeio até chegar ao tão esperado Sacsayhuaman. A partir daí, poderá admirar fascinantes vistas panorâmicas de Cusco. Poderá também ver as grandes pedras e blocos esculpidos de até nove metros de altura. Ao longo de todo o sítio, veremos imagens de serpentes, pumas e condores, figuras representativas do mundo inca.

No final do passeio, passaremos pela Puka Pukara. É uma fortaleza cheia de nascentes, aquedutos e cursos de água que o vão surpreender. Não se esqueça de tirar fotografias de todas estas paisagens impressionantes! No final do passeio, o seu guia levá-lo-á de volta ao seu hotel.

Detalhes de interesse

  • Preço: cerca de 70 euros.
  • Duração: cerca de 3 horas.
  • Meio de transporte: minivan.
  • Vantagens desta opção: poderá passar muito mais tempo no sítio arqueológico de Sacsayhuaman e visitar também outras atracções turísticas importantes.
  • Desvantagens desta opção: este tipo de excursão centra-se muito mais no sítio de Sacsayhuaman, pelo que as restantes paragens são breves.

3. Excursão a Sacsayhuaman e ao Templo do Sol saindo de Cusco

vista de Sacsayhuaman|©Jordi Valeriano
vista de Sacsayhuaman|©Jordi Valeriano

As excursões de Cusco ao sítio de Sacsayhuaman incluem planos para visitar o Templo do Sol. Este tipo de experiência inclui transporte privado e uma visita guiada por um profissional. O custo médio é de 70 euros e tem uma duração aproximada de quatro horas.

Para começar esta excursão, o seu guia irá buscá-lo ao seu hotel em Cusco e levá-lo-á ao sítio de Sacsayhuaman. Lá você poderá se maravilhar com as vistas espetaculares e esta construção fortificada feita de pedras enormes. Nas paredes, também verá figuras de condores, cobras e pumas. Quer saber o que cada um deles significa? Então deve reservar esta excursão!

Depois de passar cerca de duas horas no local, será hora de voltar a Cusco. Lá, é possível passear pelo Templo do Sol. Este é um importante sítio religioso dedicado ao deus sol. Diz-se que este local estava coberto de ouro, algo que chamou a atenção dos conquistadores. Mais tarde, o Convento de Santo Domingo foi construído sobre este templo.

Pode aproveitar a última hora da visita para fazer um pequeno passeio pela cidade. Pode passar pela Catedral de Cusco, pela Praça de Armas e pela Igreja da Companhia de Jesus. Lembre-se que para explorar a catedral é necessário comprar um bilhete e reservar mais tempo no seu passeio. No final do passeio, o seu guia levá-lo-á de volta ao seu hotel.

Detalhes de interesse

  • Preço: cerca de 70 euros.
  • Duração: cerca de 4 horas.
  • Meio de transporte: minivan.
  • Vantagens desta opção: com esta visita, poderá conhecer melhor o sítio arqueológico de Sacsayhuaman.
  • Desvantagens desta opção: a visita às igrejas de Cusco é muito curta.

4. Passeio a cavalo a Sacsayhuaman, Quenqo, Puka Pucara e Tambomachay

Puka Pucara|©TOK-twm
Puka Pucara|©TOK-twm

Com este tipo de excursões pode viver esta experiência! Poderá percorrer a cidade de Cusco e os seus arredores por um custo médio de 90 euros. Este tipo de excursão dura aproximadamente cinco horas, pelo que terá tempo suficiente para percorrer toda a área.

Para começar esta excursão, o seu guia irá buscá-lo a si e aos outros participantes numa minivan. O guia leva-o até ao rancho de equitação, onde lhe dará instruções de segurança e uma palestra sobre a melhor forma de montar. Os profissionais estarão à disposição para o ajudar ao longo do percurso. No entanto, recomenda-se alguma experiência de equitação por razões de segurança.

Durante esta excursão, poderá caminhar por Sacsayhuaman, Qenqo, Puka Pucara e Tambomachay. Cada um destes sítios esconde séculos de história que o seu guia lhe explicará pouco a pouco. Entretanto, poderá ver as belas paisagens que estas zonas têm para oferecer. Poderá fazer várias paragens para descansar, tirar fotografias e comer alguns petiscos incluídos no passeio.

No final do passeio, regressará ao rancho de equitação. Aqui poderá descansar um pouco e depois entrar na carrinha e regressar ao seu hotel. Sem dúvida, este tipo de passeio é ideal para conhecer alguns dos parques arqueológicos de Cusco.

Detalhes de interesse

  • Preço: cerca de 90 euros.
  • Duração: cerca de 4 horas.
  • Meio de transporte: minivan.
  • Vantagens desta opção: poderá fazer um passeio diferente e divertido por este belo canto do Peru.
  • Desvantagensdesta opção: se você tem medo de cavalos, esta não será uma experiência muito agradável.

5. Visita nocturna ao sítio de Sacsayhuaman

Pôr do sol em Sacsayhuaman|©Alistair Howard
Pôr do sol em Sacsayhuaman|©Alistair Howard

Se está à procura de um plano noturno em Cusco, pode optar por uma excursão nocturna ao sítio de Sacsayhuaman. Esta experiência dura normalmente cerca de duas horas e tem um custo médio de 70 euros. É uma experiência misteriosa, atreve-se a vivê-la?

Estes passeios não são muito frequentes, por isso recomendo que contrate um guia profissional disposto a fazer um passeio personalizado. Esta pessoa deve oferecer-lhe tochas para iluminar o caminho. Desta forma, poderá ver melhor o sítio.

Do sítio também poderá ver a cidade de Cusco iluminada pelas luzes nocturnas. No final da visita, o seu guia levá-lo-á ao seu hotel. O tipo de transporte utilizado dependerá do número de pessoas que o acompanham na excursão.

Detalhes de interesse

  • Preço: cerca de 70 euros.
  • Duração: cerca de 2 horas.
  • Meio de transporte: minivan ou veículo pequeno.
  • Vantagens desta opção: poderá ver uma perspetiva diferente da cidade.
  • Desvantagens desta opção: durante a noite não poderá apreciar a beleza de Cusco na sua totalidade.

Duração de uma excursão ao sítio de Sacsayhuaman de Cusco

Formação rochosa no Peru|© Ruben Hanssen
Formação rochosa no Peru|© Ruben Hanssen

A duração de uma excursão ao sítio de Sacsayhuaman em Cusco pode variar em função das actividades que se podem realizar em Cusco ou no sítio. Alguns passeios incluem conversas aprofundadas sobre a história desses locais, enquanto outros oferecem apenas um passeio curto. Outros ainda fazem apenas uma pequena caminhada em torno dos destaques.

No entanto, a minha recomendação é reservar excursões que especificam mais de duas horas para visitar o sítio de Sacsayhuaman. Sabia que algumas das paisagens de Cusco aparecem em filmes como Transformers: O Despertar das Feras? Nestas excursões pode ver alguns dos locais utilizados nesse filme!

Outras excursões podem durar quatro a cinco horas, mas estas incluem mais destinos. Com estas experiências pode ver os templos de Cusco, reservatórios de água, santuários e muito mais. Podem ainda incluir visitas a outros sítios arqueológicos como Qenqo, Puka Pukara e Tambomachay.

Por outro lado, deve ter em conta o tipo de transporte e o número de pessoas que viajam. Se viajar num monovolume, a viagem pode ser um pouco mais rápida, se viajar a cavalo, é provável que demore mais tempo do que o previsto. Além disso, se viajar com um grupo de mais de 10 pessoas, cada paragem pode demorar mais tempo.

Dicas para uma excursão ao sítio de Sacsayhuaman em Cusco

Cusco, Sacsayhuaman|© Ruben Hanssen
Cusco, Sacsayhuaman|© Ruben Hanssen

Antes de viajar para o sítio de Sacsayhuaman, é aconselhável descobrir quando é a melhor altura para visitar Cusco. Para isso, pode ter em conta o clima e os preços do mês em que planeia viajar. No que diz respeito ao clima, muitos turistas preferem ir entre abril e outubro, uma vez que durante esses meses chove pouco, as montanhas são mais bonitas e o sol brilha com mais intensidade. Poderá tirar as melhores fotografias!

Além disso, considere que deve chegar sempre cedo a todas as excursões. O sítio de Sacsayhuaman é um dos sítios mais visitados de Cusco, pelo que, por vezes, terá de esperar que alguns visitantes saiam do sítio para poder fazer a sua visita guiada. Normalmente, os guias tentam reservar horários para levar os seus grupos, pelo que deve respeitar o horário que lhe indicarem.

Por outro lado, é importante que use roupa e calçado confortáveis. Na maioria destas excursões, terá de caminhar durante horas ao sol. Por isso, recomendo que esteja o mais confortável possível e que leve sempre protetor solar, pois não quer apanhar uma insolação durante a caminhada. Também deve levar água consigo, pois pode ser fácil ficar desidratado devido ao sol e ao calor.

Tenha em atenção que a estrutura deste sítio é antiga e frágil. Quando passear pelo local, evite passar por sítios demasiado inclinados ou apoiar-se nas paredes. Também não é boa ideia correr ou levar pedras como recordação. Lembre-se que se trata de um Património Mundial e que é dever de todos mantê-lo em bom estado.

Porque é que é aconselhável fazer uma visita guiada ao sítio de Sacsayhuaman em Cusco?

Marcha de Sacsayhuaman|©JenPen3
Marcha de Sacsayhuaman|©JenPen3

A cidade de Cusco é considerada Património da Humanidade desde 1983. Por isso, considero que visitar este sítio deve estar na sua lista de desejos como um bom viajante. Poderá visitar e aprender sobre anos de história que foram preservados.

Estas visitas incluem normalmente um guia profissional que lhe contará pormenores da história, cultura e engenharia Inca. Aprenderá como esta antiga civilização foi capaz de criar uma das construções mais impressionantes da antiguidade. Além disso, terá excelentes vistas panorâmicas de Cusco e ficará maravilhado com a beleza das paisagens!

Por outro lado, as excursões organizadas permitem um maior conforto e segurança. Viajará sempre em segurança num veículo privado com habitantes locais que lhe dirão onde ir ou que locais visitar. Não terá de se preocupar em obter a morada correcta ou em encontrar o transporte certo para chegar aos seus destinos.

No final da sua viagem, pode sempre reservar algum tempo para explorar mais a cidade. Pode fazer outro pequeno passeio para admirar as ruas e até aprender sobre este lugar místico. Pode também experimentar a comida local ou explorar outros sítios próximos.

Vamos comparar as opções

Ruínas no Peru|© Ruben Hanssen
Ruínas no Peru|© Ruben Hanssen
  • Visita ao sítio de Sacsayhuaman, a San Blas, La Merced e Coricancha.
  • Preço: cerca de 90 euros.
  • Duração: cerca de 4 horas.
  • Meio de transporte: minivan turística.
  • Vantagens desta opção: poderá visitar o sítio de Sacsayhuaman e outros destinos próximos em Cusco.
  • Desvantagens desta opção: o passeio não se concentra apenas no sítio.
  • Excursão de meio dia ao Parque Arqueológico de Sacsayhuaman
  • Preço: cerca de 70 euros.
  • Duração: cerca de 3 horas.
  • Meio de transporte: minivan.
  • Vantagens desta opção: poderá passar muito mais tempo no sítio arqueológico de Sacsayhuaman e visitar também outras atracções turísticas importantes.
  • Desvantagens desta opção: este tipo de excursão centra-se muito mais no sítio de Sacsayhuaman, pelo que as restantes paragens são breves.
  • Excursão a Sacsayhuaman e ao Templo do Sol a partir de Cusco
  • Preço: cerca de 70 euros.
  • Duração: cerca de 4 horas.
  • Meio de transporte: minivan.
  • Vantagens desta opção: com esta excursão poderá conhecer mais profundamente o sítio de Sacsayhuaman.
  • Desvantagens desta opção: o passeio pelas igrejas de Cusco é muito curto.
  • Passeio a cavalo a Sacsayhuaman, Quenqo, Puka Pucara e Tambomachay.
  • Preço: cerca de 90 euros.
  • Duração: cerca de 4 horas.
  • Meio de transporte: minivan.
  • Vantagens desta opção: poderá fazer um passeio diferente e divertido por este belo canto do Peru.
  • Desvantagens desta opção: se você tem medo de cavalos, esta não será uma experiência muito agradável.
  • Visita nocturna ao sítio de Sacsayhuaman
  • Preço: cerca de 70 euros.
  • Duração: cerca de 2 horas.
  • Meio de transporte: minivan ou veículo pequeno.
  • Vantagens desta opção: poderá ver uma perspetiva diferente da cidade.
  • Desvantagens desta opção: durante a noite não poderá apreciar a beleza de Cusco na sua totalidade.